TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43276 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 4:51 pm

1º não é multi-função, ou seja, não é o que queremos agora, 2º o Stealth ainda não existia, 3º não oferece ToT, por razões óbvias...
ou seja, eu não estou a sugerir o F-15 em detrimento ao Rafale, e sim com complemento...
pra já, era uma opção para compra de prateleira, assim como foram os Mil Mi-35




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43277 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 5:10 pm

1º não é multi-função, ou seja, não é o que queremos agora, 2º o Stealth ainda não existia, 3º não oferece ToT, por razões óbvias...
ou seja, eu não estou a sugerir o F-15 em detrimento ao Rafale, e sim com complemento...
pra já, era uma opção para compra de prateleira, assim como foram os Mil Mi-35
Desculpe me intrometer, mas sendo assim, muito melhor o SU-35BM, que não tem os riscos coleirísticos inerentes aos caças americanos.
O SU-35BM começa a ser entregue este ano, e um cliente extrangeiro vai ter preferência na entrega.

E além de tudo, poderá vir com tudo aberto, sem restrições de armas ou políticas.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43278 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 5:16 pm

e qual seria a coleira, se os EUA estão a ver que cada vez mais há países a virarem-se contra o mesmo?




Audaces Fortuna Iuvat
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43279 Mensagem por Bender » Qui Jul 29, 2010 5:21 pm

Independente de qual partido que venha a assumir o poder em 1.o de Janeiro,haverá readequação da política macro-econômica e um ajuste das contas internas. 1 ano? 2 anos?

Então dinheiro mesmo para projetos só Copa do mundo e Olimpíada,ou seja:campos de futebol e infra-estrutura nas cidades que serão sede dos jogos.

Portanto este FX2 que ai está,esqueçam,não sobrevive no próximo governo,ou pela questão do pé no freio econômico puro e simples,como também por prazo de validade vencido da seleção.

Diante disso e como todos os envolvidos e interessados na resolução desse assunto,principalmente a FAB, sabem,que é preciso que se decida a questão, antes do término desse governo,todos estão de mãos e braços dados,GF,FAB e Industria nacional mais importante,para que o negócio se concretize neste espaço temporal que ainda resta até dezembro.

A época de elementos do GF,FAB e industria tentarem fazer prevalecer esta ou aquela opinião ou desejo,já se foi,acabou,trabalham juntos agora para conseguirem um final feliz,qualquer um,a tempo.

Para quem ainda não entendeu:o projeto tem que estar pronto,transferir conhecimentos ,e o caça tem que servir a múltiplos tipos de missão e poder operar em Navios Aeródromos,estas são as condições,projetar uma manutenção unificada e simplificada no futuro das forças com um único modelo,quem não possui as três condições: perdeu.

Eu tenho lido teorias que para mim são “sonhos” de HI-LO hoje, e procedências diversas de modelos e países,respeito quem acredita nisso,eu não acredito,fora da short-List o MIG35 seria o unico a responder a duas das condições,faltaria a transferência de conhecimento ser discutida.

Possíveis e presumidos derrotados são os únicos que tem motivo para trabalhar para que não haja final feliz,só haja falta de decisão,pois então teriam novamente outra chance,daqui a três anos,em um cenário novo,independente de favorável ou não,de retomarem a disputa,a falta de decisão seria um bem para o país e para a FAB?.Para mim não.

Isto já aconteceu em tempos passados

Estes que pensam assim são favoráveis a FAB? São favoráveis ao Brasil? Estão defendendo os interesses nacionais? De que nação? Ou de quais?

Eu ainda acredito que o Pres. Lula decidirá em pró da FAB e do Brasil,o que significa não se omitir e deixar a decisão novamente para um próximo governo,e ainda tem gente que acha que essa decisão é uma maracutaia, lesa pátria,estes que perguntem a FAB se ela também acha isso,ou se não,: se participa também da maracutaia,pois ela é a que mais torce e se esforça para ter a decisão dos novos caças ainda neste governo,e merece, depois de tanta espera e barrigadas.

Sds.




Editado pela última vez por Bender em Qui Jul 29, 2010 5:28 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43280 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 5:24 pm

e qual seria a coleira, se os EUA estão a ver que cada vez mais há países a virarem-se contra o mesmo?
Recomendo fortemente a leitura atenta dos tópicos sobre estratégia, geoestratégia, Política e afins.
Uma lida no "navais" também ajuda, lá se pode entender o horizonte traçado para as nossas FAs e os rumos que se espera de nossa política de defesa.

