cb_lima escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
[ ]s
Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
[ ]s
Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Eu me lembro que a algum tempo atrás você mencionou que o Saito só admitiria algo que esteja 'operacional'... e o su-35-1 só voa em 2008 e só entra em serviço na próxima década. Isso não é 'operacional'...
Além disso me lembro de você ter mencionado que o Su-35-1 estava voando desde o ano passado pelo que foi confidenciado por um amigo seu Russo e agora estamos falando 'desse ano'.
Desculpe, mas já não estou entendendo mais nada.
Veja bem, não estou questionando fontes nem nada, más é de se estranhar muito que isso não apareça em lugar algum (como por exemplo na Jane's, no Defence Weekly, ou mesmo no Fórum da Keypublishing que tem muito russo).
Por favor não quero ofender, só entender!
[]s
CB_Lima
Salve, amigo Lima!
Não mistures as coisas, não existe contradição alguma. O SU-35-1 foi voando para a Mark 2007, ou você acha que foi de outra forma e lá os russos o montaram para exposição pública? Seria uma grande ingenuidade imaginar o contrário, visto que a fábrica fica muito distante. Se não fosse o caso, que apresentasse maquetes ou algo semelhante.
Porém, deixo claro que o avião está longe de estar operacional, sequer entrou em testes, mas me refiro a testes como um caça (avião de combate), já que como avião em si o mesmo não apresenta "novidades", visto que o mesmo é baseado na família SU-27.
O que voará agora no primeiro trimestre deste ano (o pior cenário seria sinaliza até meados de 2008) é o SU-35-1 em testes como vetor de combate, e já analisando a integração de armamentos. São coisas distintas, o mesmo que ocorre com o F-35 americano, na verdade, algo comum e fácil de compreender.
E por fim, o Saito realmente disse em vetor efetivamente operacional, isto continua valendo até onde eu sei. Mas no que diz respeito ao SU-35-1, não é surpresa pra ninguém que 2015 é tempo suficiente para este caça estar plenamente operacional. O que não é verdade para o Rafale, por exemplo, visto que o mesmo voou desde 1986 e 22 anos depois temos isso que está aí. Acredita quem quer, eu não.
Mas que fique bem claro uma coisa, na minha opinião teremos Rafale pra FAB como o nosso FX-2, não pelo vetor em si, mas... Não consigo imaginar outra escolha, porém evitarei detalhar isso aqui abertamente.
Deixo claro também que nunca afirmei que o SU-35-1 é melhor do que o Rafale e nem que o Rafale é um caça sem futuro, mas que o Flanker é o meu preferido tecnicamente, mas para o Brasil eu defenderia, sem medo de errar, o Typhoon como o caça que mais respeito imporia.
Em suma, três situações existem e eu as separo muito bem:
- caça preferido individualmente;
- caça indicado "tecnicamente/politicamente" pra FAB;
- caça a ser efetivamente comprado para a FAB.
Lido muito bem com as três situações, analisando cada caso isoladamente. Assim, solicito que os amigos não confundam as coisas quando falo especificamente de um dos temas.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Obrigado pelo seu post, mas gostaria de comentar alguns pontos:
O Su-35-1 foi realmente voando para a MAKS... A bordo de um AN-124!
E não com os seus próprios meios. Chegou lá foi montado e exposto!
Sendo assim é de se estranhar que ocorreu um 'primeiro vôo' real do SU-35-1 e não foi divulgado em lugar algum (já que os russos tem seguido a tendência de divulgar esse tipo de informação).
Outro fato é que ao mesmo tempo em que você diz que o Su-35-1 não apresenta 'novidades' em relação ao "SU-27" existe todo esse papo de RAM, radares poderosos, etc (a lista é enorme) o que levaria a crer que é uma aeronave 'nova' (na verdade os russos vem dizendo isso desde o finado "SU-35 - Canard").
Honestamente por uma questão de conceito, o fato de estarem tentando fazer uma aeronave monoplace (SU-35-1) fazer o trabalho semelhante ao de uma aeronave biplace (Su-30) que já é mais sofisticada do que o SU-27 original, já representa no meu entender uma diferença considerável.
Quanto ao Saito, realmente até '2015' o Su-35-1 tem mais do que obrigação de estar operacional mesmo até porque o PAK-FA passaria na frente dele!
Não concordo sobre o seu comentário sobre o Rafale em relação ao ano de 2015, mas acho que esse assunto já deu o que tinha que dar e não adianta mesmo colocar aqui matérias e matérias sobre o assunto... sendo assim acho que o melhor é esperar e ver pois jé existe especulação de sobre por aí
Quanto ao resto do seu post eu entendo perfeitamente os 3 conceitos que você estabeleceu assim como entendo que você acha que 'vai dar Rafale'.
Em todo caso acho que o problema é que estava muito focado nas aparente inconsistências quando li os últimos posts. Deixa quieto.
[]s
CB_Lima
Veja Lima:
O Su-35-1 foi realmente voando para a MAKS... A bordo de um AN-124!
Vou fazer igual menino, parei de brincar! Continue com sua alienação, não estou aqui para brincar de molecagem! Repito, não falei em vôo operacional, mas em vôo de translado. Se quer continuar acreditando em conversa fiada, tudo bem, mas não comigo. E vou além, sei o que falo sobre o SU-35-1, alguns daqui me conhecem e sabem o que fiz em relação a este projeto, mas não posso falar abertamente no fórum.
Abraços "emputecidos",
Orestes
Caro Orestes,
realmente acho que voce est'a levando essa conversa para 'o outro lado'... o que 'e lamentavel.
De maneira alguma venho duvidar de voce, mas saiu em toda a imprensa internacional que o SU-35-1 foi movido atraves de translado dentro de um AN-124 at'e a MAKS e depois preparado para exposicao (em nenhum momento citei voo 'operacional' o que seria de se estranhar se tratando de um 'prototipo' ).
Veja bem cara... nao ha nada de errado nisso... foi importante para os russos mostrarem que tem uma aeronave pronta e que estao fazendo os devidos testes para que venha a voar esse ano... so isso (s'o nao foi divulgado por nenhum meio especializado que acompanha esssa historia de perto que a aeronave ja voou)...
Alem disso moleque tambem nao sou e nao faz parte de mim praticar 'molecagem'... assim como sei com quem estou falando e trato voce com respeito (e bom humor) acho que tal respeito deveria ser utilizado para comigo...
Acho que tambem nao tem nada a ver me chamar de alienado na medida em que sou uma pessoa que busca por informacao e nao alienacao... e por isso questiono mesmo pois quero mais 'e aprender ('e uma pena que apos tantos debates comigo voce veja de outra forma).
Nao sou o dono da verdade, mas leio e me informo o suficiente para conhecer 'um pouquinho' sobre o assunto.
Eu presto muita atencao no que pessoas como voce escreve e honestamente estava somente querendo alguns esclarecimentos...
Mas 'e isso a'i cara... agradecemos por suas fontes e informacoes privilegiadas e continuo por aqui na boa
.
No fim das contas o que leio/vejo sobre esse assunto pelo visto esta batendo com o que o Sintra esta dizendo, o que ja me faz sentir menos alienado.
[]s fique em paz, pois no fim das contas 'e o Presidente da Republica quem vai decidir quem ser'a o pr'oximo F-X e ser'a a FAB que pagar'a o pre'co da escolha.
CB_Lima
Caríssimo Lima,
não é de hoje (e nem ontem) que você mudou o trato comigo, posso precisar exatamente quando isso se iniciou, foi a partir do momento que se tornou moderador (coincidência, talvez). Basta dar uma olhada em seus posts, tive o cuidado e analisá-los (e outros também), na verdade estranhei e muito o novo tom, visto que sempre me tratou maravilhosamente bem. Mas todos têm o direito de se reposicionar e agir conforme a nova direção do vento, respeito isso.
Porém a coisa vem ganhando novas arestas a cada novo post seu, de forma que poderia em um dado momento provocar a minha ira ou desabafo na forma de um post mais ríspido, e o momento mais propício pra isso ocorre quando não estamos em um bom dia. Não deu outra!
Repito, falo sobre o que eu sei, mas existem outras opiniões e fontes, logo sou passível de erro. Como exponho aqui informações de terceiros e que, em geral, são de pessoas que participam do projeto em si, fico vulnerável se tais fontes ou pessoas me passam informações inconsistentes ou falsas. Assumo a responsabilidade sobre tais fatos, como não poderia deixar de ser.
Gostaria de lembrar que tempos atrás eu (e somente eu) disse aqui no DB que o Rafale apresentava sérios problemas em seu desenvolvimento e que as coisas não vinham a tona (o que é muito comum). Levei uma saraivada de pedras e agulhas, mas tudo bem. Passado algum tempo veio a tona, na mídia, a informação sobre o que se tratava, mas ainda de forma diluída. Isso ocorreu quando alguém postou aquela foto do Rafale com uma gambiarra entre as duas turbinas. A partir deste momento ficou claro pra muita gente do DB que realmente o Rafale enfrenta problemas. Mas não estou com isso querendo dizer que o Rafale é um mal projeto, pelo contrário, isso não é verdade. Quis apenas mostrar que muita coisa não é dita na mídia (Internet, em particular), e que certas informações só surgem após algum tempo, geralmente como um "furo" de alguém.
Gostaria de dizer também que nem tudo o que se diz na mídia corresponde a verdade. Veja o caso do AIM 120 do Chile e as declarações de seu comandante. Eu mesmo defendi (e outros, não fui o primeiro) aqui no DB que o Chile possui este míssil em solo chileno. Continuo afirmando que estes mísseis já estão lá, por mais que vários daqui digam o contrário, se baseando nas declarações do citado oficial. E por que ainda insisto que estão lá? Porque conversei com oficiais da FAB que estiveram lá e viram tais mísseis e que não são de manejo/treinamento.
Assim sendo, ainda prefiro acreditar em determinadas pessoas de caráter e confiáveis que me passam certas informações críveis, do que acreditar em notas ou matérias da imprensa e com intenções terceiras (como no caso do comandante chileno). No caso do BVR chileno (AIM 120, pois não acredito que existam Derby´s por lá) e a "declaração" do comandante, restam dois pontos a se discutir: se é falsa ou não tal info e se não for falsa, o por quê dele ter feito isso. Tenho minha opinião, mas deixemos pra outro momento.
O problema é que as pessoas tendem a acreditar no que é mais fácil para digerir, assim informações oriundas da Internet são passíveis de se tornar fatos, da mesma forma que é muito difícil convencer alguém que informações reservadas são realmente as verdadeiras. Por isso não imponho aqui no DB as minhas verdades (existem erros como já disse acima), mas levanto os pontos para que os mesmos sejam debatidos, analisados e questionados por todos. Isso é o que sempre chamei de especulação, uma forma que encontrei (e tenho usado pouco de tempos pra cá) para passar informações relevantes. Observe que isso não está relacionado a credibilidade, visto que a mesma não é alcançada através de especulações, que tem a intenção primeira de levantar dúvidas e não de garantir as informações em si.
E para encerrar, releia o seu post (aquele que respondi de uma forma que o desagradou) e veja que você não debateu e nem retrucou o que eu havia escrito anteriormente. Você teve a intenção clara de me expor através de alguma contradição baseadas no que leu. Sinto muito por isso, mas repito, ainda sei o que estou dizendo, pois o cara que informou sobre o SU-35-1 simplesmente é o engenheiro-chefe do programa e que por acaso fiz três cadeiras no meu doutorado com ele. Se ele mente, peço desculpas, pois reproduzo aqui apenas mais um dado para ser debatido e questionado e não a verdade pura sobre o fato. E eu não seria ingênuo o bastante para insistir na tese sobre este assunto sabendo que em algum lugar foi dito coisa diferente. Então por que a minha insistência e até segurança sobre o que afirmei, mesmo com "provas" contrárias? Pense!
Não procuro informações na Internet, revistas e jornais, procuro informações em fontes primárias. E gostaria de lembrar que nem os oficiais de nossas FFAA são fontes primárias, pois o que existe aqui no DB é uma enxurrada de exemplos de informações contraditórias sobre o mesmo tema. Cada um que filtre os dados e acredite no que preferir, não estou aqui para mudar opiniões, mas para compartilhar visões diferentes sobre o dado assunto.
Cordialmente,
Orestes