A parte em vermelho é bem possível.tflash escreveu:Mas nessa altura já os suecos tem o Draken II, Stealth, com descolagem vertical, a bioetanol. E a discreet já lançou o 3D studio 50 que permite mostrar o projecto em holograma a voar. A compra é cancelada, Acaba o FX2 e lançam o FX3
(para ser justo, O governo português aposenta finalmente os F16, por essa altura e compra 10 F35 usados )
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Indio véio bom dia!Túlio escreveu:O Binfa véio deve ser um sujeito muito ECONÔMICO também, imaginem só o quanto ele não economiza em pentes e xampus, além do cabelereiro...
Você acredita que depois que comecei a raspar a cabeça o visual melhorou
Mais o que você não vê (cabelo), é em virtude de que alem de careca, os poucos fios de cabelo que restaram são brancos.
Se eu deixar crescer meu filho vai me chamar de Vô em vez de papai Então raspando ele não comete este equivoco.
Um forte abraço cordial
Ps: não esqueça que é dos carecas que elas gostam mais.....
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61449
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6646 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vou rapar a cabeça então, está uma brancura desgranhuda aqui também...
Abração!!!
Abração!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- midnight
- Sênior
- Mensagens: 1021
- Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
- Localização: Canindeyu - Paraguay
- Agradeceu: 3 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Aqui uma sugestão para a Ala jovem do DB:
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61449
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6646 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho viadagem pintar o cabelo, sodas ser preconceituoso...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- midnight
- Sênior
- Mensagens: 1021
- Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
- Localização: Canindeyu - Paraguay
- Agradeceu: 3 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu vou ficar careca, então até lá não vou precisar pintar o cabelo também, quem diria o maior tópico do DB virou discussão sobre cabelereiros e afins.
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
falar em viadagem, alguém aí viu o "agasalha camargo" no Fantástico dando piti por voar nos poderosos T-25???
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Alguma coisa esta no ar , o governo não se mostra disposto a anunciar o vencedor, se é que tem.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu vi...
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu não acho não, porque reconhecem que os M-2000 são equivalentes ou melhores em alguns aspectos que o F-16, por exemplo.Sim, concordo. A influencia politico estratégica pode determinar as escolhas. Mas os outros fatores podem contribuir para a decisão. Mas jogar apenas o peso politico dos EUA-e não qualidade do equipamento, apoio logistico, preco- como determinante para uma venda maior de equipamentos militares que a Franca eu acho pouco factível.
Outra coisa, concorrências como a da Coréia do Sul, pode dar alguma coisa que não seja made-in-USA?
Japão, um penca de pendurados da OTAN...
Enfim, existe sim muita influência política nas compras e isso prevalece sobre o aspecto puramente técnico, e isso acontece em TODOS os lugares, inclusive nos EUA.
E eu nunca disse "apenas", eu disse "também" o peso político é a justificativa para mais F-16 que M-2000, por exemplo.
Você não vai achar um post meu dizendo que equipamento americano é ruim. Tem seus defeitos como qualquer um , mas eu não generalizo dizendo que nada deles presta, que tudo é assalto, que é tudo caro, que tudo isso, tudo aquilo...
Mas eu penso que é impossível achar que teremos liberdade política com equipamento americano na nossa defesa aérea, quando eles mesmos estipulam de cara uma multa de 5% sobre contratos quebrados..
Você já deve ter lido algumas vezes eu escrever que o Rafale, na minha opinião, é a opção menos ruim, nunca a melhor de todas as possíveis.
Mas do que restou, é o que nos resta. Assim mesmo, com redundância e tudo.
O aterrador, como eu disse anteriormente, depende do ponto de vista. Tem gente que achou tudo muito normal, outras não.""deve ter acreditado em alguma versão monstruosa de alguem que te contou""
do modo qeu vc está criando uma celeuma sobre as LM2500, parece que te contaram algo aterrador. Ah, a MB continua comprando material norte-americano...
E não fui eu que criou celeuma, foi o fornecedor e o governo deles. Eu apenas comento.
A MB continua comprando made-in-USA até termos os equivalentes nacionais e são compras claramente de prateleira, sem ToTs de monta, ou mínimas.
Se o FX fosse uma prateleirada , sem nenhum compromisso estratégico/político/industrial, eu optaria pelo F-18E.
Bom avião, boa logística, boas armas, bom treinamento...
Mas o FX vai além disso.
São 12 caças, comprados desde sempre como tampões para o FX, com data prá aposentarem-se na FAB.Carlos, os M2000 serão desativados em 2014. Estruturalmente eles aguentam mais tempo. As turbinas teriam de ser trocadas. A FAB poderia receber o FX2 e continuar operando-os. Mas não vai. Porque não compensa.
Mas o que se estava falando é que vão sair porque não prestam, não funcionam e etc, etc, etc.
Falar nisso, e os Impalas? Vão ficar?
Ué, mas o cara é o MinDef, ele é o cmte das FAs, tá escrito na lei.Nunca viu alguém ser chamado de trator?Significa mandão, centralizador. Esse é o comportamnento dele
Ele deveria delegar as decisões mais importantes, como o FX, aos seus subordinados, ou trabalhar junto com eles e decidir com base no que lhes dizem?
Acreditar que uma decisão dessa magnitude é tomada apenas na base das simpatias, cachaçadas, diarréias, corrupção...
Eu particularmente prefiro ver como uma decisão tomada de acordo com o que segue o GF como um todo, bastando-me ver a linha de ação do MRE, Itamaraty, MinIndCom, MinDef... Todos apontam numa mesma direção político-estratégica.
Estranho seria, a meu ver, uma decisão completamente fora de sintonia com esses outro órgãos do GF.
Bem, o nº de pilotos de F-5 sempre foi ao menos três vezes o nº de pilotos de Mirage. Isso por si só já leva as simpatias prá um lado da mesa.Vc está radicalizando. Eu não disse apenas 1 brigadeiro. Até porque isso não daria para contar, tenho poucos contatos.Mas que se observa na FAB uma preferencia maior pelos norte-americanos frente aos franceses, isso sim.
E sobre a preferência, concordando que ela hipoteticamente existe, devemos então mudar a política governamental, o planejamento estratégico, os estudos diplomáticos e comerciais, enfim, devemos mudar tudo isso que são o futuro do país de acordo com vários setores do governo, nos quais labutam ótimos profissionais, tanto quanto em qualquer outro, inclusive FAs; devemos submeter tudo isso às simpatias/preferências/gostos?
Muda-se tudo, ou será que a FAB pode se adaptar?
Quem sabe o GF esteja negociando com a França condições melhores, ou muito melhores que as conseguidas com os M-III e M-2000?
Se assim for, a aceitação e adaptação da FAB aos terríveis franceses talvez seja um obstáculo possível de ser superado, mesmo com toda a preferência fabiana por material exclusivamente americano.
Ou talvez seja mais fácil mudarmos tudo e a FAB continuar com seus caças prediletos.
Eu também acho
Concordo
Faltou eu esclarecer prá quem/o quê será o "melhor das hipóteses".Mas se a Dilma ganhar, na melhor das hipóteses, Rafale.
Acho que sim, teremos um grande caça se não decidirem o FX por agora e passarem a decisão para a Dilma. Literalmente.
Então, dependendo de quem esteja observando, a melhor das hipótese TEM que ser o Rafale, porque existe outra, terrível, e não ficaremos sem nada.
Acho que não é bem assim não.Estou me referindo ao que alguns do Forum falam. Dão uma importancia grande a decisão politica e pouca a escolha da FAB
Creio que se diz é que, se a decisão da FAB for diametralmente oposta ao GF, este deve prevalecer, porque este foi eleito para decidir pelo povo, que afinal é quem escolhe os rumos do país.
Então, temos uma short-list em que todos servem à FAB, todos atendem. Logo, se tecnicamente todos servem, só pode caber ao GF a decisão política.
É assim que é, e se a FAB escolher PAK-FA num governo Serra e essa decisão for em direção oposta às políticas deste governo, hipoteticamente falando, ela não vai levar.
Isso já aconteceu, duas vezes.
Porque agora deveria ser diferente?
É assim que funciona, que dirá a USAF e o sr Obama com a tesoura cortando as asas do F-22 e chegando bem perto do F-35.
Não leva porque a política do PSDB não comporta uma aliança com a França.Vc mesmo não reconhece que se der Serra, o Rafale não leva? É a isso a que eu me referia: escolhas de Governos passageiros em contraponto a escolhas das Forcas que operarão por décadas. Os Governos vão. E as Forcas é que ficam com esses equipamentos
Não tem nada a ver com preço, tecnologia, desempenho e etc, é uma questão puramente política.
Aliás, a FAB não levou nem escolhendo o Gripen-C ou SU-35. Talvez os fabianos devessem votar na Dilma, assim pelo menos alguma coisa vem.
A menos que F-5M seja suficiente.
Sobre as escolhas das Forças, e se estivéssemos agora com uma penca de Kfir-C10?
CASA 214?
Impalas...
E sobre ficar com equip. realmente tem os M-60 que não deixam de ser provo do que é uma política equivocada.
Abraços!
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu acho engraçado quando escrevem A ESCOLHA DA FAB.
Alguém aqui leu algum relatório da FAB? Ficam tomando como verdade matérias jornalísticas da Catanha.
Deixa eu dizer o que vai acontecer daqui a pouco: a Saito, representando TODA a FAB, vai formar com o NJ e dizer que a Força concorda e apoia a opção feita.
Isto baseado em critérios técnicos, operativos, de ToT/industriais previstos na END, de integração das Forças, etc.
Que estes critérios foram avaliados pela FAB e apresentados ao MD.
Ou seja, toda a argumentação de mutreta, de escolha do GF, de baratas e ratos, vai para a privada.
Alguém aqui leu algum relatório da FAB? Ficam tomando como verdade matérias jornalísticas da Catanha.
Deixa eu dizer o que vai acontecer daqui a pouco: a Saito, representando TODA a FAB, vai formar com o NJ e dizer que a Força concorda e apoia a opção feita.
Isto baseado em critérios técnicos, operativos, de ToT/industriais previstos na END, de integração das Forças, etc.
Que estes critérios foram avaliados pela FAB e apresentados ao MD.
Ou seja, toda a argumentação de mutreta, de escolha do GF, de baratas e ratos, vai para a privada.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É Marino, mas é difícil para um certo povo aceitar isso... Como eu já disse uma vez: ainda vamos rir muito disso tudo e da cara de paisagem de uns e outros.Marino escreveu:Eu acho engraçado quando escrevem A ESCOLHA DA FAB.
Alguém aqui leu algum relatório da FAB? Ficam tomando como verdade matérias jornalísticas da Catanha.
Deixa eu dizer o que vai acontecer daqui a pouco: a Saito, representando TODA a FAB, vai formar com o NJ e dizer que a Força concorda e apoia a opção feita.
Isto baseado em critérios técnicos, operativos, de ToT/industriais previstos na END, de integração das Forças, etc.
Que estes critérios foram avaliados pela FAB e apresentados ao MD.
Ou seja, toda a argumentação de mutreta, de escolha do GF, de baratas e ratos, vai para a privada.
Abraço!
- ELSONDUARTE
- Avançado
- Mensagens: 474
- Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enquanto nada é decidido na Aeronautica !!!!
Marinha do Brasil vai de FREMM
13 de junho de 2010, em Indústria Naval, Sistemas de Armas, por Wiltgen
Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.
Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.
Leia a nota em sua íntegra clicando aqui.
FOTO: Guilherme Wiltgen/Poder Naval
Fonte: http://www.naval.com.br/blog/
Marinha do Brasil vai de FREMM
13 de junho de 2010, em Indústria Naval, Sistemas de Armas, por Wiltgen
Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.
Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.
Leia a nota em sua íntegra clicando aqui.
FOTO: Guilherme Wiltgen/Poder Naval
Fonte: http://www.naval.com.br/blog/
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
ESTADO DE MINAS, 14/06/2010
Caças cassados
O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo
Paulo Paiva
“Atualmente, poucas nações têm a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar um caça supersônico. A Suécia é uma delas. O Brasil poderá ser a outra.
Agora existe uma oportunidade única para que o Brasil se torne um parceiro no programa de desenvolvimento do Gripen NG. Isso assegurará ao país acesso a todos os níveis de tecnologias-chave, proporcionando autonomia nacional para a operação e o desenvolvimento de futuros projetos de caças supersônicos.
“Uma decisão a favor do Gripen NG é uma decisão que envolve parceria e independência para futuras gerações do poder aéreo e para o desenvolvimento industrial aeroespacial, gerando milhares de empregos sustentáveis para o Brasil”.
O anúncio acima vem sendo publicado na mídia pela empresa sueca Saab, fabricante do caça supersônico Gripen NG, que disputa com o Rafale-C, da francesa Dassaul, e o F-18 E/F, da Boeing, uma concorrência de US$ 10 bilhões para aquisição de 36 aviões pela Força aérea Brasileira (FAB). O fato de a Saab estar ocupando a mídia e abordando a ampla transferência de tecnologia dá uma ideia do angu de caroço que o assunto virou.
A compra dos caças, essenciais para a modernização da FAB, vem sendo discutida desde o final do último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. O abacaxi ficou com Lula que, em setembro passado, manifestou preferência pelo francês Rafale, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil.
Os Rafale são os mais caros, mas estão envolvidos num pacote maior, incluindo submarinos e helicópteros franceses. A Boeing tem limitações para transferir tecnologia, que é o que verdadeiramente interessa ao país. E o Gripen, por enquanto, é apenas um projeto em estado avançado. Nunca foi testado em ação de combate. Mas é o que oferece maior transferência de tecnologia – e a FAB gostou.
Depois do afago ao Rafale e a divulgação de que a FAB prefere o Gripen, Lula adotou uma postura de cautela e pediu um relatório ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo. Ou seja, possivelmente a decisão ficará para o próximo presidente da República.
O mundo mudou
O problema é que, neste intervalo, o mundo mudou – e o Brasil mudou com ele. A posição brasileira de apoio ao Irã na questão nuclear isolou o país dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). E este fator poderá ser decisivo na escolha dos caças.
Os EUA lideraram as nações desenvolvidas nas sanções contra o Irã, assumindo posição oposta a do Brasil. Pode ser que isso afaste a Boeing da disputa, por dois motivos: retaliação do Brasil aos americanos; e desconfiança dos próprios americanos em relação ao Brasil. O Congresso dos EUA pode barrar definitivamente a transferência de tecnologia dos caças ao país.
Conselho de Segurança
A França alinhou-se aos EUA na questão iraniana. O afago do Brasil ao Rafale tinha, como contrapartida, a defesa, por parte de Sarkozy, à entrada definitiva do país no Conselho de Segurança da ONU. Ficará quase impossivel para Sarkozy fazer isso agora. Então, parece que o único que passou incólume pelas mudanças foi o sueco Gripen, o mais barato e favorito dos militares brasileiros.
Decisão política
A decisão da compra dos caças é eminentemente política, e não técnica. O fracasso do Brasil na questão iraniana, a desconfiança das grandes potências em relação ao país e o isolamento nacional na ONU certamente influenciarão na escolha, seja neste ou no outro governo. Pelo bem do país, essa novela tem que terminar logo. A Saab parece saber disto.
Caças cassados
O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo
Paulo Paiva
“Atualmente, poucas nações têm a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar um caça supersônico. A Suécia é uma delas. O Brasil poderá ser a outra.
Agora existe uma oportunidade única para que o Brasil se torne um parceiro no programa de desenvolvimento do Gripen NG. Isso assegurará ao país acesso a todos os níveis de tecnologias-chave, proporcionando autonomia nacional para a operação e o desenvolvimento de futuros projetos de caças supersônicos.
“Uma decisão a favor do Gripen NG é uma decisão que envolve parceria e independência para futuras gerações do poder aéreo e para o desenvolvimento industrial aeroespacial, gerando milhares de empregos sustentáveis para o Brasil”.
O anúncio acima vem sendo publicado na mídia pela empresa sueca Saab, fabricante do caça supersônico Gripen NG, que disputa com o Rafale-C, da francesa Dassaul, e o F-18 E/F, da Boeing, uma concorrência de US$ 10 bilhões para aquisição de 36 aviões pela Força aérea Brasileira (FAB). O fato de a Saab estar ocupando a mídia e abordando a ampla transferência de tecnologia dá uma ideia do angu de caroço que o assunto virou.
A compra dos caças, essenciais para a modernização da FAB, vem sendo discutida desde o final do último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. O abacaxi ficou com Lula que, em setembro passado, manifestou preferência pelo francês Rafale, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil.
Os Rafale são os mais caros, mas estão envolvidos num pacote maior, incluindo submarinos e helicópteros franceses. A Boeing tem limitações para transferir tecnologia, que é o que verdadeiramente interessa ao país. E o Gripen, por enquanto, é apenas um projeto em estado avançado. Nunca foi testado em ação de combate. Mas é o que oferece maior transferência de tecnologia – e a FAB gostou.
Depois do afago ao Rafale e a divulgação de que a FAB prefere o Gripen, Lula adotou uma postura de cautela e pediu um relatório ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo. Ou seja, possivelmente a decisão ficará para o próximo presidente da República.
O mundo mudou
O problema é que, neste intervalo, o mundo mudou – e o Brasil mudou com ele. A posição brasileira de apoio ao Irã na questão nuclear isolou o país dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). E este fator poderá ser decisivo na escolha dos caças.
Os EUA lideraram as nações desenvolvidas nas sanções contra o Irã, assumindo posição oposta a do Brasil. Pode ser que isso afaste a Boeing da disputa, por dois motivos: retaliação do Brasil aos americanos; e desconfiança dos próprios americanos em relação ao Brasil. O Congresso dos EUA pode barrar definitivamente a transferência de tecnologia dos caças ao país.
Conselho de Segurança
A França alinhou-se aos EUA na questão iraniana. O afago do Brasil ao Rafale tinha, como contrapartida, a defesa, por parte de Sarkozy, à entrada definitiva do país no Conselho de Segurança da ONU. Ficará quase impossivel para Sarkozy fazer isso agora. Então, parece que o único que passou incólume pelas mudanças foi o sueco Gripen, o mais barato e favorito dos militares brasileiros.
Decisão política
A decisão da compra dos caças é eminentemente política, e não técnica. O fracasso do Brasil na questão iraniana, a desconfiança das grandes potências em relação ao país e o isolamento nacional na ONU certamente influenciarão na escolha, seja neste ou no outro governo. Pelo bem do país, essa novela tem que terminar logo. A Saab parece saber disto.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla