TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42286 Mensagem por vplemes » Dom Jul 04, 2010 10:47 pm

Pepê Rezende escreveu:
vplemes escreveu:
Será? Para um caça que ao completar 24 anos de projeto, ainda precisa ser escoltado por um M2000 para jogar bombas nos talebans, e ainda não tem quase nada integrado, não acho que esteja podendo se gabar tanto. :roll:
AlbertoRJ escreveu:Ih meu amigo, você está desatualizado.
Só para lembrar que no ano que vem vão sair da fábrica os F3+. :wink:

Não é DEMO não.

Pior que um avião levar 24 anos do demonstrador à maturidade é um avião voltar à condição de DEMO após 20 e tanos anos. :roll: s
Os primeiros pods Damocles já foram disponibilizados para o Rafale F3. Basta olhar o site do Senado Francês. Tem gente que para impor seu ponto de vista insiste no repasse de informações falsas...
vplemes escreveu:Acho que esqueci de mencionar o "motor" do rafake. Depois de 24 anos ainda é um motor anemico. Já o Gripen, ele esta em fase demo, mas é para lançar um super upgrade: Motor novo (GE F-414G, mais potente e economico), novo radar AESA, nova asa e maior capacidade de combustivel, novos aviônicos no estado da arte. E a cereja do bolo: virá com o meteor já integrado (junto com vários outros armamentos), coisa que a jaca não tem, por só utilizar armamento francês. Interessante notar, que a França mesmo sendo dona de parte do consórcio fabricante do meteor, a aeronave que está sendo utilizada para testar e validar o meteor é o Gripen C/D e não o rafake. Por que será? :oops:

Resumindo: O Gripen está passando por um enorme upgrade, por conta da SAAB. Ao contrário do rafake, que os EAU, se quiserem com um motor decente, e um upgrade dos aviônicos que preste, terá que investir pelo menos 2 bilhões de euros. :twisted: :twisted: :twisted:
AlbertoRJ escreveu:É um motor anêmico. :lol:
Mas tudo bem, só que é um motor francês e estes podem até fornecer as especificações de custo dele... O resto, radar AESA? Me desculpe, não vale nem a pena comentar. Não aqui nesse fórum. :wink:

Mas e aí, 20 e tantos anos e agora têm um demonstrador de tecnologia? Que dureza...
Vamos citar a Exposição de Motivos, para ver se alguém se manca: "Há sérias dúvidas de que o radar, ainda em desenvolvimento, irá apresentar o rendimento projetado"; "O Gripen, dentre os três concorrentes, é aquele que apresenta a maior dificuldade de absorver desenvolvimentos em função do pequeno espaço interno da célula e por pouca oferta de energia". A propósito, isto consta do relatório preliminar da COPAC , aquele rejeitado pelo Estado Maior da Aeronáutica, que escolheu o F/A-18-E/F.

Vcs sabem como é feito um upgrade de Gripen A/B para C/D? Descarta-se a fuselagem, constroi-se uma nova com todos os novos itens, inclusive a tubulação para o probe de reabastecimento, e aproveita-se as asas, canards e superfícies verticais. Índice de peças comuns entre o Demo e o NG: 30%...

O Rafale, vai crescer sem grandes problemas. A célula tem espaço e é reforçada para motores mais potentes. No Gripen, precisa jogar cerca de 50% do avião fora para instalar UM PROBE de reabastecimento.

E tem gente que acha isso lógico... Provavelmente, seria reprovada no exame final da Academia Vulcana de Ciências.

A tática da SAAB é espalhar mentiras pelos fóruns. Acho que chegou o tempo de acabar com isso.

Pepê
Não sou da SAAB, sou brasileiro com RG e CPF, pago impostos como todo mundo, na parte de ser reprovado na academia de ciências vulcana, como não sou vulcano e vivo com os pés bem pregados na terra, deixo para você, que parece que aprecia bastante viajar na maionese. Em relação a "espalhar mentiras nos fóruns", Pelo tempo que conheço você (desde o grupo AEROESPACIAL, da koslowa) acho que sei bem quem tem este hábito. No mais, se quizer debater com educação e civilidade, beleza. Agora, se está interessado apenas em desqualificar, a resposta será à altura.

