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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 8:03 am
por soultrain
Bender escreveu:Soultrain! Se tava lá? :shock: :mrgreen:


Calma galera que os 48 FX2 vão ser anunciados! 8-]

Abraços!
É a visão que um estranho tem de fora, mas assemelha-se à realidade?

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 9:19 am
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:Porra, é um show de sacanagem mesmo.
Saito also said the F-X fighter decision would be delayed until after elections in Brazil in October
Quando eu aprendi, isso significava uma possibilidade, não uma certeza.
Mas veja que na chamada se fala em certeza, fato consumado.
Imagino se o MD estivesse "mais atento" ao F-X2 desde o início do processo, uma das maiores aquisições do Governo em curso, e interferisse nos pesos dos critérios de avaliação. Não haveria necessidade de modificações posteriores nos relatórios e muito provavelmente não haveriam os consequentes atrasos.
Só se a END tivesse sido criada a 15 anos atrás.
O erro não foi exatamente a mudança de pesos (e não de critérios).
Quando esse F-X2 foi lançado, o arcabouço da END já estava pronto. O F-X2 não era um programa invisível. Era um dos principais programa de aquisição em curso no Governo.

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Fonte original:
Primeiro e segundo minuto:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 9:41 am
por Bender
soultrain escreveu:
Bender escreveu:Soultrain! Se tava lá? :shock: :mrgreen:


Calma galera que os 48 FX2 vão ser anunciados! 8-]

Abraços!
É a visão que um estranho tem de fora, mas assemelha-se à realidade?

[[]]'s
Eu não sei como foi na realidade,mas que sua versão conseguiu até criar os personagens na minha mente,não duvide :mrgreen: Fora as risadas é óbvio :mrgreen:

Muito Boa! [009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
por Pepê Rezende
Vc está certo... A Marina já anunciou publicamente que respeitará "os contratos externos" firmados pelo governo. O que falta ao MinDef é coragem para mostrar a papelada para acabar de vez com os lobbies. Hora-vôo do Gripen NG a US$ 3 mil, por exemplo (igual a um Super Tucano)... Foi a FAB que manda que rejeitou a proposta sueca, e fica a turma da SAAB mantendo a mentira de que foi o caça selecionado pela Aeronáutica. Não foi, mas o Congresso é sensível à opinião, mesmo quando é manipulada por gente que não conhece o assunto.

Abraços

Pepê
Santiago escreveu:Onde atua o poderoso lobby da Saab que paralisa o governo?! Faz meses que não sai uma único artigo sobre o F-X2 na grande imprensa. Aliás, os únicos que saem falam que a França está confiante, que espera logo um desfecho, etc. etc.
O grande público não tem a mínima idéia do que seja o F-X2.
No Congresso.
Santiago escreveu:Onde foi que saiu hora de vôo de US$ 3000?
[]s
Em várias matérias publicadas pela grande imprensa e nos sites patrocinados pela SAAB que, afirma, oficialmente, que a hora/vôo do NG seria de US$ 4 mil. Cada vez que um executivo sueco fala isso, oficiais brasileiros, holandeses, indianos e noruegueses morrem de rir. A hora/vôo constatada sob condições rígidas de avaliação variam de US$ 8 mil (FAB, que não teve acesso ao custo operacional real da F414 especial para o NG) a US$ 10 mil (Holanda e Noruega).

Abraços

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 9:56 am
por Penguin
Pepê Rezende escreveu:Vc está certo... A Marina já anunciou publicamente que respeitará "os contratos externos" firmados pelo governo. O que falta ao MinDef é coragem para mostrar a papelada para acabar de vez com os lobbies. Hora-vôo do Gripen NG a US$ 3 mil, por exemplo (igual a um Super Tucano)... Foi a FAB que manda que rejeitou a proposta sueca, e fica a turma da SAAB mantendo a mentira de que foi o caça selecionado pela Aeronáutica. Não foi, mas o Congresso é sensível à opinião, mesmo quando é manipulada por gente que não conhece o assunto.

Abraços

Pepê
Santiago escreveu:Onde atua o poderoso lobby da Saab que paralisa o governo?! Faz meses que não sai uma único artigo sobre o F-X2 na grande imprensa. Aliás, os únicos que saem falam que a França está confiante, que espera logo um desfecho, etc. etc.
O grande público não tem a mínima idéia do que seja o F-X2.
No Congresso.
Santiago escreveu:Onde foi que saiu hora de vôo de US$ 3000?
[]s
Em várias matérias publicadas pela grande imprensa e nos sites patrocinados pela SAAB que, afirma, oficialmente, que a hora/vôo do NG seria de US$ 4 mil. Cada vez que um executivo sueco fala isso, oficiais brasileiros, holandeses, indianos e noruegueses morrem de rir. A hora/vôo constatada sob condições rígidas de avaliação variam de US$ 8 mil (FAB, que não teve acesso ao custo operacional real da F414 especial para o NG) a US$ 10 mil (Holanda e Noruega).

Abraços

Pepê
No congresso todos fazem. Todos patrocinaram viagens para congressistas. Todos contrataram ex-militares como consultores. Todos patrocinaram viagens para jornalistas. Todos contrataram assessores de comunicação, marketing e RP.

A Saab tem divulgado que o custo da hora de vôo Gripen na Suécia (versões A e C) é da ordem de US$ 3.000. O custo da hora de vôo do NG está estimada em US$ 5.000. Em um processo de avaliação profissional como o realizado pelo COPAC, é óbvio que não é com este tipo de afirmação que se trabalha. De nenhum fabricante. Os parâmetros analisados são outros e detalhados.

Você sabia que a Volvo é sócio de risco da GE no programa F414? E que a Volvo produz parte dessa turbina na Suécia?
Estranho que ela não tenha as informações básicas sobre algo do qual ela participa como sócio de risco (entra com recursos: tecnológicos, financeiros e lucra).
GE Aviation (GE), a business component of General Electric Company, and Volvo Aero Corporation have a long-term strategic relationship in connection with GE’s F414 engine. Volvo Aero is a risk and revenue sharing partner in the F414 program and manufactures a number of components for the engine.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... uage=en-gb
The F414 engine
We are a partner with GE in the F414 engine for the F/A-18E/F Super Hornet. The F414 has a thrust of 98.0 kN (22,000 lb) with afterburner and 67 kN (14,756 lb) without afterburner.

We produce the mid-frame, fan disc 1 and the compressor case assy. We have design responsibility for these parts regarding future sustaining engineering.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... /f414.aspx


[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 10:57 am
por marcelo l.
A pressão política não se faz apenas com artigos na grande imprensa, o "lobby" (no bom sentido) além disso necessita de uma presença constante no Congresso com informações para abastecer seus defensores e convencer os indecisos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 11:04 am
por Penguin
marcelo l. escreveu:A pressão política não se faz apenas com artigos na grande imprensa, o "lobby" (no bom sentido) além disso necessita de uma presença constante no Congresso com informações para abastecer seus defensores e convencer os indecisos.
Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 11:42 am
por Carlos Mathias
Você sabia que a Volvo é sócio de risco da GE no programa F414? E que a Volvo produz parte dessa turbina na Suécia?
Estranho que ela não tenha as informações básicas sobre algo do qual ela participa como sócio de risco (entra com recursos: tecnológicos, financeiros e lucra).
Prá você ver como eles não apitam em porra nenhuma mesmo, nem os custos lhes são permitidos saber ! :roll:
Veja que num processo como o FX-2, que pode representar a vida ou a morte do Gripen-NNGBRi a "VOLVO aero strategic partner and brother of GE aero engines, and beyond"; nem assim eles conseguiram uma informação trivial para fornecer à FAB.
Isso porque são parceiros estratégicos e blá, blá, blá !

Será que é por isso que se chama parceiro de RISCO ?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 11:49 am
por P44
soultrain escreveu:Desculpem, mas de fora parece-me:

MD:Ponham ai o que vocês precisam segundo a END.
MB: 2 PA's, 4LPD's, 18 fragatas 6 mil t, Helis, 48 caças para os Pa's, trozentos NaPa's etc, etc, etc..
MD: Boa, vamos assinar isso, além disso o Brasil precisa de uma 2 base e Frota, como é?
MB: Tamos nessa também, então acrescenta ai....

MD: E ai EB?
EB:Blindados de rodas, MBT, novo fuzil, mss, Artilharia, novo equipamento do soldado, etc, etc.
MD: Vamos assinar isso então.

