TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41071 Mensagem por Penguin » Seg Jun 14, 2010 10:46 am

ELSONDUARTE escreveu:Enquanto nada é decidido na Aeronautica !!!!

Marinha do Brasil vai de FREMM
13 de junho de 2010, em Indústria Naval, Sistemas de Armas, por Wiltgen

Imagem


Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.

Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.

Leia a nota em sua íntegra clicando aqui.

FOTO: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Fonte: http://www.naval.com.br/blog/
Belo navio.
Essa da foto não é a FREMM. É a HORIZON. Ambas possuem turbinas GE, assim como o Gripen.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Seg Jun 14, 2010 10:56 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41072 Mensagem por Penguin » Seg Jun 14, 2010 10:50 am

New Gripen Firms Up
Posted by Bill Sweetman at 6/14/2010 1:05 AM CDT
According to Saab executives, the decision to go ahead with the Gripen Next Generation has already been taken by the Swedish government.

If Saab wins one or more of the upcoming fighter competitions - with Brazil and Switzerland among those closest to a decision date - it will affect the timing of Sweden's own deployment of the Gripen NG, already identified by the Swedish military as the JAS 39E/F. But the decision to acquire the fighter has already been taken, according to head of Gripen marketing and campaigns Hans Rosen.

"Sweden has committed itself to using the Gripen beyond 2040," Rosen said at Malmen air base on Saturday. "The question is when to acquire the Gripen NG, and how many." The basic program calls for the new variant to enter service in 2017-18, but Sweden has told export customers that it will adjust its schedule so that Sweden deploys the JAS 39E/F before they do.

Rosen's comments on the future of the Gripen in Sweden echoed remarks made by defense minister Sten Tolgfors at a top-level air power conference held at Malmen on Friday. Tolgfors noted that the modernization of the Gripen force is proceeding according to plan, with the conversion of a final batch of 31 JAS 39A models to 39C standard, leaving the air force with a smaller force of 100 fighters. The next step will see all these aircraft modernized to a common configuration known as Materiel Standard 20, already under contract.

The MS 21 configuration is being defined - but it is now clear that MS 21 is in fact the NG, with the new General Electric F414G engine, modified airframe, Selex Galileo active electronically scanned array radar and new core avionics. It is understood that development is being quietly funded by the Swedish government.

The Demo prototype had completed 152 flight test sorties as of Saturday, Rosen said, and completed a successful demonstration in India in May (the company previously performed demonstrations with the C/D version in India) including a successful landing and restart at the Leh airfield in Kashmir, 10,800 feet above sea level. It is currently testing new external stores and will then enter a lay-up period for avionics updates.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 12038c0ab4




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41073 Mensagem por nveras » Seg Jun 14, 2010 10:59 am

Se a nossa chancelaria achava que a França ia nos apoiar nessa do Irã, ou que perceria estratégica é ficar de 4, dançou feio. Basta supor o contrário, E se a França nos pedisse pra apoiar a Inglaterra na questão das Malvinas, íamos ficar de 4 pra eles só porque assinamos parceria estratégica?
Parceria é parceria, não é EU DECIDO E VC ME APOIA.
Espero qua a seleção tenha melhor pontaria que o Itamarati, pois este não faz um gol há muito tempo. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41074 Mensagem por BRAZIL7.62 » Seg Jun 14, 2010 11:10 am

Eu tô achando que não vai sair mais nada esse ano!! Tem coisa estranha na FAB!! Na MB tudo está dando certo... deve ter muito $$$$$$$ rolando.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41075 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jun 14, 2010 11:22 am

Santiago escreveu:
New Gripen Firms Up
Posted by Bill Sweetman at 6/14/2010 1:05 AM CDT
According to Saab executives, the decision to go ahead with the Gripen Next Generation has already been taken by the Swedish government.

If Saab wins one or more of the upcoming fighter competitions - with Brazil and Switzerland among those closest to a decision date - it will affect the timing of Sweden's own deployment of the Gripen NG, already identified by the Swedish military as the JAS 39E/F. But the decision to acquire the fighter has already been taken, according to head of Gripen marketing and campaigns Hans Rosen.

"Sweden has committed itself to using the Gripen beyond 2040," Rosen said at Malmen air base on Saturday. "The question is when to acquire the Gripen NG, and how many." The basic program calls for the new variant to enter service in 2017-18, but Sweden has told export customers that it will adjust its schedule so that Sweden deploys the JAS 39E/F before they do.

Rosen's comments on the future of the Gripen in Sweden echoed remarks made by defense minister Sten Tolgfors at a top-level air power conference held at Malmen on Friday. Tolgfors noted that the modernization of the Gripen force is proceeding according to plan, with the conversion of a final batch of 31 JAS 39A models to 39C standard, leaving the air force with a smaller force of 100 fighters. The next step will see all these aircraft modernized to a common configuration known as Materiel Standard 20, already under contract.

The MS 21 configuration is being defined - but it is now clear that MS 21 is in fact the NG, with the new General Electric F414G engine, modified airframe, Selex Galileo active electronically scanned array radar and new core avionics. It is understood that development is being quietly funded by the Swedish government.

The Demo prototype had completed 152 flight test sorties as of Saturday, Rosen said, and completed a successful demonstration in India in May (the company previously performed demonstrations with the C/D version in India) including a successful landing and restart at the Leh airfield in Kashmir, 10,800 feet above sea level. It is currently testing new external stores and will then enter a lay-up period for avionics updates.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 12038c0ab4
Alguma novidade aí?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41076 Mensagem por lobo_guara » Seg Jun 14, 2010 11:35 am

Santiago escreveu:ESTADO DE MINAS, 14/06/2010

Caças cassados

O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo

Paulo Paiva

“Atualmente, poucas nações têm a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar um caça supersônico. A Suécia é uma delas. O Brasil poderá ser a outra.

Agora existe uma oportunidade única para que o Brasil se torne um parceiro no programa de desenvolvimento do Gripen NG. Isso assegurará ao país acesso a todos os níveis de tecnologias-chave, proporcionando autonomia nacional para a operação e o desenvolvimento de futuros projetos de caças supersônicos.
“Uma decisão a favor do Gripen NG é uma decisão que envolve parceria e independência para futuras gerações do poder aéreo e para o desenvolvimento industrial aeroespacial, gerando milhares de empregos sustentáveis para o Brasil”.

O anúncio acima vem sendo publicado na mídia pela empresa sueca Saab, fabricante do caça supersônico Gripen NG, que disputa com o Rafale-C, da francesa Dassaul, e o F-18 E/F, da Boeing, uma concorrência de US$ 10 bilhões para aquisição de 36 aviões pela Força aérea Brasileira (FAB). O fato de a Saab estar ocupando a mídia e abordando a ampla transferência de tecnologia dá uma ideia do angu de caroço que o assunto virou.

A compra dos caças, essenciais para a modernização da FAB, vem sendo discutida desde o final do último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. O abacaxi ficou com Lula que, em setembro passado, manifestou preferência pelo francês Rafale, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil.

Os Rafale são os mais caros, mas estão envolvidos num pacote maior, incluindo submarinos e helicópteros franceses. A Boeing tem limitações para transferir tecnologia, que é o que verdadeiramente interessa ao país. E o Gripen, por enquanto, é apenas um projeto em estado avançado. Nunca foi testado em ação de combate. Mas é o que oferece maior transferência de tecnologia – e a FAB gostou.

Depois do afago ao Rafale e a divulgação de que a FAB prefere o Gripen, Lula adotou uma postura de cautela e pediu um relatório ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo. Ou seja, possivelmente a decisão ficará para o próximo presidente da República.

O mundo mudou

O problema é que, neste intervalo, o mundo mudou – e o Brasil mudou com ele. A posição brasileira de apoio ao Irã na questão nuclear isolou o país dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). E este fator poderá ser decisivo na escolha dos caças.

Os EUA lideraram as nações desenvolvidas nas sanções contra o Irã, assumindo posição oposta a do Brasil. Pode ser que isso afaste a Boeing da disputa, por dois motivos: retaliação do Brasil aos americanos; e desconfiança dos próprios americanos em relação ao Brasil. O Congresso dos EUA pode barrar definitivamente a transferência de tecnologia dos caças ao país.

Conselho de Segurança

A França alinhou-se aos EUA na questão iraniana. O afago do Brasil ao Rafale tinha, como contrapartida, a defesa, por parte de Sarkozy, à entrada definitiva do país no Conselho de Segurança da ONU. Ficará quase impossivel para Sarkozy fazer isso agora. Então, parece que o único que passou incólume pelas mudanças foi o sueco Gripen, o mais barato e favorito dos militares brasileiros.

Decisão política

A decisão da compra dos caças é eminentemente política, e não técnica. O fracasso do Brasil na questão iraniana, a desconfiança das grandes potências em relação ao país e o isolamento nacional na ONU certamente influenciarão na escolha, seja neste ou no outro governo. Pelo bem do país, essa novela tem que terminar logo. A Saab parece saber disto.
Minha nossa! Nunca havia lido tanta bobagem de uma só vez. A criatura que escreveu estes absurdos pensa como se estivesse no século XIX. Felizmente as Relações entre as nações não são tratadas nesses termos. Fosse assim as Forças Armadas de países como Índia, Paquistão, Turquia, Arábia Saúdita, Indonésia, Malásia, Líbia, Argélia, etc., estariam completamente incapacitadas de adquirir qualquer coisa no mercado internacional de defesa, pois todos esses países possuem contenciosos em relação aos países co CS.
O Brasil é uma país em franca expansão econômica e consequentemente crescente influência política no mundo (a não ser que por algum motivo abdiquemos dessa condição por vontade própria como já ocorreu em passado próximo), e isso é motivo suficiente para que não falte parceiros internacionais dispostos a ofrerecer aquilo de que precisamos em matéria de defesa (é o caso da França e também parece ser o caso dos americanos, italianos, russos, etc., aliás, estivesse o raciocínio dessa matéria do Estado de Minas correto e empresas como a Elbit Systems já estria de malas prontas para abandonar o Brasil, mas pelo contrário as notícias que temos é que outras empresas israelenses estão de olho no mercado de defesa do brasileiro e prestes a desembarcar no país.
O fato do Brasil ter colocado em prática uma política Externa mais ativa, na verdade não significa nenhuma mudança de rumo nas nossas posições. O caso da política em relação ao Oriente Médio apenas houve a passagem do discurso a ação, pois as posições são as mesmas tal como a defesa da criação de um estado palestino. No caso do Irã, os princípios da não interferência e da solução negociada das controvérsias entre os estados foram colocados na prática através do acordo negociadno entre Irã-Turquia-Brasil, e isso não significou de forma alguma uma derrota na ONU, mas sim a dermacação de uma posição que pode ser analisada de forma diferente, sobretudo daqui para frente quando as conseqüêcias das tais sañções tornarem-se mais evidentes (ou não), pois parece-me que a eficiência desse procedimento já começa a ser questionado pela comunidade internacional, e que a chance perdida de aprofundar as negociações começando pelo marco do acordo mediado pela Turquia e Brasil seja lamentado, prova disso são as palavras da própria secretária de estado norte-americana de que o papel do Brasil e da Turquia na relação com o Irã não estava esgotado muito pelo contrário tornava-se mais importante daqui para frente.
A propósito, sobre a compra dos novos caças para a FAB, mediante os últimos acontecimentos em matéria externas (mesmo aqueles relacionados pelo jornal mineiro), não ficaria espantado com uma decisão do governo brasileiro favorável ao caça norte-americano. Aliás nesse aspecto, seria bom que o autor desse despaupério jornalístico soubesse que em breve a Força Aérea da Turquia esta equipada atualmente com mais de 200 caças F-16 e que em breve deverá adquirir dos Estados Unidos cerca de 150 F-35 Lightning II (com ampla transferência tecnológica incluindo a co-produção a partir de 2013) além disso planeja adquirir também cerca de 60-80 Eurofight Typhoon. Por que que com o Brasil o tratamento seria diferente? Penso que a resposta esta apenas na cabeça dde um setor da nossa sociedade que ainda não conseguiu assimilar as mudanças pelas quais o nosso país tem passado e continua sofrendo do famoso complexo de vira-latas diagnósticado pelo escritor Nelson Rodrigues, algo que só pode ser superado de duas formas ou com tratamento psicanalítico ou passando a enchergar a realidade do país sem o filtro da grande mídia conservadora (e neo-colonialista).