Sds,




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42287 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 10:52 pm

Túlio escreveu:DEZ MITOS E VERDADES SOBRE O GRIPEN NG



(Não copiei, essa palhaçada é minha mesmo, quem quiser que acrescente mais)


1 - O Gripen NG é o melhor caça do mundo.
É MITO: é o melhor caça DO UNIVERSO, POWS!!!

2 - O Brasil precisa do Gripen NG.
VERDADE. Tanto quanto Portugal precisa do novo aeroporto, do TGV e da terceira ponte sobre o Tejo.

3 - O Gripen NG voa supercruise.
MITO: ele voa HIPERCRUISE!

4 - O Gripen NG é O caça para a FAB.
VERDADE: afinal, para a Flygvanet é que não é...

5 - O Gripen NG tornará (manterá?) o Brasil dependente de outros Países para manter seus caças voando.
MITO: o Gripen não promove a DEPENDÊNCIA e sim a INTERDEPENDÊNCIA, ou seja, quem produzir peças e partes para ele (23.567% da humanidade) não poderá entrar em guerra pois ficará com sua força de caças indisponível. M-A-G-A-V-I-L-H-A! NO WAR ANYMORE!

6 - O Gripen NG é mais real que o PAK-FA.
VERDADE. Ao menos no Photoshop.

7 - Darth Vader ri do Gripen NG.
MITO: ele até tentou mas rir sem dentes é embaraçoso e ele desistiu.

8 - Chuck Norris, após um incidente, cuspiu no Gripen NG.
VERDADE. Ele foi convidado a pilotá-lo e, após o pouso, cegou cem mil pessoas com o brilho de seu sorriso de felicidade. Com ciúmes, cuspiu no Gripen NG. Hoje faz filmes evangélicos. Ninguém viu o porquê, afinal, todos estavam CEGOS, não?

9 - O Gripen NG é uma reencarnação do F-16.
MITO: é uma reencarnação DO AMX.

10 - O Sea Gripen é viável.
VERDADE: o Tie Fighter também.
Daqui a pouco colocam um Photoshop e um PowerPoint para combater essas calúnias.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42288 Mensagem por Túlio » Dom Jul 04, 2010 10:55 pm

Sempre MORRI de inveja de eles gostarem mais do Monsieur Carlô Mathiá do que de mim... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42289 Mensagem por marcelo l. » Dom Jul 04, 2010 11:03 pm

Recomeçar não tem como, acredito ninguém quer, nem os candidatos que podem entrar. Nunca se esqueçam que quem ganhar vai ter muitas promessas que não conseguirá cumprir e tem um compra dessas é duro.

Só não entendo por que não acaba, do jeito que está vai sair o resultado e no dia seguinte o contrato já está pronto, por que o tempo até para discutir as off-sets e todos os ítens já deu. F-X-2 fracasso.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42290 Mensagem por Skyway » Dom Jul 04, 2010 11:05 pm

Meu deus...saio a tarde, passo o dia inteiro no shopping, me empanturro no burger king, vejo um filminho, volto devagarzinho curtindo a paisagem do Rio, chego em casa, faço tudo que tenho que fazer(basicamente me despanturrar do burger king), venho aqui, acesso essa bagaça...e vocês ainda estão medindo pintos???

Que fixação....
Tomem, quem sabe ajuda:
http://www.tribofitness.com.br/fita-metrica.jpg

Epa...peraí....estou sentindo uma tontura....ih...minha tripla personalidade!

Meu lado gripado: O melhor caça é o meu!!! Faz tudo com um pé nas costas e é menorzinho, gasta menos e é bonitinho! Mesmo só existindo no papel e em um demonstrador de tecnologia que não é protótipo. É que usamos todos os dados da versão anterior e aumentamos todos os índices em 20%! Se quando a nova versão voar de verdade vai fazer isso tudo ou não, não sabemos, mas com seu dinheiro, digo que tentaremos ao máximo! Quer versão naval? Fazemos!!! Bimotor? trimotor? Já sei...RAMJET! Fazemos também! É só pagar. Ah, e prometemos fazer no brasil tudo de básico que os outros também garantiram! Mas por favor..se quiser alguma coisa relacionada a turbina e outros componentes não suecos, é melhor falar direto com o fabricante....sabe...é mais rápido, vai na minha. :wink:

