Tava pensando a mesma coisa. Esse MD97 A2 é igual enterro de anão, chester vivo ou Gripen NG. Ninguém nunca viu.Hader escreveu:Esta lista tríplice aí tá parecendo o short-list do FX-2... Alhos e bugalhos misturados.
Um fuzil fantasminha (calama gente boa, foi só uma provacação inocente...)
Um fuzil que é o Ó do Borogodó mas é caro pacas.
Um fuzil que dizem ser bom mas ninguém no EB parece gostar muito pois é bullpup.
Sei não...
[]'s
Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: Novo Fuzil para o EB
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Levaram minha carteira (com RG, CPF e etc) sem eu perceber hoje. Falaram pra eu fazer um BO, eu fiz, mas nunca quis tanto ter uma FAL.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
Tem sim problemas de projeto e são muitos. A execução é ruim porque o projeto é ruim.Carlos Mathias escreveu:De projeto não, de execução, digamos assim.
Quais?
Não fale em punho, trilhos, plásticos e etc.
O mecanismo da arma, que falhas de projeto possui?
Não fale em punho, trilhos, plásticos e etc.
O mecanismo da arma, que falhas de projeto possui?
- Bolovo
- Sênior
A principal falha é ser descendente do FAL. A maior falha é usar ponto de junção na mesma posição, que fica entre o carregador e o gatilho. Isso interfere na manutenção, na ergonomia, na durabilidade e etc. É um conceito antigo que foi deixado de lado depois do FAL. Creio que o MD-97 é o único fuzil do mundo que manteve. O conceito mais novo é colocar fazer o ponto de junção das duas partes do fuzil logo a frente do carregador, mantendo toda o o upper e lower receiver em seus respectivos blocos inteiriços, sem divisões. Salvo engano isso começou com o M-16 e continuou desde então. Não dá para consertar isso sem começar um projeto novo. Outro erro foi a escolha dos materiais. Mudar o material, o processo de fabricação pode mudar toda a característica do projeto, mudando forma de produção, peso e etc. Por isso não acredito no MD-2, ou seja lá o nome do "novo" MD-97, vá dar certo, pois pelos renders lançados ele propõe exatamente e somente isso de novidade: punho, trilhos, plásticos, que vão mudar em nada os principais problemas, vão apenas maquea-lo. Mas não posso crucificar o MD-97 puramente, tem todo um contexto por detrás: foi concebido nos anos 90, no auge do vira-latismo, onde compramos M-60A3 usados e vibramos como se fossem novos de fabrica. Acredito eu que passamos dessa época, do vira-latismo, e estamos vivendo o começo de um novo paradigma, os atuais projetos mostram isso, como os milhares de veículos blidados sob rodas, mecanizando todo Exército, algo inimaginável há poucos anos. Portanto, manter o MD-97, com nova roupagem, atualizado é para mim o maior dos erros. Querem um fuzil nacional? Ótimo, façam um, não duvido que consigam, mas que parem de divulgar notas e imagens de fuzis obsoletos, mas agora "modernizados", isso não dá, acho que não entendem o sentido que dá essas frases. Parecem que querem ficar sempre no passado.
Saudações
Saudações
Bolovo.
Do FAL, em termos de funcionamento, o MD-97 não tem praticamente nada, mudou tudo e adotou a receita universal.
Ergonomia? Qual é grande diferença entre portar um MD-97 e um M-4? Muda tanto assim mesmo?
Durabilidade? Bem, estamos chegando lá onde eu quero chegar.
Pode facilitar um pouco a manutenção de 1º escalão, mas outras mais profundas são feitas por armeiros em oficinas, logo, pouco difere.
E os AK são facílimos de manter, os mais fáceis do mundo.
Não é esse o grande X da questão da durabilidade e confiabilidade.
Fabrique um G-36 com os manteriais do MD e veja a merda que vai sair, independente de tudo, da ergonomia, do projeto.
O que eu acho é que a receita do MD-97 está certa, falta acertar os ingredientes, só isso.
O resto é firula e se arruma fácil.
Veja bem, eu, eeeeu, não acho que miras disso ou daquilo sejam o mais importante, nem ergonomia fantástica.
Eu acho que antes de qualquer coisa vem a confiabilidade e durabilidade. Nenhuma mira, nenhuma munição, nenhum trilho serve prá nada se a arma falha ou quebra.
Os fuzis da família AK são ruins? Não falo em estética e trilhos, falo em funcionamento. Ser descendente não é igual a ruim.A principal falha é ser descendente do FAL
Do FAL, em termos de funcionamento, o MD-97 não tem praticamente nada, mudou tudo e adotou a receita universal.
Não me consta que a manutenção do FAL seja difícil, pelo contrário.Isso interfere na manutenção, na ergonomia, na durabilidade e etc. É um conceito antigo que foi deixado de lado depois do FAL.
Ergonomia? Qual é grande diferença entre portar um MD-97 e um M-4? Muda tanto assim mesmo?
Durabilidade? Bem, estamos chegando lá onde eu quero chegar.
Nenhum fuzil AK tem isso (que eu saiba), e são campeões incontestes de durabilidade e confiabilidade, logo, não é isso que o torna menos ou mais durável.É um conceito antigo que foi deixado de lado depois do FAL. Creio que o MD-97 é o único fuzil do mundo que manteve. O conceito mais novo é colocar fazer o ponto de junção das duas partes do fuzil logo a frente do carregador, mantendo toda o o upper e lower receiver em seus respectivos blocos inteiriços, sem divisões. Salvo engano isso começou com o M-16 e continuou desde então.
Pode facilitar um pouco a manutenção de 1º escalão, mas outras mais profundas são feitas por armeiros em oficinas, logo, pouco difere.
E os AK são facílimos de manter, os mais fáceis do mundo.
Não é esse o grande X da questão da durabilidade e confiabilidade.
Pronto, pode parar, matou tudo, é o X da questão.Outro erro foi a escolha dos materiais.
Fabrique um G-36 com os manteriais do MD e veja a merda que vai sair, independente de tudo, da ergonomia, do projeto.
O que eu acho é que a receita do MD-97 está certa, falta acertar os ingredientes, só isso.
O resto é firula e se arruma fácil.
Veja bem, eu, eeeeu, não acho que miras disso ou daquilo sejam o mais importante, nem ergonomia fantástica.
Eu acho que antes de qualquer coisa vem a confiabilidade e durabilidade. Nenhuma mira, nenhuma munição, nenhum trilho serve prá nada se a arma falha ou quebra.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Perfeito. Principalmente a última frase.Carlos Mathias escreveu:Bolovo.
[
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 6688 vezes
- Contato:
Não concordo. Claro que robustez é ESSENCIAL em qualquer arma ou equipamento com que se pretenda dotar um Exército mas atualmente OUTROS fatores são igualmente importantes. Ergonomia é um deles e não diz respeito apenas a miras e trilhos mas à própria concepção da arma (que é do que estamos falando), aquela junção atrapalha mesmo na hora de o projetista colocar e o soldado operar os comandos. Não é só de montagem/desmontagem que estamos falando...
O AK já foi concebido de modo muito diverso, não sofre disso mas, devido às amplas tolerâncias internas, não pode ser 'acusado' de ser um primor em precisão intrínseca...
O AK já foi concebido de modo muito diverso, não sofre disso mas, devido às amplas tolerâncias internas, não pode ser 'acusado' de ser um primor em precisão intrínseca...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
O AK decente do Stg 44, por isso tb tem suas limitações. Aliás até coneitos modernos como SCAR(IAR) tb devem ter os seus.Túlio escreveu:Não concordo. Claro que robustez é ESSENCIAL em qualquer arma ou equipamento com que se pretenda dotar um Exército mas atualmente OUTROS fatores são igualmente importantes. Ergonomia é um deles e não diz respeito apenas a miras e trilhos mas à própria concepção da arma (que é do que estamos falando), aquela junção atrapalha mesmo na hora de o projetista colocar e o soldado operar os comandos. Não é só de montagem/desmontagem que estamos falando...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Mas essa "falta de ergonomia" do MD-97 inviabiliza seu uso?
Isso é o mais importante?
Walter, você prefere um SUB com banco Recaro e com armas que falham e quebram, ou aquele novo SSN russo cheio de armas fuderosas e sem muita ergonomia, mas que funciona?
Walter, você prefere um SUB com banco Recaro e com armas que falham e quebram, ou aquele novo SSN russo cheio de armas fuderosas e sem muita ergonomia, mas que funciona?
-
- Sênior
Como diria um velho comentarista esportivo, O Tio Silvio Luís, Cruel meu caro CM, muito cruel....Carlos Mathias escreveu:Mas essa "falta de ergonomia" do MD-97 inviabiliza seu uso?
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6340 vezes
- Agradeceram: 6688 vezes
- Contato:
Não sei o Walter véio mas EU preferiria um que funcionasse bem, e funcionar bem não tem apenas a haver com robustez mas também com precisão e eficiência e isso tem TUDO a haver com ergonomia...
Aliás, isso me lembra uma comparação que fiz por aí entre as Taurus PT940 e a 24/7 (sou 'brevetado' em ambas), nenhuma é um fenômeno em confiabilidade nem em robustez mas a precisão e a ergonomia da 24/7 são muitíssimo melhores que as da 940, então, droga por droga, preferi a mais confortável...
Não obstante, meu sonho de consumo seria mesmo a CZ-75, mesmo sendo menos 'calibrosa' (9 mm P), a empunhadura deve ser - no mínimo - a delícia que é a da 24/7 e o gatilho deve ser do outro mundo...
Mas, no mundo REAL, na hora de optar, voltei mesmo foi para o meu véio Taurus Modelo 80, feio e arqui-obsoleto mas que nunca me deixou na mão...
Aliás, isso me lembra uma comparação que fiz por aí entre as Taurus PT940 e a 24/7 (sou 'brevetado' em ambas), nenhuma é um fenômeno em confiabilidade nem em robustez mas a precisão e a ergonomia da 24/7 são muitíssimo melhores que as da 940, então, droga por droga, preferi a mais confortável...
Não obstante, meu sonho de consumo seria mesmo a CZ-75, mesmo sendo menos 'calibrosa' (9 mm P), a empunhadura deve ser - no mínimo - a delícia que é a da 24/7 e o gatilho deve ser do outro mundo...
Mas, no mundo REAL, na hora de optar, voltei mesmo foi para o meu véio Taurus Modelo 80, feio e arqui-obsoleto mas que nunca me deixou na mão...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
É isso aí.
Mas entre ergonomia e certeza de funcionalidade?
Uma 1911A1 não é nenhum exemplo de ergonomia face as mais modernas. Mas dizem que funciona que é uma maravilha!
Então, entre uma empunhadora maravilhosa, e um tiro certo e certeiro de 45 ACP no peito do malandro...
Pode ser de 40 S&W também, vá lá.
Mal comparando, teu mod 80 é o AK-47.
Mas entre ergonomia e certeza de funcionalidade?
Uma 1911A1 não é nenhum exemplo de ergonomia face as mais modernas. Mas dizem que funciona que é uma maravilha!
Então, entre uma empunhadora maravilhosa, e um tiro certo e certeiro de 45 ACP no peito do malandro...
Pode ser de 40 S&W também, vá lá.
Mal comparando, teu mod 80 é o AK-47.
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Uma coisa é certa, ele será melhor que o M16, é só arrumar o aluminio de panela e arrumar uma mola para o percursor.