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41077 Mensagem por lobo_guara » Seg Jun 14, 2010 11:53 am

nveras escreveu:Se a nossa chancelaria achava que a França ia nos apoiar nessa do Irã, ou que perceria estratégica é ficar de 4, dançou feio. Basta supor o contrário, E se a França nos pedisse pra apoiar a Inglaterra na questão das Malvinas, íamos ficar de 4 pra eles só porque assinamos parceria estratégica?
Parceria é parceria, não é EU DECIDO E VC ME APOIA.
Espero qua a seleção tenha melhor pontaria que o Itamarati, pois este não faz um gol há muito tempo. :mrgreen:
Amigo,
Primeiro é importante salientar que não haiva por parte do Itamaraty essa expectativa em relação a França, segundo de que a parceria estratégica estabelecida entre Brasil e França não significa de forma alguma o alinhamento automático em relação ao posicionamento internacional do Brasil a qualquer tipo de assunto, até por que entre dois países do porte de Brasil e França é natural que existam posicionamentos diferentes em determinados assuntos. Contudo a parceria foi construída a partir de pontos de convergência e estes não foram alterados. Mesmo na questão do Irã, não há diferença de posicionamento (muito embora a nossa imprensa possa tentar confundir a opinião pública sobre isso), o que há é uma controvérsia na forma de como alcançar o objetivo que é comum, ou seja, a não proliferação nuclear e a garantia de que o Irã não produza armas nucleares através do seu programa. Nesse aspecto tanto Brasil como a Turquia (que faz parte da OTAN) acreditam numa saída negociada (aliás essa postura esta prevista na nossa constituição - a solução negociada dos conflitos), enquanto a França e demais países com poder de veto do CS apostaram na aplicação de sanções.
Agora sobre a possibilidade de qualquer tipo de embargo ou mudança de posição dos franceses ou americanos em relação a venda de caças para o Brasil, pura bobagem. Veja que em 2008 a Rússia invadiu a Geórgia o que foi duramente condenado pela OTAN, e isso não impediu por exemplo que no ano passado a Rússia estabelecesse uma parceria com os franceses para a aquisição de navios de desembarque da classe Mistral (área na qual sabidamente os russos enfrentam dificuldaes numprojeto local). Isso não é diferente com o Brasil, desconfiança por desconfiança os americanos fornecem todo tipo de equipamento para o Paquistão, e nós esamos muito longe disso, acreditem!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41078 Mensagem por lobo_guara » Seg Jun 14, 2010 11:56 am

Santiago escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:Enquanto nada é decidido na Aeronautica !!!!

Marinha do Brasil vai de FREMM
13 de junho de 2010, em Indústria Naval, Sistemas de Armas, por Wiltgen

Imagem


Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.

Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.

Leia a nota em sua íntegra clicando aqui.

FOTO: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Fonte: http://www.naval.com.br/blog/
Belo navio.
Essa da foto não é a FREMM. É a HORIZON. Ambas possuem turbinas GE, assim como o Gripen.

[]s
Coincidência ou não eu também tenho lá em casa um aspirado de pó da GE! :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41079 Mensagem por Marino » Seg Jun 14, 2010 12:01 pm

BRAZIL7.62 escreveu:Eu tô achando que não vai sair mais nada esse ano!! Tem coisa estranha na FAB!! Na MB tudo está dando certo... deve ter muito $$$$$$$ rolando.
Não entendi.
Você pode ser mais claro?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41080 Mensagem por DELTA22 » Seg Jun 14, 2010 12:34 pm

Santiago escreveu:ESTADO DE MINAS, 14/06/2010

Caças cassados

O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo

Paulo Paiva

“Atualmente, poucas nações têm a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar um caça supersônico. A Suécia é uma delas. O Brasil poderá ser a outra.

Agora existe uma oportunidade única para que o Brasil se torne um parceiro no programa de desenvolvimento do Gripen NG. Isso assegurará ao país acesso a todos os níveis de tecnologias-chave, proporcionando autonomia nacional para a operação e o desenvolvimento de futuros projetos de caças supersônicos.
“Uma decisão a favor do Gripen NG é uma decisão que envolve parceria e independência para futuras gerações do poder aéreo e para o desenvolvimento industrial aeroespacial, gerando milhares de empregos sustentáveis para o Brasil”.

O anúncio acima vem sendo publicado na mídia pela empresa sueca Saab, fabricante do caça supersônico Gripen NG, que disputa com o Rafale-C, da francesa Dassaul, e o F-18 E/F, da Boeing, uma concorrência de US$ 10 bilhões para aquisição de 36 aviões pela Força aérea Brasileira (FAB). O fato de a Saab estar ocupando a mídia e abordando a ampla transferência de tecnologia dá uma ideia do angu de caroço que o assunto virou.

A compra dos caças, essenciais para a modernização da FAB, vem sendo discutida desde o final do último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. O abacaxi ficou com Lula que, em setembro passado, manifestou preferência pelo francês Rafale, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil.

Os Rafale são os mais caros, mas estão envolvidos num pacote maior, incluindo submarinos e helicópteros franceses. A Boeing tem limitações para transferir tecnologia, que é o que verdadeiramente interessa ao país. E o Gripen, por enquanto, é apenas um projeto em estado avançado. Nunca foi testado em ação de combate. Mas é o que oferece maior transferência de tecnologia – e a FAB gostou.

Depois do afago ao Rafale e a divulgação de que a FAB prefere o Gripen, Lula adotou uma postura de cautela e pediu um relatório ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo. Ou seja, possivelmente a decisão ficará para o próximo presidente da República.

O mundo mudou

O problema é que, neste intervalo, o mundo mudou – e o Brasil mudou com ele. A posição brasileira de apoio ao Irã na questão nuclear isolou o país dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). E este fator poderá ser decisivo na escolha dos caças.

Os EUA lideraram as nações desenvolvidas nas sanções contra o Irã, assumindo posição oposta a do Brasil. Pode ser que isso afaste a Boeing da disputa, por dois motivos: retaliação do Brasil aos americanos; e desconfiança dos próprios americanos em relação ao Brasil. O Congresso dos EUA pode barrar definitivamente a transferência de tecnologia dos caças ao país.

Conselho de Segurança

A França alinhou-se aos EUA na questão iraniana. O afago do Brasil ao Rafale tinha, como contrapartida, a defesa, por parte de Sarkozy, à entrada definitiva do país no Conselho de Segurança da ONU. Ficará quase impossivel para Sarkozy fazer isso agora. Então, parece que o único que passou incólume pelas mudanças foi o sueco Gripen, o mais barato e favorito dos militares brasileiros.

Decisão política

A decisão da compra dos caças é eminentemente política, e não técnica. O fracasso do Brasil na questão iraniana, a desconfiança das grandes potências em relação ao país e o isolamento nacional na ONU certamente influenciarão na escolha, seja neste ou no outro governo. Pelo bem do país, essa novela tem que terminar logo. A Saab parece saber disto.
Interessante essa reportagem pag...... argh.... digo, jornalística! :twisted:
Agora vão tentar ligar o F-X2 à geopolítica, mas creio que aqui já falávamos disso faz muito, no entanto agora ela será usada "em favor" do Gripen. Caramba! A Saab "orbita" em várias "órbitas"... :lol:

Sei não... a reta de chegada é sempre hora de tentar um 'sprint' final.

[]'s a todos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41081 Mensagem por talharim » Seg Jun 14, 2010 12:36 pm

A questão é que a MB não se submete ao conselho de defesa para escolher seus meios.

A escolha é feita,submetida ao crivo do MinDef e depois é apenas solicitado o cheque ao executivo.

A mesma coisa com o EB.

Agora com a TAB.....................




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41082 Mensagem por Penguin » Seg Jun 14, 2010 12:57 pm

talharim escreveu:A questão é que a MB não se submete ao conselho de defesa para escolher seus meios.

A escolha é feita,submetida ao crivo do MinDef e depois é apenas solicitado o cheque ao executivo.

A mesma coisa com o EB.

Agora com a TAB.....................

Politizaram excessivamente o F-X2.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41083 Mensagem por talharim » Seg Jun 14, 2010 1:03 pm

Este é o cerne da questão caro amnigo.

Foi o erro fatal da TAB e agora não tem mais como sair dessa.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41084 Mensagem por Jin Jones » Seg Jun 14, 2010 1:05 pm

Uma visão da TV Israelense sobre a conduta do BR ( Lula ) na negociação com o Irá



E eles estão errados ?

Só lembrando q. temos hoje muuuito material MADE IN ISRAEL na FAB e se rolar um boicote, como ficamos :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41085 Mensagem por Jin Jones » Seg Jun 14, 2010 1:07 pm

talharim escreveu:Este é o cerne da questão caro amnigo.

Foi o erro fatal da TAB e agora não tem mais como sair dessa.
Esse erro acaba dia 1 de Janeiro de 2011.




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