TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42886 Mensagem por marcelo l. » Dom Jul 18, 2010 8:58 pm

Acredito que como a maioria já tem posição, usaram as calculadoras e conhecimento.

Do que aprendi aqui se for para comprar um caça de prateleira barato que se vá de F-16 qualquer versão...se for para escolher um caça de ponta que seja um...do que sobrou do short-list ou é F-18 ou é Rafale...gripen é piada, a off-set é muito pior em termos industriais/agricolas que a proposta russa só para comparar...diplomaticamente é zero. Tecnologicamente acrescenta o quê?

Industrialmente a proposta do F-18 da de 10 a zero no gripen. Rafale pelo menos o governo da França deve investir no projeto até 2040, ou seja, terá que incorporar tecnologia 5 geração.

Querer montar um novo amx como se isso fosse salvar a indústria aeronática brasileira, já que o gripen pode ser um projeto que em tese poderia ser repassado para toda indústria afinal foram cortados na época do relatório da COPAC 5000 empregos. No fundo é um bolsa-familia sem a menor sustentabilidade, já que os valores e público atingido é muito restrito.

Chega de subsídios a fundo perdido, sem menor pensamento em uma política industrial global. NJ tem que enviar ou F-18 ou Rafale, chega de elefante branco nesse país...esse é o meu pensamento! Mas, por mim enterrava e comprava F-16 mesmo...com a economia entrava no Tejas com os Indianos e de quebra no PAK-FA.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18203
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42887 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 18, 2010 8:59 pm

Santiago escreveu:@ Prick

Então vc está confirmando que o Presidente não bate o martelo do F-X2 para que o tema não seja debatido em período eleitoral. O que faz sentido.

Mas, se o governo sabia que haviam fortes lobbies de todas as partes, por que ele facilitou a vida dos lobistas anunciado abertamente uma preferência, como o ocorrido em 7/10, sem estar devidamente embasado para imediatamente anunciar o vencedor? Sem isso apenas iria desencadear fortes reações das empresas preteridas e de seus lobbies. Essas empresas vivem em guerra comercial.

Se todos já anteviam a atuação ferrenha de lobbies, por que não se apressou a tomada de decisão? A urgência da necessidade de reequipamento da FAB sempre foi de conhecimento público.

E por que o MD demorou tanto para preparar o seu relatório final eentregá-lo ao Presidente?
Santiago que há males que vem para o bem...

A precipitacão do Presidente em 7 de setembro abriu a possibilidade dos concorrentes em melhorar ainda mais as propostas.
Entretanto, a GIE Rafale apenas diminuiu o valor em cerca de 1% na proposta de outubro (a BAFO da BAFO). E só.

Fez tanto o Presidente do Brasil e da Franca passarem constrangimento, ainda mais pelo fato deles terem anunciado em público em setembro.

Pois bem, o relatório, já entregue ao Ministério da Defesa em janeiro, juntamente com a promessa de Sarkosy, serviu de intrumento de pressão dos 2 Governos para o ajuste do consórcio francês, resultando numa proposta bem melhor. A negociacão ocorreu em fevereiro/2010. É esse o mês chave para o FX2.
A demora foi justamente quanto a confeccão, ajuste, clarificacão e detalhamento dessa nova proposta francesa. Acho que se os 2 presidentes (principalmente o presidente francês) não tivessem ido a público em setembro, a pressão sobre o consórcio poderia ter sido menor, e consequentemente, menos vantajosa a nós.

Abracos




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42888 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Jul 18, 2010 9:03 pm

Muito coerente. :wink:




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42889 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 18, 2010 9:07 pm

joao fernando escreveu:Bem, um lote de Gripen C/D pra agora,e entregas futuras de Gripen NG. Com o lote atual,resolvia os F5 caqueticos que estão no limite de horas de voo, e essas celulas de F5-Br virariam treinadores, com capacidade de ataque.

Nesse momento, de cancelamento de mais um FX, qualquer coisa aceito de bom grado.
Só existem células do modelo A/B. Para transformá-las em C/D é necessário descartar a fuselagem inteira e fabricar uma nova, ao custo de US$ 35 milhas... É esse o maravilhoso e flexível caça que vcs defendem...

Pepê




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42890 Mensagem por Penguin » Dom Jul 18, 2010 9:18 pm

Pepê Rezende escreveu:
joao fernando escreveu:Bem, um lote de Gripen C/D pra agora,e entregas futuras de Gripen NG. Com o lote atual,resolvia os F5 caqueticos que estão no limite de horas de voo, e essas celulas de F5-Br virariam treinadores, com capacidade de ataque.

Nesse momento, de cancelamento de mais um FX, qualquer coisa aceito de bom grado.
Só existem células do modelo A/B. Para transformá-las em C/D é necessário descartar a fuselagem inteira e fabricar uma nova, ao custo de US$ 35 milhas... É esse o maravilhoso e flexível caça que vcs defendem...

Pepê
Para que trocar a fuselagem inteira se a turbina e o radar são os mesmos?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42891 Mensagem por Bender » Dom Jul 18, 2010 9:19 pm

Sr. hélio
Bender
Infelizmente o que escrevi é pertinente ao tema FX2.
Reclama-se aqui se é divulgado que a industria francesa tem a cara de pau de pagar viagem de parlamentares para persuadi-los sobre a qualidade de seu produto. Reclama-se se é divulgado pela imprensa que o NJ foi jantar na Dassault.
Por quer reclamam? É chato divulgar a verdade?
Não é a toa Bender que o programa de governo do PT (que teve como mentor intelectual o Rasputim do PT Sr José Dirceu) previa uma censura a imprensa. Quem será que divulgou este golpe? Os azuis, os pig é claro, imagine se uma imprensa limpa e imparcial iria divulgar uma coisa destas não é mesmo Sr Bender?
Depois a Dilma diz que assinou sem ler. Puxa, que será deste país aonde o dirigente assina tudo sem ler acreditando em tudo que seus dignissimos assessores mandarem assinar.

Abraço
Hélio
Não Bender, por incrivel que pareça, o meu candidato é a Marina, entretanto se der no segundo turno uma disputa entre Serra e Marina, pode ter certeza que não votarei na Dilma.
Infelizmente,para mim o que você escreveu não tem nada à ver com FX,e tenho a lamentar que voce continue a politizar o tópico.

Mas vamos lá,ver onde acaba isso.

Para mim a questão primordial colocada aqui,e o fato de eu ter me manifestado hoje, é a calunia contra um ministro de Estado que está a frente do programa FX2,se o assunto fosse viagens patrocinadas por disputantes,nem parlamentares,nem jornalistas poderiam opinar sobre nada com isenção sobre o FX2 e sobre as empresa disputantes.

Que eu saiba o Ministro viaja sempre por sua conta ou do governo brasileiro e tem o direito de almoçar,jantar e ceiar e se reunir com todos os participantes do FX2 seja da Boeing,Saab ou Dassault,ou quem quer que seja,isso sim,seria simplesmente divulgar a verdade.Mas se servir deste fato para ilações maliciosas e caluniosas de que ele conspira em negócios escusos em jantares não,você crê em que verdade?Já que se bate pela divulgação livre da mesma?A primeira ou a segunda?O ministro é pessoa honrada e devia ser respeitado pela sua biografia,ao contrário de muitos jornalistas por ai, que nem biografia tem.

O governo FHC quase fez ruir as FAs e sua unidade,promovendo o sucateamento dos equipamentos e dos salários,inclusive dando aumentos de proventos diferenciados para acalmar e agradar o generalato em detrimento da igualdade nas posições menos favorecidas na hierarquia militar,criando a cizânia entre pares.

Críticos do governo, deveriam bater na boca antes de falar de censura no governo do presidente Lula, e quando o assunto é a preocupação com a Defesa,e com a apuração de desmandos via CPIs,neste governo todas as CPIs foram feitas e apuradas,e a imprensa teve toda liberdade de investigar,denunciar e noticiar.No governo FHC o destino das CPIs era o armário com a anuência da imprensa livre e “apartidária”,com suas páginas recheadas de anúncios das empresas do governo,quem censurou mais?Quem escondeu mais a sujeira debaixo do tapete?Há,sr. hélio, o destino das forças armadas no governo FHC,era a extinção.

Sua candidata é a dna. Marina?È incrível mesmo,e não precisa se preocupar em deixar isto tão claro.Tem tudo a ver com o FX isto aqui também,meu off topico termina aqui.

Grande abraço!

Sds.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42892 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 18, 2010 9:25 pm

Marino escreveu:Kirk, vc deseja que todos os passos de uma visita, ou de uma negociação, sejam explicitados em uma agenda.
Imagino que vc gostaria que até os momentos de ida ao banheiro lá estivessem.
Não é assim que funciona.
Se vc acha que houve má fé, crime, ou algo parececido, denuncie!
Faça a sua parte: denuncie ao orgão competente!
kirk escreveu:Certamente não precisa relatar "idas ao banheiro" ... porém esquecer de relatar uma visita ao Chateau Dassault, propriedade da família que controla o fabricante do caça Rafale ... no meio de uma concorrência ... deixa pra lá !

Sds
kirk
Ele também realizou visitas e jantou com os CEO da SAAB e do Grupo Investor que controla a empresa sueca. Ou seja, houve favorecimento ou mera cortesia? Também almoçou com a turma da Boeing...

Vamos ser sérios!

Pepê




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42893 Mensagem por soultrain » Dom Jul 18, 2010 10:07 pm

Pois é Pepê,

Estranho é que algumas pessoas, escolham publicar só um lado... Isso é que é seriedade? Por lama em cima, só porque interesses financeiros pessoais estão em jogo é sério?

Viva o lobby da lama!!!!!!

Enfim...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42894 Mensagem por helio » Dom Jul 18, 2010 10:30 pm

Bender escreveu:Sr. hélio
Bender
Infelizmente o que escrevi é pertinente ao tema FX2.
Reclama-se aqui se é divulgado que a industria francesa tem a cara de pau de pagar viagem de parlamentares para persuadi-los sobre a qualidade de seu produto. Reclama-se se é divulgado pela imprensa que o NJ foi jantar na Dassault.
Por quer reclamam? É chato divulgar a verdade?
Não é a toa Bender que o programa de governo do PT (que teve como mentor intelectual o Rasputim do PT Sr José Dirceu) previa uma censura a imprensa. Quem será que divulgou este golpe? Os azuis, os pig é claro, imagine se uma imprensa limpa e imparcial iria divulgar uma coisa destas não é mesmo Sr Bender?
Depois a Dilma diz que assinou sem ler. Puxa, que será deste país aonde o dirigente assina tudo sem ler acreditando em tudo que seus dignissimos assessores mandarem assinar.

Abraço
Hélio
Não Bender, por incrivel que pareça, o meu candidato é a Marina, entretanto se der no segundo turno uma disputa entre Serra e Marina, pode ter certeza que não votarei na Dilma.
Infelizmente,para mim o que você escreveu não tem nada à ver com FX,e tenho a lamentar que voce continue a politizar o tópico.

Mas vamos lá,ver onde acaba isso.

Para mim a questão primordial colocada aqui,e o fato de eu ter me manifestado hoje, é a calunia contra um ministro de Estado que está a frente do programa FX2,se o assunto fosse viagens patrocinadas por disputantes,nem parlamentares,nem jornalistas poderiam opinar sobre nada com isenção sobre o FX2 e sobre as empresa disputantes.

Que eu saiba o Ministro viaja sempre por sua conta ou do governo brasileiro e tem o direito de almoçar,jantar e ceiar e se reunir com todos os participantes do FX2 seja da Boeing,Saab ou Dassault,ou quem quer que seja,isso sim,seria simplesmente divulgar a verdade.Mas se servir deste fato para ilações maliciosas e caluniosas de que ele conspira em negócios escusos em jantares não,você crê em que verdade?Já que se bate pela divulgação livre da mesma?A primeira ou a segunda?O ministro é pessoa honrada e devia ser respeitado pela sua biografia,ao contrário de muitos jornalistas por ai, que nem biografia tem.

O governo FHC quase fez ruir as FAs e sua unidade,promovendo o sucateamento dos equipamentos e dos salários,inclusive dando aumentos de proventos diferenciados para acalmar e agradar o generalato em detrimento da igualdade nas posições menos favorecidas na hierarquia militar,criando a cizânia entre pares.

Críticos do governo, deveriam bater na boca antes de falar de censura no governo do presidente Lula, e quando o assunto é a preocupação com a Defesa,e com a apuração de desmandos via CPIs,neste governo todas as CPIs foram feitas e apuradas,e a imprensa teve toda liberdade de investigar,denunciar e noticiar.No governo FHC o destino das CPIs era o armário com a anuência da imprensa livre e “apartidária”,com suas páginas recheadas de anúncios das empresas do governo,quem censurou mais?Quem escondeu mais a sujeira debaixo do tapete?Há,sr. hélio, o destino das forças armadas no governo FHC,era a extinção.

Sua candidata é a dna. Marina?È incrível mesmo,e não precisa se preocupar em deixar isto tão claro.Tem tudo a ver com o FX isto aqui também,meu off topico termina aqui.

Grande abraço!

Sds.
Vamos pór partes na sua resposta:
Primeiro: O Ministro da Defesa quando vai jantar na casa de um dos competidores, e em plenas férias não há lei que proiba, entretanto sr Bender existe uma coisa chamada ÉTICA. A partir do momento em que pega um avião pago pelo governo frances dentro da França para um jantar, não é de bom tom aceitar um convite destes. Basta ver que a ala esquerda deste forum ficou emputecida com a publicação da noticia, não pelo fato mas sim qunado a imprensa descobriu o jantar.
Segundo: Que fique bem claro, eu pergunto, em que momento quis comparar o atual governo com o governo anterior FHC? Em que momento disse que o atual é pior em matéria de Defesa que o anterior?
Estou afirmando que o atual, ao contrario das loas que voce faz ao atual governo, saiba que não tenho que bater na boca antes de criticar, pelo contrario tenho a obrigação moral de criticar o péssimo governo, que não teve a coragem de regulamentar as diretrizes do END, de regulamentar o tão propalado neste forum a garantia de verbas para as FA, pelo contrario, continua o mesmo contingenciamento de verbas, se no governo FHC os militares faziam meio periodo às sextas-feiras para economizar o rancho, no atual superou em mediocridade, pois foi implantado meio periodo também as segundas-feiras.
O tão anunciado começo da fabricação da pré serie do VBTP-MR foi quase cancelado, não fosse a pressão da IVECO em desistir de tudo, pois enchiam o peito e falavam que ia sair mas grana que é bom necas!
Se vc pensa que para o FX vai ser diferente, infelizmente não vai, e vai ser pior ainda para operacionalizar o vetor. Por que vc acha que faço tanta questão para o modelo de menor custo operacional? Pergunto cadê a verba para toda esta enxurrada de compras? Por que o governo demora tanto para anunciar o contrato com os franceses? Cadê a grana de um país que a cada mes bate recordes de arrecadação?
Voce deve estar feliz pois é muito provável que seja um funcionario publico, com estabilidade e aposentadoria integral. Eu ralo todo dia ,pago mais impostos a cada anos e vejo ainda o suado dinheiro sumir na mão do governo federal.
Como vê Sr Bender isto tem muito a ver com o FX2, com toda a sua megalomania e polemica.

