Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Aviação do Exército

#436 Mensagem por Sniper » Dom Mar 01, 2009 10:02 am

Penna escreveu:Segundo reportagem no Jornal ValeParaibano,entrevistando o comandante do CAVEX, General-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli, o EB pretende tgransformar 29 hel Pantera em hel de ataque, o primeiro prototipo ficará pronto em 2 anos, e deverão serem equipados com misseis ar-ar e ar-terra,...franceses...os demais armamentos serão osw ja em uso nos Esquilos...então nada de MI-35 ou equivalentes? que misseis serão êsses???
O amigo não possui a referida reportagem escaneada ou o link da mesma?

Abraço!




Imagem
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Aviação do Exército

#437 Mensagem por Brasileiro » Dom Mar 01, 2009 2:16 pm

Cavex equipa helicópteros para ataque
Unidade de Taubaté coloca armamentos em aparelhos e ganha nova frota de Supercougar em 2010
Taubaté

Luara Leimig e Marcelo Pedroso


O Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté anunciou o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de modificar o emprego dos helicópteros Pantera para missões de ataque.

Atualmente, as aeronaves são utilizadas no transporte de tropas em operações aeromóveis. Os Pantera também podem atuar em missões secundárias, a exemplo de reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga.

A ideia do Exército é instalar armamentos em 29 helicópteros. O primeiro protótipo do Pantera deverá estar concluído nos próximos dois anos.

As aeronaves serão equipadas com mísseis ar-ar e ar-terra, lançadores de foguetes e metralhadoras. Os mísseis serão franceses e os demais armamentos deverão ser adaptados dos helicópteros Esquilo que integram a frota do Cavex.

ESTRATÉGIA - "Com o crescimento da influência do Brasil na esfera mundial, surgem também conflitos de interesses entre paises e por isso as Forças Armadas têm que estar preparadas para defender a pátria. Hoje, o foco do Exército brasileiro é se modernizar para estar preparado a enfrentar conflitos", disse o comandante do Cavex, general-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli.

Segundo o general, o Cavex vem se preparando desde o final do ano passado para a atuação em conflitos ao invés de apenas missões de caráter humanitário.

Para isto, as operações com simuladores de voo foram ampliadas e nestes equipamentos os militares passam por simulações de enfrentamentos bem parecidos com uma situação real de conflito. Além disso, os treinamentos com os OVN (Óculos de Visão Noturna) também foram intensificados.

"Este equipamento de visão noturna é uma das mais altas tecnologias que adquirimos, é algo sem comparação em toda a América Latina", disse o comandante.

RENOVAÇÃO - A modificação tática do emprego dos helicópteros Pantera ocorrerá em paralelo à aquisição de 17 novos modelos Supercougar para o Exército, que passarão a fazer o transporte de tropas a partir de 2010.

Os novos modelos são fabricados pela empresa francesa Eurocopter e fazem parte de um lote de 51 aeronaves que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Defesa junto ao governo francês e também equiparão a Marinha e a Aeronáutica.

As aeronaves serão montadas na fábrica da Helibras, localizada em Itajubá, sul de Minas Gerais. A empresa é responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

As versões do Cougar utilizadas atualmente pelo Exército Brasileiro têm capacidade para transportar até 22 homens, entre passageiros e tripulação, no emprego em missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico. Já o Supercougar pode levar até 30 pessoas. O novo modelo também apresenta diferenciais quanto à maior velocidade e estabilidade, além de tecnologia de ponta nos equipamentos de navegação e no painel multifuncional.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Aviação do Exército

#438 Mensagem por Brasileiro » Dom Mar 01, 2009 2:26 pm

O que eu acho que acontecerá com o advento dos EC-725 é que eles 'chuparão' as missões de transporte que hoje são feitas pelos Panteras, deixando-os livres para serem adaptados para missões de ataque.




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37558
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#439 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 01, 2009 2:45 pm

O EB não possui, na prática, experiência de uso de helicópteros como vetores puramente de ataque, sua doutrina ainda é incipeiente neste campo.
modelar os Pantera como helos com "caapcidade de ataque" vem de encontro as mudança de rumo e de comportamento da força, que durante anos preucupou-se msis com o famigerado "inimigo interno" do que proriamente se preparou para aquilo que é sua função primária: a guerra no modelo clássico contra nossos pretenso inimigos externos.
de vagar e sempre o EB vem atualizando suas praticas e modeos de operar.
talvez, na melhor das hipoteses, na próxima dácada estejamos prontos para realmente operar helos de ataque de verdade. E a experiência com os panterá irá ajudar bastante neste interim.

abraços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37558
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#440 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 01, 2009 2:47 pm

O EB não possui, na prática, experiência de uso de helicópteros como vetores puramente de ataque, sua doutrina ainda é incipeiente neste campo.
modelar os Pantera como helos com "caapcidade de ataque" vem de encontro as mudança de rumo e de comportamento da força, que durante anos preucupou-se msis com o famigerado "inimigo interno" do que proriamente se preparou para aquilo que é sua função primária: a guerra no modelo clássico contra nossos pretenso inimigos externos.
de vagar e sempre o EB vem atualizando suas praticas e modeos de operar.
talvez, na melhor das hipoteses, na próxima dácada estejamos prontos para realmente operar helos de ataque de verdade. E a experiência com os panterá irá ajudar bastante neste interim.

abraços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Aviação do Exército

#441 Mensagem por Brasileiro » Dom Mar 01, 2009 3:03 pm

http://s7.photobucket.com/albums/y252/m ... t=wz-9.jpg

Já dá pra ir sonhando...



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Aviação do Exército

#442 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mar 01, 2009 3:32 pm

Brasileiro escreveu:O que eu acho que acontecerá com o advento dos EC-725 é que eles 'chuparão' as missões de transporte que hoje são feitas pelos Panteras, deixando-os livres para serem adaptados para missões de ataque.




abraços]
Pouco provável. O Pantera tem um terço das capacidades do EC-725, e o preço da hora de voo deve ter proporções compatíveis, impossibilitando essa substituição.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Aviação do Exército

#443 Mensagem por gaitero » Dom Mar 01, 2009 7:37 pm

E se forem adqueridos mais alguns BH's, 8 unidades por exemplo.

Com a chegada dos 16 Super cougar, além dos 8 cougars e com os 12 BH's teriamos 36 helicópteros de transporte.

A possibilidade de se modernizar 28/32 Panther para missão de ataque não pode ser descartada, não acha?

Mesmo sabendo que a classe do Panther é diferente da do EC-725, a utilização de panteras para transporte de tropas é cada dia mais questionável.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Aviação do Exército

#444 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mar 01, 2009 7:46 pm

Sniper escreveu:
Penna escreveu:Segundo reportagem no Jornal ValeParaibano,entrevistando o comandante do CAVEX, General-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli, o EB pretende tgransformar 29 hel Pantera em hel de ataque, o primeiro prototipo ficará pronto em 2 anos, e deverão serem equipados com misseis ar-ar e ar-terra,...franceses...os demais armamentos serão osw ja em uso nos Esquilos...então nada de MI-35 ou equivalentes? que misseis serão êsses???
O amigo não possui a referida reportagem escaneada ou o link da mesma?

Abraço!
Imagem


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#445 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 01, 2009 7:55 pm

Adeuzinho heli de ataque novo no EB? Como alguns diriam, teriamos uma surpresa. Para mim o Pantera de ataque foi.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#446 Mensagem por WalterGaudério » Dom Mar 01, 2009 8:24 pm

Pablo Maica escreveu:
Sniper escreveu: O amigo não possui a referida reportagem escaneada ou o link da mesma?

Abraço!
Imagem


Um abraço e t+ :D
Os mísseis seriam então...

MILAN III, HOT, MSS 1.2,TRIGAT???




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Aviação do Exército

#447 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mar 01, 2009 9:46 pm

gaitero escreveu:E se forem adqueridos mais alguns BH's, 8 unidades por exemplo.

Com a chegada dos 16 Super cougar, além dos 8 cougars e com os 12 BH's teriamos 36 helicópteros de transporte.

A possibilidade de se modernizar 28/32 Panther para missão de ataque não pode ser descartada, não acha?

Mesmo sabendo que a classe do Panther é diferente da do EC-725, a utilização de panteras para transporte de tropas é cada dia mais questionável.
Apesar de alguns acharem o contrário, eu acho que o Super Cougar e o Blackhawk podem operam numa mesma força sim. E também acho que o BH é o substituto do Pantera no EB! (Inclusive já deixei implícito num post de menos de um mês atrás).
Se o EB vai transformar 30 panteras em helos de ataque, deve estar prevendo que o total de pessoal/carga a ser transportado não será diminuído com a introdução dos Super Cougar. Só penso que as missões isoladas que os panteras cumpriam, precisarão de um substituto.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Aviação do Exército

#448 Mensagem por Dieneces » Seg Mar 02, 2009 12:59 am

Penna escreveu:Segundo reportagem no Jornal ValeParaibano,entrevistando o comandante do CAVEX, General-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli, o EB pretende tgransformar 29 hel Pantera em hel de ataque, o primeiro prototipo ficará pronto em 2 anos, e deverão serem equipados com misseis ar-ar e ar-terra,...franceses...os demais armamentos serão osw ja em uso nos Esquilos...então nada de MI-35 ou equivalentes? que misseis serão êsses???
Sempre bati nessa tecla , finalmente... :idea: Os Pantera sempre foram subempregados , ou porque eram subarmados ou porque carregavam pouca tropa...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviação do Exército

#449 Mensagem por Pereira » Seg Mar 02, 2009 10:27 am

Com o que os senhores acham que ele pode ser armado ?




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Aviação do Exército

#450 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 02, 2009 10:46 am

Com o que os senhores acham que ele pode ser armado ?
Pereira

O que eu acho que vai rolar de verdade são os mísseis ar-superfície, o resto será (creio eu) semelhante aos Fennec, ou seja, foguetes 70mm e metralha .50.
Paralelamente acho que surgirá neles torretas de busca de alvos e um sistema moderno de comunicação (data-link).
Só penso que as missões isoladas que os panteras cumpriam, precisarão de um substituto.
Glauber,

De certa forma, acho que nem tanto. Repare no caso da Marinha, onde Lynx e Sea King, além de helicópteros de ataque anti alvos navais, são constantemente operados com os Fuzileiros, transportando tropa e carga geral.
É altamente provável que os Pantera, apesar de se armarem para o ataque, não deixem de cumprir (claro, que bem menos do que antes) missões de emprego geral.
Além dos 17 EC-725 de transporte, restarão ainda mais 5 Panteras não convertidos, além dos Fennec (será que eles perderão sua função de ataque?).


abraços]




----------------
amor fati
Responder