MD: E ai FAB?
FAB: È nós não temos dinheiro, capacidade, sabe isto está mal, ó vida ó desgraça...
MD: Sei, mas não se preocupe com isso agora, o que precisam?
FAB: bom, se não for muito inconveniente e ficar baratinho, há um projecto da Embraer, o KC-390, uns 4 dá?
MD: Mas quantos precisam? Só de 4?
FAB: Precisar, precisar, a gente precisa de mais, mas sai caro né, olha a hora de voo comparada com o xavante!? 6 então?
MD: Pô, só 6????? Olha a END!!!
FAB: 8 então?....
MD:......???Ok, deixamos para depois, mais?
FAB: Não precisa se preocupar, o resto a gente tá bem!
MD: Mas não precisa de caça novo?????
FAB: É a gente já viu uns da Jordania, baratin.
MD: ???? Eu falei novo? Qual e quantos?
FAB: Novo, isso soa a caro, sabe como é a gente não pode gast...
MD:Para com isso, pô, nós vamos assegurar isso, quantos e quais?
FAB:Bom há um que parece a mistura do F-5 com o AMX,ainda está em projecto e leva pouco combustível, sabe como é na hora da conta... e o jp está uma nota preta...
MD: (murro na mesa e dentes a ranger) escreve aqui o que precisa porra, um numero alto.
FAB: Mas até pode ser bimotor (entre dentes)?
MD:RRRRRRRR
FAB: 12!
MD: Olha a END!!!
FAB: 36?!
MD: vocês acham que um país como o Brasil precisa de só 36 caças??????? No mínimo 200!!!
FAB: Mas isso não fica caro? Vamos ter de despedir algum Brigadeiro?
MD: RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, deixa para lá!!!!
FAB: Isso o F-5 ainda dá um caldo!
MD: ???????Assim não dá!!!!

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, não foi baseado em factos reais, a autor recorreu a figuras de estilo, como o exagero para provocar uma coisa chamada humor, em nada se pretendeu ofender ou beliscar ninguém.

[[]]'s

vai para as IMORTAIS :!: :!: :!: :!: :!: :!:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:34 pm
por AlbertoRJ
Santiago escreveu:
marcelo l. escreveu:A pressão política não se faz apenas com artigos na grande imprensa, o "lobby" (no bom sentido) além disso necessita de uma presença constante no Congresso com informações para abastecer seus defensores e convencer os indecisos.
Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.
Eu tenho a impressão que isso foi feito.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:40 pm
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu: Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.
Eu tenho a impressão que isso foi feito.
Então não há o que temer!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:44 pm
por Penguin
Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB
22 de julho de 2010
http://www.aereo.jor.br/

por Angela Pimenta*

Segundo interlocutores próximos do presidente Lula, ele anda desapontado com o governo do presidente francês Nicolas Sarkozy. E tal decepção pode vir a atrasar ainda mais o anúncio oficial, antes dado como certo, da compra dos caças franceses Rafale para a Aeronáutica.

Seriam três as razões para a decepção de Lula — duas de ordem diplomática e a terceira de ordem técnica.

A primeira seria a “traição” da França à política externa brasileira na votação a favor de sanções diplomáticas ao Irã no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Apenas o próprio Brasil e a Turquia votaram contra as sanções, no último mês de junho. Lula e o chanceler Celso Amorim esperavam que se não votasse contra as sanções, ao menos que a França se abstivesse e não votasse contra. Mas isso não ocorreu.

Já a segunda razão tem a ver com a falta de ajuda francesa para que o Brasil e o Mercosul consigam fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia. O maior obstáculo para o acordo tem sido a manutenção dos subsídios agrícolas europeus. E mais uma vez nesse quesito, a última rodada de negociação entre os dois blocos, feita em junho na Argentina, não resultou em avanço.

Note-se que durante os quase oito anos do governo Lula, o Brasil só fechou um acordo de livre comércio, com Israel, e ainda sim também no âmbito do Mercosul.

Finalmente, o terceiro motivo tem a ver com o alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS.

Como se sabe, na briga pela venda de caças ao Brasil, além do Rafale, fabricado pela Dassault, estão também o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F/A-18 Hornet, da Boeing. Trata-se de uma compra estimada em 5 bilhões de dólares.

De acordo com o Ministério da Defesa, depois de um relatório com mais de 30 000 páginas confeccionado no início do ano sobre os três aviões, o ministério ainda deverá entregar um parecer final ao presidente Lula.

O próximo passo seria Lula convocar o Conselho de Defesa Nacional para apreciar e opinar sobre o parecer da Defesa. Só então o presidente tomaria a decisão final. Trocando em miúdos, existe a chance que o anúncio seja feito apenas pelo sucessor (a) de Lula no Planalto.

