TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41551 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jun 24, 2010 11:10 am

ELSONDUARTE escreveu:Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira.

A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.

Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha.

O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).

Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha.

A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro.

Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto.

Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular.

Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).

A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003.

Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam.

Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100.

O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco.

Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo.

O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço.

A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil.

Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.

A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair.

Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça.

O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

Análise da Notícia

Marcelo Rech


O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula.

Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração.

A escolha foi técnica.

O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.

A Embraer também ganha, e muito.

Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo.

A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio.

Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.

Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso.

Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil.

E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.


Marcelo Rech é jornalista, editor do InfoRel e especialista em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa e Terrorismo e contra-insurgência. Correio eletrônico: inforel@inforel.org

Fonte: Inforel.org
Ainda não é a notícia derradeira mas já matou a pau.
Explica ainda que a escolha inicial NÂO foi o Gripen NG, como se imaginava.

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41552 Mensagem por amx2000 » Qui Jun 24, 2010 11:11 am

Sem querer ser estraga prazer, mas esta noticia esta dizendo que a visita sera em agosto.


Fonte:Notimp




Berthelot, presidente da DCNS no Brasil, começou as obras do estaleiro onde serão construídos cinco submarinos encomendados pela Marinha brasileira

Francisco Góes
do Rio

As obras civis do programa de construção de submarinos acertado entre Brasil e França começam a tornar-se realidade. Já está em andamento a terraplanagem da área onde será instalada, em Itaguaí (RJ), uma unidade de fabricação de estruturas metálicas. A obra deve levar 24 meses para ficar pronta e o material produzido no local será usado na montagem dos submarinos que estão sendo comprados pela Marinha do Brasil.

Agora, a DCNS quer aproveitar a relação estabelecida com o governo brasileiro para fechar novos contratos. O mais comentado deles no momento refere-se à possibilidade de a Marinha do Brasil comprar novas fragatas para reaparelhar a sua frota. "Temos interesse no negócio", confirmou Eric Berthelot, principal-executivo do grupo francês DCNS. Ontem ele participou de uma visita à fragata Chevalier Paul, da Marinha francesa, que permanecia ancorada no porto do Rio.

Existe a possibilidade de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visite Itaguaí no início de agosto, o que marcaria de forma simbólica o início das obras civis do Pró-Sub, como é chamado o programa de construção de submarinos acertado com a França. O programa se insere em uma parceria estratégica acertada pelos dois países em dezembro de 2008. Um dos pontos do plano é a cooperação na área de defesa.

"O projeto está andando dentro do previsto", disse Berthelot. A empresa francesa tem contratos com a Marinha do Brasil para a construção dos submarinos, os quais também envolvem a Odebrecht. Já houve, inclusive, adiantamentos financeiros por parte da Marinha para execução dos contratos.

O programa dos submarinos totaliza investimentos de € 6,7 bilhões para um período de 15 anos, sendo que grande parte conta com financiamento francês. O Pró-Sub inclui a construção dos submarinos, de um estaleiro e de uma base naval em Itaguaí, além da transferência de tecnologia da França para o Brasil e do fornecimento de armamento (mísseis). No total, o programa prevê a compra de quatro submarinos convencionais e de um casco de um submarino de propulsão nuclear.

A DCNS, grupo que tem controle do governo da França, formou uma sociedade de propósito específico (SPE) com a Odebrecht para a construção dos submarinos. A SPE foi batizada de Itaguaí Construções Navais (ICN) e tem como acionistas a Odebrecht, com 59%, e a DCNS, com 41%. A Marinha do Brasil, por meio da Emgepron, tem ação especial (golden share) que lhe dá direito de veto em algumas decisões.

Ao todo existem cinco contratos envolvendo Marinha, DCNS e Odebrecht. Um deles refere-se ao contrato de transferência de tecnologia entre Marinha e DCNS. Há ainda o contrato com a ICN para a construção dos submarinos e outro para o fornecimento dos mísseis, além de um quarto contrato para a construção do estaleiro e da base naval, que está sob responsabilidade da Odebrecht. A expectativa é de que as obras da base naval e do estaleiro, que exigirá obra de aterro hidráulico na Baía de Sepetiba, comecem em 2011 e sejam concluídas em prazo de 48 meses. Um quinto contrato permite administrar todos os demais.

Berthelot disse que a escolha da Odebrecht foi feita levando-se em conta a experiência da empresa em projetos de infraestrutura e engenharia. Ele afirmou que o primeiro dos quatro submarinos convencionais do programa deve ser entregue em 2017 e o último em 2021. A unidade de propulsão nuclear ficaria pronta em 2025. O executivo afirmou que a DCNS começou a trabalhar, no fim de maio, na construção de uma parte (secção) do primeiro submarino para a Marinha do Brasil em estaleiro da empresa em Cherbourg, na França. Nessa secção participarão até 130 técnicos e engenheiros brasileiros.

Segundo Berthelot, depois de pronta essa secção será transportada até o Brasil para a montagem final do submarino. O executivo afirmou que todos os submarinos serão construídos no país e previu que quando estiver em operação o estaleiro deve empregar 700 pessoas, as quais devem passar por treinamento e qualificação.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41553 Mensagem por marcelo l. » Qui Jun 24, 2010 11:45 am

czarccc escreveu:
marcelo l. escreveu:A única coisa que fico pasmo é que ele foi assessor do congresso durante anos...e acredita que o Jobim vai entregar um relatório "recomendando" que não será aceito pelo presidente [002] , ele sabe como a coisa funciona.

O artigo dele confirma a minha impressão que a Saab tinha colocado a Embraer meio de escanteio e o CTA.
SBC capitalizava mais em termos políticos. SJC tomou um pé na bunda... :mrgreen:
Acho que a Federal do ABC deve receber um incentivo e vai participar. Existe atualmente muitas reuniões em Brasília para operacionalizar o ensino técnico e superior...De memória e mesmo bem isolado atualmente do vai e vem, nunca tinha ouvido coisa igual, dúvido que o pessoal não veja uma chance de alavancar a federal do ABC, afinal se o MRE e MDIC puderam botar seus dedos, por que não um ministro que tem excelente relação com o Luis Inácio :wink:




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41554 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jun 24, 2010 12:40 pm

Cara, se a UFABC entrar no processo, eu vou ficar muito, mas muito feliz!!! Vou estar no olho do furacão! Vai casar bonitinho com as minhas matérias da aero!! Vou virar fuente! aheuaheuhaeu!!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41555 Mensagem por Marino » Qui Jun 24, 2010 1:06 pm

prp escreveu:E a história do plano "B"? Do safado da MB que quiz fazer graça mas os falcões patriotas conseguiram aborta-lo? Como anda? Por onde estão?
[003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41556 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 24, 2010 1:11 pm

Já estou cobrando isso lá no BM.
E vou cobrar até que se mostrem as caras por detrás das ...
Enfim, cobrarei.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41557 Mensagem por Marino » Qui Jun 24, 2010 1:14 pm

Se é para provocar, daqui a pouco, quando o MD ou a MB colocarem em seus sites o acordo assinado com os italianos, cobre tb a mudança de nome de um certo forista.
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41558 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 24, 2010 1:17 pm

Cobrarei, na manha mas cobrarei.
Depois, se você puder, me coloca aqui os termos da promessa, prá eu ir com a borduna bem embasada.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41559 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 24, 2010 1:19 pm

:lol: :lol:

Dei uma gargalhada aqui no trabalho...

[018]

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41560 Mensagem por orestespf » Qui Jun 24, 2010 1:58 pm

Incrível como alguns (vários?) ainda se esquivam, como se nada tivesse sido informado, principalmente a desconstrução de vários mitos espalhados por aí. Quando se defende o indefensável, o indivíduo é ingênuo, burro ou mentiroso? Será que não se pensa antes de torcer de forma passional?

A única lição que tirei com este FX-2: ainda tem muita gente que não se encontra preparada para tratar de assuntos realmente vitais para a nação.

Se por um lado é justa a reivindicação de se debater assuntos de segurança nacional, por outro se percebe o total despreparo daqueles que associam Defesa com esporte. Defesa é para quem é puramente racional, jamais passional.

Ainda bem que nossas FFAA se mostram, a cada dia, extremamente racionais e perspicazes. Salve a racionalidade e inteligência daqueles nossos líderes que pensam, de maneira excepcional, este País!

Ninguém rotula uma pessoa de medíocre, esta é que faz a escolha por este caminho. As falhas não se encontram nos pensamentos e ideias, mas nas ações pragmáticas. (Pra deixar claro: não me refiro às FFAA e nem as decisões envolvendo ao FX-2, estas estão de parabéns).




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41561 Mensagem por lynx » Qui Jun 24, 2010 2:13 pm

Marino escreveu:
Leia no relatório que enviamos ao MD em abril. Tá tudo lá...
Lynx, eu vi dois documentos: o de assessoria ao Comte da Marinha, e o que ele assinou, onde também tinha espaço para o Brig. Saito, para os 4 Estrelas do MD e para o NJ.
Também vi o piloto naval que assinou como perito pela MB.
Gostei MUITO do que li. :wink: :wink: :wink:
Cmte
Só vi seu post hoje, pois não tenho tido muito tempo. Dessa forma, passei o olho em outros posts mais adiante. Bem, se estão falando de um futuro NAe de 50 KTon, basta desenhá-lo para operar com o avião que quiserem
Também conheço muito bem todos os aviadores navais que fizeram o relatório da MB. Um deles, desde 1967.
Não sou a favor de A, B ou C. Só não quero ver a MB sendo cobrada no futuro por aquilo que não poderá fazer. Vou afirmar aqui e quero que me cobrem depois: O Rafale NÃO vai OPERAR no NAe São Paulo. Pousar e decolar, por enquanto, só em teoria. Operar, nem em teoria.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41562 Mensagem por Wellington » Qui Jun 24, 2010 2:26 pm

Srs, muita emoção no finzinho da partida, RAFALE e ainda a MB na parada......




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41563 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 24, 2010 2:29 pm

Mestre [100] [009]

Estamos aprendendo Mestre... estamos todos aprendendo...

No fim, tentamos usar espaços como esse para trocar idéias e evoluir.

Veja bem, aqui nós lidamos com um tabú enorme que é a discussão de Defesa no Brasil. Sendo assim a coisa ainda está sendo lapidada e exageros ou extremismos estão no Menu... é só ignorar e ir para as saladas ou as carnes nobres :)

Enfim, de maneira nenhuma minhas palavras são uma crítica, é só como vejo as coisas em dias aonde eu mesmo 'exagero' ou não acho correo tudo que leio :)

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41564 Mensagem por crubens » Qui Jun 24, 2010 2:55 pm

lynx escreveu:
Marino escreveu: Lynx, eu vi dois documentos: o de assessoria ao Comte da Marinha, e o que ele assinou, onde também tinha espaço para o Brig. Saito, para os 4 Estrelas do MD e para o NJ.
Também vi o piloto naval que assinou como perito pela MB.
Gostei MUITO do que li. :wink: :wink: :wink:
Cmte
Só vi seu post hoje, pois não tenho tido muito tempo. Dessa forma, passei o olho em outros posts mais adiante. Bem, se estão falando de um futuro NAe de 50 KTon, basta desenhá-lo para operar com o avião que quiserem
Também conheço muito bem todos os aviadores navais que fizeram o relatório da MB. Um deles, desde 1967.
Não sou a favor de A, B ou C. Só não quero ver a MB sendo cobrada no futuro por aquilo que não poderá fazer. Vou afirmar aqui e quero que me cobrem depois: O Rafale NÃO vai OPERAR no NAe São Paulo. Pousar e decolar, por enquanto, só em teoria. Operar, nem em teoria.
Caro Lynx,
Poderia explicar como o Rafale só pode pousar e decolar, por enquanto, só em teoria ?
Se vemos vídeos dele pousando e decolando no então Foch e até com configuração armada. Essa eu não entendi . :shock:




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'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41565 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 24, 2010 3:15 pm

crubens escreveu:
lynx escreveu:Cmte
Só vi seu post hoje, pois não tenho tido muito tempo. Dessa forma, passei o olho em outros posts mais adiante. Bem, se estão falando de um futuro NAe de 50 KTon, basta desenhá-lo para operar com o avião que quiserem
Também conheço muito bem todos os aviadores navais que fizeram o relatório da MB. Um deles, desde 1967.
Não sou a favor de A, B ou C. Só não quero ver a MB sendo cobrada no futuro por aquilo que não poderá fazer. Vou afirmar aqui e quero que me cobrem depois: O Rafale NÃO vai OPERAR no NAe São Paulo. Pousar e decolar, por enquanto, só em teoria. Operar, nem em teoria.
Caro Lynx,
Poderia explicar como o Rafale só pode pousar e decolar, por enquanto, só em teoria ?
Se vemos vídeos dele pousando e decolando no então Foch e até com configuração armada. Essa eu não entendi . :shock:
Olá Crubens,

De maneira nenhuma posso substituir o Lynx em uma explicação, mas aqui vai o que eu sei sobre o assunto.

Em primeiro lugar os vídeos que você viu, foram da Versão F1 do Rafale que inclusive é mais leve do que a versão F3 (a aeronave era como se fosse um "pré-série" carecendo da configuração completa)

Muitos daqueles supostos "armamentos" em muitas da ocasiões eram somente "cascas" para representar o comportamento de tais "cargas" em um ambiente de PA e como o Rafale se comportaria.

Para tanto que somente na versão F3 por exemplo o Rafale se tornou capaz "realmente" de disparar o Exocet.

O objetivo desses testes foi avaliar o comportamento do Rafale "no mar" e não "qualificá-lo" para Op. do Foch. Ou seja, não é porque ele apareceu decolando de lá é que necessariamente operaria de lá.

Mal comparando é como o vídeo real de um Hércules ou o U2 decolando de PAs americanos nos anos 60/70... todo mundo viu e a coisa realmente aconteceu, mas pode operar? Não.

Um outro problema é que o Rafale F3 é consideravelmente mais pesado do que o F1 e peso é (quase :) ) tudo em um PA...

Ou seja, decolar e pousar até dá para fazer, mas para reduzir tal peso uma coisa que deveria ser necessaria é estar com combustível quase no bingo, decolar e correr para o REVO. Isso é sensato? Não.

Outro problema é a recuperação com carga alar.

Veja bem... sair para passear com várias bombas ou Misseis e depois aterrisar no PA demandaria de mais 'pista' para uma recuperação segura da aeronave e é claro que poderíamos fazer como americanos anos atrás e ejetar os misseis de 1 ou 2 milhões ou mais de doletas no mar antes de aterrrisar, mas como você pode imaginar não é uma boa solução.

Ou seja... para fazer touch and go e para aterrisar vazio vazio, é capaz de "em teoria" o Rafale F3 fazer... mas ir lá no dia-a-dia, decolar zilhões de vezes, fazer CAP e defender a esquadra. Não.

[]s
CB_Lima




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