EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4246 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 09, 2015 8:21 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu:Gambiarra?

Jesus cristo, vou dormir.

Bons sonhos.

Porque se achas que é só botar mais um eixo sem mexer em mais nada, sinto muito, mas só em sonho mesmo...
Eu não falei absolutamente nada, meu senhor.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61439
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6289 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4247 Mensagem por Túlio » Ter Jun 09, 2015 8:47 pm

Pensei que já tinha visto de tudo, agora, VINAGRENTO HUMILDE é nova! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13860
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2380 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4248 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 09, 2015 11:42 pm

Não disse que seria sem mexer em nada, mas não precisaria de grandes modificações na estrutura e nem um reprojeto.

Abs.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4249 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 10, 2015 10:58 am

Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61439
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6289 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4250 Mensagem por Túlio » Qua Jun 10, 2015 12:31 pm

joao fernando escreveu:Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara

Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA??? [016] [016] [016] [016]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4251 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 10, 2015 1:54 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara

Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA??? [016] [016] [016] [016]
No mate rsss

O que tentei te dizer é que no projeto com alterações em chapas da carroceria e chassi vc pode montar mais um eixo e ter seu 8x8 derivado direto do 6x6 sem problemas. Não é gambiarra, é feito por módulos mesmo. A IVECO sabe o que é isso mais que a gente.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4252 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 10, 2015 10:18 pm

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:
Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA??? [016] [016] [016] [016]
No mate rsss

O que tentei te dizer é que no projeto com alterações em chapas da carroceria e chassi vc pode montar mais um eixo e ter seu 8x8 derivado direto do 6x6 sem problemas. Não é gambiarra, é feito por módulos mesmo. A IVECO sabe o que é isso mais que a gente.
Que bom que fosse tão simples assim como tu falas, mas na realidade não é. Quando se faz um alteração desta magnitude se mexe com centro de gravidade da viatura, com CMT, com PBT, com relação de multiplicação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência de motor, ou seja se volta para a calculadora e se revê muita coisa.

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4253 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 10, 2015 10:32 pm

Olha... A Iveco já não previu um Guarani 8x8? Alias, o predecessor dele não era 8x8? O esforço de engenharia com a mudança de centro de gravidade, com CMT, com PBT, com relação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência do motor foi na hora de fazer o 6x6!

Mas na boa, não é nada tão difícil assim, alias, é até bem simples, algo que já foi feito umas 178367492 vezes antes...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4254 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 10, 2015 10:41 pm

Marechal-do-ar escreveu:Olha... A Iveco já não previu um Guarani 8x8? Alias, o predecessor dele não era 8x8? O esforço de engenharia com a mudança de centro de gravidade, com CMT, com PBT, com relação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência do motor foi na hora de fazer o 6x6!

Mas na boa, não é nada tão difícil assim, alias, é até bem simples, algo que já foi feito umas 178367492 vezes antes...
Desculpe, as vezes eu devo ficar calado, pois me esqueço que vocês vivem no mundo pirlim pim pim da galáxia plug and play.
Da próxima vez fico calado e só espio.

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4255 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 10, 2015 10:57 pm

Juarez, é muito bom quando você comenta alguma coisa, melhor do que quando você fica calado, mas, as vezes, as pessoas discordam da sua opinião.

E não é só da sua opinião que eu estou discordando, foi outro membro que mencionou a "dificuldade" de colocar um eixo a mais, alias, aqui, sempre que se tenta discutir qualquer detalhe de engenharia sempre aparece uma multidão dizendo que é complicado demais, um assento extra no Gripen é complicado demais, um Gripen N é complicado demais, um eixo a mais no Guarani é complicado demais, etc...

Não... Nada disso é complicado, complicado é transformar o Gripen em um screamjet hipersônico, ou algo nem tão complicado, mas ainda assim complicado é fazer uma blindagem com nanodiamantes para o Guarani, algo ainda menos complicado, fazer um CIWS para o Guarani, mas ok, concordo que mesmo o CIWS é complicado, mas a droga de um eixo a mais? Ah... Isso é muito mais simples do que tudo o que falei nesse post, não, não é mágica, mas é um trabalho simples e totalmente VIÁVEL.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4256 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 12, 2015 2:38 pm

Afim de alimentar a interessantíssima discussão dos senhores: Bolovo, Gabriel219, João Fernando, juarez castro, Luiz Henrique, Marechal-do-ar e Tulio, coloco abaixo alguns dados de famílias de VBTPs sobre rodas:

• Austria – Steyr Pandur II
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+10; Peso de combate 15.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 2+12; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Cummins ISLa HPCR de 335 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF ECOMAT 6HP 602C de 6 marchas

• Corea do Sul – Doosan AWV Black Fox
Versão 6X6 >>> Tripul. 12; Peso de combate 18.000 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 12; Peso de combate 24.000 kg
Motor (comum as duas versões): Doosan DL 08 de 405 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF 7HP 602C de 7 marchas

• França – VAB Mark II
Versão 4X4 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 15.800 kg
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 17.200 kg
Motor (comum as duas versões): Renault DXi7 de 320HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF6 HP 502 de 6 marchas

• Suiça – Piranha III
Versão 6X6 >>> Tripul. 14; Peso de combate 12.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 16; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Caterpilar C9 de 400 HP
Transmissão (comum as duas versões): Allison 7HP 602 de 7 marchas

Bacchi




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4257 Mensagem por joao fernando » Sex Jun 12, 2015 3:15 pm

Obrigado Mestre Bacchi

A resposta me parece clara com a sua postagem




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4258 Mensagem por Clermont » Sex Jun 12, 2015 8:45 pm

Interessante é que várias destas viaturas estrangeiras comportam um forte elemento de desembarque. Dez, doze, até quatorze soldados. Isso permite fortes pelotões de fuzileiros mecanizados com várias possibilidades interessantes para organizar grupos de combate.

Tenho a impressão de que o "Guarani", com somente uma capacidade para nove soldados deixa a desejar neste quesito.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4259 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 12, 2015 11:08 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:• Suiça – Piranha III
Versão 6X6 >>> Tripul. 14; Peso de combate 12.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 16; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Caterpilar C9 de 400 HP
Transmissão (comum as duas versões): Allison 7HP 602 de 7 marchas
Ei, 22 tons não é o peso da versão 10x10? Em todo lugar que procurei a versão 8x8 fica nos 16 tons, próximo do Stryker e do Guarani.

De qualquer jeito, a opção pelo 8x8 me parece a mais comum, inclusive os BTR-80 russos são até mais leves que o Guarani, a opção por essa tração não me parece ter sido feita apenas pelo peso, e além do mais, a tração continua 8x8 mesmo em veículos de 30 tons como o GTK Boxer, vendo todos esses projetos a impressão final é que existe uma vantagem significativa em passar de um 6x6 para um 8x8 mas não existe vantagem em ir além disso (10x10, 12x12, etc).
Clermont escreveu:Interessante é que várias destas viaturas estrangeiras comportam um forte elemento de desembarque. Dez, doze, até quatorze soldados. Isso permite fortes pelotões de fuzileiros mecanizados com várias possibilidades interessantes para organizar grupos de combate.

Tenho a impressão de que o "Guarani", com somente uma capacidade para nove soldados deixa a desejar neste quesito.
O Guarani é o que o EB pediu, nesse ponto não tenho qualquer críticas ao fabricante, quanto ao pedido do EB tenho algumas objeções, mas a capacidade de transporte não é uma delas, um grupo de combate de 9 homens me parece razoável.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13860
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2380 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4260 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 12, 2015 11:53 pm

Um Grupo com 9 é mais equilibrado, entre 7 ou 12. Grupos de Combates grandes, na minha opinião, seriam mais úteis em Brigadas Leves, Pqdt e Selva, mas blindadas e mecanizadas, não creio que sejam necessários mais tropas.

Abs.




Responder