Sem entender essas coisas antes, é inócuo debater vetores.

Abraços!




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43281 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 5:25 pm

Bender, só um pequeno adendo ao sempre bom texto.
O SU-35BM terá uma versão naval. :wink: 8-]

O que não muda nada, dadas as condições.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43282 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 5:28 pm

Carlos Mathias escreveu:
e qual seria a coleira, se os EUA estão a ver que cada vez mais há países a virarem-se contra o mesmo?
Recomendo fortemente a leitura atenta dos tópicos sobre estratégia, geoestratégia, Política e afins.
Uma lida no "navais" também ajuda, lá se pode entender o horizonte traçado para as nossas FAs e os rumos que se espera de nossa política de defesa.

Sem entender essas coisas antes, é inócuo debater vetores.

Abraços!
eu leio sim CM, mas o futuro não é escrito de fatos passados... o que eu quis dizer é que para os EUA, é extremamente urgente e obrigatório obter parceria estratégica com o maior país da AL, e não vejo-os fazendo o mesmo que fizeram com o Chile, mesmo porque, defenderia a compra dos F-15SE com integração de indústria nacional na fabricação de armamentos, etc... não é necessário chamar-me de ignorante por isso... o que o Brasil mais precisa hoje é o que eu disse: pessoas que amem o Brasil mais do que odeiam os EUA...




Audaces Fortuna Iuvat
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43283 Mensagem por PRick » Qui Jul 29, 2010 5:35 pm

Gente,

O F-15, F-35 NÃO FORAM OFERECIDOS, ofereceram F-16 e F-18 dentro do nosso RFI, assim, não tem sentido defender a compra de algo que o fabricante não quer vender para nós.

[]´s




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43284 Mensagem por Bender » Qui Jul 29, 2010 5:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Bender, só um pequeno adendo ao sempre bom texto.
O SU-35BM terá uma versão naval. :wink: 8-]

O que não muda nada, dadas as condições.
Olá Carlos! :D Sim,mas depois do Cmte da MB ter assinado a papelada,eu tenho colocado um peso maior na "cesta" da MB nesta questão,partindo sempre do pressuposto do futuro Nae possuir catapultas,o que parece fazer parte da doutrina da MB,para mim podia ser com rampa mesmo :twisted: ,diante disso acho que o MIG35 seria melhor "adaptável" se posso assim dizer a catapultagens e ao tamanho presumido no novo Nae.

MAS... :mrgreen: (o velho MAS... :mrgreen: ) uma coisa que me deixaria feliz,seria uma escolha combinada entre a India e o Brasil em seus FX,tanto na compra quanto na absorção de tecnologia e desenvolvimento conjunto e fabricação do escolhido.

Mas isso não passa de uma maionese,as escolhas possivelmente serão diferentes dado os processos de seleção estarem em fase distintas.

Abração véio! :D




Wellington
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43285 Mensagem por Wellington » Qui Jul 29, 2010 5:46 pm

Bender escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bender, só um pequeno adendo ao sempre bom texto.
O SU-35BM terá uma versão naval. :wink: 8-]

O que não muda nada, dadas as condições.
Olá Carlos! :D Sim,mas depois do Cmte da MB ter assinado a papelada,eu tenho colocado um peso maior na "cesta" da MB nesta questão,partindo sempre do pressuposto do futuro Nae possuir catapultas,o que parece fazer parte da doutrina da MB,para mim podia ser com rampa mesmo :twisted: ,diante disso acho que o MIG35 seria melhor "adaptável" se posso assim dizer a catapultagens e ao tamanho presumido no novo Nae.

MAS... :mrgreen: (o velho MAS... :mrgreen: ) uma coisa que me deixaria feliz,seria uma escolha combinada entre a India e o Brasil em seus FX,tanto na compra quanto na absorção de tecnologia e desenvolvimento conjunto e fabricação do escolhido.

Mas isso não passa de uma maionese,as escolhas possivelmente serão diferentes dado os processos de seleção estarem em fase distintas.

