EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 111 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4171 Mensagem por Lywis » Qui Mai 21, 2015 9:40 am

Matéria da Revista Verde Oliva do EB, aborda como tema central o VBTP-MR

http://pt.calameo.com/read/00123820660b5c8449895




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4172 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Mai 31, 2015 8:36 pm

Caramba, a especulação das torres de 30mm esta comendo solto aqui e em diversos sites da net :shock:
Vou tentar dividir um pouco do que sei com vocês para tentar ameniza-las:

Sim, a idéia é o EB operar dois tipos de torres de 30mm.

A torre UT-30BR será destinada a prover apoio de fogo a alguns VBTP-MR e, por ser automática (sem ocupantes) ela é relativamente leve e não altera o numero de soldados transportados pela viatura. Sua função é entrar em combate direto com a infantaria Mecanizada. O EB assinou um pré-contrato de 216 dessas torres, já tendo recebido 3 modelos de pré-série, sendo que um esta instalado em um protótipo do Guarani e os outros dois estão sendo utilizados como modelos estáticos, e também já encomendou o primeiro lote, de 10 torres, cujas primeiras 5 tem previsão de entrega ainda esse ano e as demais no próximo.

A torre TORC-30 será destinada a equipar os VBR-MR Guaranis que proverão a defesa AAe e contra alvos terrestres da coluna blindada em deslocamento.
Será uma torre bem mais sofisticada, portanto mais cara (Fui informado que seu custo poderá ser algo em torno de 3 a 5 vezes o valor da UT-30BR, mas isso ainda é especulação).
A torre terá um complexo sistema optico para identificação e acompanhamento de alvos e terá cesto, que ocupará parte interna do Guarani, além dos consoles de guiagem para o equipamento mais sofisticado. Em função disso, ela não será usada para transporte de tropas, mas apenas de munição.

O armamento da UT-30BR é o canhão ATK Bushmaster Mk.44, com uma cadencia de cerca de 200 tiros por minuto, que é suficiente para apoia a infantaria. Já a TORC-30 é equipada com um Canhão Rheinmetall MK30-2/ABM, de cadência regulável de 200 (apoio a infantaria) e 600 (Função AAe) tiros por minuto. Como ele não transportará tropas e terá um canhão com maior cadência, o veículo com a TORC-30 deverá transportar bem mais que os 200 cartuchos do que equiparão as Vtr com a UT-30.
Ambas as armas utilizam a munição 30x173mm que já é produzida pela CBC.

Duas observações finais:

1ª. Ainda não foi confirmada a doutrina para o emprego das VBTP's com canhão de 30mm;
2ª. Ainda se encontra na fase de concepção a torre TORC-30, podendo a mesma não entrar em produção :roll:


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4173 Mensagem por Clermont » Dom Mai 31, 2015 8:43 pm

Beleza de informação, Paulo Bastos.

Valeu mesmo.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4174 Mensagem por ciclope » Dom Mai 31, 2015 9:18 pm

Então se der tudo certo, teremos nos guaranis:
Torre manual tripulada de metralhadora 7,62/.50.
Torre automática de metralhadora 7,62/.50;
Canhão 30mm, para infantaria e outros blindados;
Canhão 30mm, para infantaria,blindados e helicópteros;
Canhão 105mm contra blindados e ponto fortes.
Confere?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37341
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3208 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4175 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 01, 2015 1:48 pm

Paulo, não seria mais simples se optássemos por uma única torre? qual o ganho real e efetivo de se usar duas torres diferentes (gerando portanto duas linhas logísticas) para, basicamente, a mesma missão, que é o apoio a infantaria?

No que se refere a questão do uso para AAe, o uso apenas de canhão para a defesa das colunas mec's não seria algo um tanto que limitado, posto que hoje em dia, salvo engano, praticamente nenhum vetor aéreo se aproximaria destas mesmas colunas para ataque dentro do alcance da munição de tubo, ou mesmo do alcance míssil, no caso de material shorad?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13758
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2363 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4176 Mensagem por gabriel219 » Seg Jun 01, 2015 1:57 pm

Creio que a TORC-30 poderá ser usada como armamento antiaéreo, mas a missão principal deve ser a mesma, apoio á infantaria.

Abs.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61214
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6547 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4177 Mensagem por Túlio » Seg Jun 01, 2015 3:02 pm

FANTÁSTICO o post do Paulo véio. Mudou concepções que eu mesmo tinha - baseado no que se via na mídia - de que a TORC 30 seria um sistema mais barato e menos sofisticado. Tô dizendo, quem vê falta de qualidade no DB não viu os outros nem o Face, além de não prestar atenção à qualidade dos nossos irmãos foristas...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4178 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Jun 01, 2015 4:28 pm

Como fala meu amigo Jack, vamos por partes :wink:
FCarvalho escreveu:Paulo, não seria mais simples se optássemos por uma única torre? qual o ganho real e efetivo de se usar duas torres diferentes (gerando portanto duas linhas logísticas) para, basicamente, a mesma missão, que é o apoio a infantaria?
Sim, seria muito mais fácil e mais lógico operarmos apenas um sistema de armas se, e somente se, a função fosse a mesma. Todavia, porem, contudo, como disse na minha resposta, são duas missões distintas, alem de elas influenciarem no numero de tropas transportadas (A UT-30BR é para as VBTP, enquanto a TORC-30 é para um VBR) e, principalmente, o custo delas...
FCarvalho escreveu:No que se refere a questão do uso para AAe, o uso apenas de canhão para a defesa das colunas mec's não seria algo um tanto que limitado, posto que hoje em dia, salvo engano, praticamente nenhum vetor aéreo se aproximaria destas mesmas colunas para ataque dentro do alcance da munição de tubo, ou mesmo do alcance míssil, no caso de material shorad?
Não vou questionar a decisão da utilização desse sistema de armas, ou os requisitos que levaram a essa tomada de decisão, mas no momento é para isso que ela esta sendo criada.
gabriel219 escreveu:Creio que a TORC-30 poderá ser usada como armamento antiaéreo, mas a missão principal deve ser a mesma, apoio á infantaria.
Como eu expliquei, a torre para apoio de fogo é a UT-30BR. A TORC-30 é para a defesa das colunas blindadas, sendo priorizada a defesa AAe, ou melhor, anti-helicóptero.
Túlio escreveu:FANTÁSTICO o post do Paulo véio. Mudou concepções que eu mesmo tinha - baseado no que se via na mídia - de que a TORC 30 seria um sistema mais barato e menos sofisticado. Tô dizendo, quem vê falta de qualidade no DB não viu os outros nem o Face, além de não prestar atenção à qualidade dos nossos irmãos foristas...
Valeu pelo comentário Túlio 8-]
Na verdade essa confusão toda foi feita pela ARES. É que a primeira versão da TORC-30 esta prevista para ser bem crua, somente com os sistemas básicos para controle de tiro para o atirador, e daí surgiu a ideia, bastante lógica por sinal, que era seria mais barata que a UT-30BR. O problema e que só o canhão Rheinmetall MK30-2/ABM é quase o preço da torre israelense. Imagina depois que colocarem todos os optronicos finais, com consoles, tanto para o atirador quanto para o comandante??? :roll:


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61214
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6547 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4179 Mensagem por Túlio » Seg Jun 01, 2015 4:36 pm

Por essas e outras que digo: tem Amigo que não há dinheiro que pague. Grande orgulho me considerares como tale, truta véio.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4180 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Jun 01, 2015 4:40 pm

Túlio escreveu:Por essas e outras que digo: tem Amigo que não há dinheiro que pague. Grande orgulho me considerares como tale, truta véio.
Que isso índio velho, assim tu encabula o amigo aqui [097]

Um forte abraço,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4181 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jun 01, 2015 7:30 pm

Paulo Bastos escreveu:Caramba, a especulação das torres de 30mm esta comendo solto aqui e em diversos sites da net :shock:
Vou tentar dividir um pouco do que sei com vocês para tentar ameniza-las:

Sim, a idéia é o EB operar dois tipos de torres de 30mm.

A torre UT-30BR será destinada a prover apoio de fogo a alguns VBTP-MR e, por ser automática (sem ocupantes) ela é relativamente leve e não altera o numero de soldados transportados pela viatura. Sua função é entrar em combate direto com a infantaria Mecanizada. O EB assinou um pré-contrato de 216 dessas torres, já tendo recebido 3 modelos de pré-série, sendo que um esta instalado em um protótipo do Guarani e os outros dois estão sendo utilizados como modelos estáticos, e também já encomendou o primeiro lote, de 10 torres, cujas primeiras 5 tem previsão de entrega ainda esse ano e as demais no próximo.

A torre TORC-30 será destinada a equipar os VBR-MR Guaranis que proverão a defesa AAe e contra alvos terrestres da coluna blindada em deslocamento.
Será uma torre bem mais sofisticada, portanto mais cara (Fui informado que seu custo poderá ser algo em torno de 3 a 5 vezes o valor da UT-30BR, mas isso ainda é especulação).
A torre terá um complexo sistema optico para identificação e acompanhamento de alvos e terá cesto, que ocupará parte interna do Guarani, além dos consoles de guiagem para o equipamento mais sofisticado. Em função disso, ela não será usada para transporte de tropas, mas apenas de munição.

O armamento da UT-30BR é o canhão ATK Bushmaster Mk.44, com uma cadencia de cerca de 200 tiros por minuto, que é suficiente para apoia a infantaria. Já a TORC-30 é equipada com um Canhão Rheinmetall MK30-2/ABM, de cadência regulável de 200 (apoio a infantaria) e 600 (Função AAe) tiros por minuto. Como ele não transportará tropas e terá um canhão com maior cadência, o veículo com a TORC-30 deverá transportar bem mais que os 200 cartuchos do que equiparão as Vtr com a UT-30.
Ambas as armas utilizam a munição 30x173mm que já é produzida pela CBC.

Duas observações finais:

1ª. Ainda não foi confirmada a doutrina para o emprego das VBTP's com canhão de 30mm;
2ª. Ainda se encontra na fase de concepção a torre TORC-30, podendo a mesma não entrar em produção :roll:


Abraços,
Paulo Bastos

BZ!


Parabéns pelo texto magnífico. Esclarecedor, além de demonstrar a condução extremamente profissional do EB em relação ao projeto Guarani.
[009]

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37341
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3208 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4182 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 01, 2015 7:59 pm

Paulo Bastos escreveu:Como fala meu amigo Jack, vamos por partes :wink:
FCarvalho escreveu:Paulo, não seria mais simples se optássemos por uma única torre? qual o ganho real e efetivo de se usar duas torres diferentes (gerando portanto duas linhas logísticas) para, basicamente, a mesma missão, que é o apoio a infantaria?
Sim, seria muito mais fácil e mais lógico operarmos apenas um sistema de armas se, e somente se, a função fosse a mesma. Todavia, porem, contudo, como disse na minha resposta, são duas missões distintas, alem de elas influenciarem no numero de tropas transportadas (A UT-30BR é para as VBTP, enquanto a TORC-30 é para um VBR) e, principalmente, o custo delas...

bem, então podemos considerar a defesa AAe como missão primária do TORC 30, ok. É uma opção do EB. O que sairá disso, só o tempo dirá. vamos torcer que tudo dê certo, e que mais para frente novidades possam vir a acrescer as capacidades dessa torre.
FCarvalho escreveu:No que se refere a questão do uso para AAe, o uso apenas de canhão para a defesa das colunas mec's não seria algo um tanto que limitado, posto que hoje em dia, salvo engano, praticamente nenhum vetor aéreo se aproximaria destas mesmas colunas para ataque dentro do alcance da munição de tubo, ou mesmo do alcance míssil, no caso de material shorad?
Não vou questionar a decisão da utilização desse sistema de armas, ou os requisitos que levaram a essa tomada de decisão, mas no momento é para isso que ela esta sendo criada.

aqui acho que apresenta-se novamente o velho problema da falta de uma doutrina moderna quanto ao tema. parece que faremos escola então com a TORC 30.
gabriel219 escreveu:Creio que a TORC-30 poderá ser usada como armamento antiaéreo, mas a missão principal deve ser a mesma, apoio á infantaria.
Como eu expliquei, a torre para apoio de fogo é a UT-30BR. A TORC-30 é para a defesa das colunas blindadas, sendo priorizada a defesa AAe, ou melhor, anti-helicóptero.

até onde sei, não existe sistema paralelo com esta torre para a mesma função. não ao menos no mundo ocidental. mas ela já nasce extremamente limitada.isso deveria preocupar a alguém no EB. mas parece que esta preocupação, de momento, não existe, ou foi postergada para mais adiante.

A ver
abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4183 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jun 01, 2015 8:22 pm

Carvalho, faço uma exceção ao meu afastamento, para dizer que concordo totalmente com você.

É um ABSURDO a criação de duas torres completamente diferentes, quando com boa vontade e algum trabalho mental poder-se-ia conseguir uma torre básica com duas variantes.

Eu estive junto com o Paulo na entrevista com a Ares, mas não consegui exprimir minha discordância do que estava sendo feito.

Eu tenho defendido sempre a posição do EB no que considero o magnifico trabalho do Guarani, mas neste caso acho que estão falhando.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61214
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6547 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4184 Mensagem por Túlio » Seg Jun 01, 2015 9:52 pm

NUSSS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Não quotei nem vou comentar para não tomar paulada do Mestre Bacchi, masss...



Bueno, de resto, foto minha de 2013: achem espaço para sair mais de um de cada vez do Guarani. O banco vago à direita do Sd era o meu:

http://i908.photobucket.com/albums/ac282/tulioricard0/02-crop.jpg

Isso deriva de charla mais atrás sobre o VBTP...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4185 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 01, 2015 11:22 pm

FCarvalho escreveu:
Paulo Bastos escreveu:Como fala meu amigo Jack, vamos por partes :wink:
Sim, seria muito mais fácil e mais lógico operarmos apenas um sistema de armas se, e somente se, a função fosse a mesma. Todavia, porem, contudo, como disse na minha resposta, são duas missões distintas, alem de elas influenciarem no numero de tropas transportadas (A UT-30BR é para as VBTP, enquanto a TORC-30 é para um VBR) e, principalmente, o custo delas...

bem, então podemos considerar a defesa AAe como missão primária do TORC 30, ok. É uma opção do EB. O que sairá disso, só o tempo dirá. vamos torcer que tudo dê certo, e que mais para frente novidades possam vir a acrescer as capacidades dessa torre.
Não vou questionar a decisão da utilização desse sistema de armas, ou os requisitos que levaram a essa tomada de decisão, mas no momento é para isso que ela esta sendo criada.

aqui acho que apresenta-se novamente o velho problema da falta de uma doutrina moderna quanto ao tema. parece que faremos escola então com a TORC 30.
Como eu expliquei, a torre para apoio de fogo é a UT-30BR. A TORC-30 é para a defesa das colunas blindadas, sendo priorizada a defesa AAe, ou melhor, anti-helicóptero.

até onde sei, não existe sistema paralelo com esta torre para a mesma função. não ao menos no mundo ocidental. mas ela já nasce extremamente limitada.isso deveria preocupar a alguém no EB. mas parece que esta preocupação, de momento, não existe, ou foi postergada para mais adiante.

A ver
abs.
Eu dei uma ideia há uns anos sobre a padronização com uma UNICA torre para todas as missões do guarani.
Até comentei na época que seria o mesmo conceito de caça multi missão.
Seria o guarani multi missão.
A torre seria a 76mm. Seria apoio de fogo, antiaérea e também contra blindados e fortificações. Para compensar o menor poder de fogo em relação à uma torre 90mm ou 105mm, o guarani levaria algum míssil antitanque para complementar a torre.
E assim teríamos um único guarani para todas as missões... Ou quase isso.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder