TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42436 Mensagem por DELTA22 » Ter Jul 06, 2010 8:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Já faltou antes.
Como demorou mais que o previsto, agora, por prudência, está certo de faltar! Que continue faltando, ao menos por enquanto... :wink:

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42437 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jul 06, 2010 8:39 pm

O problema é que fizeram tudo isso para o Alto Comando dizerem que estavam errados. O avião que venceu em dezembro, quando ToT valia insípidos 9 pontos em 100, foi o F/A-18E/F e não o Gripen, favorecido pela engenheirada acima... Eu li a papelada e tem gente aqui no fórum que já confirmou, parcialmente, isso endossando alguns dos meus comentários.

Pepê
Santiago escreveu:E quem ficou em segundo lugar?

[]s
Em dezembro e agora foi o Gripen NG. Em dezembro, pelo menor preço e custo operacional. Caiu pelo fator risco. Agora, por estar em primeiro lugar no ToT direto, seguido, logo atrás pelo Rafale, com diferença muito pequena. Toma uma surra para a oferta francesa nos quesitos offset e risco. Se comprássemos o Gripen, venderíamos um bocado de produtos de linha branca, caminhões, rolamentos de esfera e equipamentos de automação industrial. Com a Dassault, teremos um sócio de peso para o KC-390. Os comandos eletrônicos das superfícies serão Made in France. Também revisaremos os motores aqui. A propósito, o radar será montado pela Omnisys, no Brasil, a partir da primeira unidade. Chequei hoje com amigos da Embraer e do MinDef.

Há mais um aspecto. Na documentação, o custo do Rafale está dolarizado, mas a oferta francesa é em euros que, nos últimos três meses, caiu 25%...

Abraços

Pepê

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#42438 Mensagem por Túlio » Ter Jul 06, 2010 8:39 pm

Tá, mas saindo do Super Trunfo... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#42439 Mensagem por PRick » Ter Jul 06, 2010 8:43 pm

DELTA22 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Já faltou antes.
Como demorou mais que o previsto, agora, por prudência, está certo de faltar! Que continue faltando, ao menos por enquanto... :wink:

[]'s.

Pois é, agora existe um motivo real para a postergação do anúncio. Infelizmente... :(

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#42440 Mensagem por orestespf » Ter Jul 06, 2010 8:44 pm

Esta mania de brasileiro que compara tudo com time de futebol, mesmo de forma indireta... Não existe segundo lugar, só existe o primeiro lugar, o segundo lugar é o primeiro da lista dos perdedores. Ponto!!! Ninguém aceita a derrota, meu! :evil: :evil: :evil:

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#42441 Mensagem por delmar » Ter Jul 06, 2010 8:45 pm

Uma decisão política é uma decisão que depende muito da....política. Ai entram os sindicatos, os prefeitos e governadores aliados, os deputados da "base" e do partido, as restrições do orçamento, o andamento da campanha presidencial, a política de alianças internacionais, as nossas exportações e a balança de pagamento, os arranjos no comércio exterior, a situação econômica dos países envolvidos, e por ai vai. Em resumo, o Rafale está em cima do muro e o lado para o qual vai cair dependerá do resultado da próxima eleição.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#42442 Mensagem por Túlio » Ter Jul 06, 2010 8:47 pm

That's it! :D :D :D :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42443 Mensagem por Penguin » Ter Jul 06, 2010 8:47 pm

Então poderia-se dizer que o Rafale não foi anunciado antes (e talvez a tempo) devido a demora dos franceses em chegar a um "nível aceitável"?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

Re: A propósito...

#42444 Mensagem por Zepa » Ter Jul 06, 2010 8:50 pm

Pepê Rezende escreveu:tive acesso aos famosos testes de Leh. Foi divulgá-los primeiro em meu fórum, em homenagem aos poucos participantes que tenho. Depois, posto aqui. Até logo, tenho que terminar o segundo caítulo de um livro que estou preparando para a CRA.

Abraços

Pepê
Oi Pepê

Coloca o link de seu fórum aí :wink:

Imagem
DELTA22
Sênior
Sênior

#42445 Mensagem por DELTA22 » Ter Jul 06, 2010 8:55 pm

PRick escreveu:
DELTA22 escreveu:Como demorou mais que o previsto, agora, por prudência, está certo de faltar! Que continue faltando, ao menos por enquanto... :wink:

[]'s.
Pois é, agora existe um motivo real para a postergação do anúncio. Infelizmente... :(

[]´s
Ando otimista!! Vejo até um lado bom nisso. Há tempo para negociar os detalhes dos contratos, que pelo que tudo indica está relativamente bem encaminhado. Quem sabe não se assina um contrato definitivo, ao invés apenas de uma carta de intenções???

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Penguin
Sênior
Sênior

#42446 Mensagem por Penguin » Ter Jul 06, 2010 8:57 pm

orestespf escreveu:Esta mania de brasileiro que compara tudo com time de futebol, mesmo de forma indireta... Não existe segundo lugar, só existe o primeiro lugar, o segundo lugar é o primeiro da lista dos perdedores. Ponto!!! Ninguém aceita a derrota, meu! :evil: :evil: :evil:
Certeza?! Eu acho interessante saber como se deu o processo. Como aficcionado, para mim, o processo é muito mais interessante do que o resultado em si. Obviamente, desde que se chegue a um. O resultado no caso do FX-2 será um caça adequado. :wink:

No futebol é que não importa quem perde.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior

#42447 Mensagem por orestespf » Ter Jul 06, 2010 8:59 pm

delmar escreveu:Uma decisão política é uma decisão que depende muito da....política. Ai entram os sindicatos, os prefeitos e governadores aliados, os deputados da "base" e do partido, as restrições do orçamento, o andamento da campanha presidencial, a política de alianças internacionais, as nossas exportações e a balança de pagamento, os arranjos no comércio exterior, a situação econômica dos países envolvidos, e por ai vai. Em resumo, o Rafale está em cima do muro e o lado para o qual vai cair dependerá do resultado da próxima eleição.
Amigo Delmar, acho que você não está fazendo um uso completo do verbete "política". Se me permite a ousadia, ajudo:

Política: Conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação e condicionam a sua execução. Habilidade no trato com vista à obtenção dos resultados desejados.

Exemplo: a FAB pode tomar uma decisão política, conforme os "moldes" acima; portanto tal decisão não é inerente apenas aos políticos (em sentido estrito).

Abração!

orestespf
Sênior
Sênior

#42448 Mensagem por orestespf » Ter Jul 06, 2010 9:04 pm

Santiago escreveu:Então poderia-se dizer que o Rafale não foi anunciado antes (e talvez a tempo) devido a demora dos franceses em chegar a um "nível aceitável"?
Senhor "Cristo Nuclear", de onde tirou esta quase conclusão estapafúrdia? Explico o "estapafúrdia": se os franceses demoraram (ou não) para se chegar em níveis aceitáveis, então os outros dois concorrentes nem a isso chegaram. Neste caso, você não deveria se surpreender pela incapacidade dos dois correntes outros em chegar a um "nível aceitável" ao invés de se surpreender com aquele que chegou?

Morro e não vejo tudo... :? :? :?

orestespf
Sênior
Sênior

#42449 Mensagem por orestespf » Ter Jul 06, 2010 9:11 pm

Santiago escreveu:
orestespf escreveu:Esta mania de brasileiro que compara tudo com time de futebol, mesmo de forma indireta... Não existe segundo lugar, só existe o primeiro lugar, o segundo lugar é o primeiro da lista dos perdedores. Ponto!!! Ninguém aceita a derrota, meu! :evil: :evil: :evil:
Certeza?! Eu acho interessante saber como se deu o processo. Como aficcionado, para mim, o processo é muito mais interessante do que o resultado em si. Obviamente, desde que se chegue a um. O resultado no caso do FX-2 será um caça adequado. :wink:

No futebol é que não importa quem perde.

[]s
Ah... Pra cima de "moi", Jacques? Larga disso, seu passado em fóruns te condena. Que papo é este de que se interessa pelo processo? Você nunca demonstrou isso antes, oras! Sejamos mais honestos conosco mesmo, não é Jacques?!?

O processo cabe a FAB, se ela disser explicitamente que houve problema, de qual natureza for, estarei sempre dizendo a versão dela, mas não a versão oficiosa, porém a Oficial. Não sou daqueles que procura informações sobre segundos, terceiros, etc., pois não busco explicações sobre os fatos entre os perdedores (aliás, forma pejorativa e agressiva usada até mesmo pelos americanos), busco apenas explicações justas, corretas e honestas sobre aquele que vence. Pra mim isto já é o bastante, que é o que está sobre a terra, abaixo dela não tenho o hábito de remoer, pois lá jazem os mortos.

Editado pela última vez por orestespf em Ter Jul 06, 2010 9:34 pm, em um total de 1 vez.
Penguin
Sênior
Sênior

#42450 Mensagem por Penguin » Ter Jul 06, 2010 9:13 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu:Então poderia-se dizer que o Rafale não foi anunciado antes (e talvez a tempo) devido a demora dos franceses em chegar a um "nível aceitável"?
Senhor "Cristo Nuclear", de onde tirou esta quase conclusão estapafúrdia? Explico o "estapafúrdia": se os franceses demoraram (ou não) para se chegar em níveis aceitáveis, então os outros dois concorrentes nem a isso chegaram. Neste caso, você não deveria se surpreender pela incapacidade dos dois correntes outros em chegar a um "nível aceitável" ao invés de se surpreender com aquele que chegou?

Morro e não vejo tudo... :? :? :?

O Rafale sempre foi o favorito...isso é segredo? Não anunciaram "algo" no 7 de setembro? Esqueceu?!
O lengalenga da diminuição dos custos de aquisição e manutenção a níveis aceitáveis?

Carlo M. Cipolla
Responder