TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41821 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 28, 2010 8:09 am

DELTA22 escreveu:Também não entendo o problema de se operar "limitado" o Rafale no A-12.
Cara, onde você esteve nos últimos 10 anos ? Não viu fotos, vídeos (no "Jornal Nacional", "Faustão", etc) e matérias nas revistas ("Veja", "Caras", etc) dos nossos A-4 operando full no A-12, com : AIM-9M, Derby, AM-39/Harpoon, LGB's, etc ? Pô, eu vi e vejo isso todo mês... :lol: :wink: :twisted:

[]s, Roberto




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41822 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jun 28, 2010 8:43 am

Também não vejo o demérito em operar Rafale "pelado" no A-12 e full em terra.
Isso já traria um ganho imenso em experiência para quando da ativação do próximo PA.
Ainda mais com os sistemas de simulação que existem nos caças atualmente.
A Argentina continua com seus SUE em terra e tenho certeza que espernearão muito antes
de perderem sua capacidade aero-naval.
Penso que a marinha brasileira estaria assim dando grande salto operacional no tempo.
Mas que irá arder nos olhos de muitos irá, e não será só fora do país.
Acompanhemos.
Abraços
Franz




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41823 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Jun 28, 2010 9:54 am

A Marinha do Brasil, poderia operar um misto de A-4M para ataque e alguns Rafales para defesa aérea.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41824 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jun 28, 2010 10:09 am

Franz Luiz escreveu:Também não vejo o demérito em operar Rafale "pelado" no A-12 e full em terra.
Isso já traria um ganho imenso em experiência para quando da ativação do próximo PA.
Ainda mais com os sistemas de simulação que existem nos caças atualmente.
A Argentina continua com seus SUE em terra e tenho certeza que espernearão muito antes
de perderem sua capacidade aero-naval.
Penso que a marinha brasileira estaria assim dando grande salto operacional no tempo.
Mas que irá arder nos olhos de muitos irá, e não será só fora do país.
Acompanhemos.
Abraços
Franz
Há um problema de legislação. A MB não pode operar aviões de asa fixa a partir de terra... O duro é que a FAB não quer assumir as missões de ataque antinavio e de proteção da Amazônia Azul. Dá para entender?

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41825 Mensagem por Marino » Seg Jun 28, 2010 10:16 am

Mas a questão é que o Rafale M é uma aeronave apta a operar de bordo, o que não impede que a MB o opere de terra, como vem ocorrendo com os A-4.
A MB não pode comprar uma aeronave que não tenha esta característica, de operar a bordo, como aeronaves patrulha.
Para o Rafale M, creio que não haveria questionamento.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41826 Mensagem por Skyway » Seg Jun 28, 2010 10:31 am

Exatamente, até onde eu sei se a MB resolver adquirir qualquer aeronave com real capacidade de operar a bordo, não há problema de legislação.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41827 Mensagem por alex » Seg Jun 28, 2010 11:03 am

E ninguém consegue mudar esta lei burra e ineficaz.....




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41828 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jun 28, 2010 11:16 am

Pepê Rezende escreveu:
Franz Luiz escreveu:Também não vejo o demérito em operar Rafale "pelado" no A-12 e full em terra.
Isso já traria um ganho imenso em experiência para quando da ativação do próximo PA.
Ainda mais com os sistemas de simulação que existem nos caças atualmente.
A Argentina continua com seus SUE em terra e tenho certeza que espernearão muito antes
de perderem sua capacidade aero-naval.
Penso que a marinha brasileira estaria assim dando grande salto operacional no tempo.
Mas que irá arder nos olhos de muitos irá, e não será só fora do país.
Acompanhemos.
Abraços
Franz
Há um problema de legislação. A MB não pode operar aviões de asa fixa a partir de terra... O duro é que a FAB não quer assumir as missões de ataque antinavio e de proteção da Amazônia Azul. Dá para entender?

Abraços

Pepê
Pepê, a Marinha já opera os A-4 em terra, concomitantemente no A-12, sem problema
algum de legislação.
Faria o mesmo com o Rafale (terra e A-12), enquanto se inicia a aquisição do novo PA,
antecipando o desenvolvimento da doutrina.
Abraço
Franz




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8756
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41829 Mensagem por prp » Seg Jun 28, 2010 11:24 am

Eu estava achando que seria jogar dinheiro fora, mas como, pelo visto, a marinha pode operar os Rafales em terra acho que seria uma boa adiquiri-los e aproveitar e colocar algunas duzias em Brasilia para os FN treinarem um pouco. :roll: :roll:




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41830 Mensagem por joao fernando » Seg Jun 28, 2010 11:25 am

Mas essa ninguem respondeu:

Quanto significa um Rafa a 40%? Tenho absoluta certeza que é mais que um A4 a 150%

E como nunca vamos usar em guerra mesmo, treinariamos com algo top, dai sim, criando as tais doutrinas para um PA novo.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41831 Mensagem por pafuncio » Seg Jun 28, 2010 11:25 am

E, se não me engano, não se trata de lei, a cargo do Congresso.

Trata-se de mero ato infralegal, podendo ser alterado ou emendado pelo próprio Executivo Federal, sem maiores delongas típicas do processo legislativo.

A assinatura conjunta pelo Comandante da Marinha é um fato da maior significância !!!

Salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41832 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 28, 2010 11:28 am

orestespf escreveu:Quando afirmo que o Rafale pode operar no SP sim significa exatamente isto: dissuasão pelos gestos e atitudes, prévia do que virá, a certeza de um novo NAe que se justifica no anúncio antecipado da compra de um novo caça. Jamais me referia a capacidade real de operacionalidade full do Rafale no SP, não precisa ser um expert para ver que isto não procede, mas como disse, a leitura tem que ser outra.
Olá pessoal,

Quebrando novamente dicotomias : o Rafale M não opera full no PAN R91 Charles de Gaulle, sabiam ?

[]s, Roberto




Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41833 Mensagem por Knight » Seg Jun 28, 2010 11:41 am

Franz Luiz escreveu: Pepê, a Marinha já opera os A-4 em terra, concomitantemente no A-12, sem problema
algum de legislação.
Faria o mesmo com o Rafale (terra e A-12), enquanto se inicia a aquisição do novo PA,
antecipando o desenvolvimento da doutrina.
Abraço
Franz
Estava pensando justamente nisso.

Tem muita coisa para aprender e formar doutrina que podemos fazer com o Rafale antes do A13 !

E mesmo com o A12 podemos fazer operações "combinadas" com Rafales decolando de terra.
E sobre os Rafales saindo do A12 terem perna curta, fico lembrando até onde os Vulcans chegaram saindo da GB.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41834 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 28, 2010 11:42 am

Santiago escreveu:
Juliano Lisboa escreveu: Ta certo que andei sumido, sem postar muito. Mas estou sendo ignorado ou é impressão minha???
Prezado Juliano,

Combustível é um componente. Talvez nem seja o mais caro.
Na conta entra combustível, lubrificantes, fluidos, peças e componentes, mão-de-obra, serviços especializados, etc.

[]s
Caro Juliano,

Depende de cada tipo de cálculo usado em cada país/operador de aeronaves. Há cálculos de custo de hora-vôo que incluem somente :

- combustível;
- combustível, lubrificantes, etc que se consomem durante o vôo;
- tudo acima e amortização do custo dos sobressalentes que são trocados em período de N anos voando X horas-vôo por ano;
- tudo acima incluindo mão-de-obra do "pessoal da graxa" (que hoje na verdade mete muito a mão na eletrônica);
- tudo acima incluindo o custo de toda a base aérea dividido pelo número de aeronaves e horas-vôo delas por ano;
- etc, etc;
- custo de toda a força aérea dividido pelo número de aeronaves.

Se fizermos isso para carros (custo de gasolina, por km do seguro, depreciação do mesmo, IPVA, revisão, consertos, etc), muita gente vai parar de andar de carro para ir na padaria, eheheh !

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8756
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41835 Mensagem por prp » Seg Jun 28, 2010 11:42 am

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:Quando afirmo que o Rafale pode operar no SP sim significa exatamente isto: dissuasão pelos gestos e atitudes, prévia do que virá, a certeza de um novo NAe que se justifica no anúncio antecipado da compra de um novo caça. Jamais me referia a capacidade real de operacionalidade full do Rafale no SP, não precisa ser um expert para ver que isto não procede, mas como disse, a leitura tem que ser outra.
Olá pessoal,

Quebrando novamente dicotomias : o Rafale M não opera full no PAN R91 Charles de Gaulle, sabiam ?

[]s, Roberto
Eu ouvi falar que operam full sim, porem com o CDG no limite, dai, minha opinião, para não desgastarem CDG em missões de menor importancia ou treinamento eles não devem operar o Rafale full.




Responder