TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43006 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 21, 2010 6:01 pm

Oziris escreveu:Senhor, obrigado por existir ha Marinha do Brasil.
Se depender da FAB e do EB estaríamos lascado.
F-35 para MB e F-5 FAB!

[]'S
Vem cá... esse F-35 para MB quer dizer o quê????




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43007 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Jul 21, 2010 6:04 pm

cb_lima escreveu:Olha,

Infelizmente fiquei aqui refletindo sobre o assunto e o "histórico" das aeronaves da FAB...

Metero do Algodão... usamos para ataque ao solo quando não podíamos já que esse eram bem "caça" mesmo...
TF-33 e F80 na época em que os nossos vizinhos tinham F-86 Sabre
Xavante (por um tempo foi "caça") enquanto misseis ar-ar já apareciam pela Am. do Sul
Mirage III que só disparou missil 530 mais uma década!!!!! depois da Malvinas
F-5E que veio com Aim 9B enquanto o pessoal vizinho operava missil israelense a algum tempo
Am-X que nunca realmene utilizou todo o seu "potencial" por problemas de nascença e por ter sido colocado ao relento por conta das verbas (ou a falta delas)

...

Daí o novo século se inicia...

F-5EM que apesar dos problemas iniciais com o Software versão 1/2/3/4/5 saiu pelo visto uma aeronave até que rasoável
M2k que sim, é um bom interceptador, mas o Peru tem desde 1989 eu acho... (só chegou uns 13 anos atrasado)...
AM-X M que pode ser que finalmente esse venha a fazer finalmente juz aos planos de 1979!!! (30 anos atrás)...

Finalmente (pelo visto) teremos o nosso primeiro missil ar-terra (MAR-1) isso depois até da Venezuela ter desativado o seu esquadrão anti-navio que operava com os M5 e Exocet... agora... eles estão em outros patamares... sem comentários...

Recebemos... F-5 que a Jordânia vendeu para comprar F-16 MLU Holandes (olha o nível!!!) estamos caminhando...

Sei lá... não justifica... mas explica muita coisa... infelizmente :( .

No meio disso já li em alguns lugares gente comemorando o "suposto" fim do F-X... caramba!

Eu queria... e sempre achei que o Brasil deveria ter uma FAB bem melhor... e não é de hoje... mas sei lá.

O que o Brasil quer ser quando crescer mesmo?

Espero muito estar errado, mas...

[]s
CB_Lima
Mantemos a tradição. Vamos receber aviões de 4ª geração no mesmo momento em que começam as entregas dos F-35! Viva a obsolescência.

Soube que a França colocou na mesa um projeto franco-brasileiro de 5ª geração. Vai chegar tarde ao mercado, mas...

Pepê




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43008 Mensagem por Penguin » Qua Jul 21, 2010 6:25 pm

Pepê Rezende escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,
Creio que a reportagem da Aviation Week não está muito fiel quanto aos pronunciamentos sobre o F-X:
O Brig Saito disse inicialmente, em português, que "creio que o anúncio será feito logo após as eleições". Posteriormente, confirmou novamente que o momento não é oportuno por causa do valor e das eleições e que crê que o anúncio seja feito após as eleições.
Na tradução para o inglês, feita pelo Pres. da Embraer (Frederico Curado), este aumentou levemente o conteúdo e disse que seria também para compartilhar (a decisão?) com o presidente eleito ("share").
O artigo informa que a decisão seria deixada ("handed") para o próximo presidente. Na verdade, o Brig Saito não citou o próximo presidente.
Quem quiser conferir, o vídeo está em três partes:

- no site do Plano Brasil: http://pbrasil.wordpress.com/
- no YouTube:

Abraços,

Justin
Vc está certo... A Marina já anunciou publicamente que respeitará "os contratos externos" firmados pelo governo. O que falta ao MinDef é coragem para mostrar a papelada para acabar de vez com os lobbies. Hora-vôo do Gripen NG a US$ 3 mil, por exemplo (igual a um Super Tucano)... Foi a FAB que manda que rejeitou a proposta sueca, e fica a turma da SAAB mantendo a mentira de que foi o caça selecionado pela Aeronáutica. Não foi, mas o Congresso é sensível à opinião, mesmo quando é manipulada por gente que não conhece o assunto.

Abraços

Pepê
Onde atua o poderoso lobby da Saab que paralisa o governo?! Faz meses que não sai uma único artigo sobre o F-X2 na grande imprensa. Aliás, os únicos que saem falam que a França está confiante, que espera logo um desfecho, etc. etc.
O grande público não tem a mínima idéia do que seja o F-X2.

Onde foi que saiu hora de vôo de US$ 3000?

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 21, 2010 6:39 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43009 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 21, 2010 6:26 pm

Em primeiro lugar, quero pedir desculpas aos amigos pelos meus posts "negativos", mas honestamente são só uma constatação dos fatos ao nosso redor e uma olhada no passado de uma maneira até diria "seca", mas ainda assim foi o que ocorreu :( ...

Eu sempre digo em especial quando estou "negativo" que eu espero estar errado... espero mesmo... porque eu sei que nesses casos eu estando errado significa que muita coisa mudou para melhor e saimos dessa pasmaceira que vemos ...

Honestamente... a FAB pelo visto bota toda a confiança nos seus F-5... a notar pelo histórico (Off-set e tals) e mesmo as aquisições seguintes "ameaçando" inclusive em ir de "made in China" anos atrás... para conseguir mais F-5 e as recentes tentativas de comprar mais F-5 nos quatro cantos do mundo.

O mesmo pode se dizer das operações com o F-5 que na minha limitada visão são de fato a aeronave de combate que a FAB investiu tempo suor e lágrimas para operar mesmo e com o melhor de capacidade possível.

Sem querer desmerecer as outras, pois até acho que em tempos atuais o Am-X pelo visto verá a luz do dia e os S. Tucanos acho que também são operados com o que tem direito...

Adoraria ver a FAB sair do legado do F-5 e ir para um outro patamar... e é triste ver esses mais de 10 anos de investimento em uma escolha que pode novamente dar em nada...

E viva o F-5M, mas as minhas críticas são acima de tudo porque acho que tinhamos condições de estar "melhor na fita" ...

Meus 2 cents :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43010 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 7:09 pm

Que eu seja penurado num poste por blasfemar sobre o FX, mas... :?

Se bem que eu msmo disse que era preciso esperar confirmação, né? :mrgreen:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8662
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43011 Mensagem por prp » Qua Jul 21, 2010 7:14 pm

Gente, só acaba quando termina. :D




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43012 Mensagem por orestespf » Qua Jul 21, 2010 7:47 pm

É é... Já estão colocando palavras no nobilíssimo National Kid; isto é de uma irresponsabilidade sem igual. Lamentável tudo isso... :evil: :evil: :evil:

Vou tentar ajudar no entendimento do que deve estar ocorrendo (o "caminho da Luz"), pelo menos é o exercício que estou fazendo. Tal procedimento é conhecimento como exercício do pilar do meio (SIC):

1) Coloque-se no lugar de cada autoridade competente e que está envolvida no processo do FX-2;

2) Analise a conjectura e o momento político atual;

3) Coloque-se no lugar daquele que tem cerca de 80% de aceitação popular e analise as consequências de um apoio político infeliz ao seu candidato a sucessão;]

4) Tenha em mente que seu candidato é tão "carismático" quanto os candidatos da oposição;

5) Perceba que a oposição se respalda no setor empresarial e que deseja "reaver" as conquistas de oitos anos atrás. Seria o momento adequado para questionamentos do setor "produtivo"?

6) Analise o espaço-tempo e perceba que é melhor garantir a sucessão, e consequentemente o próprio desenrolar do FX-2, do que perder as duas coisas;

7) Pense que as consequências das disputas não impedem que as decisões soberanas e inequívocas sejam tomadas, até mesmo no final de uma gestão.