Abração véio! :D
As fases podem estarfora de sintonia, mas me parece que os governos estão conversando e pode sair alguma coisa disso aí.Talvez não seja tão mionese assim.....Lembre se que o NJ esteve por la a pouco tempo e teve uma delegação deles por aqui mes passado




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43286 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 5:52 pm

Então vamos lá.
eu leio sim CM, mas o futuro não é escrito de fatos passados...
Se você quer dar com os burros ná'gua, a receita é desprezar as lições do passado, exatamente como NÃO fazem as grandes potências.
o que eu quis dizer é que para os EUA, é extremamente obter parceria estratégica com o maior país da AL, e não vejo-os fazendo o mesmo que fizeram com o Chile, mesmo porque, defenderia a compra dos F-15SE com integração de indústria nacional na fabricação de armamentos, etc... não é necessário chamar-me de ignorante por isso... o que o Brasil mais precisa hoje é o que eu disse: pessoas que amem o Brasil mais do que odeiam os EUA...
Primeiramente e antes de tudo, queira me desculpar se lhe passei a idéia de achar que você é ignorante, não foi essa a intenção.
É que é mais do que normal as pessoas passarem por cima dos tópicos sobre os assuntos de que falei, que são "chatos" demorados.

Bom, isso posto...
Luiz, os EUA não precisam de ninguém, para nada.
As encomendas das FAs deles suprem com folga a massa crítica necessária par manter seus principais programas militares, e sobra dinheiro, mesmo com os cortes que surgem no horizonte americano.
Não precisam de nós estrategicamente, não necessariamente. Eles já possuem os pés aqui na América do Sul, através de bases colombianas, paraguaias, laços carnais com o Chile, e etc, etc, etc.

Seria bom ? Sim, seria, mas eles jamais vão confrontar a política externa deles em favor de uma aliança com um país que para eles ainda não alcançou o status de um Inglaterra, que mesmo assim está tendo problemas com o F-35.
As ofertas no FX são prova de que nada mudou na visão deles em relação à nós, e eles não querem em absoluto um concorrente, querem um subordinado. E estão certíssimos, pois cada um defende o seu interesse da maneira que achar melhor, e nisso eles são mestres, temos que tirar o chapéu.

Eu, e acredito outros do fórum, não odiamos os EUA, muitíssimo ao contrário. Tenha isso em ente ao escrever/debater comigo.

Creio que deveríamos, isso sim, copiar a política de defesa deles, sempre e absolutamente sempre privilegiando os produtos nacionais em detrimento dos fabricados fora, mesmo que estes sejam melhores, vide o caso do KCs.

Por outro lado, após ler e estudar sobre defesa por uns trinta anos, eu aprendi alguma coisa sobre a maneira deles agirem, aliás, como age qualquer potência hegemônica e absoluta numa região esquecida pelo mundo, como a América do Sul.

Mas eu não posso aceitar que sejamos eternamente sujeitos aos ditames dos interesses DELES. Esse é o preço que se paga por ter F-15 e outros equipamentos TOP.
Sob essas condições, eu jamais gostaria que o Brasil fosse um Japão, uma Coréia do Sul, uma Arábia Sudita...

Cara, eles defendem os interesses deles e a nós cabe-nos defender os nossos, e se para isso temos que fazer coisas que não os grade, paciência.
Se temos que procurar nossa defesa (em termos os mais abrangentes) em outro parceiro, que seja, já que eles ainda não precisam de nós a ponto de alterar uma política que é lei lá.

Veja você que eles estiveram e estão participando de todas as concorrências que querem aqui, o caminho é aberto e chances mil foram dadas à Boeing por exemplo, mas é o jeito do escorpião, entende? :wink:

O Brasil nunca vai virar as costas aos EUA e vice versa, mas estamos começando a tomar as rédeas do nosso futuro como potência regional e quiçá mundial, em nossas próprias mãos.

Não é possível imaginar que os EUA queiram concorrência no seu quintal, eles não são bobos, não mesmo. Tudo o que lhes for possível fazer para que isso não aconteça, será feito.

Mais uma vez, eles estão certíssimos, afinal, defendem os interesses DELES, e a nós cabe-nos defender os NOSSOS.

E sem nada de ódio e etc, só que eles são irredutíveis, só isso. :wink:

Abraços!




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43287 Mensagem por marcelo l. » Qui Jul 29, 2010 5:53 pm

Carlos Mathias escreveu:
1º não é multi-função, ou seja, não é o que queremos agora, 2º o Stealth ainda não existia, 3º não oferece ToT, por razões óbvias...
ou seja, eu não estou a sugerir o F-15 em detrimento ao Rafale, e sim com complemento...
pra já, era uma opção para compra de prateleira, assim como foram os Mil Mi-35
Desculpe me intrometer, mas sendo assim, muito melhor o SU-35BM, que não tem os riscos coleirísticos inerentes aos caças americanos.
O SU-35BM começa a ser entregue este ano, e um cliente extrangeiro vai ter preferência na entrega.

E além de tudo, poderá vir com tudo aberto, sem restrições de armas ou políticas.
Carlos, existe resistência tanto da FAB quanto da indústrias nacional, e para o governo que vai decidir é um caça para alavancar o projeto KC-390.

SU-35BM tecnicamente seria o mais indicado, entretanto esses fatores devem ser pesados. E acredito que agora melar o short-list é inviável politicamente qualquer que seja o próximo governo.

O Mil Mi-35 é importante para quebrar paradigmas que tudo que voa, navega e corre aqui tem que ser de um país da NATO, se for neutro da "UE".

Há restrições políticas a compras russas, tanto camufladas de técnicas como abertamente políticas, essa é uma verdade brasileira que vai ser difícil de mudar.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43288 Mensagem por Francoorp » Qui Jul 29, 2010 5:56 pm

Agora se o cara não quer o F-15 ou algo que seja dos Yankees, odeia mais do que ama o próprio país... [024]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43289 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 6:02 pm

Olá Carlos! :D Sim,mas depois do Cmte da MB ter assinado a papelada,eu tenho colocado um peso maior na "cesta" da MB nesta questão,partindo sempre do pressuposto do futuro Nae possuir catapultas,o que parece fazer parte da doutrina da MB,para mim podia ser com rampa mesmo :twisted: ,diante disso acho que o MIG35 seria melhor "adaptável" se posso assim dizer a catapultagens e ao tamanho presumido no novo Nae.
Sim, entendo, mas... A Rússia pode fazer uma versão do BM para catapultas também. :wink:
MIG-35/29K? É seria uma opção em comum coma Índia, mas esse eu acho muito difícíl, pois perderia a comunalidade com uma possível passaporte para o PAK, outro programa que a Índia está.
A menos que se estude o caça médio furtivo que acho está sendo estudado por Rússia e Índia.
MAS... :mrgreen: (o velho MAS... :mrgreen: ) uma coisa que me deixaria feliz,seria uma escolha combinada entre a India e o Brasil em seus FX,tanto na compra quanto na absorção de tecnologia e desenvolvimento conjunto e fabricação do escolhido.

Mas isso não passa de uma maionese,as escolhas possivelmente serão diferentes dado os processos de seleção estarem em fase distintas.

Abração véio! :D
Essa me parece ser uma excelente idéia, mesmo tendo o Rafale como sujeito em análise.
A compra de uma penca deles por Brasil e Índia poderia fazer o preço despencar. Se pensarmos em ~120 Rafale -BR e mais uns 200 Rafale-In, já seriam 300 e tantos aviões, e aí eu creio que viabilizaria a construção das partes nos três países, como um consórcio, o que baratearia muito os custos e criaria uma saudável "dependência".

Seria uma bela convergência de interesses dos envolvidos.
A França veria a sua indústria aeronáutica fortalecida, teria fortalecido seus laços estratégicos com Brasil e Índia e ainda jogaria os custos do Rafale prá baixo, o que poderia ensejar mais e mais vendas.

É, é um belíssimo sonho, perfeitamente realizável. :D




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43290 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 6:05 pm

Carlos, existe resistência tanto da FAB quanto da indústrias nacional, e para o governo que vai decidir é um caça para alavancar o projeto KC-390.
Sim, eu entendo, só que diante de hipotéticas compras de F-15SE, o BM seria fichinha com as suas "restrições". Isso tudo dentro do campo das especulações. :wink:
SU-35BM tecnicamente seria o mais indicado, entretanto esses fatores devem ser pesados. E acredito que agora melar o short-list é inviável politicamente qualquer que seja o próximo governo.
Concordo. :)
O Mil Mi-35 é importante para quebrar paradigmas que tudo que voa, navega e corre aqui tem que ser de um país da NATO, se for neutro da "UE".

Há restrições políticas a compras russas, tanto camufladas de técnicas como abertamente políticas, essa é uma verdade brasileira que vai ser difícil de mudar.
Idem, meu bom amigo, idem.
Só coloquei o BM na roda porque colocaram o F-15SE, que a essa altura do campeonato me parece ainda mais improvável.

Abraços!




Responder