Página 30 de 202

Enviado: Ter Ago 01, 2006 1:05 pm
por Rui Elias Maltez
Para os colegas brasileiros, e de outras nacionalidades:

Esse Texan que este mês faz de foto principal no site da FAP está integrado no Museu o Ar, mas em condições de voar, como se vê na foto.

Enviado: Ter Ago 01, 2006 3:07 pm
por Charlie Golf
Em Portugal, o Texan é mais conhecido ou pela designação T-6 ou pelo nome Harvard. 8-]

Os Harvard foram a nossa artilharia aérea durante a Guerra de África, sendo utilizados intensivamente nas missões de ataque ao solo e apoio aéreo cerrado/próximo.

Enviado: Qua Ago 02, 2006 1:07 pm
por Rui Elias Maltez
Charlie:

Não foi o F-86 e depois o F-91 que substituiu definitivamente esses Harvard, ou Texan na FAP, e nomeadamente nos teatros africanos?

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 12:40 am
por Bárbara Leite
Que foto linda essa do Texan!!!!E essa paisagem? Isto é litoral português?

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 7:46 am
por cabeça de martelo
Sim Bárbara, nós temos longas faixas do nosso litoral que é só assim.

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 7:48 am
por cabeça de martelo
Rui Elias Maltez escreveu:Charlie:

Não foi o F-86 e depois o F-91 que substituiu definitivamente esses Harvard, ou Texan na FAP, e nomeadamente nos teatros africanos?


Que eu saiba não! Graças à nossa falta de meios não havia Fiats em número suficiente e os F-86 não podiam operar em África porque os Americanos não deixaram. Disseram que era um avião doado a Portugal para operar pela OTAN e não para combater guerras coloniais. :wink:

Enviado: Dom Ago 06, 2006 11:30 am
por Soufa
Caro cabeça de Martelo, os F86F operaram efectivamente em África apesar da "proibição" dos EUA.

Enviado: Dom Ago 06, 2006 11:54 am
por Charlie Golf
Sim, é verdade, entre Agosto de 1961 e Outubro de 1964 no decorrer da conhecida Operação "Atlas". Ficaram baseados na Guiné, mais propriamente no antigo AB2 de Bissalanca, redesignada BA12 a partir do final de 1965. :wink:

Também é verdade, no entanto, que os F-86F Sabre da Esquadra 51 "Falcões" tiveram que ser retirados da Guiné prematuramente devido à forte pressão norte-americana. Daí a necessidade de um novo avião de combate e, consequentemente, o advento do Fiat G-91 R/4 no cenário de guerra. 8-]


Soufa escreveu:Caro cabeça de Martelo, os F86F operaram efectivamente em África apesar da "proibição" dos EUA.

Ai aqui chamas-te Soufa? Não tens remédio rapaz. :lol:

F91?

Enviado: Dom Ago 06, 2006 12:10 pm
por zawevo
Os T6 não foram substituídos pelos F-86 e F-91(?), desconheço este modelo.

Em Angola desde pelo menos 1960 já operavam F84.
Em 1972 chegaram a Angola vindos da África do Sul mais de 50 T-6 que foram desmontados e transportados para a metrópole (termo colonial).
Nesse ano, se não me falha a memória, os F-84 começaram a ser substituídos pelos Fiat G91 que actuaram em conjunto com os T-6 até à vergonhosa retirada.

Admito que as datas não estejam completamente correctas. A idade não perdoa.

Cumprimentos,

Z

Enviado: Seg Ago 07, 2006 6:39 pm
por cabeça de martelo
Imagem

Imagem

Aeronave ‘Antex’ em exposição no aniversário da Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai mostrar ao público em Braga, numa exposição alusiva ao 54.º aniversário da instituição, o ‘Antex’, um avião não tripulado cuja construção vai avançar em 2007. A frota a construir foi concebida, desenvolvida e será construída no nosso País.

“É uma mais valia para o País, não só ao nível do reforço de meios tecnológicos, mas também porque é um produto com grandes potencialidades para ser comercializado no contexto internacional”, disse ao CM o coronel Carlos Barbosa, porta-voz da FAP.

Projectada e construída na Academia da Força Aérea, a aeronave autónoma pesa 70 quilos, possui asas movíveis e dimensão para a instalação de uma gama alargada de equipamentos. Actualmente encontra- -se em testes de fiabilidade.

Segundo o coronel Carlos Barbosa, o avião deverá ser utilizado em missões com equipamento de reconhecimento aéreo, podendo ser de grande eficácia na vigilância florestal e na fiscalização pesqueira, entre outras tarefas.

O único exemplar do ‘Antex’ pode ser apreciado na exposição que abre hoje ao público em Braga. A mostra tem 25 stands e diversos equipamentos.


fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=206317&idselect=10&idCanal=10&p=200

Finalmente alguma coisa de palpável no desenvolvimento de um projecto inteiramente nacional.
Que não se percam as sinergias criadas e que o desenvolvimento de projectos como este, perfeitamente ao alcance da "nossa carteira", continue...


Noticia retirada do forum defesa, postada pelo nosso colega Tomkat

Enviado: Seg Ago 07, 2006 8:04 pm
por Charlie Golf
Foto muito bonita do F-16A OCU "15112" da Esquadra 201 "Falcões", tirada quando este abandonava o RIAT 2006. :wink:


Imagem

Enviado: Seg Ago 07, 2006 8:37 pm
por Sintra
Mais uma foto fantástica Charlie... :D Tu assim estragas a malta :wink:

Enviado: Ter Ago 08, 2006 7:00 am
por cabeça de martelo
E então onde está o Falcão?! :wink:

Enviado: Ter Ago 08, 2006 9:03 pm
por Charlie Golf
cabeça de martelo escreveu:E então onde está o Falcão?! :wink:

Pois, o falcão em mergulho, símbolo da Esquadra 201, vai gradualmente desaparecer das derivas do F-16A/AM/B/BM. Como os caças F-16 passarão a ser partilhados operacionalmente tanto pela Esq. 201 "Falcões", como pela Esquadra 301 "Jaguares", chegou-se à conclusão que o mais sensato seria optar por algo que fosse comum a ambas.

Em princípio, o que passará dentro em breve a vigorar na cauda dos Vipers será uma pintura alusiva ao Brasão de Armas da Base Aérea nº 5 (onde as duas esquadras de combate estão sedeadas), que é aliás bem bonito e aguerrido como se pretende de uma Base que sempre foi identificada com a aviação de caça. 8-]


Crédito: FAP
Imagem
Brasão da Base Aérea nº 5 onde é possível observar o falcão peregrino
- símbolo de caça e que alude à actividade da Base com os seus aviões interceptores



O F-16A "15112" foi o primeiro a perder o "Falcão" dado ter vindo recentemente da manutenção e, com o tempo, os restantes se seguirão. :wink:

Imagem
O novo aspecto dos F-16 já sem o Falcão em mergulho, símbolo que caracteriza a Esq. 201...



Imagem
... símbolo esse que deixará saudades mas que deverá ser substituído por outro relacionado com o brasão da casa-mãe das Esquadras 201 e 301.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 9:28 pm
por nestor
Charlie Golf escreveu:Foto muito bonita do F-16A OCU "15112" da Esquadra 201 "Falcões", tirada quando este abandonava o RIAT 2006. :wink:


Imagem


Bonita foto.

Solo quiero recordar que Portugal y España somos amigos, eh.

:wink:

Saludos.