TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42826 Mensagem por Bender » Sáb Jul 17, 2010 11:43 am

Excelentes posts das ultimas páginas que provocam pensamentos,Orestes,Lima,CM,Skyway.

Acho que sou um otimista incorrigível,e portanto com uma tendência a sempre dourar a pílula,sem dúvida o Rafale ou qualquer outro caça moderno que vier a ser operado pela FAB vai preencher esssa lacuna operacional e tecnológica que se agiganta ano após ano.

Mas eu penso,que não se deve descartar em hipótese alguma a operação futura de caças de 5.G na FAB,acredito que seja o caminho natural e obrigatório,pois se estamos fazendo uma compra em busca de tenologia "de hoje",a única maneira desta tecnologia se solidificar e prosperar criando nucleos de sabedoria local para a tecnologia "do amanhã",é o do desenvolvimento da mesma, tendo como objetivo um projeto mais sofisticado e avançado do que o da compra atual,é assim que o conhecimento de ponta prospera nos países desenvolvidos na área aeroepacial,através do desafio ao que parece remoto e impossível de ser conseguido.

Se a política governamental for realmente séria nesta área isto acontecerá certamente,pois até a sobrevivência futura de nossa industria aeronáutica dependerá deste desafio.

A questão que ficará para o futuro,será que parceiros estarão conosco nesta empreitada "nacional".

Abraços a todos!




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42827 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Jul 17, 2010 1:44 pm

Justin Case escreveu:Boa tarde, Ciclope.

Nenhum dos países que decidiu partir para um caça de 5ª geração abandonou suas forças armadas à mingua.
Esses novos desenvolvimentos devem ser feitos em paralelo com a manutenção de uma força atualizada e operacional.
A única relação que vejo entre o F-X2 e o nosso futuro caça de geração superior é a escolha do parceiro.
Acho que cancelar F-X2 e ficar mais uma década só com papel na mão não é adequado.
Abraço,

Justin
Justin há boas alternativas de compras de ocasião. Eu, por exemplo, não acharia louco comprar Gripens A/B para segurar a barra por 15 anos para que fizéssemos um caça de 5ª geração com a SAAB. O NG é um programa estúpido porque nada acrescenta aos aviões disponíveis, tem alto risco e é limitado. Se fosse para correr riscos, deveríamos avançar para a 5ª geração. Pouca gente fora da indústria sabe, mas o jovem CEO da SAAB, um cara muito interessante, era contra o NG. Queria enfatizar o projeto stealth e perdeu na queda de braço com o conselho de acionistas, que resolveu apoiar um bando de engenheiros míopes (os mesmos, aliás, que empurraram a empresa para um beco sem saída ao desistirem do mercado civil). Saiu no início do ano.

Quarta geração faz sentido para países como a Índia, com ameaças externas e internas fortes e que já possui um caça de 5ª geração na manga. Os EAU vão receber F-35 no futuro. Optaram pela melhor opção de 4ª geração para complementá-los. Alguém acha que terá mercado para o NG num mercado que será inundado por aviões de 3ª geração baratos? Acho que não. O caça sueco pouco acrescenta a um F-16C ou a um Mirage 2000-5...

Abraços

Pepê




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Valdemort
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42828 Mensagem por Valdemort » Sáb Jul 17, 2010 2:27 pm

Pepê Rezende escreveu:
Justin Case escreveu:Boa tarde, Ciclope.

Nenhum dos países que decidiu partir para um caça de 5ª geração abandonou suas forças armadas à mingua.
Esses novos desenvolvimentos devem ser feitos em paralelo com a manutenção de uma força atualizada e operacional.
A única relação que vejo entre o F-X2 e o nosso futuro caça de geração superior é a escolha do parceiro.
Acho que cancelar F-X2 e ficar mais uma década só com papel na mão não é adequado.
Abraço,

Justin
Justin há boas alternativas de compras de ocasião. Eu, por exemplo, não acharia louco comprar Gripens A/B para segurar a barra por 15 anos para que fizéssemos um caça de 5ª geração com a SAAB. O NG é um programa estúpido porque nada acrescenta aos aviões disponíveis, tem alto risco e é limitado. Se fosse para correr riscos, deveríamos avançar para a 5ª geração. Pouca gente fora da indústria sabe, mas o jovem CEO da SAAB, um cara muito interessante, era contra o NG. Queria enfatizar o projeto stealth e perdeu na queda de braço com o conselho de acionistas, que resolveu apoiar um bando de engenheiros míopes (os mesmos, aliás, que empurraram a empresa para um beco sem saída ao desistirem do mercado civil). Saiu no início do ano.