Sim, você encontrou a Luz!!!

Tá certo, os sete passos não permite que se saia do Reino, menos ainda que a Luz seja alcançada de forma real, mas certamente permitirá que se compreenda a simples e complexa tomada de decisão durante uma dura disputa presidencial.

Lembre-se também que o processo do FX-2 atinge seu limite cronológico de 2 anos no final desta gestão. Lembre-se que tudo isso é caríssimo, tanto pra nós quanto para os concorrentes, e que já estamos na segunda "tentativa", de modo que não pegaria bem, no cenário internacional, optarmos para a "terceira via" (FX-3); seria a desmoralização por completo da imagem deste governo e mais ainda da própria FAB. Assim sendo, não há espaço para acontecer o que ocorreu na gestão passada, onde havia enorme desgaste público (elevado índice de rejeição popular, baixíssimo índice de aceitação); existe gordura de sobra para tomar-se tal decisão mesmo que seja na retinha final, com ou sem garantias da sucessão.

Se ainda não me fiz claro: o que está em jogo não é o FX-2, mas a garantia de que a sucessão não seja tumultuada e contagiada pelo baixo nível da disputa no FX-2. Apressado come cru!!! Ou ainda: Inês é morta!!!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43013 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 21, 2010 7:58 pm

[012]

Eu vi a luz... :lol: 8-]

Mestre [100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43014 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 8:33 pm

Então segue o barco, mesmo rumo e seguimento. :wink: 8-]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43015 Mensagem por orestespf » Qua Jul 21, 2010 8:34 pm

cb_lima escreveu:[012]

Eu vi a luz... :lol: 8-]

Mestre [100] [009]

[]s
CB_Lima
:lol: :lol: :lol: :lol:

Pows, só acendi a lamparina, meu!!! :lol: :lol: :lol:

:wink: :wink:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43016 Mensagem por orestespf » Qua Jul 21, 2010 8:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Então segue o barco, mesmo rumo e seguimento. :wink: 8-]
Abusei do trocadilho (sublinhado). 8-] 8-]

É por aí mesmo, seguir o "barco" (MB???). :twisted: :twisted:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43017 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 8:43 pm

Não tinha pensado neste sentido, mas é uma possibilidade. :)

Tinha escrito no sentido de que o barco é o processo FX-2 como um todo, que segue no mesmo rumo e velocidade/potência.

Mas seguir a MB?
Olha, não sei, mas acho que podem ser duas realidades bem distintas.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43018 Mensagem por Booz » Qua Jul 21, 2010 8:47 pm

Enquanto isto, o ministro da defesa francês, completamente calmo e tranqüilo diante da certa e sólida promessa da compra dos Rafales pelo Brasil, disse aguardar o desfecho com absoluta serenidade e equilíbrio.

Imagem




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43019 Mensagem por orestespf » Qua Jul 21, 2010 8:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Não tinha pensado neste sentido, mas é uma possibilidade. :)

Tinha escrito no sentido de que o barco é o processo FX-2 como um todo, que segue no mesmo rumo e velocidade/potência.

Mas seguir a MB?
Olha, não sei, mas acho que podem ser duas realidades bem distintas.
Entendi a sua intenção de primeira, Carlos, mas não iria deixar estas "entrelinhas" (muito entre-aspas) passar batido!!! :mrgreen: :mrgreen:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43020 Mensagem por orestespf » Qua Jul 21, 2010 8:51 pm

jp escreveu:Enquanto isto, o ministro da defesa francês, completamente calmo e tranqüilo diante da certa e sólida promessa da compra dos Rafales pelo Brasil, disse aguardar o desfecho com absoluta serenidade e equilíbrio.

Imagem
Pai do Céu!!! :shock: :shock: :shock: :shock:


Crowley explica??? :? :? :?




Responder