LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4126 Mensagem por orestespf » Sáb Jan 12, 2008 9:48 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
cicloneprojekt escreveu: O que eu sei é que não existem AIM 120 C no Brasil.

Por enquanto....

Por causa de "algo" que fiquei sabendo na semana que se passou, aposto (hoje) minhas fichas no Rafale, mas por outro lado existem confirmações (mesma fonte) que as negociações com os americanos vão de vento em popa. Aguardemos o as próximas movimentações do MD...

Abraços, Beraldi.

Orestes

O negócio é esperar pra ver a cara do NJ depois da reunião do final do mês em Washington. Professor, os ianques estão mais "amistosos" nessa negociação?

[ ]s

Olá Immortal,

sim, estão, mas existem outras "variáveis" (e novas) em jogo. Os franceses não vão deixar barato, no fundo o jogo é sujo, mas... Temo que não se compre o melhor para a FAB e para o País, mas que se compre "na base da pressão".

Observe que não estou criticando o equipamento em si, mas a forma que a coisa está sendo conduzida. Lamentavelmente o terreno é "arenoso", não posso ir além.

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

PRick

#4127 Mensagem por PRick » Sáb Jan 12, 2008 9:51 pm

cicloneprojekt escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Eu saei amigo, mas eu ando bastante escaldado. Ainda não me recuperei da possibilidade(perigo real e imediato) de cortes orçamentários profundos no ano fiscal de 2008.

"Não existe nada (tão) ruim que não possa piorar..."

Walter está com a Síndrome de Abstinência da CPMF, mal muito comum dentro das hordas governamentais. [018]

[ ]´s

Jin Jones
Sênior
Sênior

#4128 Mensagem por Jin Jones » Sáb Jan 12, 2008 10:20 pm

orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Por causa de "algo" que fiquei sabendo na semana que se passou, aposto (hoje) minhas fichas no Rafale, mas por outro lado existem confirmações (mesma fonte) que as negociações com os americanos vão de vento em popa. Aguardemos o as próximas movimentações do MD...

Abraços, Beraldi.

Orestes

O negócio é esperar pra ver a cara do NJ depois da reunião do final do mês em Washington. Professor, os ianques estão mais "amistosos" nessa negociação?

[ ]s

Olá Immortal,

sim, estão, mas existem outras "variáveis" (e novas) em jogo. Os franceses não vão deixar barato, no fundo o jogo é sujo, mas... Temo que não se compre o melhor para a FAB e para o País, mas que se compre "na base da pressão".

Observe que não estou criticando o equipamento em si, mas a forma que a coisa está sendo conduzida. Lamentavelmente o terreno é "arenoso", não posso ir além.

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

Xiiiiiiiiiiiii !
Esse teu comentario tá com cara de F-16C 50/52 e olhe lá.
Que pelo menos venham os F-18E ou F-15E.

Abraços
Jin

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#4129 Mensagem por EDSON » Sáb Jan 12, 2008 10:31 pm

E quem disse que serão americanos?

Nem participarão da licitação de helicópeteros.

E olhe que diziam que iria virar tudo em BH.
:?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4130 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 12, 2008 11:34 pm

EDSON escreveu:E quem disse que serão americanos?

E não tá virando? Ainda tem muita coisa pra rolar sobre a tal licitação de helicopteros, meu velho...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4131 Mensagem por orestespf » Dom Jan 13, 2008 12:02 am

Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Abraços, Beraldi.

Orestes

[ ]s

Olá Immortal,

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

Xiiiiiiiiiiiii !

Abraços
Jin

Olá Jin,

realmente o que foi oferecido é o que você postou, mas o desejado pela FAB é o que você sugere. Tudo vai depender da conversa do NJ com os yankees. Aguardemos...

Abração,

Orestes

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2003 vezes
Agradeceram: 2541 vezes

#4132 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 13, 2008 12:26 am

Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Abraços, Beraldi.

Orestes

[ ]s

Olá Immortal,

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

Xiiiiiiiiiiiii !

Abraços
Jin

Não esquentem a cabeça. São remotíssimas as chances de uma escolha do programa FX vir dos EUA:
Em agosto de 2001 a FAB convocou os participantes da concorrência para expor as exigências:

Alcance mínimo de detecção de 150km para interceptação, compatibilização com o missíl piranha, inclusão no pacote de mísseis BVR,etc, e um ítem que a FAB considera fundametal:

"Abertura de todos os softwares e códigos-fonte dos computadores de bordo..."
A Locheed Martin conseguiu a liberação do AIM 120C, negado àquela época ao Chile. Mas quanto a aberttura de códigos-fonte, apenas o deste míssel. A irrelevante participação do F-16 na concorrência foi devido a isto, já que a aeronave é, em si, excelente.
Os yankees sempre refutaram em liberar códigos fonte. A ameaça do abandono de encomendas do F-35 pelos Britânicos veio da recusa dos EUA em abrir os códigos-fonte deste aparelho, algo após esta reação, conseguida. Mas o Brasil não é o Reino Unido (e isso, diga-se de passagem, é bom que seja assim).

Agora vamos para as questões políticas, que influenciam fortemente a escolha:
O PT, ao assumir a presidência, colocou 2 figuras marcadamente anti-EUA na chefia do Itamarati:
Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores, e principalmente SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES, seu co-sogro, que fora para o 2º cargo mais importante na hierarquia: o de Secretário-Geral.
Samuel Pinheiro Guimarães fora o arquiteto do Mercosul dentro do MRE. Era ele quem ficava pacientemente andando pelos corredores de Brasília, atrás de ministros e secretários, com empresários, durante a década de 80, articulando a criação do bloco.
Bom, indo para a década de 90, no Gov FHC houve uma aprox maior com os EUA. Samuel P. , com sua postura anti-EUA, que desde a década anterior ocupava cargos-chave no MRE, após uma crítica veemente à aprox., (inclusive ela ocorreu numa palestra na Escola de Comando e Estado Maior do Exécito), fora colocado no limbo por Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores, que substuiu Luis Felipe Lampréia. (alíás Lafer era meu professor na época, na USP, quando foi nomeado ministro).
Quando voltou ao cargo de Secretário-Geral, Samuel P. Guimarães iniciou um Macartismo às avessas: importantes aliados dos EUA dentro do MRE foram para postos irrelevantes, o que levou ao desligamento do Ministério de alguns, reclamações públicas, à respeito desta perseguição, como foi o caso do importante embaixador Roberto Abdenur ao deixá-lo.
O Governo é pragmático, claro. O EUA é o principal país parceiro comercial e continuarão sendo. Mas daí acreditar que comprarão caças, um equipamento estratégico, vindo deles...
Embora saibamos, vale relembrar: a escolha de caças, submarinos, etc. usam critérios mais complexos que o da escolha de um helicóptero de transp, de um centro diretor de tiro, etc.
Mas o ministro Jobim está fazendo o que é certo: flerta com os três países-referência tecnológica (EUA, França e Rússia) para conseguir o melhor destes 2 últimos.
P. S.: não estou criticando o Sr Samuel Pinheiro Guimarães, o Min. Celso Amorim ou o PT. Não é esta minha intenção.

Espero ter contribuído com o debate.

Abraços

Knight7

Editado pela última vez por knigh7 em Dom Jan 13, 2008 10:33 am, em um total de 5 vezes.
Booz
Sênior
Sênior

#4133 Mensagem por Booz » Dom Jan 13, 2008 1:00 am

Knight7

Sua exposição, marcada pela cronologia dos movimrnetos peristálticos dos intestinos do MRE, dão (ao meu ver) invencíveis chances de - SE este FX sair - virem com croissants et d'un pain au chocolat, avec camembert e an Château Lafite Rothshild.
Liberté, Egalité e l'americanes vão se f*der! :mrgreen:

Imagem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2003 vezes
Agradeceram: 2541 vezes

#4134 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 13, 2008 1:12 am

jp escreveu:Knight7

Sua exposição, marcada pela cronologia dos movimrnetos peristálticos dos intestinos do MRE, dão (ao meu ver) invencíveis chances de - SE este FX sair - virem com croissants et d'un pain au chocolat, avec camembert e an Château Lafite Rothshild.

É isso. Na minha humilde opinião, considero bem remotas as chances dos EUA, mas provável a escolha vinda da Franca. Nicolas Sarkosy em suas declarações, vem apoiando intenções brasileiras, como o ingresso de países como o Brasil como Membro Permanente do Concelho de Segurança das Nações Unidas. E o Jobim, astutamente, político hábil, procura flertar com mais países, justamente para conseguir concessões vantajosas. Estes países sabem que a escolha destes 24 aeronaves influenciará a escolha dos próximos lotes, que ocorrerá futuramente.

Knight7

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4135 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 13, 2008 2:57 pm

orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Abraços, Beraldi.

Orestes

[ ]s

Olá Immortal,

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

Posso até estar enganado, mas a impressão que tenho, Professor, é que está parecendo um leilão de falcatruas, com cada lado "melhorando" a sujeira, para ver seu avião escolhido.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4136 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 13, 2008 3:00 pm

orestespf escreveu:
Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Por enquanto....

Abraços, Beraldi.

Orestes

[ ]s

Olá Immortal,

Abre o olho, Japa!!!

Abração,

Orestes

Xiiiiiiiiiiiii !

Abraços
Jin

Olá Jin,

realmente o que foi oferecido é o que você postou, mas o desejado pela FAB é o que você sugere. Tudo vai depender da conversa do NJ com os yankees. Aguardemos...

Abração,

Orestes

Se os americanos insistirem no F-16, penso que não haveria nem dúvida que a melhor opção seria o Rafale, do contrário haveria um retrocesso dentro do que a FAB vislumbra.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4137 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 13, 2008 3:05 pm

knight7 escreveu:
jp escreveu:Knight7

É isso. Na minha humilde opinião, considero bem remotas as chances dos EUA, mas provável a escolha vinda da Franca. Nicolas Sarkosy em suas declarações, vem apoiando intenções brasileiras, como o ingresso de países como o Brasil como Membro Permanente do Concelho de Segurança das Nações Unidas. E o Jobim, astutamente, político hábil, procura flertar com mais países, justamente para conseguir concessões vantajosas. Estes países sabem que a escolha destes 24 aeronaves influenciará a escolha dos próximos lotes, que ocorrerá futuramente.

Knight7

Até concordo, Knight7, o problema é que os ianques podem fazer uma contrapartida maior, que envolva não só "coisas econômicas" mas "políticas" e esse é o sonho de BSB. Sarkozy pode até defender nossa causa, mas o lobbie ianque ainda é mais poderoso.

[ ]s

EDSON
Sênior
Sênior

#4138 Mensagem por EDSON » Dom Jan 13, 2008 3:09 pm

Bolovo escreveu:
EDSON escreveu:E quem disse que serão americanos?

E não tá virando? Ainda tem muita coisa pra rolar sobre a tal licitação de helicopteros, meu velho...

Então diz pra mim assessor do MD o que vai rolar?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4139 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 13, 2008 3:28 pm

Meu caro, é capaz desse treco dos helis nunca sair.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
EDSON
Sênior
Sênior

#4140 Mensagem por EDSON » Dom Jan 13, 2008 3:37 pm

Bolovo escreveu:Meu caro, é capaz desse treco dos helis nunca sair.

Vc tem informações quentes ou o que vc acha?

Responder