orestespf escreveu:Confesso que também estranhei os números do Pepê...
Mas um ponto que eu acho que seria interessante discutir é o anúncio na LAAD feito pelos russos que o SU-35BM voará a partir de agosto deste ano.
Sobre este ponto, tenho algumas dúvidas:
1) Seria mesmo o SU-35BM? Este estava previsto para 2008-9.
2) Será uma versão intermediária entre o SU-35 do projeto FX-1 e a versão BM? Uma espécie de SU-35 BR?
3) Se a versão for intermediária, qual seria o radar integrado?
4) Independente da versão/modelo, seria uma proposta mais tentadora do que a oferecida pelos franceses?
5) Quais seriam as conseqüências políticas e comerciais se os franceses perderem a venda de Rafale para o Brasil?
6) Qual o significado da euforia russa e o "silêncio" franceses na LAAD? Ou seja, quem está blefando mais?
A versão BM voa neste ano e será oferecida no mercado em dois anos.
Plinio Jr escreveu:Dentro das suas dúvidas, já ouvi muita coisa diferente deste Su-35BM, o que é certo é que não iriam produzir um modelo BR s/ ter fechado uma venda com a FAB, já fizeram isto no passado com o Su-30KI, fizeram uma aeronave de demonstração pra Indonésia esperando fechar com os mesmos e a venda desta versão acabou não acontecendo, fechando algum tempo depois com poucos Su-27SK e Su-30MK .
Possivelmente será uma nova tentativa de colocar o Su-35 em uma versão modernizada no mercado e tentar atrair novos clientes, por enquanto somente a FAB mostrou interesse, falam da Venezuela, mas com a compra e chegada dos Su-30MKV tenho minhas dúvidas se o Chaves vai apostar em novas compras de caças da familia Flanker.
Para entrega imediata nos oferecem duas opções: Su30 ou Su35 (o tradicional, com canard) com radares AESA, Motores AL41F e aviônica moderna. Os lotes seguintes já seriam no padrão BM
orestespf escreveu: Na verdade a FAB não compraria o SU-35 se for oferecido para a Venezuela, a não ser que tenhamos alguma coisa a mais no vetor. E também acho que o Chaves já fez a sua escolha.
Só existe possibilidade (minha opinião) de existir uma versão BR (entre o SU-35 do FX-1 e o BM) se for para entrega mais rápida e se a FAB decidir pelo vetor russo.
A primeira parte não tem razão de ser. A Venezuela é vista, com boa dose de razão aliás, como um risco ínfimo pelas Forças Armadas brasileiras. Qualquer compra feita pelo país vizinho SÓ AUMENTA A VIABILIDADE do programa brasileiro. Porque? Por nossa estrutura industrial somos o local certo para a Sukhoi montar um grande centro de manutenção para a América Latina.
Na segunda parte, vc está mais que certo. O Su 30/35 híbrido é apenas uma oportunidade de apresentar uma solução rápida para os problemas da FAB. Como o Su35BM voa em agosto (o que voa daqui a algunas anos é o PAK FA, previsto para 2009), poderíamos acompanhar o programa de testes para adquirir um lote num prazo relativamente curto. A homologação pelo CTA poderia ocorrer em conjunto com a russa.
orestespf escreveu:E para alguns (muitos) uma possível comprar de SU-35 poderia sinalizar interesse no projeto PAK-FA, descartando o F-35 americano.
Duvido muito que o F-35 seja vendido para a América Latina antes de 2020...
Abraços
Pepê