Página 283 de 445

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Jun 08, 2015 9:12 pm
por Ilya Ehrenburg
Túlio escreveu:Gabriel, concordo que o Guarani supera o Stryker em vários quesitos tecnológicos mas, para ser definitivamente superior, a tração 8x8 seria um Imperativo Categórico. No resto é sem discussão, basta observar os assentos para a tripulação, o double-v-hull, os liners anti-spall, o motor silencioso. No Stryker coisas assim ainda estão sendo adaptadas, no Guarani, bueno, ele já nasceu com isso, fruto da experiência dos Italianos com APCs modernos.

Mas falta ser 8x8. Em um início de artigo - que, por pura preguiça, deixei pra lá - recebi um comentário do Juarez referindo que pouca diferença faria um eixo a mais em terrenos onde a pressão sobre o solo fosse importante. Ia responder mas, como falei, preguiça bateu. Mas vou, para explicar, ter que mencionar algo que aconteceu em fins de 2013:

:arrow: Estava em Santa Maria, RS, na sede do C I Bld, para fazer uma matéria sobre o IA-2 para o Portal. Fiz, está lá. Mas o assunto predominante era o GUARANI, que estava começando a aumentar em quantidade, naquilo que chamam LED (Lote de Experimentação Doutrinária). Me interessei e, tendo tempo, pedi para saber mais. O interesse dos caras era tanto que o então Cmt, TC Ribeiro, designou um Oficial-Especialista, Cap Willemberg, para me mostrar tudo o que eu quisesse e responder a tudo que eu perguntasse. Simples assim.
Bueno, vou pular as partes chatas e ir direto ao que interessa: em dado momento, entre um mate e outro, perguntei pela capacidade de resistência dos pneus, mais precisamente o quanto a VTR poderia rodar com pneu furado. Daí seguiu a charla, contemplando variáveis como o peso do carro, tipo de impacto & quetales. Nisso, o Cap Cav mencionou que haviam encontrado (lembrar que eram carros EXPERIMENTAIS) o que ele descreveu como "um truquezinho" para esticar o alcance com um ou mais pneus danificados. Sem mais, entrou pela escotilha no posto do motorista, me dizendo para ficar olhando para o pneu dianteiro esquerdo, que estava bem cheio. Logo depois ouvi um "sssss" e o pneu começou a murchar na minha frente; em seguida, novo sibilo e o pneu ficou cheinho de novo. Ante um comentário meu do tipo "mas foi truque que inventaram aqui ou já veio previsto da IVECO" ele disse que bolaram em SM, pois a IVECO prevê este sistema de inflagem/desinflagem dos pneus (agora em maiúsculas, não para berrar, mas para ressaltar) com a finalidade de

MAIS DO QUE DOBRAR A ÁREA DE CONTATO DA BANDA DE RODAGEM, REDUZINDO BASTANTE A PRESSÃO SOBRE O SOLO!

Agora imagines fazer isso em um 8x8... :wink: 8-]


Nós estudamos e não lembramos...
Física do 1º ano do segundo grau...
:D

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Jun 08, 2015 10:13 pm
por Hermes
Em outros ambientes já estão detonando o Guarani por ter capotado. Centro de gravidade alto, viatura estreita e outras coisas. Só falta a manchete "Começam a capotar os Guaranis".

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Jun 08, 2015 10:47 pm
por Ilya Ehrenburg
Hermes escreveu:Em outros ambientes já estão detonando o Guarani por ter capotado. Centro de gravidade alto, viatura estreita e outras coisas. Só falta a manchete "Começam a capotar os Guaranis".
Exagero. Fruto desse clima de histeria. O blindado recebeu uma "fechada", desviou para um barranco e capotou devido ao desnível. Apenas houve entre os tripulantes ferimentos leves. Nem mais, nem menos.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Jun 08, 2015 11:13 pm
por Hermes
Pois é, pelo que li o acidente teria sido muito pior se o condutor não tivesse desviado e se tivesse sido com um Urutu muito mais gente tinha sido ferida ou até podia ter morrido, o que só denota a segurança do projeto do veículo.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 12:40 am
por prp
URUTU capotava direto, e nem precisava subir em barranco não.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 10:54 am
por Alcantara
ciclope escreveu:Que eu saiba os calibres 0.50,30mm etc...
São de uso contra veículos e não infantaria. Pra isso é 7,62 e infantaria.
Bradley 25mm shooting at insurgents in Iraq
13 Oct. 2008 - Information from the source :

C Co 1-6 in Sadr City, Iraq, fucking up someones shit with the 25mm. After an MRAP was attacked with an EFP, his QRF responded and came under attack by two insurgent gunmen.
Read more at


Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 11:05 am
por Alcantara

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 11:29 am
por Túlio
Ilya Ehrenburg escreveu: Nós estudamos e não lembramos...
Física do 1º ano do segundo grau...
:D
Aprendi na 7ª série do então 1º. Mas as inúmeras aplicações às vezes nos escapam, tanto que ressaltei uma em maiúsculas pois, até o Cap me explicar, eu não tinha somado 2 + 2, ou seja, não havia compreendido esta vantagem.

Sobre a capotagem do Guarani, dois pontos breves:

:arrow: Basta ser capaz de rodar para ser capaz de capotar, assim como basta poder voar para poder cair.

:arrow: Alguém devia estar descumprindo normas básicas de segurança (cinto, capacete, armas no depósito e não nas mãos, etc). Seria muito difícil alguém se machucar seriamente a bordo de um desses, desenhado para sair voando sob o impacto de mina/IED e mesmo assim causar danos mínimos à tripulação...

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 12:39 pm
por gabriel219
Sim, amigo Túlio, mas também sabemos que o Guarani pode receber mais um eixo ali sem grandes modificações, segundo a Iveco.

Talvez, no futuro, uma modernização do Guarani seja por ai, colocando mais um eixo. Eu mesmo queria um 8x8. Hoje em dia falam-se até em 10x10. Mas ser 6x6 não o deixa muito inferior e limitado, muito pelo contrário, acho o Guarani um dos melhores de sua categoria.

Abs.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 1:32 pm
por Luís Henrique
gabriel219 escreveu:Sim, amigo Túlio, mas também sabemos que o Guarani pode receber mais um eixo ali sem grandes modificações, segundo a Iveco.

Talvez, no futuro, uma modernização do Guarani seja por ai, colocando mais um eixo. Eu mesmo queria um 8x8. Hoje em dia falam-se até em 10x10. Mas ser 6x6 não o deixa muito inferior e limitado, muito pelo contrário, acho o Guarani um dos melhores de sua categoria.

Abs.
Esquece isso.
4.088 pneus a mais custa UMA NOTA PRETA. :lol:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 1:36 pm
por Túlio
Neste ponto tenho que seguir mais a linha do Juarez: não é nem de longe essa barbada toda, tipo só botar mais um eixo e tá pronto. Tem que mexer no carro todo; ele já deveria ter nascido 8x8, gambiarra geralmente vira em josta...

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 5:33 pm
por Marechal-do-ar
Mas não vai ter versão 8x8 para o canhão 105mm? Vai ser gambiarra?

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 5:57 pm
por gabriel219
Não é gambiarraz desenvolveram o 6x6 com a possibilidade de virar 8x8 sem grandes modificações. É uma possibilidade.

O 8x8 não tem nem desenho, mas pelo visto, não deve ser muito diferente de um Guarani 6x6 esticado.

Abs.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 7:41 pm
por Bolovo
Gambiarra?

Jesus cristo, vou dormir.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Jun 09, 2015 8:09 pm
por Túlio
Bolovo escreveu:Gambiarra?

Jesus cristo, vou dormir.

Bons sonhos.

Porque se achas que é só botar mais um eixo sem mexer em mais nada, sinto muito, mas só em sonho mesmo...