Jin Jones escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:A.K. for T-7 escreveu:cicloneprojekt escreveu: O que eu sei é que não existem AIM 120 C no Brasil.
Por enquanto....
Por causa de "algo" que fiquei sabendo na semana que se passou, aposto (hoje) minhas fichas no Rafale, mas por outro lado existem confirmações (mesma fonte) que as negociações com os americanos vão de vento em popa. Aguardemos o as próximas movimentações do MD...
Abraços, Beraldi.
Orestes
O negócio é esperar pra ver a cara do NJ depois da reunião do final do mês em Washington. Professor, os ianques estão mais "amistosos" nessa negociação?
[ ]s
Olá Immortal,
sim, estão, mas existem outras "variáveis" (e novas) em jogo. Os franceses não vão deixar barato, no fundo o jogo é sujo, mas... Temo que não se compre o melhor para a FAB e para o País, mas que se compre "na base da pressão".
Observe que não estou criticando o equipamento em si, mas a forma que a coisa está sendo conduzida. Lamentavelmente o terreno é "arenoso", não posso ir além.
Abre o olho, Japa!!!
Abração,
Orestes
Xiiiiiiiiiiiii !
Esse teu comentario tá com cara de F-16C 50/52 e olhe lá.
Que pelo menos venham os F-18E ou F-15E.
Abraços
Jin
Não esquentem a cabeça. São remotíssimas as chances de uma escolha do programa FX vir dos EUA:
Em agosto de 2001 a FAB convocou os participantes da concorrência para expor as exigências:
Alcance mínimo de detecção de 150km para interceptação, compatibilização com o missíl piranha, inclusão no pacote de mísseis BVR,etc, e um ítem que a FAB considera fundametal:
"Abertura de todos os softwares e códigos-fonte dos computadores de bordo..."
A Locheed Martin conseguiu a liberação do AIM 120C, negado àquela época ao Chile. Mas quanto a aberttura de códigos-fonte, apenas o deste míssel. A irrelevante participação do F-16 na concorrência foi devido a isto, já que a aeronave é, em si, excelente.
Os yankees sempre refutaram em liberar códigos fonte. A ameaça do abandono de encomendas do F-35 pelos Britânicos veio da recusa dos EUA em abrir os códigos-fonte deste aparelho, algo após esta reação, conseguida. Mas o Brasil não é o Reino Unido (e isso, diga-se de passagem, é bom que seja assim).
Agora vamos para as questões políticas, que influenciam fortemente a escolha:
O PT, ao assumir a presidência, colocou 2 figuras marcadamente anti-EUA na chefia do Itamarati:
Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores, e principalmente SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES, seu co-sogro, que fora para o 2º cargo mais importante na hierarquia: o de Secretário-Geral.
Samuel Pinheiro Guimarães fora o arquiteto do Mercosul dentro do MRE. Era ele quem ficava pacientemente andando pelos corredores de Brasília, atrás de ministros e secretários, com empresários, durante a década de 80, articulando a criação do bloco.
Bom, indo para a década de 90, no Gov FHC houve uma aprox maior com os EUA. Samuel P. , com sua postura anti-EUA, que desde a década anterior ocupava cargos-chave no MRE, após uma crítica veemente à aprox., (inclusive ela ocorreu numa palestra na Escola de Comando e Estado Maior do Exécito), fora colocado no limbo por Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores, que substuiu Luis Felipe Lampréia. (alíás Lafer era meu professor na época, na USP, quando foi nomeado ministro).
Quando voltou ao cargo de Secretário-Geral, Samuel P. Guimarães iniciou um Macartismo às avessas: importantes aliados dos EUA dentro do MRE foram para postos irrelevantes, o que levou ao desligamento do Ministério de alguns, reclamações públicas, à respeito desta perseguição, como foi o caso do importante embaixador Roberto Abdenur ao deixá-lo.
O Governo é pragmático, claro. O EUA é o principal país parceiro comercial e continuarão sendo. Mas daí acreditar que comprarão caças, um equipamento estratégico, vindo deles...
Embora saibamos, vale relembrar: a escolha de caças, submarinos, etc. usam critérios mais complexos que o da escolha de um helicóptero de transp, de um centro diretor de tiro, etc.
Mas o ministro Jobim está fazendo o que é certo: flerta com os três países-referência tecnológica (EUA, França e Rússia) para conseguir o melhor destes 2 últimos.
P. S.: não estou criticando o Sr Samuel Pinheiro Guimarães, o Min. Celso Amorim ou o PT. Não é esta minha intenção.
Espero ter contribuído com o debate.
Abraços
Knight7