Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4306 Mensagem por Túlio » Seg Set 21, 2020 9:10 am

Nem precisa muita imaginação para ver o quão intrinsecamente ERRADO seria ter que usar um heli para transportar um Bld SR Anf: se tem que levar, depois vai ter que trazer de volta, e é muita mas MUITA chance de dar josta e perder tudo.

Para mim o Chinook já dava e sobrava para o que fazemos e até para o que acredito que o EB gostaria de fazer, que é pegar um 155, botar no topo de uma montanha e sair tacando fumo na cambada de onde nunca esperariam levar. Como curiosidade, o que o Chinook pode fazer é uma das muitas capacidades que a Argentina já teve (e nós não) e não tem mais.
gabriel219 escreveu: Seg Set 21, 2020 7:18 am Talvez até o AV-VBL seja melhor pra missão, com proteção 14.5 mm API e podendo controlar 3-4 UCGV's.

Imagem
Aqui eu caí duro: o Guará com blindagem nível IV STANAG 4569? :shock: Se for NIJ até acredito, mas fica por aí, e no máximo. Aliás, nunca entendi por que não tentaram vender para as PMs como "caveirão", ainda mais nessa miraculosa versão STANAG que, aliás, seria melhor APC do que o próprio Guarani, porque a blindagem do citado no peso normal apenas em alguns pontos chega ao nível III e é caro pra burro! E muito mais pesado, a propósito...




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Re: Aviação do Exército

#4307 Mensagem por Penguin » Seg Set 21, 2020 11:40 am





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Aviação do Exército

#4308 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 21, 2020 9:58 pm

Um muito provável candidato a sucessor de Fennec/Pantera K2 na Avex. Se para ambos, ainda veremos.

HIL Programme
The H160M for the French Armed Forces

https://airbus-h.assetsadobe2.com/is/image/content/dam/events/visit/site-visit/CDPH-6782-015.jpg?wid=1920&fit=fit,1&qlt=85,0

https://www.airbus.com/helicopters/mili ... h160M.html

Opiniões?

abs




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Re: Aviação do Exército

#4309 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 21, 2020 10:09 pm

Um segundo, e muito forte, candidato da AirbusheLicopters para substituir os Fennec/Pantera K2.

H145M
https://airbus-h.assetsadobe2.com/is/image/content/dam/products-and-solutions/military-helicopters/h145m/H145-EXPH-1745-03.jpg?wid=1920&fit=fit,1&qlt=85,0

https://www.helibras.com.br/website/po/ ... 5M_35.html

E na minha opinião, o que melhor se encaixa como substituto de ambos os modelos para realizar as suas missões. E sim, ele é bem mais barato e acessível que o H160M acima.

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Re: Aviação do Exército

#4310 Mensagem por gabriel219 » Qua Set 23, 2020 4:21 am

Túlio escreveu: Seg Set 21, 2020 9:10 am
Nem precisa muita imaginação para ver o quão intrinsecamente ERRADO seria ter que usar um heli para transportar um Bld SR Anf: se tem que levar, depois vai ter que trazer de volta, e é muita mas MUITA chance de dar josta e perder tudo.
Esses blindados UGCV já estão sendo feitos para serem utilizados por tropas Aeromóveis e Aerotransportadas. EUA já testa esse tipo de operação com alguns UGCV's.

A intenção é equipar as tropas durante um assalto para tomada/estabelecimento de cabeça-de-ponte. Essas viaturas não serão removidas por helicópteros e sim durante a ligação com as tropas aliadas.

Não entendi porque tropas Aeromóveis só podem se retirar com helicópteros.




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Re: Aviação do Exército

#4311 Mensagem por Túlio » Qua Set 23, 2020 10:10 am

gabriel219 escreveu: Qua Set 23, 2020 4:21 am


Esses blindados UGCV já estão sendo feitos para serem utilizados por tropas Aeromóveis e Aerotransportadas. EUA já testa esse tipo de operação com alguns UGCV's.
Cupincha, vejas o que falei pouco antes: propunha criar uma 160º SOAR de pobre com os Pantera. e não foi por complexo de inferioridade mas porque é o que somos, não dá nem pra saída comparar nossas FFAA com as dos EUA, basta ver que continuamos a receber as sobras deles e não eles as nossas. Aliás, que fim levaram os M198?
gabriel219 escreveu: Qua Set 23, 2020 4:21 am A intenção é equipar as tropas durante um assalto para tomada/estabelecimento de cabeça-de-ponte. Essas viaturas não serão removidas por helicópteros e sim durante a ligação com as tropas aliadas.

Não entendi porque tropas Aeromóveis só podem se retirar com helicópteros.
Aqui pareces partir da premissa que cada assalto será uma vitória: e se não for, vão fazer ligação com quem? Market Garden provou que às vezes uma ponte fica mesmo longe demais... :wink: 8-]




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Re: Aviação do Exército

#4312 Mensagem por gabriel219 » Qua Set 23, 2020 4:34 pm

Túlio escreveu: Qua Set 23, 2020 10:10 am
gabriel219 escreveu: Qua Set 23, 2020 4:21 am


Esses blindados UGCV já estão sendo feitos para serem utilizados por tropas Aeromóveis e Aerotransportadas. EUA já testa esse tipo de operação com alguns UGCV's.
Cupincha, vejas o que falei pouco antes: propunha criar uma 160º SOAR de pobre com os Pantera. e não foi por complexo de inferioridade mas porque é o que somos, não dá nem pra saída comparar nossas FFAA com as dos EUA, basta ver que continuamos a receber as sobras deles e não eles as nossas. Aliás, que fim levaram os M198?
gabriel219 escreveu: Qua Set 23, 2020 4:21 am A intenção é equipar as tropas durante um assalto para tomada/estabelecimento de cabeça-de-ponte. Essas viaturas não serão removidas por helicópteros e sim durante a ligação com as tropas aliadas.

Não entendi porque tropas Aeromóveis só podem se retirar com helicópteros.
Aqui pareces partir da premissa que cada assalto será uma vitória: e se não for, vão fazer ligação com quem? Market Garden provou que às vezes uma ponte fica mesmo longe demais... :wink: 8-]
Não é por comparação, aliás EUA não é o único a testar UGCV's para combate em tropas leves, incluindo Aeromóveis e Aerotransportadas.

Eu não falei em premissa alguma que "cada assalto é uma vitória" e a Market Garden estava repleta de erros, como quando subestimaram a capacidade da tropa Alemã estacionada pouco antes das unidades de salto.

Aqui o exemplo é algo totalmente diferente.




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Re: Aviação do Exército

#4313 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 29, 2020 12:30 pm

Turquia apresenta o novo helicóptero de ataque doméstico T629

https://topwar.ru/uploads/posts/2020-06/1591433666_ffd63edde000df548d3f214c570d77b2.jpg

https://www.noticiafinal.com.br/2020/06 ... -novo.html

E os turcos não param de inventar novas coisas. Agora um "baby ATAK 2" está saindo do forno. Ou para quem quiser, um T129 bombadão.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4314 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 29, 2020 12:43 pm

Turkey to Develop New T629 Gunship

https://www.defenseworld.net/news/25732 ... 3NGn2hKjIU

O quanto isso poderia ser interessante para nós?

Um modelo de ataque baseado no T625 conjugado com o de transporte seria algo difícil de não reconhecer em termos de suporte e logística comum, além de maior previsibilidade de custos.
Para a MB que ainda está sem ter resolvido o seu problema do programa UHP poderia ser uma solução interessante, assim como para a Avex, no futuro quando chegar a hora de substituir os Pantera K2 e o introduzir um vetor de ataque original na força terrestre.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4315 Mensagem por Túlio » Qui Out 01, 2020 12:07 pm

Com o que está aparecendo de filme sobre o Ajerbaijão e Armênia, aposto que tá o maior frisson na cúpula do EB, os termos mais ouvidos devem ser DRONE, PGM e DECOY. Eu não ficaria nem um pouco surpreso se prioridades fossem mudadas, pois não se luta contra a Realidade:




EDIT - E dizer que isso lhes estava sendo oferecido lá em 2013 e nem quiseram saber:

Imagem

Cabia aqui:

Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4316 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 01, 2020 1:46 pm

Vou te contar. Se levarmos em consideração que as prioridades do exército são GLO, ACISO e MMI, não me surpreende que ele tenha recusado falar sobre Drones naqueles tempos, e mesmo agora, a conversa ainda é praticamente incipiente.
Até a nossa vizinhança tem mais experiência com estes vetores do que nós.
Outro dia desses, diz-se, a FAB ameaçou derrubar os Heron do DPF. E agora vai operá-los "conjuntamente" com eles.
Por aí a gente tira o tipo de mentalidade que reina por aqui.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4317 Mensagem por Túlio » Qui Out 01, 2020 2:22 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 01, 2020 1:46 pm Vou te contar. Se levarmos em consideração que as prioridades do exército são GLO, ACISO e MMI, não me surpreende que ele tenha recusado falar sobre Drones naqueles tempos, e mesmo agora, a conversa ainda é praticamente incipiente.
Até a nossa vizinhança tem mais experiência com estes vetores do que nós.
Outro dia desses, diz-se, a FAB ameaçou derrubar os Heron do DPF. E agora vai operá-los "conjuntamente" com eles.
Por aí a gente tira o tipo de mentalidade que reina por aqui.

abs
Mesmo nesses três casos (GLO, ACISO e Missões de Misericórdia) os drones que mostrei (também três) fariam toda a diferença do mundo, eis que TODOS podiam - já naquele tempo :shock: - usar FLIR e até sniffer, além de imageamento e mapeamento contínuo em tempo real usando GPS com tecnologia RTK (repito, NAQUELE TEMPO, mil anos atrás), o menor podendo procurar vítimas em lugar onde nem cachorro entra. Aliás, eram todos ELÉTRICOS, ou seja, silenciosos como o caramba, não aquele barulhão que fazem os que estamos vendo lá no cu do mundo.

Mas não culpo o EB, nem a "mídia especializada em Defesa" quis publicar (exceção das tentativas do Mestre Paulão, que bem que tentou mas eu estava meio NA PINGA e deu Ego Trip ni mim, não foi culpa do meu cupincha, que aliás é ESPECIALISTA com todas as letras maiúsculas), não faltou quem insinuasse que eu estava pegando dinheiro do hôme da foto, CEO da Skydrones até hoje (Eng Ulm Bogdawa).




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Re: Aviação do Exército

#4318 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 01, 2020 3:23 pm

São tantas as necessidades e hiatos a serem cobertos que realmente fica muito difícil tentar elencar quem deve ser mais prioridade que o outro. Mas mesmo assim, me pergunto porque quando o mundo inteiro estava migrando em massa para o uso de tecnologias em drones, aqui nós estávamos fazendo cara de paisagem.

Em tempo, o EB até hoje ainda faz experimentação doutrinária com os VANT cat 0 da Santos Lab. E isso já faz uns 10 anos, acho. E não saímos disso. O projeto de modernização da artilharia prevê há tempos a inserção de bia busca de alvos e recon com VANT dois tipos pelo menos. Mas não conseguimos sequer modernizar os obuseiros...

A FAB foi a primeira a investir neste setor, mas parece quis tudo para si e não dividiu conhecimento e expertise com ninguém. No MD não existem projetos ou programas para VANT comuns as forças na prática. Na verdade estamos no cada um por si de sempre.

O pessoal da Avex deve estar alvoroçado a esta altura vendo estes vídeos. E me permito dizer que os colegas deles das 5 armas, quadros e serviços mais ainda.

Agora, com tantas empresas oferecendo mundo afora modelos a rodo no mercado, nós bem que poderíamos estar em uma situação menos precária neste campo. Para nossa sorte ainda existem empresas nacionais que insistem em projetar e vender VANTs de várias categorias, que cobrem quase a totalidade de nossas demandas. Mas não fazemos nada de efetivo para catalisar essa capacidade.

Eu tenho aqui comigo que o investimento massivo em VANT pode nos oportunizar sermos elevados a um outro nível de guerra, e tirar-nos da mentalidade GM II, e tudo isso por um custo muito mais barato do que os atuais programas que temos, ainda que também necessários. Aliás, eu fico pensando que soluções simples e baratas em VANT aqui mesmo no Brasil existem e estão disponíveis a qualquer um que queira realizar o investimento, seja para uso civil ou militar.

Mas já te passou pela cabeça que não temos sequer um manual para VANT no exército? Eu não conheço.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4319 Mensagem por Túlio » Qui Out 01, 2020 3:41 pm

Caro @FCarvalho, como eu lembro do Santos Lab, era eu falar na Skydrones e me vinham com isso: não sei hoje, mas na época eram drones ENORMES e pesados, com motor de aeromodelo (logo, motor a explosão, barulhento como o inferno) para levar a mesmíssima carga útil dos que mostrei, e que usavam antigas baterias LiPo, imagines com as de HOJE!

Mas sei lá, vai que evoluíram; a SD hoje é uma empresa que realiza trabalhos de aerofotogrametria & quetales com drones importados, tendo com o principal cliente o Agribusiness. Da última vez que charlei com o Eng Ulm, ele estava faceiro da vida, maior faturamento e necas de se estressar com o dia de amanhã, porque as FFAA estão sempre sob risco de contingenciamentos, já o outro setor citado não pára NUNCA!




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Re: Aviação do Exército

#4320 Mensagem por Fábio Machado » Qui Out 01, 2020 6:22 pm

Hoje a nossa maior esperança nesse setor está aqui.
Imagem

É um crime que as FAs não priorize o desenvolvimento desse tipo de tecnologia.




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