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Enviado: Dom Dez 09, 2007 10:09 am
por PRick
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Zepa escreveu:Não é possível que agora não saia nada, com toda esta movimentação de bastidores e agito na imprensa.

Esta é a hora :!:

Abs.

Zepa.


A coisa não é tão simples, porque as cabeças pensantes de BSB são completamente "cegas" nesse assunto. Um bom exemplo é esse papo de produção do M2000 aqui, se já rejeitamos o avião no outro FX, porque reconsiderar agora depois de tanto tempo? Infelizmente o Jobim pode até ter boa vontade, mas sem ter uma equipe realmente técnica no assunto vai ficar difícil.

[ ]s


Não acredito que a proposta atual seja igual a anterior, é bem possível, que esteja sendo oferecida a produção local do M-2000, combinada com uma pequena venda de Rafale, algo parecido com a proposta para o Helo.

Acho que isto seria bem mais interessante, que a colocação de M-2000 usados de graça.

A proposta anterior do M-2000, não incluía a construção local de imediato, algo diverso agora, porque a linha de produção do M-2000 está encerrada na França. Além disso, acredito que a Embraer ficaria encarregada do desenvolvimente e a manutenção do Rafale, M-2000 e sua integração aos armamentos navionais.

[ ]´s


Uma venda casada Rafale + M2000? Bom, além de ser caro pra caramba teríamos "transferência" de algo que já morreu no seu país de origem (M2000). A proposta russa com certeza é melhor: o SU-35 além de mais barato é superior aos dois aviões franceses. Agora acreditar que a França iria permitir "bedelhos" em seu prodígio (Rafale), seria sonhar demais, afinal eles saíram do Eurofighter por querer total independência.

[ ]s


Eu coloquei a possibilidade de um pacote oferecido que seria tentador, se ele existe ou não, não sei. Quanto ao SU-35 ser melhor que o Rafale, mas nunca, o SU-35 é um avião velho, o SU-35BM é uma tentativa de dar um nível tecnológico aos SU-35, do mesmo nível do Rafale, algo que não acredito, porque não acho que os Russos tenham a mesma capacidade na área eletrônica que a Thales e os franceses.

Por sinal, desde 1988, que Mirages F-1 Iraquianos conseguiram anular e ludibriar os radares dos então imbatíveis F-14, a ECM e ECCM francesas são consideradas a melhor da Europa.

Quanto a sonhar ou não, existem várias notícias nesse sentido, a última que postei afirmando que a EADS e a Dassault querem transferir parte de sua produção para países mais baratos.

A França saiu do programa multinacional do Typhoon, porque queriam a liderança do projeto e um avião que tivesse uma versão naval e fosse multifuncional total, algo que o Typhoon não é. Eles querem parceria, desde que, fiquem com a liderança do programa.

[ ]´s


O SU-35 é um avião derivado do SU-27, projeto da década de 80, concordo, mas dizer que o Rafale é superior você só pode estar sonhando...
Os iraquianos só conseguiram "ludibriar" o radar do F-14 porque os americanos cederam informações dos aviões que eles "forneceram aos iranianos nos anos 70".
Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

[ ]s


O SU-35 é um SU-27 metido a besta, mero derivado do outro, nada mais (O SU-35BM seria uma nova promessa russa, vamos ver ele voando e operando). E portanto, bem inferior tecnologicamente ao RAFALE ou outro caça mais moderno. Não confunda conceitos, suas mensagens estão demostrando que você realiza uma salada com eles.

Ser moderno, não é o mesmo que ser superior(por sinal não sei exatamento o que este conceito significa).

Para o campo de batalha, existe um conceito apenas significativo, ser obsoleto ou não. Que deve ser traduzido como incapacidade de atuar no TO, porque suas capacidade bélicas já não são viáveis.

Os Mirages F-1 conseguiram ludibriar os F-14 porque os equipamentos ECM e ECCM franceses já eram os melhores nos idos de 1980. Estamos falando de Mirages F-1, um caça contemporâneo aos F-14.

Em termos de engenharia aeronáutica, a França está na frente da Rússia em alguns seguimentos, e em outros não, mas a França tem mais recursos para desenvolver ciência e tecnologia que os russos, hoje. No setor de eletrônica, sem dúvida, os russos estão atrás. Ou seja, sistemas de armas, os russos não estão na frente dos franceses.

A ex-URSS tinha recursos para gastar em tecnologia, não estavam na frente dos ocidentais, nem dos EUA ou Europeus, mas tinham condições de sustentar um corrida desse tipo, a Rússia atual não tem qualquer condição de bancar uma corrida desse tipo. Você está olhando o passado.

Não vou perder meu tempo em ficar comparando SU-35 com Rafale, isto já foi feito no DB à exaustão, e toda a comparação não indicou que o SU-35 seja melhor(ou superior na sua concepção), pelo contrário, nos itens que dependem da plataforma(envelope de vôo e conceitos de furtividade) o Rafale aponta superioridade.

O debate se concentrou no alcance de radares, em sistemas de armas, aí é que mora o perigo, deste ponto de vista um F-5M pode abater qualquer um desses vetores ditos de 4 ou 5 geração. Tudo vai depender dos sistemas de cada um, dos mísseis, da Rede, etc...

[ ]´s

Enviado: Dom Dez 09, 2007 10:17 am
por Bourne
orestespf escreveu:
born escreveu:
orestespf escreveu:
born escreveu:
PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Dizem por aí que os franceses querem mandar o Super Puma com fabricação local no Brasil. Só falta o Mirage 2000, daí tá tudo jogado pro espaço. As chances de termos um heli e um caça decentes vão pro buraco tendendo ao infinito. Mas faz parte.


O eu não aceito é o discurso ideológico de que certos produtos são antigos, ou obsoletos, quando não são. Como os MI-17, também, são mais antigos, mas ainda são plataformas bélicas válidas.

O EC-225(versão civil e menos capaz do EC-725), venceu em 2005 concorrência do Exército Japonês, contra o S-92 e o Merlin, para Transporte VIP do Imperador e o 1º Ministro. E não é a primenta concorrência que vence contra BH´s, Merlin e S-92. O último exemplar deve estar sendo entregue este ano.

Imagem

A Grécia e o EAU receberam agora, ou estão recebendo os M-2000-5 MKII e M-2000-9. Existem vetores mais modernos, sem dúvida, como existem vetores muito mais modernos do que temos ou compramos agora, o discurso da última palavra é legal, mas só podemos ter a última palavra em poucas quantidades, o grosso da tropa, como no resto do mundo, ainda é equipada com a média dos equipamentos.

[ ]´s


Não é preconceito contra projetos mais antigos.

Por exemplo, aceitar produzir o Mirage2000-9 atualizado, enquanto se poderia ter o Rafale ao custo um pouco maior, em que a relação custo/beneficio seria melhor. Mesmo que tenha que se adquirir uma menor quantidade.

Espero que essa especulação do Brasil receber a linha de montagem do Mirage2000 vá para o mesmo lugar que os F-16BR ou F-16I, ou seja, para o caixão e depois incinerados para garatir que não voltem mais a vida. :wink:

Se é para vir algum caça da França que seja o Rafale.


Olha Born, como confiar em um país que tem um "bom" caça e oferece aquele que saiu de linha e que sairá do inventário de sua força aérea? Como confiar em um país que oferece o mesmo caça que nos ofereceu a 10 anos atrás?

Isto é nos desconsiderar, é nos tratar como país "menor", como um país pequeno, isso é desrespeito. Supondo isso verdadeiro, não posso respeitar um país que trata (ou destrata) o Brasil como escória de seus produtos. Então que se trate como escória aqueles que nos tratam da mesma forma. Isso me faz lembrar o ano de 1963, então...

Espero estar errado, espero que os "intelectuais" de BSB revejam rapidamente seus conceitos "modernos", caso contrário estarão chamando de "gênio" o que hoje se chama de "burro" da AS (Chávez).


Abs,

Orestes


Não posso crer que os franceses estão realmente oferencendo a linha de produção para o Mirage2000 hoje, mesmo que utilizando componentes do Rafale, já deu o que tinha que dar. Não tem lógica, considerando que os franceses estão adotando uma estratégia mais agressiva para exportar os Rafales, o Brasil pode ser a vitima ideal.

Se a FAB e o governo querem um caça que possam participar ativamente do desenvolvimento de uma nova versão, absolver tecnologia, um linha de produção e, quem sabe, a produção conjunta tem duas grandes opções: o Gripão e o Lada-35BM. [039]

Observação: Amigo Orestes, em 1963 vc já tinha idade para ler jornais? Sem querer te chamar de velho :lol: :lol: :lol:


Ainda não havia nascido, Born, sou de 67. Em 1963 houve um episódio conhecido como a Guerra da Lagosta, envolvendo Brasil e França.

Abs,

Orestes


Orestes,

Em 1963 nen sonhava em nascer.

Na Guerra a Lagosta, na verdade um pequeno estress, entre a França e Brasil, certos ou não, ambos estavam defendendo seus interesses, são magoas passadas.

Hoje, o problema é se a França vai ou não cumprir o acordado no tempo esperado, pelos contratos atuais, não sei :roll:

Nada contra a França. Na verade, a França me desperta grande simpatia.

Enviado: Dom Dez 09, 2007 10:42 am
por Bourne
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Zepa escreveu:Não é possível que agora não saia nada, com toda esta movimentação de bastidores e agito na imprensa.

Esta é a hora :!:

Abs.

Zepa.


A coisa não é tão simples, porque as cabeças pensantes de BSB são completamente "cegas" nesse assunto. Um bom exemplo é esse papo de produção do M2000 aqui, se já rejeitamos o avião no outro FX, porque reconsiderar agora depois de tanto tempo? Infelizmente o Jobim pode até ter boa vontade, mas sem ter uma equipe realmente técnica no assunto vai ficar difícil.

[ ]s


Não acredito que a proposta atual seja igual a anterior, é bem possível, que esteja sendo oferecida a produção local do M-2000, combinada com uma pequena venda de Rafale, algo parecido com a proposta para o Helo.

Acho que isto seria bem mais interessante, que a colocação de M-2000 usados de graça.

A proposta anterior do M-2000, não incluía a construção local de imediato, algo diverso agora, porque a linha de produção do M-2000 está encerrada na França. Além disso, acredito que a Embraer ficaria encarregada do desenvolvimente e a manutenção do Rafale, M-2000 e sua integração aos armamentos navionais.

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Uma venda casada Rafale + M2000? Bom, além de ser caro pra caramba teríamos "transferência" de algo que já morreu no seu país de origem (M2000). A proposta russa com certeza é melhor: o SU-35 além de mais barato é superior aos dois aviões franceses. Agora acreditar que a França iria permitir "bedelhos" em seu prodígio (Rafale), seria sonhar demais, afinal eles saíram do Eurofighter por querer total independência.

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Eu coloquei a possibilidade de um pacote oferecido que seria tentador, se ele existe ou não, não sei. Quanto ao SU-35 ser melhor que o Rafale, mas nunca, o SU-35 é um avião velho, o SU-35BM é uma tentativa de dar um nível tecnológico aos SU-35, do mesmo nível do Rafale, algo que não acredito, porque não acho que os Russos tenham a mesma capacidade na área eletrônica que a Thales e os franceses.

Por sinal, desde 1988, que Mirages F-1 Iraquianos conseguiram anular e ludibriar os radares dos então imbatíveis F-14, a ECM e ECCM francesas são consideradas a melhor da Europa.

Quanto a sonhar ou não, existem várias notícias nesse sentido, a última que postei afirmando que a EADS e a Dassault querem transferir parte de sua produção para países mais baratos.

A França saiu do programa multinacional do Typhoon, porque queriam a liderança do projeto e um avião que tivesse uma versão naval e fosse multifuncional total, algo que o Typhoon não é. Eles querem parceria, desde que, fiquem com a liderança do programa.

[ ]´s


O SU-35 é um avião derivado do SU-27, projeto da década de 80, concordo, mas dizer que o Rafale é superior você só pode estar sonhando...
Os iraquianos só conseguiram "ludibriar" o radar do F-14 porque os americanos cederam informações dos aviões que eles "forneceram aos iranianos nos anos 70".
Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

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O SU-35 é um SU-27 metido a besta, mero derivado do outro, nada mais (O SU-35BM seria uma nova promessa russa, vamos ver ele voando e operando). E portanto, bem inferior tecnologicamente ao RAFALE ou outro caça mais moderno. Não confunda conceitos, suas mensagens estão demostrando que você realiza uma salada com eles.

Ser moderno, não é o mesmo que ser superior(por sinal não sei exatamento o que este conceito significa).

Para o campo de batalha, existe um conceito apenas significativo, ser obsoleto ou não. Que deve ser traduzido como incapacidade de atuar no TO, porque suas capacidade bélicas já não são viáveis.

Os Mirages F-1 conseguiram ludibriar os F-14 porque os equipamentos ECM e ECCM franceses já eram os melhores nos idos de 1980. Estamos falando de Mirages F-1, um caça contemporâneo aos F-14.

Em termos de engenharia aeronáutica, a França está na frente da Rússia em alguns seguimentos, e em outros não, mas a França tem mais recursos para desenvolver ciência e tecnologia que os russos, hoje. No setor de eletrônica, sem dúvida, os russos estão atrás. Ou seja, sistemas de armas, os russos não estão na frente dos franceses.

A ex-URSS tinha recursos para gastar em tecnologia, não estavam na frente dos ocidentais, nem dos EUA ou Europeus, mas tinham condições de sustentar um corrida desse tipo, a Rússia atual não tem qualquer condição de bancar uma corrida desse tipo. Você está olhando o passado.

Não vou perder meu tempo em ficar comparando SU-35 com Rafale, isto já foi feito no DB à exaustão, e toda a comparação não indicou que o SU-35 seja melhor(ou superior na sua concepção), pelo contrário, nos itens que dependem da plataforma(envelope de vôo e conceitos de furtividade) o Rafale aponta superioridade.

O debate se concentrou no alcance de radares, em sistemas de armas, aí é que mora o perigo, deste ponto de vista um F-5M pode abater qualquer um desses vetores ditos de 4 ou 5 geração. Tudo vai depender dos sistemas de cada um, dos mísseis, da Rede, etc...

[ ]´s


Não dá para comparar o Lada-35BM com o Rafale por que, simplesmente, o Lada-35BM é uma promessa e não tem nem protótipo pronto. A comparação entre os dois tem que levar em conta outros fatores que não essa coisa adolescente de saber qual o melhor que o outro.

A pergunta tem que ser se a FAB quer um caça pronto ou participar ativamente do desenvolvimento de uma versão BR. Caso escolha participar o Lada-35BM é mais interessante que o Rafale, se os russos cumprirem suas promessas.

Como não confio nos russos prefiro o Gripão e se for para comprar algo pronto prefiro o Typhoon. :lol:

Enviado: Dom Dez 09, 2007 10:59 am
por Marino
O Globo
Transferência de tecnologia

Para tratar do desenvolvimento de um parque tecnológico independente para a indústria básica de defesa do Brasil, o secretário de Planejamento Estratégico, Mangabeira Unger, já esteve na Índia e na França, e quando terminar sua licença por motivo de saúde, irá à China, à Rússia e aos Estados Unidos. Ele está informando à indústria bélica local que o Brasil só fará aquisições externas com transferência de tecnologia. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, explica a decisão do governo: "O Brasil não pode ter uma estrutura de defesa nacional que dependa da indústria internacional". Esse será mais um ponto de atrito com os americanos.

Enviado: Dom Dez 09, 2007 11:51 am
por Edu Lopes
Lula: confiança sobre Plano Estratégico de Defesa Nacional

Publicada em 07/12/2007 às 20h47m
Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira estar "confiante" nos estudos que seu governo desenvolve para preparar o Plano Estratégico de Defesa Nacional. A declaração consta de uma mensagem lida durante a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização Operacional de 107 pilotos de aviação em Natal (RN).

- Quero repetir o que já disse em diversas outras oportunidades: não existe país nenhum no mundo que seja respeitado se não tiver as Forças Armadas competentemente preparadas e equipadas para a defesa da democracia e da soberania nacional - afirmou o presidente em mensagem lida por um locutor durante a cerimônia.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), esta foi a primeira vez que o curso contou com a participação feminina. Ao todo, 11 mulheres se formaram, tendo como paraninfa a primeira-dama Marisa Letícia da Silva.
Na mensagem, Lula também se disse "honrado" por ter presidido o evento:

- Essa é uma ocasião especial porque, pela primeira vez, contamos com a presença de mulheres entre os formandos. E isso configura um grande marco para a vida dessas valorosas brasileiras e para toda a Força Aérea Brasileira.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/1 ... 501660.asp

Enviado: Dom Dez 09, 2007 3:04 pm
por Immortal Horgh
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
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Zepa escreveu:Não é possível que agora não saia nada, com toda esta movimentação de bastidores e agito na imprensa.

Esta é a hora :!:

Abs.

Zepa.


A coisa não é tão simples, porque as cabeças pensantes de BSB são completamente "cegas" nesse assunto. Um bom exemplo é esse papo de produção do M2000 aqui, se já rejeitamos o avião no outro FX, porque reconsiderar agora depois de tanto tempo? Infelizmente o Jobim pode até ter boa vontade, mas sem ter uma equipe realmente técnica no assunto vai ficar difícil.

[ ]s


Não acredito que a proposta atual seja igual a anterior, é bem possível, que esteja sendo oferecida a produção local do M-2000, combinada com uma pequena venda de Rafale, algo parecido com a proposta para o Helo.

Acho que isto seria bem mais interessante, que a colocação de M-2000 usados de graça.

A proposta anterior do M-2000, não incluía a construção local de imediato, algo diverso agora, porque a linha de produção do M-2000 está encerrada na França. Além disso, acredito que a Embraer ficaria encarregada do desenvolvimente e a manutenção do Rafale, M-2000 e sua integração aos armamentos navionais.

[ ]´s


Uma venda casada Rafale + M2000? Bom, além de ser caro pra caramba teríamos "transferência" de algo que já morreu no seu país de origem (M2000). A proposta russa com certeza é melhor: o SU-35 além de mais barato é superior aos dois aviões franceses. Agora acreditar que a França iria permitir "bedelhos" em seu prodígio (Rafale), seria sonhar demais, afinal eles saíram do Eurofighter por querer total independência.

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Eu coloquei a possibilidade de um pacote oferecido que seria tentador, se ele existe ou não, não sei. Quanto ao SU-35 ser melhor que o Rafale, mas nunca, o SU-35 é um avião velho, o SU-35BM é uma tentativa de dar um nível tecnológico aos SU-35, do mesmo nível do Rafale, algo que não acredito, porque não acho que os Russos tenham a mesma capacidade na área eletrônica que a Thales e os franceses.

Por sinal, desde 1988, que Mirages F-1 Iraquianos conseguiram anular e ludibriar os radares dos então imbatíveis F-14, a ECM e ECCM francesas são consideradas a melhor da Europa.

Quanto a sonhar ou não, existem várias notícias nesse sentido, a última que postei afirmando que a EADS e a Dassault querem transferir parte de sua produção para países mais baratos.

A França saiu do programa multinacional do Typhoon, porque queriam a liderança do projeto e um avião que tivesse uma versão naval e fosse multifuncional total, algo que o Typhoon não é. Eles querem parceria, desde que, fiquem com a liderança do programa.

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O SU-35 é um avião derivado do SU-27, projeto da década de 80, concordo, mas dizer que o Rafale é superior você só pode estar sonhando...
Os iraquianos só conseguiram "ludibriar" o radar do F-14 porque os americanos cederam informações dos aviões que eles "forneceram aos iranianos nos anos 70".
Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

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O SU-35 é um SU-27 metido a besta, mero derivado do outro, nada mais (O SU-35BM seria uma nova promessa russa, vamos ver ele voando e operando). E portanto, bem inferior tecnologicamente ao RAFALE ou outro caça mais moderno. Não confunda conceitos, suas mensagens estão demostrando que você realiza uma salada com eles.

Ser moderno, não é o mesmo que ser superior(por sinal não sei exatamento o que este conceito significa).

Para o campo de batalha, existe um conceito apenas significativo, ser obsoleto ou não. Que deve ser traduzido como incapacidade de atuar no TO, porque suas capacidade bélicas já não são viáveis.

Os Mirages F-1 conseguiram ludibriar os F-14 porque os equipamentos ECM e ECCM franceses já eram os melhores nos idos de 1980. Estamos falando de Mirages F-1, um caça contemporâneo aos F-14.

Em termos de engenharia aeronáutica, a França está na frente da Rússia em alguns seguimentos, e em outros não, mas a França tem mais recursos para desenvolver ciência e tecnologia que os russos, hoje. No setor de eletrônica, sem dúvida, os russos estão atrás. Ou seja, sistemas de armas, os russos não estão na frente dos franceses.

A ex-URSS tinha recursos para gastar em tecnologia, não estavam na frente dos ocidentais, nem dos EUA ou Europeus, mas tinham condições de sustentar um corrida desse tipo, a Rússia atual não tem qualquer condição de bancar uma corrida desse tipo. Você está olhando o passado.

Não vou perder meu tempo em ficar comparando SU-35 com Rafale, isto já foi feito no DB à exaustão, e toda a comparação não indicou que o SU-35 seja melhor(ou superior na sua concepção), pelo contrário, nos itens que dependem da plataforma(envelope de vôo e conceitos de furtividade) o Rafale aponta superioridade.

O debate se concentrou no alcance de radares, em sistemas de armas, aí é que mora o perigo, deste ponto de vista um F-5M pode abater qualquer um desses vetores ditos de 4 ou 5 geração. Tudo vai depender dos sistemas de cada um, dos mísseis, da Rede, etc...

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"Salada"? Penso que você não está entendendo o meu ponto de vista apenas. Se eu fizer a mesma analogia que você acabou de fazer do SU-27 com o SU-35, o mesmo se aplicaria do Mirage 3 ao Mirage 2000 e nem por isso este último era apenas um pouquinho superior (é muito). O SU-27 é o melhor caça do mundo desde os anos 80 e só teve sua superioridade suplantada pelos F-22. Dizer que o SU-35 ainda é uma promessa, até concordo, mas como em sua própria definição, é um "SU-27 metido a besta" impossível ele ser inferior. E o Rafale também ainda é um avião problemático, basta ver todos os relatos por aí. Já que tocou no setor eletrônico: por que a França não consegue dispor ao Rafale um radar tão eficiente quando o do SU-35? Enfim, temos pontos discordantes, mas no fundo tenho certeza que temos o mesmo objetivo comum que seria ver nossas forças armadas bem equipadas. E pra finalizar como você mesmo disse em um outro tópico "aqui nóis quebra o pau", afinal de contas isso é um fórum 8-]

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Enviado: Dom Dez 09, 2007 3:05 pm
por Immortal Horgh
born escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Zepa escreveu:Não é possível que agora não saia nada, com toda esta movimentação de bastidores e agito na imprensa.

Esta é a hora :!:

Abs.

Zepa.


A coisa não é tão simples, porque as cabeças pensantes de BSB são completamente "cegas" nesse assunto. Um bom exemplo é esse papo de produção do M2000 aqui, se já rejeitamos o avião no outro FX, porque reconsiderar agora depois de tanto tempo? Infelizmente o Jobim pode até ter boa vontade, mas sem ter uma equipe realmente técnica no assunto vai ficar difícil.

[ ]s


Não acredito que a proposta atual seja igual a anterior, é bem possível, que esteja sendo oferecida a produção local do M-2000, combinada com uma pequena venda de Rafale, algo parecido com a proposta para o Helo.

Acho que isto seria bem mais interessante, que a colocação de M-2000 usados de graça.

A proposta anterior do M-2000, não incluía a construção local de imediato, algo diverso agora, porque a linha de produção do M-2000 está encerrada na França. Além disso, acredito que a Embraer ficaria encarregada do desenvolvimente e a manutenção do Rafale, M-2000 e sua integração aos armamentos navionais.

[ ]´s


Uma venda casada Rafale + M2000? Bom, além de ser caro pra caramba teríamos "transferência" de algo que já morreu no seu país de origem (M2000). A proposta russa com certeza é melhor: o SU-35 além de mais barato é superior aos dois aviões franceses. Agora acreditar que a França iria permitir "bedelhos" em seu prodígio (Rafale), seria sonhar demais, afinal eles saíram do Eurofighter por querer total independência.

[ ]s


Eu coloquei a possibilidade de um pacote oferecido que seria tentador, se ele existe ou não, não sei. Quanto ao SU-35 ser melhor que o Rafale, mas nunca, o SU-35 é um avião velho, o SU-35BM é uma tentativa de dar um nível tecnológico aos SU-35, do mesmo nível do Rafale, algo que não acredito, porque não acho que os Russos tenham a mesma capacidade na área eletrônica que a Thales e os franceses.

Por sinal, desde 1988, que Mirages F-1 Iraquianos conseguiram anular e ludibriar os radares dos então imbatíveis F-14, a ECM e ECCM francesas são consideradas a melhor da Europa.

Quanto a sonhar ou não, existem várias notícias nesse sentido, a última que postei afirmando que a EADS e a Dassault querem transferir parte de sua produção para países mais baratos.

A França saiu do programa multinacional do Typhoon, porque queriam a liderança do projeto e um avião que tivesse uma versão naval e fosse multifuncional total, algo que o Typhoon não é. Eles querem parceria, desde que, fiquem com a liderança do programa.

[ ]´s


O SU-35 é um avião derivado do SU-27, projeto da década de 80, concordo, mas dizer que o Rafale é superior você só pode estar sonhando...
Os iraquianos só conseguiram "ludibriar" o radar do F-14 porque os americanos cederam informações dos aviões que eles "forneceram aos iranianos nos anos 70".
Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

[ ]s


O SU-35 é um SU-27 metido a besta, mero derivado do outro, nada mais (O SU-35BM seria uma nova promessa russa, vamos ver ele voando e operando). E portanto, bem inferior tecnologicamente ao RAFALE ou outro caça mais moderno. Não confunda conceitos, suas mensagens estão demostrando que você realiza uma salada com eles.

Ser moderno, não é o mesmo que ser superior(por sinal não sei exatamento o que este conceito significa).

Para o campo de batalha, existe um conceito apenas significativo, ser obsoleto ou não. Que deve ser traduzido como incapacidade de atuar no TO, porque suas capacidade bélicas já não são viáveis.

Os Mirages F-1 conseguiram ludibriar os F-14 porque os equipamentos ECM e ECCM franceses já eram os melhores nos idos de 1980. Estamos falando de Mirages F-1, um caça contemporâneo aos F-14.

Em termos de engenharia aeronáutica, a França está na frente da Rússia em alguns seguimentos, e em outros não, mas a França tem mais recursos para desenvolver ciência e tecnologia que os russos, hoje. No setor de eletrônica, sem dúvida, os russos estão atrás. Ou seja, sistemas de armas, os russos não estão na frente dos franceses.

A ex-URSS tinha recursos para gastar em tecnologia, não estavam na frente dos ocidentais, nem dos EUA ou Europeus, mas tinham condições de sustentar um corrida desse tipo, a Rússia atual não tem qualquer condição de bancar uma corrida desse tipo. Você está olhando o passado.

Não vou perder meu tempo em ficar comparando SU-35 com Rafale, isto já foi feito no DB à exaustão, e toda a comparação não indicou que o SU-35 seja melhor(ou superior na sua concepção), pelo contrário, nos itens que dependem da plataforma(envelope de vôo e conceitos de furtividade) o Rafale aponta superioridade.

O debate se concentrou no alcance de radares, em sistemas de armas, aí é que mora o perigo, deste ponto de vista um F-5M pode abater qualquer um desses vetores ditos de 4 ou 5 geração. Tudo vai depender dos sistemas de cada um, dos mísseis, da Rede, etc...

[ ]´s


Não dá para comparar o Lada-35BM com o Rafale por que, simplesmente, o Lada-35BM é uma promessa e não tem nem protótipo pronto. A comparação entre os dois tem que levar em conta outros fatores que não essa coisa adolescente de saber qual o melhor que o outro.

A pergunta tem que ser se a FAB quer um caça pronto ou participar ativamente do desenvolvimento de uma versão BR. Caso escolha participar o Lada-35BM é mais interessante que o Rafale, se os russos cumprirem suas promessas.

Como não confio nos russos prefiro o Gripão e se for para comprar algo pronto prefiro o Typhoon. :lol:


Vou lhe dizer uma coisa, pra sumirem da minha frente com essas porcarias de A-1 e F-5, até aceitaria o "Gripão" :lol:

[ ]s

Enviado: Dom Dez 09, 2007 3:25 pm
por zela
Immortal Horgh escreveu:O SU-27 é o melhor caça do mundo desde os anos 80 e só teve sua superioridade suplantada pelos F-22. [ ]s


Tem certeza disso?

Enviado: Dom Dez 09, 2007 4:23 pm
por Adriano
Marino escreveu:O Globo
Transferência de tecnologia

Para tratar do desenvolvimento de um parque tecnológico independente para a indústria básica de defesa do Brasil, o secretário de Planejamento Estratégico, Mangabeira Unger, já esteve na Índia e na França, e quando terminar sua licença por motivo de saúde, irá à China, à Rússia e aos Estados Unidos. Ele está informando à indústria bélica local que o Brasil só fará aquisições externas com transferência de tecnologia. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, explica a decisão do governo: "O Brasil não pode ter uma estrutura de defesa nacional que dependa da indústria internacional". Esse será mais um ponto de atrito com os americanos.



Hahahaha... faz-me rir essa "imposição" de que o Brasil só compra se houver "transferência de tecnologia"... Faz-me lembrar o mendigo que chegou na fábrica de pão e bateu o pé dizendo que só compra se derem desconto...

Pra começar, 24 ou 32 caças não "comove" ninguém. O Brasil não tem tradição como comprador no mercado de defesa e todos sabem da volatilidade de nossas decisões políticas. Outra coisa, o Brasil é o país da Embraer e nem mesmo os franceses vão transferir algo (tecnologia) que pode ser utilizado contra eles (AIRBUS) no futuro. Não me venham falar que AIRBUS não tem poder dentro da França, pois SÓ tem. Os franceses são tudo menos burros.
Se a carroça do AMX já fez a Embraer dar um salto, imaginem tecnologias críticas de um Rafale. Esse negócio pode ser de 2 ou 3 bilhões de dólares, mas o que está em jogo é um mercado futuro de muitas dezenas de bilhões (aeronaves comerciais).

Tudo bem, querem desencalhar o Rafale mas não são tolos. Vão fazer um "preção" e, como sempre, ganhar na bebida, como o restaurante por kilo ao lado de minha casa...

Os russos estão Ca#$ndo e andando pra essa encomenda... pois não muda nada pra Sukhoi, que já superou a fase má e hoje vende o quanto pode fazer. O Brasil não tem poder de barganha com os russos e além disso a Sukhoi é agora CONCORRENTE da Embraer.

O consórcio do Tiffie já nem tem como cumprir as encomendas e estão muito bem, obrigado. Também tem o problema da AIRBUS.

Os americanos.... bem nem vale a pena comentar.

Abraços,

Adriano

Enviado: Dom Dez 09, 2007 5:19 pm
por PRick
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Zepa escreveu:Não é possível que agora não saia nada, com toda esta movimentação de bastidores e agito na imprensa.

Esta é a hora :!:

Abs.

Zepa.


A coisa não é tão simples, porque as cabeças pensantes de BSB são completamente "cegas" nesse assunto. Um bom exemplo é esse papo de produção do M2000 aqui, se já rejeitamos o avião no outro FX, porque reconsiderar agora depois de tanto tempo? Infelizmente o Jobim pode até ter boa vontade, mas sem ter uma equipe realmente técnica no assunto vai ficar difícil.

[ ]s


Não acredito que a proposta atual seja igual a anterior, é bem possível, que esteja sendo oferecida a produção local do M-2000, combinada com uma pequena venda de Rafale, algo parecido com a proposta para o Helo.

Acho que isto seria bem mais interessante, que a colocação de M-2000 usados de graça.

A proposta anterior do M-2000, não incluía a construção local de imediato, algo diverso agora, porque a linha de produção do M-2000 está encerrada na França. Além disso, acredito que a Embraer ficaria encarregada do desenvolvimente e a manutenção do Rafale, M-2000 e sua integração aos armamentos navionais.

[ ]´s


Uma venda casada Rafale + M2000? Bom, além de ser caro pra caramba teríamos "transferência" de algo que já morreu no seu país de origem (M2000). A proposta russa com certeza é melhor: o SU-35 além de mais barato é superior aos dois aviões franceses. Agora acreditar que a França iria permitir "bedelhos" em seu prodígio (Rafale), seria sonhar demais, afinal eles saíram do Eurofighter por querer total independência.

[ ]s


Eu coloquei a possibilidade de um pacote oferecido que seria tentador, se ele existe ou não, não sei. Quanto ao SU-35 ser melhor que o Rafale, mas nunca, o SU-35 é um avião velho, o SU-35BM é uma tentativa de dar um nível tecnológico aos SU-35, do mesmo nível do Rafale, algo que não acredito, porque não acho que os Russos tenham a mesma capacidade na área eletrônica que a Thales e os franceses.

Por sinal, desde 1988, que Mirages F-1 Iraquianos conseguiram anular e ludibriar os radares dos então imbatíveis F-14, a ECM e ECCM francesas são consideradas a melhor da Europa.

Quanto a sonhar ou não, existem várias notícias nesse sentido, a última que postei afirmando que a EADS e a Dassault querem transferir parte de sua produção para países mais baratos.

A França saiu do programa multinacional do Typhoon, porque queriam a liderança do projeto e um avião que tivesse uma versão naval e fosse multifuncional total, algo que o Typhoon não é. Eles querem parceria, desde que, fiquem com a liderança do programa.

[ ]´s


O SU-35 é um avião derivado do SU-27, projeto da década de 80, concordo, mas dizer que o Rafale é superior você só pode estar sonhando...
Os iraquianos só conseguiram "ludibriar" o radar do F-14 porque os americanos cederam informações dos aviões que eles "forneceram aos iranianos nos anos 70".
Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

[ ]s


O SU-35 é um SU-27 metido a besta, mero derivado do outro, nada mais (O SU-35BM seria uma nova promessa russa, vamos ver ele voando e operando). E portanto, bem inferior tecnologicamente ao RAFALE ou outro caça mais moderno. Não confunda conceitos, suas mensagens estão demostrando que você realiza uma salada com eles.

Ser moderno, não é o mesmo que ser superior(por sinal não sei exatamento o que este conceito significa).

Para o campo de batalha, existe um conceito apenas significativo, ser obsoleto ou não. Que deve ser traduzido como incapacidade de atuar no TO, porque suas capacidade bélicas já não são viáveis.

Os Mirages F-1 conseguiram ludibriar os F-14 porque os equipamentos ECM e ECCM franceses já eram os melhores nos idos de 1980. Estamos falando de Mirages F-1, um caça contemporâneo aos F-14.

Em termos de engenharia aeronáutica, a França está na frente da Rússia em alguns seguimentos, e em outros não, mas a França tem mais recursos para desenvolver ciência e tecnologia que os russos, hoje. No setor de eletrônica, sem dúvida, os russos estão atrás. Ou seja, sistemas de armas, os russos não estão na frente dos franceses.

A ex-URSS tinha recursos para gastar em tecnologia, não estavam na frente dos ocidentais, nem dos EUA ou Europeus, mas tinham condições de sustentar um corrida desse tipo, a Rússia atual não tem qualquer condição de bancar uma corrida desse tipo. Você está olhando o passado.

Não vou perder meu tempo em ficar comparando SU-35 com Rafale, isto já foi feito no DB à exaustão, e toda a comparação não indicou que o SU-35 seja melhor(ou superior na sua concepção), pelo contrário, nos itens que dependem da plataforma(envelope de vôo e conceitos de furtividade) o Rafale aponta superioridade.

O debate se concentrou no alcance de radares, em sistemas de armas, aí é que mora o perigo, deste ponto de vista um F-5M pode abater qualquer um desses vetores ditos de 4 ou 5 geração. Tudo vai depender dos sistemas de cada um, dos mísseis, da Rede, etc...

[ ]´s


"Salada"? Penso que você não está entendendo o meu ponto de vista apenas. Se eu fizer a mesma analogia que você acabou de fazer do SU-27 com o SU-35, o mesmo se aplicaria do Mirage 3 ao Mirage 2000 e nem por isso este último era apenas um pouquinho superior (é muito). O SU-27 é o melhor caça do mundo desde os anos 80 e só teve sua superioridade suplantada pelos F-22. Dizer que o SU-35 ainda é uma promessa, até concordo, mas como em sua própria definição, é um "SU-27 metido a besta" impossível ele ser inferior. E o Rafale também ainda é um avião problemático, basta ver todos os relatos por aí. Já que tocou no setor eletrônico: por que a França não consegue dispor ao Rafale um radar tão eficiente quando o do SU-35? Enfim, temos pontos discordantes, mas no fundo tenho certeza que temos o mesmo objetivo comum que seria ver nossas forças armadas bem equipadas. E pra finalizar como você mesmo disse em um outro tópico "aqui nóis quebra o pau", afinal de contas isso é um fórum 8-]

[ ]s


O problema é que você está juntando SU-35 com SU-35BM, qual deles você está falando?

A distância entre M-3 e M-2000 é muito maior, existe o salto de uma geração e meia, nisso tudo. Os Su-35 são versões dos SU-27 modificados, os SU-35-1 ou BM, seriam novas células, mas ainda conservam a mesma aerodinâmica. Não tenho informações sobre os sistemas de vôo do SU-35-1, se são parecidos, iguais, etc..

O Rafale é um avião em desenvolvimento, como o SU-35-1 ainda será, por enquanto é um protótipo.

O radar do Rafale parece ser eletronicamente mais avançado que os radares usados pelo Su-35, o novo radar Russo, tem mais alcance, isto não quer dizer que é mais avançado, o novo RBE-2AA, deverá já estar instalado nos Rafales no final de 2009, o radar russo é um protótipo, não está operacional.

[ ]´s

Enviado: Dom Dez 09, 2007 5:19 pm
por Sniper
O SU-27 é o melhor caça do mundo desde os anos 80 e só teve sua superioridade suplantada pelos F-22.


...Z z Z zZ Z z [104]

Enviado: Seg Dez 10, 2007 10:44 am
por Luís Henrique
Sintra escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Respeito sua opinião sobre os produtos franceses, não irei negar a qualidade, mas em termos de engenharia aeronaútica militar eles estão atrás dos russos e não é de hoje.

[ ]s


Nunca estiveram e pode crer que continuam a não estar.
As varias gerações de aviões de combate Francesas são directamente comparaveis em data/tecnologia às Soviéticas/russas. E tendo em conta a enorme quantidade de prototipos de UAV´s/URAV´s/UCAV´s que os croissant´s fizeram sair do solo nestes ultimos dez anos em que a industria aeronáutica Russa esteve efectivamente parada é até discutivel se não estarão razoavelmente à frente...


Você coloca o Rafale no mesmo nível do Pak-Fa???

Acredita que o Rafale conseguirá superioridade frente a um Pak-Fa sendo que empata com o antigo -35 e perde para o -35-1...???

Enviado: Seg Dez 10, 2007 12:27 pm
por Jin Jones
Triririiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !

Vamos acordar, amigos do Super Trunfo.
A compra será política e não técnica.
O peso da opinião dos pilotos da FAB ou de qualquer palpiteiro de assuntos militares na decisão do nosso “ metalúrgico estadista “ é zero !
Em toda disputa, seja ela esportiva ou de negócios, sempre haverá os q. só participam e fazem só numero, e os q. sempre ganham. Russos e Suecos estão na categoria dos q. só participam, pelo menos no Brasil.

Nós temos q. tentar adivinhar qual a nação irá levar o FX e depois ver o q. o tal vencedor poderá oferecer. Se for visualizar o assunto de maneira realista e pragmática, só à 2 nações q. podem levar essa, q. são os EUA e França, e tendo a Inglaterra correndo por fora com poucas chances.

Os Russos tem bons acordos comerciais com o Brasil, q. podem render algumas encomendas de equipamentos militares, mas de pouca importância política/estratégica. Se formos comprar alguma coisa deles, será, Sist. AA, Helicópteros, componentes de Satélites, etc...
Já os Suecos, “ A coitados......”. No máximo uma ampliação do SIVAM.

O Mulla, de ideologista de esquerda ele não tem é nada. A ideologia dele vai conforme a os intere$$e$ dele e a sua corja, sendo assim ele vai jogar o jogo q. sempre foi jogado aqui na AL.

Falando dos vencedores....

EUA
1ª Opção mais pobre e barata, seria a compra de 36 F-16I ( BR ) , que são uns F-16 novos com a elet. Israelense (transferência de tecnologia ). Mas nesse caso não há previsão para os substitutos dos F-5 e AMX p/ 2020, o que ocasionaria outra concorrência nessa ocasião.
2ª Opção completa e com um cunho mais profissional, no qual viria 24 F-18E e o convite p/ a participação da EMBRAER no F-35 (transferência de tecnologia ) , “ podendo o Brasil “, vir a compra-lo em 2020 substituir os F-5 e AMX.

França
1º Opção conforme o desespero da Dassault, poderia ser de fornecer 24 M-2000-5 dos estoques FAF, como medida paliativa, até 2012, quando a França poderia entregar 24 ou 36 Rafale F-3, isso se os constantes problemas forem resolvidos, ai os M-20005 voltariam p/ FAF. Se o Nicola Sarcosi se mostrar bem receptivo com o Brasil, como foi o seu antecessor, podemos até ter a possibilidade de reativa a idéia da parceria da EMBRAER/Dassault p/ fazer o M-2000BR 2 com o intuito substituir os F-5 e AMX lá por volta 2020. Essa seria a contrapartida da França, p/ a transferência de tecnologia exigida pelo Jobim e pelo Mangabeira.
Assim teríamos a dupla Rafale+M-2000BR2.

Dessas opções q. eu explanei, só me agrada a EUA c/ o F-18E + F-35 p/ 2020, do resto seria um tampão meia boca de deixar qualquer um, puto da vida, mas como eu não vivo no mundo de “OZ”, e sei como as coisas realmente são, e não fico me enganando com Gripens, SU-30/35/37, T-50, PAK-FA, Milleniun Falcon, Estrela da Morte, político honesto, etc...

Antes q. os Sukoianos Xiitas, me malhem, eu digo logo de cara q. o meu gosto para o FX seria 36 SU-30, ( tampão ) até sair o PAK-FA em 2020 com a compra de 60 unidades e mais 400 UAV nos padrões do X-45, feitos aqui com o apoio Russo.

Abraços a todos
Jin

Enviado: Seg Dez 10, 2007 1:54 pm
por FIGHTERCOM
Jin Jones escreveu:Triririiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !

Vamos acordar, amigos do Super Trunfo.
A compra será política e não técnica.
O peso da opinião dos pilotos da FAB ou de qualquer palpiteiro de assuntos militares na decisão do nosso “ metalúrgico estadista “ é zero !
Em toda disputa, seja ela esportiva ou de negócios, sempre haverá os q. só participam e fazem só numero, e os q. sempre ganham. Russos e Suecos estão na categoria dos q. só participam, pelo menos no Brasil.

Nós temos q. tentar adivinhar qual a nação irá levar o FX e depois ver o q. o tal vencedor poderá oferecer. Se for visualizar o assunto de maneira realista e pragmática, só à 2 nações q. podem levar essa, q. são os EUA e França, e tendo a Inglaterra correndo por fora com poucas chances.

Os Russos tem bons acordos comerciais com o Brasil, q. podem render algumas encomendas de equipamentos militares, mas de pouca importância política/estratégica. Se formos comprar alguma coisa deles, será, Sist. AA, Helicópteros, componentes de Satélites, etc...
Já os Suecos, “ A coitados......”. No máximo uma ampliação do SIVAM.

O Mulla, de ideologista de esquerda ele não tem é nada. A ideologia dele vai conforme a os intere$$e$ dele e a sua corja, sendo assim ele vai jogar o jogo q. sempre foi jogado aqui na AL.

Falando dos vencedores....

EUA
1ª Opção mais pobre e barata, seria a compra de 36 F-16I ( BR ) , que são uns F-16 novos com a elet. Israelense (transferência de tecnologia ). Mas nesse caso não há previsão para os substitutos dos F-5 e AMX p/ 2020, o que ocasionaria outra concorrência nessa ocasião.
2ª Opção completa e com um cunho mais profissional, no qual viria 24 F-18E e o convite p/ a participação da EMBRAER no F-35 (transferência de tecnologia ) , “ podendo o Brasil “, vir a compra-lo em 2020 substituir os F-5 e AMX.

França
1º Opção conforme o desespero da Dassault, poderia ser de fornecer 24 M-2000-5 dos estoques FAF, como medida paliativa, até 2012, quando a França poderia entregar 24 ou 36 Rafale F-3, isso se os constantes problemas forem resolvidos, ai os M-20005 voltariam p/ FAF. Se o Nicola Sarcosi se mostrar bem receptivo com o Brasil, como foi o seu antecessor, podemos até ter a possibilidade de reativa a idéia da parceria da EMBRAER/Dassault p/ fazer o M-2000BR 2 com o intuito substituir os F-5 e AMX lá por volta 2020. Essa seria a contrapartida da França, p/ a transferência de tecnologia exigida pelo Jobim e pelo Mangabeira.
Assim teríamos a dupla Rafale+M-2000BR2.

Dessas opções q. eu explanei, só me agrada a EUA c/ o F-18E + F-35 p/ 2020, do resto seria um tampão meia boca de deixar qualquer um, puto da vida, mas como eu não vivo no mundo de “OZ”, e sei como as coisas realmente são, e não fico me enganando com Gripens, SU-30/35/37, T-50, PAK-FA, Milleniun Falcon, Estrela da Morte, político honesto, etc...

Antes q. os Sukoianos Xiitas, me malhem, eu digo logo de cara q. o meu gosto para o FX seria 36 SU-30, ( tampão ) até sair o PAK-FA em 2020 com a compra de 60 unidades e mais 400 UAV nos padrões do X-45, feitos aqui com o apoio Russo.

Abraços a todos
Jin


Desculpe, mas está falando sério?

Se o vencedor for os EUA, você especula a substituição dos F-5 e AMX pelo F-35. Agora, se o vencedor for a França, você especula a substituição dos F-5 e AMX pelo M2000BR em 2020.

Descartamos o M2000BR faz 10 anos e agora se cogita sua aquisição em 2020. São 20 anos para se reavaliar uma decisão?


Abraços,

Wesley

Enviado: Seg Dez 10, 2007 2:17 pm
por Jin Jones
FIGHTERCOM escreveu:
Jin Jones escreveu:Triririiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !

Vamos acordar, amigos do Super Trunfo.
A compra será política e não técnica.
O peso da opinião dos pilotos da FAB ou de qualquer palpiteiro de assuntos militares na decisão do nosso “ metalúrgico estadista “ é zero !
Em toda disputa, seja ela esportiva ou de negócios, sempre haverá os q. só participam e fazem só numero, e os q. sempre ganham. Russos e Suecos estão na categoria dos q. só participam, pelo menos no Brasil.

Nós temos q. tentar adivinhar qual a nação irá levar o FX e depois ver o q. o tal vencedor poderá oferecer. Se for visualizar o assunto de maneira realista e pragmática, só à 2 nações q. podem levar essa, q. são os EUA e França, e tendo a Inglaterra correndo por fora com poucas chances.

Os Russos tem bons acordos comerciais com o Brasil, q. podem render algumas encomendas de equipamentos militares, mas de pouca importância política/estratégica. Se formos comprar alguma coisa deles, será, Sist. AA, Helicópteros, componentes de Satélites, etc...
Já os Suecos, “ A coitados......”. No máximo uma ampliação do SIVAM.

O Mulla, de ideologista de esquerda ele não tem é nada. A ideologia dele vai conforme a os intere$$e$ dele e a sua corja, sendo assim ele vai jogar o jogo q. sempre foi jogado aqui na AL.

Falando dos vencedores....

EUA
1ª Opção mais pobre e barata, seria a compra de 36 F-16I ( BR ) , que são uns F-16 novos com a elet. Israelense (transferência de tecnologia ). Mas nesse caso não há previsão para os substitutos dos F-5 e AMX p/ 2020, o que ocasionaria outra concorrência nessa ocasião.
2ª Opção completa e com um cunho mais profissional, no qual viria 24 F-18E e o convite p/ a participação da EMBRAER no F-35 (transferência de tecnologia ) , “ podendo o Brasil “, vir a compra-lo em 2020 substituir os F-5 e AMX.

França
1º Opção conforme o desespero da Dassault, poderia ser de fornecer 24 M-2000-5 dos estoques FAF, como medida paliativa, até 2012, quando a França poderia entregar 24 ou 36 Rafale F-3, isso se os constantes problemas forem resolvidos, ai os M-20005 voltariam p/ FAF. Se o Nicola Sarcosi se mostrar bem receptivo com o Brasil, como foi o seu antecessor, podemos até ter a possibilidade de reativa a idéia da parceria da EMBRAER/Dassault p/ fazer o M-2000BR 2 com o intuito substituir os F-5 e AMX lá por volta 2020. Essa seria a contrapartida da França, p/ a transferência de tecnologia exigida pelo Jobim e pelo Mangabeira.
Assim teríamos a dupla Rafale+M-2000BR2.

Dessas opções q. eu explanei, só me agrada a EUA c/ o F-18E + F-35 p/ 2020, do resto seria um tampão meia boca de deixar qualquer um, puto da vida, mas como eu não vivo no mundo de “OZ”, e sei como as coisas realmente são, e não fico me enganando com Gripens, SU-30/35/37, T-50, PAK-FA, Milleniun Falcon, Estrela da Morte, político honesto, etc...

Antes q. os Sukoianos Xiitas, me malhem, eu digo logo de cara q. o meu gosto para o FX seria 36 SU-30, ( tampão ) até sair o PAK-FA em 2020 com a compra de 60 unidades e mais 400 UAV nos padrões do X-45, feitos aqui com o apoio Russo.

Abraços a todos
Jin


Desculpe, mas está falando sério?

Se o vencedor for os EUA, você especula a substituição dos F-5 e AMX pelo F-35. Agora, se o vencedor for a França, você especula a substituição dos F-5 e AMX pelo M2000BR em 2020.

Descartamos o M2000BR faz 10 anos e agora se cogita sua aquisição em 2020. São 20 anos para se reavaliar uma decisão?


Abraços,

Wesley


Sim,
Tambem não me agrada isso q. eu escrevi. Mas sinceramente vc acha q. a decisão será tecnica ?

Parta do principio q. todos os canditatos p/ o FX, são aviões capazes de defender o espaço aereo Br. com competencia ( SU-35, Gripen, Rafale, F-18E, etc ... ), então qualquer seja o vencedor nos dará um salto enorme em relação ao presente ( F-5M, AMX e M-2000C ), sendo assim, as nações com fortes laços politicos e de defesa com nosco é que tem as cartas, e vc sabe quais são.

O Lula sempre falava uma coisa no palanque e fazia a cartilha q. estava na mesa da sua sala, antes dele assumir. Todo q. ele fez pelo Brasil sempre foi mais ortodoqso q. o proprio FHC, o metalurgico é o paú mandado mais fiel aos interesses internacionais q. o Brasil já viu.
Vc tem alguma duvida disso ?
É bonito nós flertar-mos com as novidades ( Gripen e Sukhois ), mas os Brigadeiros tem mais de 60 anos, eles ainda são restícius da guerra fria e p/ eles não existe Russia e sim URSS, principalmente agora q. o Vladimir Putin, está se perpetuando no poder. Como o meu velho pai dizia...
" Muda a merda, mas as moscas são sempre as mesmas "

Att.
Jin