Quarta geração faz sentido para países como a Índia, com ameaças externas e internas fortes e que já possui um caça de 5ª geração na manga. Os EAU vão receber F-35 no futuro. Optaram pela melhor opção de 4ª geração para complementá-los. Alguém acha que terá mercado para o NG num mercado que será inundado por aviões de 3ª geração baratos? Acho que não. O caça sueco pouco acrescenta a um F-16C ou a um Mirage 2000-5...

Abraços

Pepê

Pepe boa tarde ( aqui ja e noite )

Vc tocou num ponto que eu sempre imaginei mas nunca postei aqui .

Sempre achei que deveriamos ter feito +- como o Chile , comprado uns 12 F16 novos e uns 48 usados e upgraded talvez pela Embraer e entrar no F35, isso a uns 10 anos atras . Mas a muito mudei de opiniao baseado principalmente no que li aqui de varios foristas brilhantes , sem exageiro posso te incluir nessa .

Como tem sido discutido aqui no forum nos ja passamos do ETP ( ponto de nao retorno ) a muito , e nao a tempo mais a perder .
Acredito eu, que querendo a SAAB / Embraer se acertam e sai um 5th em +- 10 anos . Nesse meio tempo uns 60 Gripen A/B poderiam ser adquirido e upgraded pra C/D , quem sabe ate adaptar um radar AESA . Uns 3 B767 usados, tb transformados em Freighter/Tanker e "ja tava pelada a coruja" .
"Um abraco pro gaitero " .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
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Justin Case
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42829 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 17, 2010 3:52 pm

Amigos,

Um dos problemas que temos no Brasil é falta de continuidade nas ações de Estado.
Assim que qualquer avião seja comprado para a FAB, de qualquer geração, novo ou velho, as torneiras serão fechadas.
"Vocês já não receberam seus aviões, acabamos de comprar!" "O que? Vocês me fizeram comprar aviões que não servem?"
Já vimos esse filme com os M2K. Faz oito anos que "interromperam" o F-X.
Quando estivermos para embarcar no de quinta, vão dizer: "fiquem com esse mesmo por enquanto, é melhor ir logo para o de 6ª (ou UCAV)".
TAMPAX nunca mais!
Abraços,

Justin




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42830 Mensagem por PRick » Sáb Jul 17, 2010 4:59 pm

Vocês leram os documentos postados no tópico sobre a END, não existe mais o que especular, ali foram colocados o que se pretende para o futuro.
Meta 2
Vigiar e proteger a totalidade do espaço aéreo brasileiro com poder aeroespacial compatível com as necessidades da Defesa Nacional.

Ações
................
3. Elevar em 40%, no mínimo, a capacidade operativa da Força Aérea Brasileira. Para tal:
* concluir, em 2010, a aquisição do primeiro lote de aeronaves de caça do Projeto FX-2;
* adquirir, até 2022, a quantidade mínima de 88 caças de 4ª geração ou de geração superior;
* dispor, até 2015, de um mínimo de duas unidades de transporte de tropa KC – 390 (aeronave de transporte em desenvolvimento na Embraer);
* adquirir, até 2022, o mínimo de 28 aeronaves KC – 390;
* desenvolver e produzir um mínimo de 25 Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), sendo 15 de reconhecimento e 10 de combate, como forma dereduzir os custos e os riscos em comparação às operações com aeronaves tripuladas; e
O futuro
Aeronaves de Caça: Comando da Aeronáutica

