Olha, eu passei um texto da revista(que parece um livro) A Defesa Nacional de 1978 para o Orestes falando justamente desse cordão umbilical com os EUA, da nossa extrema e perigosa dependência deles. Essa era a opinião dos militares do estado maior, do comando das FAs na época.
Houveram casos ridículos de tratamento de país bananeiro dispensado ao Brasil naqueles tempos, por causa de quê? Por causa do rabo preso, da dependência extrema, dos tais 80% de tudo ser americano, de exportações altamente dependentes do mercado americano.
Houve uma história de que o pres Geisel queria debater uns assuntos com o Carter. Pois bem, o cara mandou a mulher dele. O velho papudo ficou puto prá cacete com isso, e mais todos os milicos da época.
Quem opera os equipamentos certamente vai gostar de material americano, é bom sim, não tem porque não gostar. Mas para quem compra e faz análises estratégicas de longo prazo , pensando no futuro, esse mesmo equipamento pode não ser tão bom quanto os operadores no fim da linha acham.
Por outro lado, um não tão bom de operar pode ser melhor o sob a ótica do comando do país, como o Exocet-BR que a MB está anunciando. Certamente um Exocet blockIII, ou um Harpoon ninja seria muito melhor pro pessoal que opera, mas é melhor pro país como um todo??????
Esse planejamento de longo prazo visando a independência nasceu láááá atrás. Será que nosso militares, que vivem isso 24 horas por dia, o ano, a vida toda, todo são burros ? Foram enganados?
Os EUA estão fazendo exatamente como quando pedimos F-4 e mandaram a tranqueira do F-5E, e olhe lá!
Agora, com esse beija-mão do Min Def eu acho que não sai nada demais mesmo. Pelo menos desde que entendo um pouco de compra e venda, lei da oferta e da procura, se eu demonstro que só posso comprar de um fornecedor, esse fornecedor vai me vender lixo por preço de ouro, e vice-versa.
E finalmente, o "anti-americanismo"(que eu prefiro chamar de dois- pés-atrás), não só aqui mas no mundo todo, não aconteceu de graça, não surgiu do limbo e cresceu assustadoramente nas últimas décadas por causa de alguma conjunção estelar maligna ou obra do acaso. Essa unanimidade tem de ter alguma razão, algum motivo. Não é possível que tanta gente mundo afora esteja errada, ou pelo menos não tenha algum motivo válido.
Muito mal comparando, é como o comunismo(Stalin & cia) e o nazismo. Deve haver alguma razão para estas ideologias serem tão abominadas mundo afora. Ou é só uma sacanagem do destino?
Santos não existem no mundo dos Homens, muito menos entre países.
E vamos ao beija-mão.