Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4111 Mensagem por MILEO » Sex Nov 18, 2011 6:36 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu:Amigos
Talvez o Bacchi pode responder melhor, mas após a falencia da ENGESA todo o acervo de bens foi passado para pagar as dividas trabalhistas, e o que sobrou, para pagar os fornecedores.
Quando um juiz decreta uma falencia, todos os bens passam a ser alienados, e o acesso às instalações fica bloqueado.
Não houve a cautela das FA durante o processo da falencia, de requisitar as plantas dos projetos, mesmo porque segundo algumas fontes jornalisticas da época, as FA estavam cansados de aturar o Whitaker aparecer em Brasilia com o pires na mão. Devemos recordar também que estavamos no governo Collor, portanto sem o poder politico que as FA tinham, como algums anos antes.
Uma grande dificuldade que nós pesquisadores estamos encontrando, é a ausencia de plantas originais de vários projetos de blindados brasileiros. A principio imaginamos que todas as plantas dos projetos estivessem arquivados no CTEX, mas estavamos enganados.
A unica coisa que sobrou são dos projetos da Motopeças, segundo informações extra-oficiais de engenheiros que lá trabalham, todo arquivo morto estaria ainda na fábrica de Sorocaba-SP. Entretanto a diretoria da Motopeças devido ao grande prejuizo que tiveram com projetos de blindados( principalmente com o Charrua) quando perguntamos se podiamos consultar os projetos, tiveram um ataque de urticária, e recusaram o nosso acesso.

Abraços
Hélio
As plantas, pelo que sei, incompletas encontram com a Imbel. Informações do general Paiva Chaves. Sobraram menos de 20% dos desenhos do Osório.

Mestre Bacchi, com sua experiência na Engesa, destes 20% das plantas que sobraram daria para dar o start em um hipotético novo projeto?

Grande abraço.




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4112 Mensagem por Boss » Sex Nov 18, 2011 6:57 pm

Se sobraram só 20% de algo dos anos 80, melhor começar um do zero.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6771
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4113 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Nov 18, 2011 8:02 pm

MILEO escreveu:
Pepê Rezende escreveu: As plantas, pelo que sei, incompletas encontram com a Imbel. Informações do general Paiva Chaves. Sobraram menos de 20% dos desenhos do Osório.

Mestre Bacchi, com sua experiência na Engesa, destes 20% das plantas que sobraram daria para dar o start em um hipotético novo projeto?

Grande abraço.
Seria um desperdício de tempo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4114 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Nov 18, 2011 9:50 pm

Cross escreveu:
Seria um desperdício de tempo.
Concordo.

Vai ter que sair de zero.

De uma folha de papel em branco.

Bacchi




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4115 Mensagem por joao fernando » Sáb Nov 19, 2011 9:00 am

Não sei o porque desse ufanismo todo, já que naquela epoca, não podiamos comprar projetos modernos...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4116 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Nov 19, 2011 9:18 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Cross escreveu:
Seria um desperdício de tempo.
Concordo.

Vai ter que sair de zero.

De uma folha de papel em branco.

Bacchi
Bacchi,

Aproveite a deixa e liste quais as características que você acha poderiam ser incorporardas em um projeto de MBT brasileiro. Só como exercício de imaginação, sem compromisso.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60839
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4117 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 12:16 pm

Posso estar BEM enganado mas me consta que o Osório usou usou CAD/CAM no projeto e não papel e lápis. É correto, Bacchi?

E Leandro véio, pares de PROVOCAR ou começo a esboçar torres de novo (aliás, bolei OUTRA blindagem modular para recobrir a torre)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4118 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 19, 2011 12:41 pm

Túlio escreveu:Posso estar BEM enganado mas me consta que o Osório usou usou CAD/CAM no projeto e não papel e lápis. É correto, Bacchi?

E Leandro véio, pares de PROVOCAR ou começo a esboçar torres de novo (aliás, bolei OUTRA blindagem modular para recobrir a torre)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Faz aí pô! O pior que pode acontecer é a gente falar que não ficou bom. Mostra tia!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60839
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4119 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 1:06 pm

Está páginas atrás, um debate entre eu e o Leandro, minha torre contra uma flecha dele. :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4120 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 19, 2011 1:33 pm

Túlio escreveu:Está páginas atrás, um debate entre eu e o Leandro, minha torre contra uma flecha dele. :wink: 8-]
Mas eu quero ver as novas! :mrgreen:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4121 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Nov 19, 2011 1:34 pm

LeandroGCard escreveu: [
Aproveite a deixa e liste quais as características que você acha poderiam ser incorporardas em um projeto de MBT brasileiro. Só como exercício de imaginação, sem compromisso.
Leandro G. Card
Leandro, você está pedindo para eu fazer exatamente aquilo que eu digo que não deve ser feito!!!

Muito bem, não vou fazer, mas para lhe dar alguma satisfação vou dar algumas respostas parciais.

1-Em relação ao Osório, eu tinha programado (como Gerente de Mercadologia de Produtos Militares) que logo que o contrato com a Arabia Saudita tivesse sido assinado, e todo o trabalho de engenharia do Osório estivesse terminado, deveríamos começar a trabalhar em nova versão do mesmo.

Para isto eu previa: desenvolvimento de suspensão ativa e de carregamento automático.

2-Os carros de combate que hoje correspondem ao que eu considero quase o ideal são: TK-X (Japão) e K2 (Corea do Sul), sendo que entre os dois prefiro o TK-X (menor peso: 44 toneladas).

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4122 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Nov 19, 2011 1:37 pm

[quote="Túlio"]Posso estar BEM enganado mas me consta que o Osório usou usou CAD/CAM no projeto e não papel e lápis. É correto, Bacchi?

Sim - é correto.

O CAD/CAM foi introduzido exatamente no inicio do programa do Osório.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60839
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4123 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 1:39 pm

Uma dúvida: a peça principal do CC Japonês é uma cópia do 120 L/44 Alemão, não? Como resolveram o recuo, alongaram o curso? Ademais, já começa com uma certa deficiência de poder de fogo, não? Afinal, há o L/55 (1474 m/s x 1675 m/s)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60839
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4124 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 1:46 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Sim - é correto.

O CAD/CAM foi introduzido exatamente no inicio do programa do Osório.

Bacchi
Obrigado.

Então o que supostamente se perdeu foram DADOS DE COMPUTADOR - fitas, disquetes, sei lá - e não PLANTAS, seria isso?

De qualquer modo meu questionamento foi meramente de diletante, concordo que se teria de partir do zero, embora em tenha uma postura diversa sobre MBTs em relação a seu custo. Em minha opinião, fazer uma carro cheio de firulas, custando uns 9/10 mi (USD) a unidade para ser atacado e possivelmente destruído por um foguete que custa um milésimo disso me parece desperdício, é só ver os caríssimos helis Apache, bastou a AMEAÇA de MANPADS no Afeganistão e eles sumiram, aparentemente o custo-benefício não compensa...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4125 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Nov 19, 2011 2:12 pm

Túlio escreveu:Posso estar BEM enganado mas me consta que o Osório usou usou CAD/CAM no projeto e não papel e lápis. É correto, Bacchi?

E Leandro véio, pares de PROVOCAR ou começo a esboçar torres de novo (aliás, bolei OUTRA blindagem modular para recobrir a torre)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Usou CAD-CAM... Vi o projeto em uma visita à Engesa.

Abraços

Pepê




Responder