1. Coordenar a aquisição de aeronaves de caça F-X2 para a FAB e a MB, nas quantidades, prazos e de acordo com os requisitos operacionais estabelecidos para cada Força Singular.
2. Coordenar a terceirização dos serviços de manutenção de 3º nível para a FAB e a MB, que deverão gerenciar seus respectivos contratos.
3. Coordenar a aquisição de forma centralizada do armamento aéreo de uso comum da FAB e da MB.
4. Estudar a possibilidade de criação de um Depósito Alfandegado (DA), nos moldes dos já existentes, para concentrar os pedidos e o armazenamento de itens para a FAB e a MB.
5. Iniciar estudos para o desenvolvimento de caça nacional, de 5ª geração e múltiplo emprego, em versões tripulada e não tripulada, com possibilidade de parceria com empresa estrangeira, respeitadas as diretrizes da END quanto à capacitação da indústria nacional, que atenda aos requisitos operacionais da FAB e da MB.
6. Propor uma catalogação dos itens componentes, de acordo com o SOC, viabilizando uma linguagem uniforme de identificação de materiais, em âmbito nacional e internacional, para uso dentro das atividades logísticas.
Está tudo dito aí, não só que o FX-2 terá que ter uma versão naval, cabendo a coordenação ao Comando da FAB. Como o desenvolvimento de um caça de 5ª geração, bsae para um 6ª geração.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42831 Mensagem por Marino » Sáb Jul 17, 2010 6:14 pm

Há vida fora do FX! :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42832 Mensagem por Booz » Sáb Jul 17, 2010 6:28 pm

Bem lembrado capitão Aheb, no FX paira a bruma do "se", "quando" e "talvez".
Lá fora coisas mais tangíveis e fecundas temos às mãos.
Navegar é preciso...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42833 Mensagem por Penguin » Dom Jul 18, 2010 12:13 am

17/07/2010 - 00h01

Sucessão de Lula pode atrasar compra de caças pelo Brasil

Le Monde
Annie Gasnier


“Estamos esperando”. Assim respondem, resignadas, as pessoas envolvidas na conclusão da venda de caças para o Brasil. Elas esperam há meses a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A licitação destinada a substituir 36 aviões de caça expira no fim do ano. O Rafale, caça construído pela francesa Dassault, é considerado favorito desde que o chefe de Estado manifestou sua preferência, quando recebeu seu colega Nicolas Sarkozy em Brasília, no dia 7 de setembro de 2009. O Rafale concorre com o americano F-18 Super Hornet da Boeing, e o sueco Gripen NG da Saab.

O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, declarou, na quinta-feira (15), estar esperando “tranquila e serenamente” por um anúncio em julho. Em princípio, falta uma última etapa, aquela na qual o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, entregará seu relatório de avaliação técnica, baseado no estudo de uma comissão da Força Aérea Brasileira (FAB). Com o relatório em mãos, o presidente Lula consultará o Conselho de Defesa Nacional, antes de se pronunciar. Mas Jobim vai adiando o prazo a cada mês.

O cronograma político não facilita uma decisão. O primeiro turno das eleições presidenciais acontecerá no dia 3 de outubro. Pressionado, o presidente Lula se comprometeu a “consultar todos os setores da sociedade civil”, uma vez que o custo do rearmamento da FAB será assumido pelo seu sucessor.

Os militares brasileiros foram seduzidos pelo avião sueco, especialmente por causa do custo da hora de voo, calculado em US$ 4 mil, enquanto a do Rafale seria de US$ 14 mil. Mas as conclusões de seu estudo seriam no final favoráveis ao Rafale, a fim de “corresponder” à nova “estratégia nacional de defesa”.

O chefe do Estado e seu ministro da Defesa nunca esconderam sua preferência pelo caça francês. Todas suas declarações vão nesse sentido. Por razões geopolíticas, garantem, acreditando que o Rafale oferece a transferência de tecnologia exigida. A Dassault garante que seu compromisso é claro, pois ela domina a fabricação do avião do começo ao fim.

As autoridades brasileiras poderiam tentar obter, em troca, um gesto nas negociações entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, a união alfandegária sul-americana, retomadas em maio. O acordo tropeça há anos em subvenções da Política Agrícola Comum (PAC) da UE. Em 14 de julho, o presidente Lula se comprometeu a “amolecer o coração dos franceses” para chegar a um acordo antes do fim do ano.

Enquanto esperam, os concorrentes não desistiram. O novo embaixador americano, Thomas Shannon, ex-secretário de Estado adjunto, prometeu aos brasileiros “uma transferência de tecnologia sem precedentes” se optarem pelo F18. A Boeing garantiria uma compensação financeira se obrigações contratuais não forem cumpridas. Mas a venda de material militar americano é sujeita a uma autorização do Congresso, e o governo brasileiro desconfia. Brasília não se esqueceu de que Washington a impediu de vender os Super Tucanos de sua Embraer à Venezuela de Hugo Chávez. Ora, o Brasil tem a ambição de exportar os aviões militares fabricados em seu território.

Os suecos têm a estima dos militares. Eles também conseguiram o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que o operário Lula da Silva dirigiu 30 anos atrás, e de seu companheiro de luta Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho. Hoje prefeito de São Bernardo do Campo, periferia de São Paulo onde o presidente Lula tem residência, Marinho foi convidado pela Saab para ir à Suécia. Com os sindicalistas, ele menciona a criação, prometida pela Saab, de uma fábrica e de 6 mil empregos em São Bernardo, e de 22 mil empregos indiretos na região.

A Dassault, por sua vez, previu a criação de 29 mil empregos em 10 anos, e explica que seu local de produção será “onde as autoridades o desejarem”. Certamente perto das fábricas da Embraer, em São José dos Campos, ou em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.

Por causa de seu custo, muito já se escreveu sobre o caso. E ele poderá entrar na campanha eleitoral, que começou em 6 de julho. A candidata do presidente, Dilma Rousseff, está ombro a ombro com o concorrente social-democrata José Serra. Este, que acaba de deixar o governo de São Paulo, não manifestou sua preferência, mas é próximo de Nelson Jobim, tendo ambos sido ministros de Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula.

Filho de militar, Cardoso havia tentado reequipar a FAB, antes de deixar o cargo em 2002. Na época, a Dassault ofereceu seu Mirage 2000-5. Hoje, a FAB está impaciente, pois seus velhos aviões correm o risco de não saírem do chão. O presidente Lula prometeu não deixar essa questão para seu sucessor.

Tradução: Lana Lim




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42834 Mensagem por Penguin » Dom Jul 18, 2010 12:17 am

O lobby sueco é forte até no principal jornal francês...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42835 Mensagem por kirk » Dom Jul 18, 2010 1:55 am

Santiago escreveu:O lobby sueco é forte até no principal jornal francês...
:lol: :lol: :lol: :lol:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42836 Mensagem por kirk » Dom Jul 18, 2010 2:13 am

Se a escolha fosse minha ... seria F-35 JSF na cabeça ... sem dúvida !



Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42837 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 18, 2010 2:53 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Um dos problemas que temos no Brasil é falta de continuidade nas ações de Estado.
Assim que qualquer avião seja comprado para a FAB, de qualquer geração, novo ou velho, as torneiras serão fechadas.
"Vocês já não receberam seus aviões, acabamos de comprar!" "O que? Vocês me fizeram comprar aviões que não servem?"
Já vimos esse filme com os M2K. Faz oito anos que "interromperam" o F-X.
Quando estivermos para embarcar no de quinta, vão dizer: "fiquem com esse mesmo por enquanto, é melhor ir logo para o de 6ª (ou UCAV)".
TAMPAX nunca mais!
Abraços,

Justin
Justin... [100] [009]

Só para completar precisamos:

Planejamento
Continuidade
Investimento

Sem isso... nada feito... se quisermos ser grandes é claro...

Para ser "míudo" um ou outro de vez em quando para massagear o ego aqui e acolá, mas é só cortina de fumaça.

Meus 2 cents :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42838 Mensagem por PRick » Dom Jul 18, 2010 5:23 am

kirk escreveu:Se a escolha fosse minha ... seria F-35 JSF na cabeça ... sem dúvida !


Sds
kirk

A LM foi bem clara, dentro do que queremos, nada de F-35, ele não foi oferecido, e nem será com ToT´s.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42839 Mensagem por Penguin » Dom Jul 18, 2010 8:45 am

Diário de Pernambuco, 17/07

Eleição enrolada

Luiz Carlos Azedo com Norma Moura

Pilatos O Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira - para a aquisição de 36 aviões caça de última geração - subiu novamente no telhado. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, cujo relatório é favorável à compra do caça francês Rafale, já lavou as mãos. A decisão está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas dificilmente será tomada antes das eleições Na FAB, os brigadeiros acreditam que caberá ao novo presidente bater o martelo. Mas eles temem um novo adiamento da aquisição dos aviões.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42840 Mensagem por ELSONDUARTE » Dom Jul 18, 2010 11:18 am

Agente deveria parabenizar este "pessoal do Gripen" que vazou o relatorio da FAB dizendo que ele era o melhor !!!

Já que depois desta confusão toda que arrumaram corremos um grande risco de ficar se nenhum dos tres caças, gostaria de pedir para eles incluirem no relatorio esta maravilhosa maquina de guerra, derrepente conseguem convencer o GF a comprar !!!



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