Meu lado rafalista: Não, peraí, melhor é o meu pô!!! Sem dúvida... Meu avião ainda não faz tudo que deveria...na vida real...mas já participa de um cenário de combate e vários exercícios testando todos os componentes operacionais. É mais caro, mas é bimotor, moderno, tem versão naval e com grande capacidade de fogo e persistência de combate. Garantimos tudo de básico que os outros tambem prometeram, e mais um pouco. Ah, e quase toda a aeronave é francesa, e os componentes que não o são, não são sensíveis ou sujeitos a embargo. Alem do que, vamos transferir gradualmente a tecnologia da aeronave, inclusive deixando vocês integrarem o que quiserem, logo...não precisa se preocupar.

Meu lado superhornetista: Má nem fud$nd*! Melhor é o meu e não se fala nisso! É americano, testado em combate, é americano, é bimotor, é americano, pode(ria) usar as armas mais modernas dos estados unidos, é americano, tem o melhor radar, é americano e tem versão naval! Já comentei que ele é americano? Gosta de Hamburguer? Mc Donalds? Milk Shake? Sundae? hot dog? GM? Ford? Hollywood?...então, é mais um produto americano...ou seja, bom demais! um must! Não transferimos nada por que não precisa se preocupar com essas coisas terrenas...bens materiais e etc...não levamos nada disso quando morremos, não é mesmo? Deixa essas preocupações conosco. Vamos te dar os aviões, essas máquinas de guerra, para vocês voarem por aí, fazer piruetas e se exibirem para os seus vizinhos.

---------------------

Viu que discussão mais útil!!!! :roll:

Acho que vou abrir um novo tópico...chamado "sexo dos anjos"...




AD ASTRA PER ASPERA
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42291 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 11:07 pm

marcelo l. escreveu:Recomeçar não tem como, acredito ninguém quer, nem os candidatos que podem entrar. Nunca se esqueçam que quem ganhar vai ter muitas promessas que não conseguirá cumprir e tem um compra dessas é duro.

Só não entendo por que não acaba, do jeito que está vai sair o resultado e no dia seguinte o contrato já está pronto, por que o tempo até para discutir as off-sets e todos os ítens já deu. F-X-2 fracasso.
Já está tudo acertado e pelo que entendi, tudo mesmo. Só falta anunciar o contrato.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42292 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 11:09 pm

É meu poder Flankerista, legítimo e puro.
Flankerista de ocasião, emcimadomurista, que hora torce pelo Gripen, ora, pelo Rafale, ora pelo F-16BRI (pensa que eu esqueço?) e finalmente descobre que só h[a uma solução completa.

Mister Tchúliou, to be or not to be, is that the question?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42293 Mensagem por Túlio » Dom Jul 04, 2010 11:10 pm

CHORA VIOLA!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42294 Mensagem por Paisano » Dom Jul 04, 2010 11:45 pm

Meu Deus!!! Este tópico virou o verdadeiro samba do crioulo doido. :shock:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42295 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 04, 2010 11:50 pm

Cara... vocês estão muito engraçados...

:lol: :lol:

Excelentes posts Tulio, Skyway e Mestre Orestes... [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42296 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 05, 2010 12:43 am

delmar escreveu:Para alguns foristas é crime lesa pátria ter opiniões contrárias aquelas que eles defendem. Mas a realidade está contra eles. Antes das eleições não sairá nada e depois é o próximo presidente que vai decidir. Estou quase apostando que não será o Rafale. Se era para ser o Rafale ele já teria sido anunciado com toda pompa e circunstância.
Eu li a papelada. É Rafale...
delmar escreveu:Porque toda esta animosidade contra o GRIPEN se ele está descartado? Porque bater num cachorro morto? Há algo mais no ar que os lobistas do Rafale estão sabendo e eu não sei. (Ora, se existem lobistas do Gripen devem existir também lobistas do Rafale, disfarçados é claro :roll: )
Não existe animosidade contra o Gripen, mas contra gente que, para vender um produto, espalha calúnias e mentiras. Eu mesmo já fui acusado de lobista e quase processei uma figura por isso. Fui acusado porque afirmava que o Gripen NG é uma roubada e dava razões técnicas que, aliás, coincidem com as que estão na seção risco das aeronaves na disputa. Se fosse uma boa proposta, o Alto Comando não a teria descartado pelo F/A-18E/F, como fez, aliás.