Hélio




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42895 Mensagem por faterra » Dom Jul 18, 2010 10:46 pm

Muito simples. A turma que é contra este processo do FX-2, que está tentando desesperadamente melá-lo e até derrubar ministros de estados arrolando "fatos" achados por aí, que juntem as provas e entreguem para o MP e/ou a PF.
Tenho comigo que estamos em um meio de gente inteligente, que raciocina, que sabe filtrar as informações a que têm acesso. Quem é contra este processo que argumente com fatos pertinentes. Lembro que caluniar autoridades públicas, SEM PROVAS, é crime, inclusive aqui no Brasil.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42896 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 18, 2010 10:47 pm

Santiago escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Só existem células do modelo A/B. Para transformá-las em C/D é necessário descartar a fuselagem inteira e fabricar uma nova, ao custo de US$ 35 milhas... É esse o maravilhoso e flexível caça que vcs defendem...

Pepê
Para que trocar a fuselagem inteira se a turbina e o radar são os mesmos?

[]s
Para colocar os reforços necessários para a Sonda de REVO a fuselagem do A/B não tem a menor condição de comportar tal empreitada.

Toda a parte relacionada ao fluxo do combustível tem que ser trocada e reforçada além de algumas outras alterações adicionais em função das diferenças no centro de gravidade da aeronave.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42897 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 18, 2010 10:50 pm

Porque não se juntam e vão ao Ministério Público e denunciam isso tudo?
Se é tão claro e óbvio, tão cristalino e visível, alguma merda deve dar prá alguém desse GF FDP.

Sejam heróis !
Salvem o Brasil das garras dos brasileiros!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42898 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 18, 2010 11:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Porque não se juntam e vão ao Ministério Público e denunciam isso tudo?
Se é tão claro e óbvio, tão cristalino e visível, alguma merda deve dar prá alguém desse GF FDP.

Sejam heróis !
Salvem o Brasil das garras dos brasileiros!
Pois é...

O mesmo pode ser dito para o pessoal da FAB indignado porque vai operar uma aeronave francesa de 4 Geração...

Imagina os protestos:

- Queremos o avião que nem existe... nos salveeeeemmm!!

Seria legal ver essa denúncia... cancelem o F-X 2... cancelem o Sub Nuclear... cancelem até o blindado do EB... tragam o M41 com motor flex... viva o CP-500, queremos o disquete de volta e gostamos de avião com reloginho e navio a vapor... !!!!

Porque imagina só... se no F-X tá cheio de treta... imagina só esses sub todos rapaz... eita ... deve ser um bunda lêlê barata voa lá em Sepetiba que deve dar gosto.

Capa da Veja:

Conexão Sepetiba... o Mangue do PT!!! :lol:

[]s e só rindo mesmo...
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42899 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 18, 2010 11:20 pm

Se tem tanta roubalheira assim, deve ser muito fácil criar confusão e até mesmo derrubar este terrível governo comunista, comedor de crianças, jornalistas angelicais, massacrador dos assalariados, enfim, é tanta merda que não é possível não haver uma brecha prá derrubar via impichiment o Lula e sua corja maléfica e blá, blá, blá.

80% e subindo.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42900 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 18, 2010 11:25 pm

Carlos Mathias escreveu:Se tem tanta roubalheira assim, deve ser muito fácil criar confusão e até mesmo derrubar este terrível governo comunista, comedor de crianças, jornalistas angelicais, massacrador dos assalariados, enfim, é tanta merda que não é possível não haver uma brecha prá derrubar via impichiment o Lula e sua corja maléfica e blá, blá, blá.

80% e subindo.
:lol: :lol:

[100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder