TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43096 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 22, 2010 5:59 pm

Santiago escreveu:
Bolovo escreveu:Que perseguição boba ao Santiago, nossa.
Não é a Santiago. É ao Gripen. O pessoal não pode nem ver foto dele...
Não...

Na verdade muita gente está de saco cheio de ver as novas aventuras da SAAB em terra Brasilis e suas máquinas maravilhosas...

Então não é o "Gripen" por assim dizer também... :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43097 Mensagem por Penguin » Qui Jul 22, 2010 6:03 pm

cb_lima escreveu:
Santiago escreveu:Com relação a F-414G:
Olá

Quando estive lá em McChord, estava conversando com um dos chefes de Manutenção dos F-18G que acabram de ser recebidos aqui em Washington e passamos um tempo conversando sobre diferenças de versões e coisas afins e perguntei sobre as 414 para monomotores, ele falou um montão de coisa que era diferente e quando for visitar a base ele me disse que mostra mais detalhes, mas para resumir ele disse mais ou menos 25% de diferenças e algumas até que em áreas significativas.

Então não é tão trivial? Ele me disse... não, são diferenças que vão desde de os pontos de fixação das turbinas, até FADEC e diferenças inclusive no cabeamento e sistema de combustível e os materiais das pás.

Enfim... foi isso que eu consegui apurar por lá, pois como vi um SH e tinha gente dando sopa para falar dele, deu para saber muitas coisas legais sobre o bicho.

[]s
CB_Lima
Boa info!
Fiquei curioso com a mudança do material da pás (da turbina ou compressor?). Será que é devido a diferentes gradientes de temperatura em relação a versão original?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43098 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 22, 2010 6:13 pm

Santiago escreveu:
cb_lima escreveu:Olá

Quando estive lá em McChord, estava conversando com um dos chefes de Manutenção dos F-18G que acabram de ser recebidos aqui em Washington e passamos um tempo conversando sobre diferenças de versões e coisas afins e perguntei sobre as 414 para monomotores, ele falou um montão de coisa que era diferente e quando for visitar a base ele me disse que mostra mais detalhes, mas para resumir ele disse mais ou menos 25% de diferenças e algumas até que em áreas significativas.

Então não é tão trivial? Ele me disse... não, são diferenças que vão desde de os pontos de fixação das turbinas, até FADEC e diferenças inclusive no cabeamento e sistema de combustível e os materiais das pás.

Enfim... foi isso que eu consegui apurar por lá, pois como vi um SH e tinha gente dando sopa para falar dele, deu para saber muitas coisas legais sobre o bicho.

[]s
CB_Lima
Boa info!
Fiquei curioso com a mudança do material da pás (da turbina ou compressor?). Será que é devido a diferentes gradientes de temperatura em relação a versão original?

[]s
Pois é... fiz a mesma pergunta

Ele me respondeu que tem a ver com o "desempenho" dos motores em determinadas condições (sem nada específico) e "many other things" ( e sorriu sem mais detalhes)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43099 Mensagem por Skyway » Qui Jul 22, 2010 6:35 pm

Santiago escreveu:
Skyway escreveu: Santiago, por favor, qual relevância você daria a essa nota?

Um abraço!
Por que vc pergunta? Por que tem um Gripen NG no fundo da foto? Se tivesse um Rafale vc perguntaria?
Para mim a relevância é que a cooperação entre FAB e IAF está ocorrendo com certa freqüência.

[]s
Peslo visto se deixou levar pela zoação dos outros, certo?

Qual foi a última vez que discuti FX, Gripen, Rafale ou SH contigo Santiago? Menos ódio no coração rapaz, não perguntei no tom que os outros usam contigo. :wink:

Se não quiser me responder ou achar que não deve, tudo bem, seu direito, mas eu realmente me interesso pela tua resposta, e não em implicar contigo.

Vou relevar o tom que usou pra me responder. :wink:

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43100 Mensagem por Penguin » Qui Jul 22, 2010 6:43 pm

Skyway escreveu:[ uote="Santiago"]
Skyway escreveu: Santiago, por favor, qual relevância você daria a essa nota?

Um abraço!
Por que vc pergunta? Por que tem um Gripen NG no fundo da foto? Se tivesse um Rafale vc perguntaria?
Para mim a relevância é que a cooperação entre FAB e IAF está ocorrendo com certa freqüência.

[]s
Peslo visto se deixou levar pela zoação dos outros, certo?

Qual foi a última vez que discuti FX, Gripen, Rafale ou SH contigo Santiago? Menos ódio no coração rapaz, não perguntei no tom que os outros usam contigo. :wink:

Se não quiser me responder ou achar que não deve, tudo bem, seu direito, mas eu realmente me interesso pela tua resposta, e não em implicar contigo.

Vou relevar o tom que usou pra me responder. :wink:

Um abraço.[/quote]

---------------------------------------------------------------------

Prezado Sky,
Desculpa se pareci rude. Não foi minha intenção mesmo
A relevância que daria seria na cooperação crescente entre as duas forças. O que acho muito positivo.
Aliás seria muito interessante se ambas selecionassem o mesmo caça (qq um dos 3).

Abraço




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43101 Mensagem por Bender » Qui Jul 22, 2010 6:54 pm

Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB
22 de julho de 2010
*Angela Pimenta é chefe da sucursal da EXAME em Brasília, revela os bastidores das decisões tomadas pelos Três Poderes e seu impacto na economia.

FONTE: Portal Exame
Bom voces já arregaçaram a "notícia" da moça. :mrgreen:

Concordo que o texto é simplório e infantilizado como uma redação de tarefa de casa, e contém uma série constante de equívocos e erros grosseiros,MAS... :mrgreen:é porque ele é um chute,percebem? :wink: foi feito,tendo como base o olfato ,ela não tem acesso a cozinha e sentiu um cheiro saindo da janela,pensou que podia ser torta de frango,ou coxinha de frango,ou frango de panela...errou nos tres.

MAS... :mrgreen: que mataram um frango(ou seria um galinho azul?) e estão cozinhando ele isto eu tenho certeza. 8-]

Pepe
Não está sendo feito. Se eu fosse o Jobim, ligava para o senador Eduardo Azeredo e para o Deputado Emanuel Fernandes, pedia uma reunião secreta das duas comissões conjuntas e abria toda a papelada. Só assim acabaria o mito da pobre SAAB injustiçada pelo ministro malvado... Gostaria muito de ver a cara de alguns senadores e deputados aos descobrirem que ToT respondia por apenas 9% do processo, que apenas a França se compromete com a compra de produtos brasileiros e que o Alto Comando da Aeronáutica considerou inaceitáveis os riscos do NG optando por F/A-18E/F. Uma mudança extremamente necessária no processo de aquisição é a participação do TCU desde o primeiro momento nas licitações internacionais para dar transparência.

Pepê
Acho que a idéia era primeiro matar a cobra e depois mostrar o pau :wink: ,e acredito que continua sendo,aparentemente a idéia de mostrar o pau antes de matar a cobra,em um primeiro momento possa até parecer a mais adequada para calar determinadas bocas,mas pode ser também um erro estratégico, um tiro no pé,portanto segue do jeito que está,todo mundo mudo no MD.

SDS.




Editado pela última vez por Bender em Qui Jul 22, 2010 6:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43102 Mensagem por Skyway » Qui Jul 22, 2010 6:56 pm

Santiago escreveu:
Prezado Sky,
Desculpa se pareci rude. Não foi minha intenção mesmo
A relevância que daria seria na cooperação crescente entre as duas forças. O que acho muito positivo.
Aliás seria muito interessante se ambas selecionassem o mesmo caça (qq um dos 3).

Abraço
Relaxa.

Era exatamente isso que eu queria saber. :wink: Divulgar que os dois estão conversando muito nessa feira, e que só pode sair coisa boa dessa integração. É um ótimo sinal também de que a venda de armas para o Paquistão, desde que feita sem muito alarde, é possível sem danificar as relações com a Índia.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43103 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 22, 2010 7:09 pm

Melhor ainda é vender para os dois. :wink: 8-]




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43104 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 22, 2010 7:21 pm

Santiago escreveu:Com relação a F-414G:
02 Jul 2007
SAAB Selected GE F414G Engine for New Gripen Variant
SAAB selected a new variant of the General Electric F414 engine for its Gripen Aircraft Demonstrator Program. GE Aviation and Volvo Aero Corporation will be working collaboratively on the new F414G fighter engine.

Two F414 Engines are currently being delivered for flight-test and customer demonstration evaluations planned for 2008-2010.

The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.

The Demonstrator programme includes the development of a new test-flying platform, the Gripen Demo, which complements the successful Gripen C/D version currently being delivered to customers worldwide.
Source: Gripen International
Santiago, sua fidelidade ao Gripen NG é comovente... Essas "pequenas" mudanças implicam em cerca de 20% a menos de componentes comuns. O número está no relatório da COPAC, aquele que vcs tinham como Bíblia Sagrada antes de eu ter acesso ao capítulo de "riscos", ignorado pela grande imprensa...

Abraços

Pepê[/quote]
Santiago escreveu:A turbina basicamete é a mesma. O alternador e o fadec é que mudam. Isso é óbvio. Os caças são distintos e o arranjo tb: um é bimotor e o outro monomotor. Os acessório mudam.

Não tenho fidelidade a este tipo de coisa. Apenas, como entusiasta, gosto de compreender o que se passa.

Infelizmente não tive acesso ao relatório do COPAC, logo não posso afirmar nada sobre ele. O que vazou mencionava apenas rankings e alguns critérios utilizados.

[]s
Vazei vários pontos da última documentação, a que está pronta para ser entregue a Lula, inclusive com aspas. O relatório vazado pela FSP relata TODOS os pontos negativos que citei nos últimos dias, só que meus queridos companheiros de profissão só se preocuparam em dar uma lida rápida, tão rápida que nem perceberam que os suecos não ofereciam armas. A diferença de 20% entre os componentes dos dois motores é OFICIAL e citada no relatório.

Abraços

Pepê




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43105 Mensagem por PRick » Qui Jul 22, 2010 9:26 pm

Bolovo escreveu:Ah, entendo. Ele defende o que acredita.

Mas isso todo mundo faz. Imparcialidade é algo que tudo diz que faz, mas ninguém faz.

Imagina o dia que o Prick postar alguma notícia falando que o Rafale não presta.

O mundo acaba! [003]

Não posso postar uma notícia sobre algo inexistente, o Rafale é perfeito, para ser melhor só se fosse feito no Brasil, e os lucros da venda fossem revertidos para uma pensão vitalícia para minha pessoa. :mrgreen: :mrgreen:

Depois eu já falei, o Santiago é o Isento, ele não posta matéria nenhuma a favor do Gripen e dos made in USA da vida, e só posta matéria falando bem do Rafale. :twisted: :twisted:

Dizem que ele será convidado para escrever num certo blog, e vai ganhar uma viagem grátis para um lugar muito frio, vai tomar alcool de batata e comer peixe marinado.

Depois vai escrever uma materia dizendo que o Gripen NG está pronto, que a Suecia vai comprar 100 e a Índia mais 200 e mais 100 Sea Gripens, que a hora de voo é de 1000 dólares, o preço de compra é 10 milhões à dúzia, que ele é mais ecômico que um Fiat 147, que nós vamos desenvolver e fabricar ele inteirinho aqui, e vamos exportar 1000 deles para USAF! [003] [003]

E além disso, ainda vai dizer que o Saito declarou que se não escolherem o Gripen NG, ele vai virar uma gueixa para ficar zoando o NJ! :shock: :shock:

[]´s




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43106 Mensagem por César » Sex Jul 23, 2010 1:44 am

Olá amigos,

Desculpe novamente, mas em minhas últimas aparições nada tenho acrescentado aos debates e só tenho trazido perguntas banais. Ando alheio a tudo o que está ocorrendo no FX-2. Mas ainda me interesso e me preocupo. Novamente, infelizmente repito esse mesmo procedimento de quem está por fora do assunto.

Li as últimas páginas desse tópico e, como não encontrei a informação que buscava, pergunto aqui: Existe alguma previsão de quando o Lula fará o anúncio do vencedor? Vocês acham que existe uma probabilidade relevante desta decisão ser deixada ao próximo governo? Se assim for, que impactos isso traria ao programa?

A cada dia que passa e esse anúncio não sai, fico mais preocupado com essa novela que não acaba nunca.
Obrigado.

Abraços!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43107 Mensagem por talharim » Sex Jul 23, 2010 8:07 am

Será que não é óbvio para todos vcs que o FX está sendo constantemente postergado para a TAB dar prosseguimento a outros projetos mais prioritários para a força ??????????????????????????????????????????????

Todos os recursos e material humano intelectual e tecnológico estão sendo aplicados nas áreas onde a TAB tem expertise no assunto :

DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
FAZENDA DA AERONÁUTICA DE PIRASSUNUNGA
AVISOS DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 50/2010
Objeto: Execução de serviço de plantio de mudas de eucalipto em
uma área de 100 hectares, de acordo com a conveniência e as necessidades
da Subdivisão de Produção Vegetal da Fazenda da Aeronáutica
de Pirassununga, em Pirassununga-SP, consoante especificações
e quantidades contidas no Termo de Referência, anexo ao
Edital. Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 23/07/2010 de 08h00
às 16h00 . ENDEREÇO: Rodovia SP 201, km 07, Pirassununga-SP.
Jardim Godoy - PIRASSUNUNGA - SP . Entrega das Propostas: a
partir de 23/07/2010 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br . Abertura
das Propostas: 04/08/2010 às 08h00 site www.comprasnet.gov.br
Informações Gerais: Será necessária visita técnica, conforme o que
prescreve o item 10.11 do Edital de Licitação.
(SIDEC - 22/07/2010) 120065-00001-2010NE900146


PREGÃO ELETRÔNICO No- 59/2010
Objeto: Aquisição de roçadeira para grandes áreas e engenho para
moer cana de açúcar, conforme as especificações e as quantidades
constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Total de Itens
Licitados: 00002 . Edital: 23/07/2010 de 08h00 às 16h00 . ENDEREÇO:
Rodovia SP 201, km 07, Pirassununga-SP. Jardim Godoy
- PIRASSUNUNGA - SP . Entrega das Propostas: a partir de
23/07/2010 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 04/08/2010 às 08h00 site www.comprasnet.gov.br
Cel Int MAURO DIAS DA SILVA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/07/2010) 120065-00001-2010NE900146




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43108 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 23, 2010 9:03 am

cb_lima escreveu:
Marino escreveu:A relevância é para o álbum de fotos do Saito quando ele passar o Comando. :lol:
Ou quando os netos perguntarem:

- Vovô, o Sr já viu OVNI ou Fantasma?

Sim... vi sim... inclusive tenho foto com ele e tudo! :lol:

[]s
CB_Lima
:lol: :lol: :lol: Ganho pouco mas me divirto pacas,

barbaridade tchê! :mrgreen:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43109 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Jul 23, 2010 11:50 am

Rafale para a Líbia: acordo poderá ser concluído antes de 11 de agosto

Imagem

O jornal de negócios francês La Tribune noticiou, segundo informe da Reuters Africa desta sexta-feira, 23 de julho, que o acordo para a venda de 14 caças Rafale para a Líbia poderá ser concluído antes de 11 de agosto – ou seja, antes do início do Ramadan. A reportagem do La Tribune também informou que representantes da Dassault, da Thales e da MBDA estiveram em Trípoli por duas semanas para negociar grandes contratos de armamentos.

Uma fonte do jornal afirmou que as negociações estão indo bem, mas que afirmar quando o acordo será assinado é como “ler folhas de chá”. Já outra fonte afirmou que o Coronel Gaddafi prometeu à França que compraria o Rafale de qualquer forma, e que o acordo seria concluído antes do início do Ramadan.

Já a conclusão da venda do Rafale para os Emirados Árabes Unidos, segundo o jornal, é esperada o início de outubro e não para antes do Ramadan, como a Dassault esperava. No mês passado, o Ministro da Defesa da França disse que o acordo para a venda da aeronave aos Emirados estava sendo finalizada, negando que o custo das melhorias no Rafale tivessem subido.

FONTE: Reuters Africa FOTO: Armée de l’air




Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43110 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Jul 23, 2010 11:54 am

Compra de caças continua incerta




O Estadão de ontem informou que o governo francês seria avisado, em breve, de que o caça Rafale seria escolhido. Em Brasília, a notícia foi entendida com reservas já que muitas questões estão em aberto.


A própria escolha em um momento eleitoral é vista com cautela já que irá desagradar. Em especial, se o caça francês for escolhido. Tempos atrás, o favoritismo era inconteste. Hoje nem tanto. A lista de razões que atrapalham a escolha cresce a cada dia. Vamos a ela:


1) Questão do Irã. O governo brasileiro se sentiu traído em sua boa-fé com a atitude da França em não apoiar as negociações do Brasil e Turquia com o Irã. O presidente Lula ficou especialmente ofendido e considerou uma deslealdade com um parceiro que se anunciava estratégico.
2) O Preço do Rafale. Continua elevadíssimo. Tanto na compra quanto na hora voada. É mais do o triplo do custo voado do Gripen.
3) Rafale tem componente americanos. Surpresa total. Apos alardear ter componente 100% franceses, descobre-se que o Rafale também tem componentes americanos;
4) Posição de Mangabeira Unger. Ferrenho defensor da opção francesa, Unger reviu seu posicionamento e já não acredita que o Rafale seja a melhor opção. O presidente Lula teria sido comunicado do fato.
5) O apoio dos metalúrgicos. Com a promessa de fabricar partes de peças em São Bernardo e montagem final em Gavião Peixoto, o Gripen ganhou o apoio de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e dos metalúrgicos de São Paulo.
6) Apoio da FIESP. O apoio dos metalúrgicos reforçou o apoio já existente da FIESP e da indústria aeroespacial brasileira que não considera o Rafale a melhor opção tecnológica
7) A FAB foi obrigada a “engolir” um “relatório” feito no Ministério da Defesa justificando o Gripen. Os militares se sentirem desprestigiados e aumentaram, ainda mais, a resistência.
8) A condução do processo. Vários setores do governo se mostram surpresos com a complicada condução do processo o que leva a levantar suspeitas se as regras estabelecidas pela FAB tenham sido adequadamente seguidas.


Com tudo isso, o cenário continua nebuloso e, possivelmente, a compra só vai ser definida no segundo semestre após as eleições. Por outro lado, mesmo que o resultado seja anunciado logo, o contrato só deverá ser assinado pelo futuro presidente.

Fonte: http://www.emtemporeal.com.br/index.asp ... icia=97529




Responder