As razões para declassificação do Gripen NG foram técnicas e as descrevi aqui. Alto Comando e MinDef convergem nesse ponto. Se fosse uma boa proposta, os suecos não estariam modernizando mais unidades do modelo C/D para o modelo E/F. Quer ver uma mentirta? Dizem que iremos construir unidades do Gripen aqui a partir da primeira unidade. É mentira, seria a partir da 36ª. A montagem, começa a partir da 10ª célula (no caso do Rafale é aq partir da 8ª). Qual é a grande vantagem? Nenhuma.

Tem mais, os franceses são os únicos que aceitam comprar KC-390. Os suecos prometem ampliar nossas exportações... de geladeiras Electrolux, ônibus e caminhões Volvo e Scania, robôs ASEA... Claro, pode dar muito mais grana, mas será que vale à pena.

Pepê




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42297 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 05, 2010 1:02 am

Pepê, então o Alto Comando refez o trabalho da "imaculada" COPAC e colocou o Super Hornet em primeiro lugar no relatório inicial? Que doideira, a própria FAB refutando o tal "escolhido" da FAB?

Toma MD. [033] :roll:

[]'s




Alberto -
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42298 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 05, 2010 1:17 am

vplemes escreveu: Não sou da SAAB, sou brasileiro com RG e CPF, pago impostos como todo mundo, na parte de ser reprovado na academia de ciências vulcana, como não sou vulcano e vivo com os pés bem pregados na terra, deixo para você, que parece que aprecia bastante viajar na maionese. Em relação a "espalhar mentiras nos fóruns", Pelo tempo que conheço você (desde o grupo AEROESPACIAL, da koslowa) acho que sei bem quem tem este hábito. No mais, se quizer debater com educação e civilidade, beleza. Agora, se está interessado apenas em desqualificar, a resposta será à altura.

Sds,
Eu não viajo na maionese. Coloco informações apuradas, ao contrário da turminha da Gripen. Essa agora de "o samurai foi autorizado pelo comandante em chefe para negociar com os suecos por fora" é o máximo...

Vamos ver quem viaja na maionese:

1. O Gripen é hipermotorizado...
Mas a COPAC afirma, em seu PRIMEIRO relatório que ele é o que oferece menor capacidade de desenvolvimento porque tem menor oferta energética e pouco espaço interno. Em relação ao Rafale F.3, essa crítica não aparece...

2. O Rafale está em desenvolvimento desde 1984...
O avião que voou em 1986 era uma maquete para provar conceitos e, praticamente, não possui um parafuso em comum com o modelo atual. Mal comparando, é igual aos primeiros modelos do EAP, que pouco têm a ver com o Typhoon. O primeiro protótipo REAL do Rafale voou em 1995 e começou a ser entregue em 1999. De lá para cá, 108 unidades foram entregues, uma média de 10 por ano. O Gripen voou em 1988 e começou a ser entregue em 1995. Porque vou conduzido com mais pressa? Porque, bem ou mal, a França possuia um avião que dava conta de sua defesa aérea no estado da arte e que continuava em fabricação: o Mirage 2000 (com FBW, entre outras coisas). Além disso, a Suécia usou um motor pronto, não desenvolveu nada seu, como franceses e europeus fizeram no Rafale e no Typhoon.

3. O Rafale, tecnologicamente, está atrás do Gripen...
O Rafale nasceu com radar de varredura eletrônica, o do Gripen é mecânica. Sabia disso? A SAAB, depois de ser descartada por três fabricante (Raytheon, Thales e ELTA) contratou a SELEX, no ano passado, para desenvolver um radar AESA para o NG. A Thales, enquanto isso, desenvolveu, construiu e testou um radar AESA completamente novo que tem um desempenho comprovado 40% superior ao modelo PESA. Está em fase de preparação da linha de montagem e começa a ser entregue em 2012.

4. A SAAB irá construir partes do NG no Brasil a partir da primeira unidade...
Mais mentiras. É a partir da 37ª unidade. Montagem no Brasil, só a partir da DÉCIMA célula (os franceses oferecem a partir da OITAVA célula).

5. O NG será a continuação da séria A/B/C/D...
Mais mentiras... Um Rafale F.3 terá 100% de peças comuns com os já 108 construídos (sim, todos serão levados ao mesmo padrão). O NG terá apenas 30% de comunabilidade com os 220 A/B/C/D construídos. Qual a melhor proposta sob o ponto de vista logístico? Não é para menos que a COPAC colocou o caça sueco como o de maior risco...

6. O Rafale depende do Mirage 2000 para disparar bombas a laser...
Não depende mais. Os ensaios de qualificação foram feitos e o Senado da França já alocou oito Damocles para os Rafale.

Por último, não desqualifico ninguém. Vou ser mais claro: por mim cancelava tudo, comprava aviões de segunda mão e fazia uma parceria com russos e indianos para fabricar PAK-FA no Brasil. Metade dos pilotos da FAB dariam um braço para isso, pena que os engenheiros atrapalhem. Aliás, a FAB continua fora de sintonia com a END. A Marinha terá 48 caças e a FAB acha que precisa de apenas 120... Em minha modestíssima opinião, necessitamos de, pelo menos, 160 e 40 deles poderiam ser de 5ª geração. Como a Suécia só irá voar o dela em 2040, restam apenas PAK-FA e F-35... Façam seu juízo.

Pepê




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42299 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 05, 2010 1:29 am

AlbertoRJ escreveu:Pepê, então o Alto Comando refez o trabalho da "imaculada" COPAC e colocou o Super Hornet em primeiro lugar no relatório inicial? Que doideira, a própria FAB refutando o tal "escolhido" da FAB?

Toma MD. [033] :roll:

[]'s
Não é doideira. Se vc lesse a parte de "riscos" do NG saberia o porquê da decisão. Não foi preciso mexer em todo o relatório, bastou dar um pouco mais de peso para a seção risco, diminuir um pouco o valor dos itens preço de aquisição e custo operacional e o NG passou para trás. No relatório da COPAC o NG apresentava o menor preço e custo operacional (embora a própria COPAC ressaltasse que sua metodologia de cálculo fosse imperfeita em função de ser um produto em desenvolvimento), mas o F/A-18E/F vinha logo em seguida. Se formos analisar sob esse ponto de vista, vemos qual é a escolha lógica:

Gripen NG: Custo de aquisição de US$ 50 milhões com hora/vôo cotada em US$ 8 mil
F/A-18E/F: : Custo de aquisição de US$ 55 milhões com hora/vôo cotada em US$ 10 mil

A diferença é pequena demais ou não?

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Seg Jul 05, 2010 1:57 am, em um total de 1 vez.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42300 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 05, 2010 1:35 am

Pepê Rezende escreveu:
vplemes escreveu: Não sou da SAAB, sou brasileiro com RG e CPF, pago impostos como todo mundo, na parte de ser reprovado na academia de ciências vulcana, como não sou vulcano e vivo com os pés bem pregados na terra, deixo para você, que parece que aprecia bastante viajar na maionese. Em relação a "espalhar mentiras nos fóruns", Pelo tempo que conheço você (desde o grupo AEROESPACIAL, da koslowa) acho que sei bem quem tem este hábito. No mais, se quizer debater com educação e civilidade, beleza. Agora, se está interessado apenas em desqualificar, a resposta será à altura.

Sds,
Eu não viajo na maionese. Coloco informações apuradas, ao contrário da turminha da Gripen. Essa agora de "o samurai foi autorizado pelo comandante em chefe para negociar com os suecos por fora" é o máximo...

Vamos ver quem viaja na maionese:

1. O Gripen é hipermotorizado...
Mas a COPAC afirma, em seu PRIMEIRO relatório que ele é o que oferece menor capacidade de desenvolvimento porque tem menor oferta energética e pouco espaço interno. Em relação ao Rafale F.3, essa crítica não aparece...
Por falar em turbina anêmica, segundo dizem por aí, em várias fontes...

Gripen Thrust/Weight: 0.97
Rafale Thrust/weight: 1.13

http://img.photobucket.com/albums/v319/idol_harobed/gripen_versus_rafale.jpg

Anemia não é uma exclusividade.

[]'s




Alberto -
Responder