Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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ABULDOG74
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Re: Super Tucano News

#4171 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 17, 2017 6:54 pm

Olá camarada, muito boa informação, realmente nesse caso o motor torna-se um obstáculo considerável.

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Re: Super Tucano News

#4172 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jan 17, 2017 7:40 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:O grande problema para um Super Tucano naval seria o motor. A série PT-6 tem uma característica de arquitetura peculiar, que a torna inadmissível para a operações em Nae... Daí, que robustecer trem de pouso e células, somado a troca de grupo propulsor, o custo pode ser desestimulante...
Desculpe a minha ignorância, mas...

...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Super Tucano News

#4173 Mensagem por Tikuna » Ter Jan 17, 2017 11:18 pm

Justamente, porque então não vai adiantar nada mudar os motores do C-1 Trader Pelos PT-6 como a MB está fazendo, e a FAB fez um dia. A não ser que seja a arquitetura de montagem no ST.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Re: Super Tucano News

#4174 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 17, 2017 11:45 pm

As turbinas dos KC-2 serão fornecidas pela Roneywell, com o modelo TPE331-14GR-801G.

http://www.defesaaereanaval.com.br/laad ... do-brasil/

Um adendo para quem gosta de análises técnicas.



abs.




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Re: Super Tucano News

#4175 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Jan 18, 2017 12:42 am

Glauber Prestes escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:O grande problema para um Super Tucano naval seria o motor. A série PT-6 tem uma característica de arquitetura peculiar, que a torna inadmissível para a operações em Nae... Daí, que robustecer trem de pouso e células, somado a troca de grupo propulsor, o custo pode ser desestimulante...
Desculpe a minha ignorância, mas...

...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?
A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...

http://www.lavionnaire.fr/SiteImgMotorTurbo/PropulseurPT6A.png


A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.




Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Qua Jan 18, 2017 12:47 am, em um total de 1 vez.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


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Re: Super Tucano News

#4176 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Jan 18, 2017 12:43 am

Tikuna escreveu:Justamente, porque então não vai adiantar nada mudar os motores do C-1 Trader Pelos PT-6 como a MB está fazendo, e a FAB fez um dia. A não ser que seja a arquitetura de montagem no ST.
Não são da família PT-6 da P&W, mas Garret, melhor, Honeywell.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Super Tucano News

#4177 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 18, 2017 1:25 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Glauber Prestes escreveu: Desculpe a minha ignorância, mas...

...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?
A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...

http://www.lavionnaire.fr/SiteImgMotorTurbo/PropulseurPT6A.png


A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.
Olá, Ilya.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,

Justin




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Re: Super Tucano News

#4178 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Jan 18, 2017 3:13 am

Justin Case escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...

http://www.lavionnaire.fr/SiteImgMotorTurbo/PropulseurPT6A.png


A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.
Olá, Ilya.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,

Justin
O que foi dito para mim na época foi o seguinte: que a característica dos motores da família PT-6, de terem o eixo seccionado em duas partes, onde o eixo e a turbina que rotacionam a hélice são independentes da "zona quente", quando dos pousos, resultou em problemas neste motor. O mesmo não se dava com os motores Garret, da modernização dos Trackers argentinos, que não possuem esta característica inovadora no design, que é mais conservador.

Acho muito interessante a solução da P&W, do eixo em duas partes, que quase se tocam, bem próximos um do outro...

https://i.ytimg.com/vi/v2tN2jRj6zw/maxresdefault.jpg

http://i14.tinypic.com/5zmm4bc.gif




Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Sáb Jan 21, 2017 12:32 am, em um total de 1 vez.
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Re: Super Tucano News

#4179 Mensagem por arcanjo » Qui Jan 19, 2017 11:42 am

19 de janeiro de 2017 at 10:01
TAI apresenta o protótipo do seu turboélice Hürkus na versão ‘Close Air Support’, e planeja confrontá-lo com o Super Tucano

http://www.planobrazil.com/tai-apresent ... er-tucano/

abs.

arcanjo




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Re: Super Tucano News

#4180 Mensagem por Helton2042 » Qui Fev 09, 2017 8:29 pm

Três Super Tucanos da FAB para a Nigéria

http://www.airforce.mil.ng/post-brazil_ ... to_nigeria

Acho que está aí a explicação dessa transferência recente de 10 Super Tucanos pra Embraer, se não houver reposição, mais um fato a se lamentar...




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Re: Super Tucano News

#4181 Mensagem por osolamaalua » Qui Fev 09, 2017 9:14 pm

A FAB anda devendo algum dindin a Embraer pelo kc390 e outras coisas. Acredito q seja uma forma de pagamento




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Re: Super Tucano News

#4182 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 10, 2017 1:57 am

Helton2042 escreveu:Três Super Tucanos da FAB para a Nigéria

http://www.airforce.mil.ng/post-brazil_ ... to_nigeria

Acho que está aí a explicação dessa transferência recente de 10 Super Tucanos pra Embraer, se não houver reposição, mais um fato a se lamentar...
Esses 3 T-29 eram aqueles que seriam doados a Moçambique e quando o Serra assumiu, vetou. Preferiram vendê-los para alguém que quisesse pagar.




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Cassio
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Re: Super Tucano News

#4183 Mensagem por Cassio » Sex Fev 10, 2017 7:46 am

Em primeiro lugar não existe T-29 na FAB... Sua designação FAB é A-29.
Em segundo lugar, a doação para Moçambique seria do T-27 Tucano, e não Super Tucano.




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Re: Super Tucano News

#4184 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 10, 2017 10:01 am

Ah, desculpe-me pelo T-29. É A-29. Postei a 1h da madrugada. Foi o sono.




juarez castro
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Re: Super Tucano News

#4185 Mensagem por juarez castro » Dom Fev 12, 2017 12:06 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Justin Case escreveu: Olá, Ilya.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,

Justin
O que foi dito para mim na época foi o seguinte: que a característica dos motores da família PT-6, de terem o eixo seccionado em duas partes, onde o eixo e a turbina que rotacionam a hélice são independentes da "zona quente", quando dos pousos, resultou em problemas neste motor. O mesmo não se dava com os motores Garret, da modernização dos Trackers argentinos, que não possuem esta característica inovadora no design, que é mais conservador.

Acho muito interessante a solução da P&W, do eixo em duas partes, que quase se tocam, bem próximos um do outro...

https://i.ytimg.com/vi/v2tN2jRj6zw/maxresdefault.jpg

http://i14.tinypic.com/5zmm4bc.gif




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