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Enviado: Dom Set 23, 2007 1:12 pm
por Moccelin
RENN_Akino escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Esse é o problema, deixar de ser piloto de Tomcat e partir pra Super Bug! Deixar de voar um caça com o desempenho do F-14 pra ter que se contentar com o desempenho do F/A-18 e contar só com a superioridade em tecnologia desse segundo.
Deve dar um desânimo danado nesses pilotos, e eles devem se perguntar até hoje porque não tocaram aqueles projetos de "Tomcat II"...

Pra onde vão os aviões tomcats agora?!


Parece que para fábricas de panelas...
Se não me engano ele foi aposentado meio que precocemte (apesar de que já estavam bem velhinho) por conta de uma decisão de alguém (só não lembro quem foi).

Enviado: Dom Set 23, 2007 1:41 pm
por R.A.Barros
vilmarmoccelin escreveu:
RENN_Akino escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Esse é o problema, deixar de ser piloto de Tomcat e partir pra Super Bug! Deixar de voar um caça com o desempenho do F-14 pra ter que se contentar com o desempenho do F/A-18 e contar só com a superioridade em tecnologia desse segundo.
Deve dar um desânimo danado nesses pilotos, e eles devem se perguntar até hoje porque não tocaram aqueles projetos de "Tomcat II"...

Pra onde vão os aviões tomcats agora?!


Parece que para fábricas de panelas...
Se não me engano ele foi aposentado meio que precocemte (apesar de que já estavam bem velhinho) por conta de uma decisão de alguém (só não lembro quem foi).

Será que se o Brasil comprar alguns m1 abrams eles dão alguns tomcats de brinde?!?

Pra você ver, avião que neim está mais sem serviço la, é melhor do que os nossos que estão em serviço aqui.

Enviado: Dom Set 23, 2007 2:34 pm
por Penguin
soultrain escreveu:
jacquessantiago escreveu:O problema do SH foi "os Marines" :lol:

Outros videos interessantes do Super ex-"Bug" Hornet:

Rompendo a barreira do som a baixa altitude: http://uk.youtube.com/watch?v=juZdE9r6dW4&mode=related&search=

(ainda tem gente que insiste em afirmar que ele eh subsonico a baixas altitudes)



???????????????? Onde é que rompe a barreira do som????????? Isso é apenas condensação, nada mais do que isso. Se ainda tiver duvidas, onde está o sonic boom?

O próprio fabricante admite que o Super Bug não atinge a barreira do som carregado, não foi projectado para isso.

Jacques,

Depois disto está visto a sua paixão pelo F-18 tolda a sua razão.

As criticas foram feitas por pilotos, nomeadamente ex-Tomcat.

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Caro Soultrain,

Onde vc leu ou ouviu o FABRICANTE afirmar isso? A propria US Navy ja desmentiu este boato. Se vc se refere criticas feitas, poste a data (geralmente sao anteriores a entrada em servico do SH, durante a OPEVAL, na decada de 90). Eh impressionante como este tipo de coisa persiste na net.

O Flanker teve problemas no seu desenvolvimento. Tiveram que redesenhar a asa (se nao me engano). Isto foi resolvido e pronto. Imagine alguem ficar postando isso como um problema atual...paciencia.

Postei 3 filmes nos quais o F-18 supostamente rompe a barreira do som a baixa altitude. Ha condensacao, descricao de quem filmou e em um filme, narracao. Este tipo de condensacao pode ocorrer em velocidades proximas do som.

Na secao do SH tem uma foto da National Geographic do SH rompendo a barreira do som, na qual ocorre a tal condensacao, com 2 tanques externos ( e està escrito na legenda).

Imagem

August 8, 2005—A U.S. Navy photographer with lightning-fast reflexes captured this image of a fighter plane blasting through a "sonic boom cloud" as the jet broke the sound barrier. Petty Officer 3rd Class Jonathan Chandler shot the picture as the F/A-18F Super Hornet blew past the aircraft carrier U.S.S. Kitty Hawk in the Philippine Sea on July 27.

Despite its name, the sonic boom cloud doesn't always come with a sonic boom, and it's not a shock wave of the sound barrier being broken. The clouds only occur in unique weather conditions, when aircraft fly fast enough to cool the air around them, causing moisture in the air to condense into clouds. These halos of vapor appear for only a few seconds when aircraft reach speeds just below or just above the speed of sound (741 miles an hour/1,193 kilometers an hour).

But you don't have to be a top-gun photographer to see a sonic boom cloud. Several observers reported seeing one two days before this picture was taken, as the space shuttle Discovery reached supersonic speed soon after its July 25 launch.


http://images.google.com.br/imgres?imgu ... R%26sa%3DN

Se vc puder, prove que ele nao eh supersonico a baixas altitudes ou com cargas externas!

Na realidade gosto do SH. Acho que eh um caca adequado com sistemas no estado da arte. Ele tem vantagens e desvantagens assim como qq outro caca. Eh uma opcao de compromisso. Atualmente e muito provavelmente nenhuma outra aeronave tenha a capacidade multimissao do SH.

Falta muitas vezes base, evidencias ou no minimo alguma logica nas criticas feitas a ele.

[]´s

Jacques

Enviado: Dom Set 23, 2007 5:10 pm
por soultrain
Boas Jacques,

Esse efeito chama-se Prantl-Glauert, não é em velocidade supersónica.
Se quiser pesquise um pouco mais sobre o assunto.

Pelo que sei, existem sempre ondas de choque quando a velocidade do som é alcançada, provocando aquele som brutal.

Gaddis, Penfield and the Super Hornet team at NavAir addressed numerous alleged issues with the aircraft.

Another claim says the aircraft cannot go supersonic while carrying a full weapons load.

True enough, Penfield said — the aircraft “wasn’t designed for that.”


A fonte é sua conhecida Jacques, mas passa sempre ao lado desta passagem, não é?

[[]]'s

Enviado: Dom Set 23, 2007 6:57 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Boas Jacques,

Esse efeito chama-se Prantl-Glauert, não é em velocidade supersónica.
Se quiser pesquise um pouco mais sobre o assunto.

Pelo que sei, existem sempre ondas de choque quando a velocidade do som é alcançada, provocando aquele som brutal.

Gaddis, Penfield and the Super Hornet team at NavAir addressed numerous alleged issues with the aircraft.

Another claim says the aircraft cannot go supersonic while carrying a full weapons load.

True enough, Penfield said — the aircraft “wasn’t designed for that.”


A fonte é sua conhecida Jacques, mas passa sempre ao lado desta passagem, não é?

[[]]'s


full weapon load? 8 toneladas. Realmente nao deve mesmo. Alias duvidos que algum caca consiga. Isso eh para bombardeiros supersonicos (B-1 e Tu-160)

Obs.: Na msg anterior está explicado que este efeito pode ocorrer proximo da velocidade do som.

No artigo da NGeo diz que ocorreu antes do SH quebrar a barreira do som.

[]´s

Enviado: Dom Set 23, 2007 7:08 pm
por soultrain
Jacques,

Então passou a barreira do som ou não, em que ficamos?

O piloto que quebra-se a barreira de som num local onde pode-se ser fotografado e sem nenhuma emergência ( Iria obviamente provocar danos e um susto valente), seria levado a tribunal militar.

Muitas aeronáves militares são supersónicas com 8 toneladas, apenas não atingem a sua velocidade máxima. A maior parte atingem mais de mach 2,2 limpas, coisa que o SH não consegue, ficando-se pelos 1,8. Parece pouca coisa, mas é uma grande diferença, não é?

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Enviado: Dom Set 23, 2007 8:04 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Jacques,

Então passou a barreira do som ou não, em que ficamos?

O piloto que quebra-se a barreira de som num local onde pode-se ser fotografado e sem nenhuma emergência ( Iria obviamente provocar danos e um susto valente), seria levado a tribunal militar.

Muitas aeronáves militares são supersónicas com 8 toneladas, apenas não atingem a sua velocidade máxima. A maior parte atingem mais de mach 2,2 limpas, coisa que o SH não consegue, ficando-se pelos 1,8. Parece pouca coisa, mas é uma grande diferença, não é?

[[]]'s


Qt aos filmes estou de acordo contigo.

Mas qt a foto, foi tirada no Kitty Hawk no Mar da Filipinas. Quem afirma que o SH quebrou a barreira do som eh a National Geographic. Pq duvidar?

Soultrain, poucos cacas podem levar uma carga de 8t de armas. Nunca vi nada publicado sobre detalhes da relacao "carga X altitude X velocidade X alcance" do SH e nem de outros cacas (suponho que deve ser classificado). Se vc teve acesso a este tipo de informacao, peco por gentileza que compartilhe com seus colegas daqui. Mas que qq caca deve ter sua velocidade afetada pelo arrasto de tamanha carga, isto deve. O quanto nao faco a menor ideia. Sera que o Rafale consegue atingir e manter Mach 1 com 8t de bombas pendurados nas asas e sob a fuselagem?

Muito dificilmente o SH (e nehnum outro caca) vai levar esta carga de armas em qq missao real.

Qt a Mach 2...vejo que vc tem fixacao por isto, mesmo ciente das enormes limitacoes praticas implicadas.

Enviado: Dom Set 23, 2007 8:42 pm
por soultrain
Jacques,

Se pensarmos que a velocidade máxima do F-15 a baixa altitude é de 1.2, vemos claramente que o SH não pode ter batido a velocidade do som nessas imagens, assim como tudo o que já disse.

Existem muitas referencias a aeronaves a sofrer o efeito Prantl-Glauert, dadas como a passar a barreira do som, a NG é mais uma.

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Enviado: Dom Set 23, 2007 9:24 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Jacques,

Se pensarmos que a velocidade máxima do F-15 a baixa altitude é de 1.2, vemos claramente que o SH não pode ter batido a velocidade do som nessas imagens, assim como tudo o que já disse.

Existem muitas referencias a aeronaves a sofrer o efeito Prantl-Glauert, dadas como a passar a barreira do som, a NG é mais uma.

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Entao ta! O SH, com potencia especifica e velocidade maxima semelhante ao Rafale eh subsonico, igual ao Super Etandard.

Nao ha confusao nenhuma entre "sound boom cloud" e quebrar a bareira do som.

August 8, 2005—A U.S. Navy photographer with lightning-fast reflexes captured this image of a fighter plane blasting through a "sonic boom cloud" as the jet broke the sound barrier. Petty Officer 3rd Class Jonathan Chandler shot the picture as the F/A-18F Super Hornet blew past the aircraft carrier U.S.S. Kitty Hawk in the Philippine Sea on July 27.

Despite its name, the sonic boom cloud doesn't always come with a sonic boom, and it's not a shock wave of the sound barrier being broken. The clouds only occur in unique weather conditions, when aircraft fly fast enough to cool the air around them, causing moisture in the air to condense into clouds. These halos of vapor appear for only a few seconds when aircraft reach speeds just below or just above the speed of sound (741 miles an hour/1,193 kilometers an hour).

But you don't have to be a top-gun photographer to see a sonic boom cloud. Several observers reported seeing one two days before this picture was taken, as the space shuttle Discovery reached supersonic speed soon after its July 25 launch.


Vc pode provar que o SH nao eh supersonico com carga ar-ar e tanques externos?

Vc sabe qual a velocidade maxima do F-15 com 8t? E o Rafale?

Enviado: Dom Set 23, 2007 9:42 pm
por Penguin
Soultrain,

Para que um caca tem capacidade supersonica superior a Mach 1,8 se nao pode ultrapassar Mach 1 com carga? A pergunta seguinte seria, com que carga?

Pelo que me consta, o F-18 foi desenhado levando em conta uma performance otima entre Mach 0,7 e Mach 1,2, velocidades reais de combate. E ninguem vai a combate sem armas ou cargas externas.

A propria US Navy vem a publico desmentir certas coisas que tem circulado sobre o Suoer Hornet e aponta a origem dos boatos:

Protecting JSF, Marines Fire at F/A-18E/F U.S. Navy Calls Shots Off-Target

By CHRISTOPHER P. CAVAS, NAVAL AIR STATION PATUXENT RIVER, Md.


Inside Naval Air Systems Command headquarters at this southern Maryland base, U.S. Navy program officials for the F/A-18 Super Hornet strike fighter program have heard the stories circulating at the Pentagon. Their aircraft, the stories go, can’t carry certain weapons, can’t fly high enough, can’t go fast enough. Design problems such as wing flutter plague the plane and — perhaps worst of all — parts will wear out so fast that the plane’s lifespan will be severely shortened.

There’s just one problem with the stories, Navy officials say: None of them are true. “We’re really scratching our head thinking what’s going on,” said Capt. Don Gaddis, Super Hornet program manager. (...)

Enviado: Qui Set 27, 2007 10:04 pm
por Penguin
Mundo real a baixa altura - Rafale (limpo): Mach 0,7 por 1h30´. O que equivale a uma autonomia de 1.250km.

O alcance maximo somente com combustivel interno, em altitude otima, cai de 2.100 km para 1.250km quando em baixa altitude (a velocidade de 833km/h).


Fonte: Fox Three
http://new.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... fox3_8.pdf

"Endurance is excellent, even
at low-level where we can fly
at 450 knots for 1 h 30 min in
a clean configuration."

Enviado: Qui Set 27, 2007 11:51 pm
por Pablo Maica

Enviado: Sáb Set 29, 2007 7:33 am
por cabeça de martelo

Enviado: Dom Set 30, 2007 5:38 pm
por soultrain
http://www.patricksaviation.com/videos/ ... 514/large/

Crazy German F-4 pilot's doing some very low passes.

:shock:

Enviado: Dom Set 30, 2007 5:52 pm
por Moccelin
soultrain escreveu:http://www.patricksaviation.com/videos/Sir%20Franzis%20Drake/514/large/

Crazy German F-4 pilot's doing some very low passes.

:shock:


Caraca, que piloto maluco!!!!

Tudo culpa da Guerra Fria e o eficiente guarda chuva da AAAé russa hehehehehe... Se não me engano a OTAN tinha a doutrina de cortar as folhas do topo das florestas russas com as asas para entregar as bombas... O Tornado e outros vetores europeus já mostram isso...

Ah, alguém viu o Fusca naquela passagem 'arranca cabeça'???