E mesmo depois de tomada a decisão, começaria então uma nova fase de negociação com o vencedor da disputa, envolvendo a Força Aérea Brasileira e o Tesouro Nacional.

*Angela Pimenta é chefe da sucursal da EXAME em Brasília, revela os bastidores das decisões tomadas pelos Três Poderes e seu impacto na economia.

FONTE: Portal Exame

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:48 pm
por Penguin
http://3.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TEgSgXw3xFI/AAAAAAAAK84/sWHXg4bydro/s1600/20100721015-744599.jpg
The photograph shows Gripen India Campaign Director, Eddy de la Motte (2nd from left), Swedish Air Force Chief Gen Anders Silwer (3rd from left), Indian Minister of State for Defence Mr. M M Pallam Raju (4th from left), Brazilian Air Forces Chief Gen Juniti Saito (5th from left) and Secretary Defence Production Mr. R K Singh (6th from left) by the Gripen NG Demonstrator at Farnborough Air Show. Also seen is Air Marshal Sumit Mukarji, AOC-in-C, IAF Southern Air Command (7th from left).

http://livefist.blogspot.com/

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:51 pm
por Pepê Rezende
Santiago escreveu: No congresso todos fazem. Todos patrocinaram viagens para congressistas. Todos contrataram ex-militares como consultores. Todos patrocinaram viagens para jornalistas. Todos contrataram assessores de comunicação, marketing e RP.
Não no nível e na forma como a SAAB está atuando. Quanto a viagem para parlamentares, a Dassault limitou-se a convidar os presidentes das duas Casas do Congresso em 14 de Julho do ano passado. Comecei a trabalhar para o Senado em abril de 2009. Entre esse período e agosto, Boeing e SAAB patrocinaram quatro viagens de parlamentares. Houve, no mínimo, em 18 meses, mais de 18 visitas de representantes da Suécia no Senado. Atuam no sentido de derrubar o processo porque nele há irregularidades...
Santiago escreveu:A Saab tem divulgado que o custo da hora de vôo Gripen na Suécia (versões A e C) é da ordem de US$ 3.000. O custo da hora de vôo do NG está estimada em US$ 5.000. Em um processo de avaliação profissional como o realizado pelo COPAC, é óbvio que não é com este tipo de afirmação que se trabalha. De nenhum fabricante. Os parâmetros analisados são outros e detalhados.
Uai? Até aí morreu Neves...A COPAC encontrou um valor bem mais alto: US$ 8 mil. Não estou falando que a FAB aceita esses números absurdos. O que escrevi é que a GRANDE IMPRENSA e alguns FORISTAS o fazem.
Santiago escreveu:Você sabia que a Volvo é sócio de risco da GE no programa F414? E que a Volvo produz parte dessa turbina na Suécia?
Estranho que ela não tenha as informações básicas sobre algo do qual ela participa como sócio de risco (entra com recursos: tecnológicos, financeiros e lucra).
GE Aviation (GE), a business component of General Electric Company, and Volvo Aero Corporation have a long-term strategic relationship in connection with GE’s F414 engine. Volvo Aero is a risk and revenue sharing partner in the F414 program and manufactures a number of components for the engine.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... uage=en-gb
The F414 engine
We are a partner with GE in the F414 engine for the F/A-18E/F Super Hornet. The F414 has a thrust of 98.0 kN (22,000 lb) with afterburner and 67 kN (14,756 lb) without afterburner.

We produce the mid-frame, fan disc 1 and the compressor case assy. We have design responsibility for these parts regarding future sustaining engineering.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... /f414.aspx


[]s
Pois é, mesmo assim os suecos não souberam informar o custo operacional da F414G "porque o motor é propriedade intelectual da Marinha dos Estados Unidos que não liberou a informação". Está no relatório preliminar da COPAC, aquele vazado pela Folha de S. Paulo que não se deu ao trabalho de ler a prte referente a riscos...

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:56 pm
por Penguin
Com relação a F-414G:
02 Jul 2007
SAAB Selected GE F414G Engine for New Gripen Variant
SAAB selected a new variant of the General Electric F414 engine for its Gripen Aircraft Demonstrator Program. GE Aviation and Volvo Aero Corporation will be working collaboratively on the new F414G fighter engine.

Two F414 Engines are currently being delivered for flight-test and customer demonstration evaluations planned for 2008-2010.

The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.

The Demonstrator programme includes the development of a new test-flying platform, the Gripen Demo, which complements the successful Gripen C/D version currently being delivered to customers worldwide.
Source: Gripen International