Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
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Outra, descrever
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#421 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 09, 2007 3:36 pm

Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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#422 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 3:45 pm

cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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CB_Lima


São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê




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#423 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 09, 2007 4:02 pm

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê


Pois é...

Honestamente eu acho que eles erraram algumas vezes sim (não creio que tudo o que foi citado tenha sido somente "erro" mas enfim), mas ao longo dos anos no saldo final acertaram muito mais.

Se eles não querem nem saber dos russos o problema é dos russos :wink: (eles é que estão deixando de vender).

Eu continuo dando crédito a MB!

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#424 Mensagem por Morcego » Qua Mai 09, 2007 4:11 pm

cb_lima escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê


Pois é...

Honestamente eu acho que eles erraram algumas vezes sim (não creio que tudo o que foi citado tenha sido somente "erro" mas enfim), mas ao longo dos anos no saldo final acertaram muito mais.

Se eles não querem nem saber dos russos o problema é dos russos :wink: (eles é que estão deixando de vender).

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a EXPLOSÃO DO KURSK PODERIA SER COMPUTADA TB COMO UM ERRO DE ESCOLHA?




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#425 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 4:26 pm

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:Olá Pepê,

tudo bem? Quanto as valores, me parecem coerentes mesmo.

Gostaria de saber do amigo se tem alguma informação sobre como anda o relacionamento atualmente entre a MB e os russos. Isto poderia ajudar nas nossas discussões. Tenho poucas informações sobre a MB...

Abração,

Orestes


O relacionamento é péssimo.

Pepê

orestespf escreveu: Suspeitei desde o príncipio! :D :D


Eles nem recebem os russos e possuem um desconhecimento total das qualidades e defeitos do material feito no Leste europeu. É uma pena. Teriam muito a nos oferecer. Chegaram a nos oferecer tecnologia na área nuclear (miniaturização de componentes e propulsão) para ver se abriam as portas da MB.

Pepê



Olha posso GARANTIR(com letras maiúsculas mesmo) que a MB não está precisando de assitência/assesssoria técnica para MINIATURIZAÇÃO de sistemas do reator bem como para circuitos principal e secundário, bem como de subsistemas associados do reator.

A MB não precisa por um motivo berm simples, o projeto do submarino, de fato, como já comentado nem existe. O que dificultaria bastante qualquer pormenorização técnica.

Trabalhei(diretamente) durante cerca de 17 dos 24/25 anos que passei na MB com propulsão naval e tive oportunidades(3) de visitar o centro ARAMAR/COPESP, e posso garantir que miniaturização de reator JÁ NÃO É um problema para a MB. É coisa recente, mas já não é mais um problema.

Problema são os demais sistemas/subsistemas nescessários ao futuro sub nuclear. No que tange a área de propulsão propriamente dita, existem interrogações que preocupam, como a turbina. A Engrenagem redutora é um tremendo problema que será equacionado em um futuro bastante próximo :wink: :wink: :wink: , e provavelmente com uma solução que vai dar o que falar na indústria :wink: .(fico conjecturando que essas propostas de ajuda extrangeira as vezes não teriam segundas intenções)

Da mesma forma que engenheiros e técnicos brasileiros vinham recebendo "ofertas" de "visitas" à Europa e EUA para palestras e seminários em troca de "entrevistas" e direitos de publicação de artigos etc.

A ajuda russa seria muito bem vinda em termos de subsistemas auxiliares e outros equipamentos, até mesmo configuração de casco etc.

O grande e verdadeiro óbice para a conclusão do problema da materialização de um SNA é de fato, o combustível financeiro.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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#426 Mensagem por Marino » Qua Mai 09, 2007 4:29 pm

São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Tem horas que a gente quase perde a cabeça...

Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo

Qual submarino quase foi perdido por causa de um torpedo? Você ganharia o Pulitzer se escrevesse esta história. Pq não escreveu?
Está falando do Tp 2000? Ninguem critica a FAB por tentar comprar um caça de 5ª geração. A MB tentou comprar, na Suécia, um tp que seria o top de desenvolvimento na tecnologia. Os suecos não conseguiram desenvolvê-lo, e devolveram todos os recursos previstos no contrato.

sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

Você sabe quais mísseis foram oferecidos a MB na época? O Aspide, o SeaWolf e o Sea Sparrow, este último em uma versão inferior ao Aspide.
Todos de lançadores conteiráveis. Como o pacote de modernização das Fragatas utilizava uma quantidade grande de equipamentos italianos, qual a melhor opção? Inclusive de financiamento? Imbecilidade é sua afirmação.

São umas antas que adoram $$$$

O que você quiz dizer com isso? Tem alguma acusação a fazer? Pq não faz em seu jornal, assinando a matéria e não colocando como "da equipe do correio"? Se provar alguma coisa TODOS lhe agradeceremos por extirpar um câncer da força, pq ao contrário de outras instituições os maus militares são processados e não somente aposentados.




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#427 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 4:36 pm

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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Abraços

Pepê


Olha Pêpe se vc sabe de algo irregular na MB, acho que vc sabe qual é o procedimento adequado, para este tipo de problema.

Fazer uma Denúncia ao MPM.

Obrigado.

sds

Walter




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#428 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 4:42 pm

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

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Abraços

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SE vc se refere ao sinistro verificado à bordo do sub Humaitá na década de 80 durante faina de disparo de um torp Tigerfish submerso, o incidente não é incomum, ocorreu de fato,(não estou autorizado a comentar à respeito), mas adianto que o fabricante foi devidamente comunicado da ocorência do sinistro e instado a resolver o problema. O que foi tão logo implementado sem custos adcionais à MB tão logo a solução técnica foi encontrada.

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#429 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 4:43 pm

cicloneprojekt escreveu: Olha posso GARANTIR(com letras maiúsculas mesmo) que a MB não está precisando de assitência/assesssoria técnica para MINIATURIZAÇÃO de sistemas do reator bem como para circuitos principal e secundário, bem como de subsistemas associados do reator.

A MB não precisa por um motivo berm simples, o projeto do submarino, de fato, como já comentado nem existe. O que dificultaria bastante qualquer pormenorização técnica.

Trabalhei(diretamente) durante cerca de 17 dos 24/25 anos que passei na MB com propulsão naval e tive oportunidades(3) de visitar o centro ARAMAR/COPESP, e posso garantir que miniaturização de reator JÁ NÃO É um problema para a MB. É coisa recente, mas já não é mais um problema.

Problema são os demais sistemas/subsistemas nescessários ao futuro sub nuclear. No que tange a área de propulsão propriamente dita, existem interrogações que preocupam, como a turbina. A Engrenagem redutora é um tremendo problema que será equacionado em um futuro bastante próximo :wink: :wink: :wink: , e provavelmente com uma solução que vai dar o que falar na indústria :wink: .(fico conjecturando que essas propostas de ajuda extrangeira as vezes não teriam segundas intenções)


O maior problema foi de gerenciamento. A Marinha já gastou mais de US$ 2 bi sem resolver o problema de miniaturização ao mesmo tempo em que tentava resolver o problema de propulsão, com domínio de caixas redutoras e de turbinas. Não conseguiu realizar as três tarefas simultaneamente (o normal é encarar uma de cada vez), dispersando raros e preciosos recursos (por essas e por outras o CNPQ caiu fora do programa).

cicloneprojekt escreveu: Da mesma forma que engenheiros e técnicos brasileiros vinham recebendo "ofertas" de "visitas" à Europa e EUA para palestras e seminários em troca de "entrevistas" e direitos de publicação de artigos etc.


Foi bem diferente. Ofereceram know how disponível na área de miniaturização e de propulsão. Não tentaram aliciar ninguém.

cicloneprojekt escreveu: A ajuda russa seria muito bem vinda em termos de subsistemas auxiliares e outros equipamentos, até mesmo configuração de casco etc. O grande e verdadeiro óbice para a conclusão do problema da materialização de um SNA é de fato, o combustível financeiro.


Também foi colocado na mesa, junto com o projeto Amur, e os russos só receberam acusações de que estavam tentando subornar nossos bravos marujos... A propósito, conheço algumas histórias da MB de arrepiar meus poucos cabelos, como a do Tigerfish e as relações privilegiadas que a Casa Mairink Veiga mantinha com almirantes. Infelizmente, esses fantasmas continuam presentes em várias negociações de nossas FFAA. Um bom exemplo foi a oferta de F-5E suíços, em excelente estado, que melou porque houve uma sugestão indevida de um membro de nossa comitiva.

Vamos atribui-las, por uma questão de elegância, a problemas de tradução.

Pepê




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#430 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 4:46 pm

cicloneprojekt escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

[]s
CB_Lima


São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê



SE vc se refere ao sinistro verificado à bordo do sub Humaitá na década de 80 durante faina de disparo de um torp Tigerfish submerso, o incidente não é incomum, ocorreu de fato,(não estou autorizado a comentar à respeito), mas adianto que o fabricante foi devidamente comunicado da ocorência do sinistro e instado a resolver o problema. O que foi tão logo implementado sem custos adcionais à MB tão logo a solução técnica foi encontrada.

sds

Walter


EU NOTICIEI O FATO. Faltou dizer que o almirante encarregado do negócio levou uma pequena comissão sobre a compra dos Tigerfish, junto com o então embaixador brasileiro no Reino Unido, Delfin Neto. Uma farta documentação do Cenimar me foi entregue com todas as maracutaias. Parte dela foi para a primeira página de O Globo. Em retaliação, cortaram o freio do meu carro e entraram na minha casa para implantar escutas e tentar localizar os docuimentos. Algo muito feio...

Pepê




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#431 Mensagem por Marino » Qua Mai 09, 2007 4:53 pm

cicloneprojekt escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

[]s
CB_Lima


São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê



SE vc se refere ao sinistro verificado à bordo do sub Humaitá na década de 80 durante faina de disparo de um torp Tigerfish submerso, o incidente não é incomum, ocorreu de fato,(não estou autorizado a comentar à respeito), mas adianto que o fabricante foi devidamente comunicado da ocorência do sinistro e instado a resolver o problema. O que foi tão logo implementado sem custos adcionais à MB tão logo a solução técnica foi encontrada.

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Walter

Caro Walter
Ao ler seu post falei com um colega de turma submarinista e o mesmo me falou que era um torpedo de exercício, em que as ordens de mudança de rumo do tp não foram atendidas (estepes de guinada), e houve uma interpretação de que o tp poderia ter atingido o submarino.
Mesmo que isso tivesse ocorrido, o sub teria somente uma mossa para pintar. Ou seja, nada do escândalo escrito por nosso colega jornalista.
Forte abraço




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#432 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 4:56 pm

Marino escreveu:Tem horas que a gente quase perde a cabeça...


Explique como alguém com o salário de almirante consegue um iate oceânico a motor para passear na Baía de Guanabara. Tem alguém, que defendia a compra de Cougar, fazendo isso. Felizmente, foi para casa.

Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo


Marino escreveu: Qual submarino quase foi perdido por causa de um torpedo? Você ganharia o Pulitzer se escrevesse esta história. Pq não escreveu?


Foi parar na primeira página de O Globo. Fui eu quem escreveu a denúncia contra os problemas do Tigerfish, uma compra idiota sob todos os sentidos.

Marino escreveu: Você sabe quais mísseis foram oferecidos a MB na época? O Aspide, o SeaWolf e o Sea Sparrow, este último em uma versão inferior ao Aspide. Todos de lançadores conteiráveis.


Engraçado. O Seawolf VLS está disponível desde 1986...

Marino escreveu: Como o pacote de modernização das Fragatas utilizava uma quantidade grande de equipamentos italianos, qual a melhor opção? Inclusive de financiamento? Imbecilidade é sua afirmação.


Imbecilidade é deixar lambris e escada de madeiras numa fragata depois da Guerra das Malvinas. Quanto ao Seawolf, ele sempre acerta os alvos nos exercícios. Os Aspides, até agora, falharam.

Marino escreveu: O que você quiz dizer com isso? Tem alguma acusação a fazer? Pq não faz em seu jornal, assinando a matéria e não colocando como "da equipe do correio"? Se provar alguma coisa TODOS lhe agradeceremos por extirpar um câncer da força, pq ao contrário de outras instituições os maus militares são processados e não somente aposentados.


Um dos cânceres foi aposentado recentemente. Antes que eu pudesse lhe extirpar (estava com uma excelente documentação na mão, uma delas referente a equipamentos norte-americanos para os submarinos). O atual comandante é um cara sério e tecnicamente bom ( o anterior era honesto, mas pouco técnico, o que o tornava manejável).

Não me leve a mal, mas acompanho as FFAA há tempo demais. Praticamente, desde que nasci. Por isso sei de suas mazelaqs e forças.

Pepê




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#433 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 5:00 pm

Marino escreveu:Caro Walter
Ao ler seu post falei com um colega de turma submarinista e o mesmo me falou que era um torpedo de exercício, em que as ordens de mudança de rumo do tp não foram atendidas (estepes de guinada), e houve uma interpretação de que o tp poderia ter atingido o submarino.
Mesmo que isso tivesse ocorrido, o sub teria somente uma mossa para pintar. Ou seja, nada do escândalo escrito por nosso colega jornalista.
Forte abraço


Não era um torpedo de exercício o que foi disparado na raia da Ilha Rasa. O comandante mandou o barco para o fundo e ordenou silêncio quando perdeu o sinal, o torpedo passou pelo barco sem atingí-lo graças à manobra brilhante que salvou mais de 70 vidas. Para azar do comandante, ele atingiu uma rocha não carteada no fundo. O fato está bem documentado e noticiei com todos os detalhes, inclusive alguns documentos secretos da Marinha. A propósito, o incidente foi reconhecido como verdadeiro por nota do ministro Sabóia, um cara digno.

Desculpe-me contradizê-lo

Pepê




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Podem me bloquear a qualquer instante...

#434 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 09, 2007 5:01 pm

Se isso ocorrer, contatem-me pelo EMail pepembr@yahoo.com.br




WalterGaudério
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#435 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 5:02 pm

O maior problema foi de gerenciamento. A Marinha já gastou mais de US$ 2 bi sem resolver o problema de miniaturização ao mesmo tempo em que tentava resolver o problema de propulsão, com domínio de caixas redutoras e de turbinas. Não conseguiu realizar as três tarefas simultaneamente (o normal é encarar uma de cada vez), dispersando raros e preciosos recursos (por essas e por outras o CNPQ caiu fora do programa).


Não posso falar de gerenciamento, mas posso falar de bloqueio externo quase criminoso por parte de terceiros países(vide o famoso caso do motor elétrico que não voltou da Inglaterra, nós tivermos que aprender a feze o serviço que não foi feito lá, aqui, e aprendemos.)


Foi bem diferente. Ofereceram know how disponível na área de miniaturização e de propulsão. Não tentaram aliciar ninguém.


Tentaram sim. Não vou discutir com vc detalhes que nem me foram pasados obviamente(eu era apenas um terceiro sargento) , mas garanto a vc que se vc está dizendo que não houve nada, a operação abafa em torno do caso foi bem feita.


Também foi colocado na mesa, junto com o projeto Amur, e os russos só receberam acusações de que estavam tentando subornar nossos bravos marujos... A propósito, conheço algumas histórias da MB de arrepiar meus poucos cabelos, como a do Tigerfish e as relações privilegiadas que a Casa Mairink Veiga mantinha com almirantes. Infelizmente, esses fantasmas continuam presentes em várias negociações de nossas FFAA. Um bom exemplo foi a oferta de F-5E suíços, em excelente estado, que melou porque houve uma sugestão indevida de um membro de nossa comitiva.


O pessoal da casa Mayrink Veiga de fato, é personagem de várias estórias. No entanto como não posso provar nada disso, evito comentários.

Qto. a atuação de altes. de maneira não condizente com sua condição de marinheiros impolutos, entrego a responsabilidade ao MPM, e no que couber, ao orgão adequado a investigação de pessoal diplomático.

Em tempo Pêpe.

Ainda não te ocorreu que desde o epsódio do Tigerfish vc é brindado com contra-infos que acabam por dificultar seu entendimento sobre boa parte até mesmo de questões técnicas(principalmente aquelas que não estão ligadas à industria? :wink: . Talvez seja por isso que as informações que tenho invariavelmente sejam diametralmente contrárias às suas.

Digo isso pq até na poderosa(PETROBRAS) onde trabalho atualmente, se faz isso.

Sobre a o MODFRAG já discutimos á respeito, o Marino acabou por repetir todos os argiumentos que já coloquei, e sinceramente eu não mudei um centímetro de idéia.

Fique com as suas.

sds

Walter




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