TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43396 Mensagem por orestespf » Dom Ago 01, 2010 10:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Quero crer que sim, os "erros" fazem parte do script. :wink:

Mestre, quanto pesa essa marreta? :mrgreen:
O peso da marreta é o peso da vastidão do Brasil!

Não existem erros, só imbecilidades! Chamar de erro é tentativa de amenizar o tamanho do estrago moral.




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43397 Mensagem por Divino Alves » Dom Ago 01, 2010 10:54 pm

Uma afirmação que não deve ser esquecida.

Orestes em 01 de agosto de 2010:

Só uma autoridade ingênua escolheria um caça que entrou na short list para perder!!! Serei um feroz crítico se esta estupidez humana, chamada Gripen NG, for escolhido; não me faltam argumentos e desconstruirei tudo aquilo que houver se esta merda for escolhida!!! Serei o contra-ponto para PROVAR o erro descabido da estupidez, o contra-ponto exporá a vulnerabilidade da Nação se a COISA for escolhida. Mas não será, estou convencido...




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43398 Mensagem por Francoorp » Dom Ago 01, 2010 10:57 pm

orestespf escreveu:
Francoorp escreveu: Eu nem quis dizer nada... :?
Vou além, amigo Franco, quero saber se o Gripen NG consome a metade do F/A-18 SH, visto que os dois usam o mesmo motor (o primeiro, um só e o segundo, dois).

Quero mais: quero saber se o Gripen Photoshop leva a metade do peso máximo (incluindo o peso de cada vetor) e o dobro do combustível do F/A-18 SH e se chega a metade do percurso.

O papel permite tudo, mas o cérebro só aceita o razoável... Mas quem tem teto baixo precisa de voar alto para se sentir nas alturas. :lol: :lol: :lol:

Só uma autoridade ingênua escolheria um caça que entrou na short list para perder!!! Serei um feroz crítico se esta estupidez humana, chamada Gripen NG, for escolhido; não me faltam argumentos e desconstruirei tudo aquilo que houver se esta merda for escolhida!!! Serei o contra-ponto para PROVAR o erro descabido da estupidez, o contra-ponto exporá a vulnerabilidade da Nação se a COISA for escolhida. Mas não será, estou convencido... 8-] 8-] 8-]

Deus te ouça!! :mrgreen:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43399 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 10:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Pessoas, pessoas... :roll:

Me desculpem a ausência de um mísero dia, mas minha filhota tá no hospital internada com o que era uma suspeita de rota vírus e configurou-se como uma baita duma indisposição gástrica.
Tudo beleza agora, amanhã de manhã ela tá de volta prá casa, está apenas em observação, graças a Deus, UFA! :D

Agora, o espanco. :x

Os caças americanos F-16A que realizaram a façanha de Ozirak operaram fora de todas as normas de segurança e operação aceitáveis, foi um ato desesperado, e não uma coisa que se faz todos os dias, como alguém aí quer passar a impressão. :roll: :mrgreen:
Sobre a autonomia do Rafale …
Ahã...
Como já confirmado pelos rafalistas mais "ardentes" a Dassault não trás informações consistentes … fala em 1850 km raio de combate, entretanto não menciona a configuração, sabemos que existem duas confg. para operar full … 3 tanques sub-alares de 2000 kg (GIGANTES), que comprometem seriamente o RCS da aeronave ou 5 tanques de 1250kg que comprometem a capacidade de armamentos … então … é isso !
"Então é isso" não!
Primeiro vamos esclarecer essa coisa de que a Dassault não diz nada mas sabe-se de tudo.
Se ela não diz, não tem como saber, e o que se diz é, na melhor das hipóteses, especulação, aproximação, chute e/ou canelada, na maioria das vezes. :lol:

Sobre RCS, o Gripen com aquela penca de tanques + cabides duplo, triplos e etc, joga o RCS de "Mitinga pelado" no lixo.
Ou leva internamente, ou o RCS aumenta e acaba essa conversa de caça de 4G com RCS pequeno, isso não existe com caça de 4G armado.

Como todos, absolutamente todos os caças ocidentais sempre operam com vários tanques, mesmo prá ir na esquina, nenhum deles que não seja de 5ºG pode se gabar de RCS, nenhum.

Agora todos de joelhos diante do único caça atual de 4,5++G que pode operar com carga paga full e sem tanques, mantendo um alcance ainda assim ótimo, o SU-35BM.

O resto fica carregando balde prá cima e prá baixo prá não cair seco no caminho. 8-]
Monamí !

TODOS os membros da família SU-27 incluso o super, mega power 4ªG++ SU-35BM não precisam de tanques subalares para parecerem uma "arvore de natal", diante dos radares inimigos ... é apenas um "banheirona" que "solta as pecinhas" quando vôa ... é comparável a um landau ... lembra-se dele ???
Carlos Mathias escreveu:
Outro fator para se analisar, em comparação com o Gripen, é a questão do duplo reator que diminue a capacidade interna de combustível e paralelemente consome em dobro … o que nos permite concluir que é muito provável que o Gripen tem uma melhor relação capacidade de carga X autonomia operativa … meus 2 cents …
Kirk/Spock, mas essas coisas aqui? :roll:
Você se expõem a um espanco arrasador, como o amigo Alc acaba de lhe desferir sem dó nem piedade. :mrgreen: :lol:

Kirk/Spock, vamos fazer o seguinte.

O F-5 é bimotor, e pela sua equação bimotor=dobro do consumo, sem considerar tamanho, potência, relação peso/potência entregue nem nada, podemos então afirmar que um F-5 consome mais que um Gripen, correto? :roll: 8-]

Outra coisa.

Sobre ter "dois motores=diminuir o espaço para comb", o SU-35BM leva mais de 11 toneladas de querosene internamente, e é bimotor.

Má, má, se tua equação diz que bimotor = menos combustível... :shock: :roll: :mrgreen:

Acho que você deve reformular suas equações aéreas... :roll: 8-]

Abração!
Respeito a resposta do Alc, muito técnica e digna de pesquisa (deixo pra depois) ...

11 toneladas de querosene internamente, e é bimotor ... igualzinho um Galaxy Landau ... uma banheirona ...

A ind russa não tem padrões de peças e qualidade de fabricação ... não sou eu que estou dizendo isso ... SÃO OS PRÓPRIOS RUSSOS ...

http://www.aereo.jor.br/2009/06/22/made-in-russia/

Ademais, "monami" Carlô Matiê, lembro a vc que os Russos foram "eliminados" do FX-2, capiche, não estão mais concorrendo ... não propuseram transf de tecno ... e sifu ... :P

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43400 Mensagem por Francoorp » Dom Ago 01, 2010 11:00 pm

[029] [029] ...




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43401 Mensagem por orestespf » Dom Ago 01, 2010 11:05 pm

Divino Alves escreveu:Uma afirmação que não deve ser esquecida.

Orestes em 01 de agosto de 2010:

Só uma autoridade ingênua escolheria um caça que entrou na short list para perder!!! Serei um feroz crítico se esta estupidez humana, chamada Gripen NG, for escolhido; não me faltam argumentos e desconstruirei tudo aquilo que houver se esta merda for escolhida!!! Serei o contra-ponto para PROVAR o erro descabido da estupidez, o contra-ponto exporá a vulnerabilidade da Nação se a COISA for escolhida. Mas não será, estou convencido...
Cobre Divino, até seu nome, se me esquecer.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43402 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 11:14 pm

kirk escreveu: Só uma pergunta :

Essa configuração é supersônica ???

Sds
kirk
orestespf escreveu:Olá Kirk/Spock,
Olá Orestes PF !
orestespf escreveu:qual a relevância de sua pergunta?

Um caça faz ataque à superfície em modo supersônico?

Você acha que algum caça configurado para multi-missão diante da necessidade de partir para o combate aéreo ficaria com armamentos ar-superfície e tanques externos? De duas, uma: ou foge do combate ou descarta tudo que é "irrelevante" para o combate ar-ar.

Veja uns filminhos da guerra do Vietnã, ali você verá o que se faz nestes casos. E para não ir contra, veja apenas as cenas com os F-4 Phanton, já é o bastante. 8-] 8-]

Agora, mudando um pouquinho... Aquele papo seu de que o Gripen NG sendo monomotor consume a metade do combustível de um bimotor é de doer, heim!!! :lol: :lol: :lol:


Forte abraço, amigo da Astrolândia!
Mano veio ... velocidade supersônica é importante em qualquer situação ... bem como para maior manobrabilidade em um eventual ataque surpresa ... vietnã não ... amiguinho ... naquela época os radares enchergavam tanto quanto o campo visual ... o rafa com os tais tancões ficam demaisadamente expostos, com manobrabilidade e velocidade comprometidos ...

Bom até onde um sei ... caças birreatores consomem mais do que monoreatores ... tô equivocado ???

Sds
kirk/Spock




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43403 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 11:17 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Quero crer que sim, os "erros" fazem parte do script. :wink:

Mestre, quanto pesa essa marreta? :mrgreen:
O peso da marreta é o peso da vastidão do Brasil!

Não existem erros, só imbecilidades! Chamar de erro é tentativa de amenizar o tamanho do estrago moral.
Vcs estão batendo pesado ... heimmm ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43404 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 11:19 pm

Francoorp escreveu:
orestespf escreveu:Agora, mudando um pouquinho... Aquele papo seu de que o Gripen NG sendo monomotor consume a metade do combustível de um bimotor é de doer, heim!!! :lol: :lol: :lol:
Eu nem quis dizer nada... :?
Mas diga alguma coisa ... vc acha que não consome não ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43405 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 01, 2010 11:21 pm

Srs,

Vamos maneirar com os comentários por favor para que bons argumentos não se percam, ok? :)

[]s e obrigado pela colaboração de todos...

CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43406 Mensagem por orestespf » Dom Ago 01, 2010 11:26 pm

kirk escreveu: Mano veio ... velocidade supersônica é importante em qualquer situação ... bem como para maior manobrabilidade em um eventual ataque surpresa ... vietnã não ... amiguinho ... naquela época os radares enchergavam tanto quanto o campo visual ... o rafa com os tais tancões ficam demaisadamente expostos, com manobrabilidade e velocidade comprometidos ...

Bom até onde um sei ... caças birreatores consomem mais do que monoreatores ... tô equivocado ???

Sds
kirk/Spock
Kirk/Spock, grande e admirável amigo (é sério, a marreta é sacanagem. :mrgreen: ),

não se mede consumo através, apenas, do número de motores, há inúmeros fatores que comprometem o consumo, e você sabe muito bem disso.

Sobre a velocidade supersônica, não se esqueça, não há manobrabilidade expressiva nesta velocidade em configuração com enorme carga externa. Altas velocidades ajudam, e muito, quando se trata de lançamento de mísseis ar-ar, mas para ataque à superfície, não, pois as velocidades de ataque são, em geral, "baixas". Além do mais, os combates aéreos, à moda antiga, sempre ocorre em médias velocidades, nunca em supersônicas.

Nenhum caça, seja Rafale, Gripen NG, F/A-18 SH (só para citar os três concorrentes finais ao FX-2) podem combater a altas velocidades se a missão for ataque à superfície ou até mesmo em combates aéreos aproximados. Em situações reais, se for necessário um combate aéreo ao alcance visual ou fora do alcance visual, ejetá-se as cargas "extras", pois o valor agregado do caça é muito maior do que tanques de combustíveis externos, de bombas burras ou não, de mísseis ar-superfície, etc. Além do mais, um caça configurado para multi-missão não leva armamento ar-ar para combate aéreo apenas, mas para sua defesa, visto, em geral, não ser a sua missão primária.

Grosso modo, acho que é por aí... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Forte abraço!!!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43407 Mensagem por orestespf » Dom Ago 01, 2010 11:28 pm

kirk escreveu:
orestespf escreveu: O peso da marreta é o peso da vastidão do Brasil!

Não existem erros, só imbecilidades! Chamar de erro é tentativa de amenizar o tamanho do estrago moral.
Vcs estão batendo pesado ... heimmm ???
Só hoje, pows, não faço isso sempre; aliás quase nunca faço. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Peço ao amigo para ignorar os excessos, amanhã estarei de volta a minha normalidade; prometo!


Abração!!!




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43408 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 01, 2010 11:28 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Lá vai!
Monamí !

TODOS os membros da família SU-27 incluso o super, mega power 4ªG++ SU-35BM não precisam de tanques subalares para parecerem uma "arvore de natal", diante dos radares inimigos ... é apenas um "banheirona" que "solta as pecinhas" quando vôa ... é comparável a um landau ... lembra-se dele ???
Além da óbvia falta de argumentos, falta conhecimento.
O RCS limpo do SU-35BM é de menos de 1m2.
Você sabe perfeitamente que qualquer avião que leve qualquer coisa fora de baias internas degrada o RCS a ponto de tornar qualquer arranjo no sentido de se obter furtividade inútil.

O que mais degrada RCS é... Tanque subalares!
Logo, se nenhum Flanker precisa deles prá nada, o RCS deles é minimamente degrado com mísseis, mormente os ar-ar.
Essa é uma das inúmeras vantagens de se levar combustível internamente.

Pois bem, qualquer caça com RCS acima de 1m2, como um Gripen e sua penca de tanques e cabides duplos e triplos, vai aparecer a uns 200Km no radar de um SU-35BM.

Imagem

150 milhas náuticas para um alvo de 1m2. Não é uma maravilha?
E já está pronto, vai começar a ser entregue ainda este ano! 8-]
Respeito a resposta do Alc, muito técnica e digna de pesquisa (deixo pra depois) ...
Ahã...
A ind russa não tem padrões de peças e qualidade de fabricação ... não sou eu que estou dizendo isso ... SÃO OS PRÓPRIOS RUSSOS ...

http://www.aereo.jor.br/2009/06/22/made-in-russia/

Ademais, "monami" Carlô Matiê, lembro a vc que os Russos foram "eliminados" do FX-2, capiche, não estão mais concorrendo ... não propuseram transf de tecno ... e sifu ... :P

Sds
kirk
E assim mesmo vendem mais de mil Flankers no mundo, tem em carteira uns 100 no futuro próximo e mais uma penca de PAK-FAs.
Por outro lado,a SAAB, que é limpinha e faz pecinha brilhosa, só vende para país anêmico, satélite, capacho e falido politicamente.
E vende pouco,a maioria é avião velho reformado.
E veja só, a propagando dos custos, a África do Sul está encostando seus Gripen-C por causa do alto custo operacional. :shock:

Os russo foram eliminados porque...
Bem, a quem interessa, a resposta está dada e é sabida 8-] , aos comuns e leigos, a resposta padrão, estilo "fim do FX-1 prá dar dinheiro para os pobres".




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43409 Mensagem por orestespf » Dom Ago 01, 2010 11:30 pm

cb_lima escreveu:Srs,

Vamos maneirar com os comentários por favor para que bons argumentos não se percam, ok? :)

[]s e obrigado pela colaboração de todos...

CB_Lima
Passei do ponto, Lima véio, você e os amigos estão corretos. Minhas desculpas formais a todos (incluindo aí o Divino e o Kirk, pois são gente boa!). :oops: :oops: :oops:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43410 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 01, 2010 11:36 pm

Eu não citaria o Poder Aéreo com fuente...

Especialmente se não estão elogiando o Gripen...

Bom... até nesse ponto é meio problemático...

Além disso eu não duvidaria da capacidade Russa de fazer excelentes produtos...

Enquanto isso... quantos NG foram encomendados pelos suecos mesmo?

Pois é... os caras sabem que pelo visto teriam que encarar SU-35 e PAK lá de ribá... e como diz o ditado... quem tem... ... tem medo!

:lol:


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder