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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:20 pm
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:Não é essa a questão, vocês sabem muito bem que eu sei disso. 8-]

Qualquer um bem intencionado sabe que a disponibilidade num dado momento e circunstância pode ser de 100% e logo depois cair para 50%, por exemplo.

Exemplo?
O Rafale e o Matusa tem disponibilidade de 100%. E isso não é cascata!
Talvez o Thor tenha paciência para explicar as tecnicidades em torno da taxa de disponibilidade.

Vou dar meu chute.

Disponibilidade = f (estoque de pecas e suprimentos, tempo de obtencao de pecas e suprimentos, tempo entre falhas, tempo de reparo, recursos humanos, recursos financeiros, etc.)

Muitos desses fatores nao podem ser mudados instataneamente. Como CB tem dito, pode-se ate manter uma taxa alta, proximo a 100% por algum periodo, geralmente curto.

Creio (e faria assim) que o calculo leve em conta apenas as aeronaves na ativa. Se ha 8 A-4M na ativa, me parece logico que a conta deva ser apenas com esses.

Deve haver um criterio para determinar se a aeronave esta disponivel ou nao. Segundo o frances, se uma aeronave da ativa nao pode ser colocada em voo em ate 6h, ela eh computada como indisponivel.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:22 pm
por AlbertoRJ
Estamos discutindo agora a santidade do Gripen.
Quem já recebeu um santinho do Gripen no trem ou no metrô?

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:24 pm
por Carlos Mathias
USAntiago, te pegaram com as calças arriadas, já era.
E eu não tive nada que ver com isso, sou purinho também, inocente de tudo. :roll: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:24 pm
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:USAntiago, te pegaram com as calças arriadas, já era.
E eu não tive nada que ver com isso, sou purinho também, inocente de tudo. :roll: :lol:
:?:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:26 pm
por AlbertoRJ
Acho que é uma discussão espiritual inspirada pelo Tùlio.
O Gripen é a prova de falhas porque é um SANTO!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:27 pm
por Carlos Mathias
num tô falando?
O cara é santo mesmo, com a rodela dourada e tudo!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:28 pm
por AlbertoRJ
O Gripen é milagroso!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:30 pm
por Carlos Mathias
É rapáz, o que a paixão por um anão/caçanão não faz na cabeça de uma pessoa... :?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jun 24, 2010 11:45 pm
por Skyway
Olha que sacanagem...
http://img51.imageshack.us/img51/850/gripen.jpg

Vocês heim...


:lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 12:10 am
por AlbertoRJ
É que são caças estupendos, deuses escandinavos.
Tenho um santinho deles aqui.
A indisponibilidade na Red Flag é culpa de Thor, o deus do trovão.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 12:42 am
por Vinicius Pimenta
Olá, meus amigos, quanto tempo.

Sério que vocês ainda discutem o F-X?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 1:01 am
por Carlos Mathias
Discutem?
No máximo zoamos uns aos outros. :lol:

E aí Vinícius, quanto tempo! :)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 1:55 am
por Carlos Lima
Cada Força Aérea faz calculos para determinar a taxa de disponibilidade das suas aeronaves.

Ela depende de muitos fatores e só para citar 2 exemplos, muitos usuários do F-16 tiveram problemas para comprar peças desse algum tempo atrás porque toda a programação de consumo de determinados itens foi para o espaço por conta das Guerras Iraque/Afeganistão e os conflitos no Líbano.

Sendo assim países como EUA/Israel/Holanda e se eu não me engano Noruega ou Dinamarca arrasaram com estoques locais de vários componentes e o mesmo ocorreu no caso dos fabricantes (não necessariamente a LM).

Outro problema foi quando depois do 11 de Setembro e toda a política "Bushiana" :lol: causou o mesmo problema com F-15s que tinham uma programação de número de horas a serem voadas e estavam em muitos casos voando 5x mais... isso deixou os setores logísticos da USAF doidos e consequentemente aumentou $$$$$$$$ de vôo dessas aeronaves.

Olhem a Inglaterra... cortou Tornado F3/Sea Harrier e vai cortar ainda mais e sabem qual um dos grandes motivos? A Guerra arrasou com a logística e para manter a disponibilidade das aeronaves que estão na linha de frente, $$$$$$$ está sendo desviado desativando aeronaves que não são "tão" importantes, e nessa lista vão Tucanos/Nimrods, etc.

Enfim, outros aspectos incluindo a crise economica tem/tiveram um peso enorme também nessa história toda, mas o ponto da questão é, existem disponibilidades (ou falta de) programadas e existem as forçadas e as circunstâncias em que isso pode acontecer podem ser muitas :) .

O Brasil por conta de problemas sérios relacionados ao investimento do Governo no passado, passou pela disponibilidade "forçada" e isso ninguém quer...

Agora "programada" está tranquilo :) [100] porque todo mundo sabe o que está fazendo.

Olha por exemplo no gráfico da USAF o quanto baixa foi a disponibilidade dos Bombardeiros da USAF... o motivo é, foram muito usados nos anos anteriores, agora o negócio é manter as garças no mínimo necessário para que os estoques fiquem em dia e o $$$ seja desviado para áreas que precisam mais.

Enfim, esse na verdade é um debate muitissimo interessante na minha opnião e acho que levando um pouco mais a sério e tentando deixar as torcidas de lado dá para aprender bastante :)

Honestamente é uma área que particularmente muito me interessa porque é uma grande dica para "entender" uma determinada F. Aérea :)

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 2:21 am
por knigh7
Pessoal,

Dentre todas as noticias colocadas sobre a avaliacão do FX na midia, essa abaixo é a que mais se aproxima da realidade (faltam pormenores, e há 1 equivoco, que eu explico amanhã.)
saiu hoje, no NOTIMP.
Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira. A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.

Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha. O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).

Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha. A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro. Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto. Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular. Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).

A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam. Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100. O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco. Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo. O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço. A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil. Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.

A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair. Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça. O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

ah, explico amanhã após passar o efeito das Cervazzzzz (consumidas antes, durante e após a partida 8-] ). Sigo o conselho do Bolovo: "O Ministério da Saude Adverte: se beber, não poste". :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Jun 25, 2010 2:29 am
por Carlos Lima
Uma coisa que notei 'e a referencia ao PA de "50 Ton" :) ... mas nada demais at'e a'i :)

Aguardando pelos esclarecimentos do Knight7 :)

[]s
CB_Lima