TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42151 Mensagem por gribel » Sáb Jul 03, 2010 9:46 pm

Quer saber? Se a FAB tá com nhemnhemnhem como o fhc...se a resposta é só depois das eleições....vamo votar logo no serra. Daí ela deixa a fab só por conta de tráfego aéro, acaba com a lei de abate...tira os pingolos dos st ( aliás...só com os super tucanos, sem mais nada) ...e deixa os marinheiros, que têem postura de homem, fazerem o serviço pesado. Que saco de novela.....TAB MALA< COMPLICADA E PERFEITINHA< MELHOR QUE O EB E A MB.
Me perdoem o desabafo!

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#42152 Mensagem por gribel » Sáb Jul 03, 2010 9:47 pm

Daí a gente vota no Heleno na próxima eleição.

Carlos Mathias

#42153 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 03, 2010 9:49 pm

Então Knight, que a FAB vá prá rua fazer campanha pelo serra, e que comece agora, hoje.

Não vou escrever o que eu acho disso, não quero ser repreendido.

Engraçado é que a MB vai operar 30 escoltas, cujo custo de operação deve ser um tanto mais caro do que de caças.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#42154 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 03, 2010 9:49 pm

Alguém aí está de zoação com o Tio Véio: nem li Veja nenhuma, só VEJO que nada está sendo feito e isso me irrita pra caramba, POWS!!!

Sempre detestei briguinha de beleza, sempre odiei a burrice ser sagrada vencedora sobre a inteligência, a safadeza triunfar sobre a honestidade e estou véio o suficiente para crer que morro assim. Lamento.

E cupincha Aiatolá, me considerei Moderado e COM RAZÃO: extrapolei! Faria o mesmo por ti, acredites... :wink:

(Ei, agiste CERTO, mesmo que sem intenção, POWS!!!)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#42155 Mensagem por Paisano » Sáb Jul 03, 2010 9:53 pm

Túlio escreveu:Alguém aí está de zoação com o Tio Véio: nem li Veja nenhuma, só VEJO que nada está sendo feito e isso me irrita pra caramba, POWS!!!
Túlio, eu me referi a essa reportagem:
Santiago escreveu:
DELTA22 escreveu:Na revista Veja(?), coluna Radar, que saiu neste fim de semana, fala que o F-X2 será anunciado somente após as eleições. O vencedor continua o mesmo que sempre foi.

[]'s a todos.
1:20 \ Governo
Caças só depois da eleição

A decisão da compra dos 36 caças franceses ficou para depois da eleição. Lula não quer, em plena campanha eleitoral, bater o martelo num assunto de 5 bilhões de euros. Considera que seria como oferecer um fósforo para acender a fogueira da oposição. Mas o favoritismo francês não se alterou um milímetro. O anúncio do fechamento do negócio ficou, portanto, para o apagar das luzes do governo.

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... a-eleicao/
:wink:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#42156 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 03, 2010 9:56 pm

Túlio escreveu:Alguém aí está de zoação com o Tio Véio: nem li Veja nenhuma, só VEJO que nada está sendo feito e isso me irrita pra caramba, POWS!!!

Sempre detestei briguinha de beleza, sempre odiei a burrice ser sagrada vencedora sobre a inteligência, a safadeza triunfar sobre a honestidade e estou véio o suficiente para crer que morro assim. Lamento.

E cupincha Aiatolá, me considerei Moderado e COM RAZÃO: extrapolei! Faria o mesmo por ti, acredites... :wink:

(Ei, agiste CERTO, mesmo que sem intenção, POWS!!!)
O retorno ao eixo é digno dos homens de bem, então o enalteço sempre sábio Dinah. Porém confesso que não vi seus posts como consequência da matéria da Veja, até porque sua retórica recente já se baseava nos mesmos fundamentos de hoje; interpreto seus posts recentes como uma mera coincidência. Ninguém melhor do que você perceberia de prima o que foi noticiado e quais são as associações pretendidas (para consumo interno), foi coincidência mesmo.

Mas a primeira frase do mesmo post está relacionado a "ficha do exemplo", daí a sabedoria enaltecida por mim, pois as coincidências poderiam não ser percebidas de imediato e vácuos outros poderiam se seguir.

Abração, Pai Véio Dinah!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#42157 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 03, 2010 10:02 pm

Cabôco, quer apostar que só sai kôza que preste no Centenário da Vitória? [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Mathias

#42158 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 03, 2010 10:09 pm

Isto é muito sério, daqui a pouco alguém poderá concluir algo do tipo: existe um motim no 1º GAvCa/BASC, o comando da FAB não conseguiu controlá-lo, emputecido pelos acontecimentos o governo afirmou que não tomará decisão nenhuma antes das eleições e se o momento político não for, naquela época, favorável (leia-se derrota da pretensa sucessora "do cara"), então não será comprado caça algum. :shock: :shock: :shock:
Hmmmm... Sei... suposição, né?
Tá jogando água na fogueira mestre?
Aguardente?
1) Que o momento político influencia fortemente o período para o anúncio, não me resta dúvida. Aliás, errei ao prever que deveria ser durante a Copa, seria feito uma associação às avessas com a de 70, soaria como vingança por aqueles que se sentirem contrariados (em relação ao modelo a ser anunciado).
O povão literalmente caga e anda prá o assunto FX e defesa em geral. O povão que elegeu Lula e vai eleger Dilma.
Nós não somos nada no bolo eleitoral, meia dúzia de dois ou três.
Qualquer um menos dotado de conhecimentos pode mostrar os poderosíssimos F-5M dando surra nas melhores FAs do mundo numa Red Flag e blá, blá, blá. Prá quê mais? Prá quê gastar tanto dinheiro que poderia ir para as criancinhas e prá enchente do Nordeste?

Esse assunto não traria prejuízos eleitorais de monta prá um presidente que atropelou um mensalão e coisas muito piores que essa babacaiada de FX.
E a MB e o EB estão de vento em popa.
2) Adiamento para depois das eleições: é justamente isto o que os dois concorrentes querem, pois daí ao cancelamento (@ FHC) é um pulinho. Não acredito que o governo seja estúpido o bastante, aí eu mesmo serei o primeiro a criticar o tamanho da asneira.
Os dois concorrentes vão comer capim num próximo FX.
Depois de tudo o que nos fizeram, só se o GF for uma galinha sem vergonha prá colocar esses caras numa concorrência futura.
FX, saindo ou não saindo não dá voto fora do DB.
Eu mesmo, desde que se mantenha a fabricação de navios, quero que o FX atual se exploda, literalmente.
O povão tem outras preocupações mais preementes que aviãozinho da FAB.
3) Não acredito que a "turma do Rio" esteja gerando problemas reais, insatisfação há em todos os lugares, mas imagino que seja pontual. Se houver problemas, então cabe à FAB e seu comando dar providências, caso contrário trata-se de algo extremamente sério. Insisto, não acredito que chegue a tanto.
O X do FX é que a FAB, instituição, quer o F-18. O plano B é o gripen.
Mesmo sabendo de tudo o que está se passando no campo geoestratégico, pelo que parece, insistem nessa coisa de buy american or fly F-5 forever.
Se o comando quer marcar posição, uma unidade botar a cara prá bater não seria bastante conveniente?
Seria um recado mais claro e explícito então.
Como combater algo que eu mesmo quero que se torne realidade?

Eu acho que o custo político fora do DB de um cancelamento do FX seria = 0.
FHC babou e ninguém chiou.
Lula idem, e nada.
Lula empurrou coma barriga e vaselinou tudo o que pode prá acochambrar as briguinhas e vontades, e nada.

Nunca ouvi ninguém, nem uma pessoa sequer comentar sobre FX numa fila de ônibus, no super-mercado, na fila do UPA, dentro do trem lotado... Nada, ninguém sabe sequer o que é.

Se cancelar essa sem vergonhice que virou o FX, esse puxa-puxa sem fim, o custo político será = 0.

Talvez Dilma perca uns 500 votos num total de mais de 50 milhões. Acho que ela pode conviver com isso.

soultrain
Sênior
Sênior

#42159 Mensagem por soultrain » Sáb Jul 03, 2010 10:10 pm

Eu ainda acho que vou comemorar, aqui em Portugal no dia 10, com um colega Brasileiro, o fim do FX ;)

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Mathias

#42160 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 03, 2010 10:12 pm

Que Deus te ouça Soul, que Deus te ouça prá acabar com essa desgraça. :?

Quié que tem dia 10 de Junho?

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#42161 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 03, 2010 10:15 pm

Túlio escreveu:Cabôco, quer apostar que só sai kôza que preste no Centenário da Vitória? [003] [003] [003] [003]
Véio Dinah, este caboclo já não aposta mais nada, até porque se não questiona a sabedoria de um Pai Velho. Mas serei singelo e ao mesmo tempo abusado: o momento para se anunciar um vencedor tem que ser o mesmo para se dizer que nenhuma compra será feita, qualquer recuo nesta direção é assumir algum tipo de incompetência/medo/receio.

O governo anterior, muitos gostem ou não, tinha uma justificativa para ir adiando a decisão ao máximo: seu ainda provável sucessor sinalizava em um direção diferente do que ele poderia anunciar (M-2000 BR x Gripen ou SU-35, sei lá), sem falar que o tempo do processo (FX-1) ainda era "curto", mesmo que pra nós entusiasta não. Este tipo de argumento se aplica ao atual governo?

O fato é que haverá um anúncio e este poderá ser através do nome do caça a ser comprado ou do cancelamento do FX-2; lembrando que adiamento é o mesmo que cancelamento, haja visto que receberá outro nome (FX-3), terá nova concorrência, começará tudo do zero, seja em que governo for.

Aliás, que ironia, não? Cada governo usa duas gestões para permitir à FAB escolher o seu FX, mas caça que é bom... Nada! Interessante é ver a MB e o EB conseguindo bastante coisa interessante, a própria FAB também, mas caça mesmo...

Lembra-se quando eu dizia que o caça seria o "símbolo" de toda essa mudança? A ironia é que se pode comprar de tudo, inclusive sub nuclear, desde que não tenhamos um símbolo para as mudanças. Como um caça é importante... Que coisa, heim? :? :? :?

Carlos Mathias

#42162 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 03, 2010 10:19 pm

Lembra-se quando eu dizia que o caça seria o "símbolo" de toda essa mudança? A ironia é que se pode comprar de tudo, inclusive sub nuclear, desde que não tenhamos um símbolo para as mudanças. Como um caça é importante... Que coisa, heim? :? :? :?
E comprar um caça americano ou de quem vai atrás deles é símbolo de alguma mudança?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42163 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 03, 2010 10:22 pm

Carlos Mathias escreveu:
E comprar um caça americano ou de quem vai atrás deles é símbolo de alguma mudança?
Bom CM...

'E o simbolo do que o Brasil quer ser quando crescer...

Como sempre espero estar enganado... mas... :|

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#42164 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 03, 2010 10:24 pm

Sim, claro, simboliza que mudamos de miçangas para MIÇANGAS, de espelhinhos para ESPELHINHOS. Não basta? Bueno, o Sinhô diz que sim, então nós da senzala... :wink: 8-]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42165 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 03, 2010 10:27 pm

Túlio escreveu:Sim, claro, simboliza que mudamos de miçangas para MIÇANGAS, de espelhinhos para ESPELHINHOS. Não basta? Bueno, o Sinhô diz que sim, então nós da senzala... :wink: 8-]
Pois 'e...

Sempre achei que poderiamos ter coisa melhor do que F-16 da vida...

mas fazer o que, ne'?

Honestamente... depois de sei l'a quantos anos acompanhando essa novela, me desculpem mas me reservo o direito de ser pessimista... afinal... se estive errado... tudo estar'a bem...

Enquanto isso... nada acontece!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder