LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
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- Túlio
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Pois é, e inté agora ninguém me explicou direito o que diabos tem a josta da CPMF (que já está voltando) a haver com os investimentos em Defesa, me cheira a 'Fome-Zero II, A Missão' ( a 'missão', no caso, seria ACABAR de uma vez por todas com a nossa capacidade defensiva)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Sintra
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Carlos Mathias escreveu:Então você esta assumindo que o que você escreve não vale nada e sendo assim não pode ser contra-argumentado? É isso?
Se for, não tem porque escrever em um fórum de debates oras!
Abraços!
Prefiro uma resposta como a do Prick, menos no sentido de atacar o forista e mais no sentido de debate.
Porque? Porque nosso amigo Orestes já falou que a Rússia vai comprar os Su-35-1, já se falou que há sim protótipos deste avião voando. Mas não tem fotos. É, assim como ninguém sabia daquele tal submarino de propulsão mista. Ora, se escondem um enorme submarino, mais fácil é esconder um caça. De todo modo, o que me incomoda é a seletividadecom que certas informações são tratadas aqui, ao gosto das vontades.
Mas tudo bem, todas as projeções do Rafale são verdadeiras e todas as projeções dos Su-35-1 são mentiras.
---------------------------------------X--------------------------------------------Mas existem 04 protótipos dos F-3 voando, é isto que estou cobrando, pelo menos um protótipo de um SU-35-1, um avião novo, não uma versão de um já operacional, as distâncias são grande aí.
A FAB pode ter a disposição uns 02 F-3 para poder testar, já no caso dos SU-35-1. Rolling Eyes Já que nos folheto tudo é muito bom, que tal deixar o pessoal que vai voar experimentar bastante. Twisted Evil Twisted Evil
Prick, hoje, agora, existe F-3 operacional? NÃO! Assim como não há um Su-35-1, ponto. Qual foia data prevista, veja bem, prevista para a finalçisação do F-3? Até lá, também está previsto a entrada em serviço do SU-35-1. Agora, vamos acreditar me promessas seletivamente ou vamos todos agir imparcialmente?
Quantas vezes contratos foram desfeitos e datas postergadas? Inúmeras, inúmeras vezes. O próprio FX, onde os fabricantes se engalfinham durante décadas, e não mais que de repente o governo brasileiro diz que acabou tudo. Não me peçam para pesquisar o óbvio, que datas previstas são apenas isso, previsões, não são certezas. Mas se vamos acreditar em alguma, acreditemos em todas.
Lembrem-se que o Chávez tá lá com seus Su-30MKII novos todos em dia, entregues. Muita gente boa aqui, desdenhou, falou muita coisa
O programa Rafale mesmo está atrasado, o primeiro protótipo vôo se não me engano em 1986. É muito tempo para se aprontar um avião, ou são os atrasos normais decorrentes de problemas pertinentes e mesmo alheios aos problemas.
E Prick, não fale em folhetos não que falta o DAMOCLES para justificar certas fotos de um caça carregando LGBs. Fora as chapas de currasqueira.
Carlos
Os Russos têm uma escolha em mãos, ou encomendam o PAK-FA/T50 ou encomendam o SU-35, não existe dinheiro para os dois, eu diria que o primeiro é que leva o contrato... Eu não acredito que a actual versão do SU-27, o SU-35-1, que está a ser proposta para exportação vá ser adquirida pela Russia, a não ser que existam imprevistos e que o desenvolvimento do PAK-FA se atrase MUITO (ou que entrem em guerra com a NATO ou com a China). Na realidade e independentemente do que alguém pense sobre o assunto, creio que não existe até agora um unico comentário de qualquer elemento do Governo ou da Força Aérea Russa a dizerem que iam adquirir o SU-35, o mesmo já não se pode dizer do PAK-FA.
Existia de facto alguma discussão no ano passado, a certos niveis na Russia sobre se não valeria a pena atirar com a data de entrada ao serviço do novo caça de 5ª Geração lá para "um dia destes" e nesse cenário a encomenda do SU-35-1 teria toda a lógica, mas o contrato Indiano acabou com essa possibilidade. A partir do exacto momento em que os Indianos disseram "tomem lá dez biliões de dólares para desenvolver o PAK-FA" as hipóteses da ultima variante do Flanker ser encomendado pelos Russos desvaneceram-se. Para confirmar as minhas palavras, os primeiros oito aviões do segundo "Batch" de SU-27SM foram entregues à cerca de um mês atrás.
Até à entrada em serviço do caça de quinta geração vamos ver mais contratos de 24 unidades de "Flankers" que já se encontram ao serviço serem actualizados para o padrão "SM".
Posso até estar enganado (mas não me parece)
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Túlio
Mesmo com financiamento externo (coisa que o Gov não gosta), o pagto de juros e amortização precisa de lastro, que se dá através de um empenho (carta de crédito). Empenho só com dinheiro garantido. SE o PAC defesa depende da sobra que a cpmf proporciona, já que o resto já está "empenhado", o corte é inevitavel.
Mesmo com financiamento externo (coisa que o Gov não gosta), o pagto de juros e amortização precisa de lastro, que se dá através de um empenho (carta de crédito). Empenho só com dinheiro garantido. SE o PAC defesa depende da sobra que a cpmf proporciona, já que o resto já está "empenhado", o corte é inevitavel.
ars longa vita brevis
- Luís Henrique
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orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.orestespf escreveu:Túlio escreveu:Eu tenho uma dúvida:
Suponhamos que nosso saldo comercial com um País 'x' seja avassaladoramente a nosso favor e que o País em questão pressione para que parte desse saldo, após devidamente convertido em moeda forte (dólar ou euro), venha para o Brasil em forma de produtos, como CAÇAS, por exemplo...
Isso é ilegal, imoral ou engorda?
Ou seria A SAÍDA?
2015!!!! O Japa sabe esperar o tempo certo!!!
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
[ ]s
Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
[ ]s
Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Pelo que entendi da matéria, 2015 seria o ano final das entregas.
Imaginei a entrega finalizando em 2015...Mas como não esta claro no texto, pode ser iniciando também.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Plinio Jr
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Túlio escreveu:Pois é, e inté agora ninguém me explicou direito o que diabos tem a josta da CPMF (que já está voltando) a haver com os investimentos em Defesa, me cheira a 'Fome-Zero II, A Missão' ( a 'missão', no caso, seria ACABAR de uma vez por todas com a nossa capacidade defensiva)...
Cupincha....qualquer desculpa orçamentária seria o suficiente para afetar todos os investimentos governamentais deste país, incluindo as nossas FA´s....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
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cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.orestespf escreveu:Túlio escreveu:Eu tenho uma dúvida:
Suponhamos que nosso saldo comercial com um País 'x' seja avassaladoramente a nosso favor e que o País em questão pressione para que parte desse saldo, após devidamente convertido em moeda forte (dólar ou euro), venha para o Brasil em forma de produtos, como CAÇAS, por exemplo...
Isso é ilegal, imoral ou engorda?
Ou seria A SAÍDA?
2015!!!! O Japa sabe esperar o tempo certo!!!
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
[ ]s
Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
[ ]s
Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Eu me lembro que a algum tempo atrás você mencionou que o Saito só admitiria algo que esteja 'operacional'... e o su-35-1 só voa em 2008 e só entra em serviço na próxima década. Isso não é 'operacional'...
Além disso me lembro de você ter mencionado que o Su-35-1 estava voando desde o ano passado pelo que foi confidenciado por um amigo seu Russo e agora estamos falando 'desse ano'.
Desculpe, mas já não estou entendendo mais nada.
Veja bem, não estou questionando fontes nem nada, más é de se estranhar muito que isso não apareça em lugar algum (como por exemplo na Jane's, no Defence Weekly, ou mesmo no Fórum da Keypublishing que tem muito russo).
Por favor não quero ofender, só entender!
[]s
CB_Lima
Salve, amigo Lima!
Não mistures as coisas, não existe contradição alguma. O SU-35-1 foi voando para a Mark 2007, ou você acha que foi de outra forma e lá os russos o montaram para exposição pública? Seria uma grande ingenuidade imaginar o contrário, visto que a fábrica fica muito distante. Se não fosse o caso, que apresentasse maquetes ou algo semelhante.
Porém, deixo claro que o avião está longe de estar operacional, sequer entrou em testes, mas me refiro a testes como um caça (avião de combate), já que como avião em si o mesmo não apresenta "novidades", visto que o mesmo é baseado na família SU-27.
O que voará agora no primeiro trimestre deste ano (o pior cenário seria sinaliza até meados de 2008) é o SU-35-1 em testes como vetor de combate, e já analisando a integração de armamentos. São coisas distintas, o mesmo que ocorre com o F-35 americano, na verdade, algo comum e fácil de compreender.
E por fim, o Saito realmente disse em vetor efetivamente operacional, isto continua valendo até onde eu sei. Mas no que diz respeito ao SU-35-1, não é surpresa pra ninguém que 2015 é tempo suficiente para este caça estar plenamente operacional. O que não é verdade para o Rafale, por exemplo, visto que o mesmo voou desde 1986 e 22 anos depois temos isso que está aí. Acredita quem quer, eu não.
Mas que fique bem claro uma coisa, na minha opinião teremos Rafale pra FAB como o nosso FX-2, não pelo vetor em si, mas... Não consigo imaginar outra escolha, porém evitarei detalhar isso aqui abertamente.
Deixo claro também que nunca afirmei que o SU-35-1 é melhor do que o Rafale e nem que o Rafale é um caça sem futuro, mas que o Flanker é o meu preferido tecnicamente, mas para o Brasil eu defenderia, sem medo de errar, o Typhoon como o caça que mais respeito imporia.
Em suma, três situações existem e eu as separo muito bem:
- caça preferido individualmente;
- caça indicado "tecnicamente/politicamente" pra FAB;
- caça a ser efetivamente comprado para a FAB.
Lido muito bem com as três situações, analisando cada caso isoladamente. Assim, solicito que os amigos não confundam as coisas quando falo especificamente de um dos temas.
Abraços,
Orestes
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Sintra escreveu:Carlos Mathias escreveu:Então você esta assumindo que o que você escreve não vale nada e sendo assim não pode ser contra-argumentado? É isso?
Se for, não tem porque escrever em um fórum de debates oras!
Abraços!
Prefiro uma resposta como a do Prick, menos no sentido de atacar o forista e mais no sentido de debate.
Porque? Porque nosso amigo Orestes já falou que a Rússia vai comprar os Su-35-1, já se falou que há sim protótipos deste avião voando. Mas não tem fotos. É, assim como ninguém sabia daquele tal submarino de propulsão mista. Ora, se escondem um enorme submarino, mais fácil é esconder um caça. De todo modo, o que me incomoda é a seletividadecom que certas informações são tratadas aqui, ao gosto das vontades.
Mas tudo bem, todas as projeções do Rafale são verdadeiras e todas as projeções dos Su-35-1 são mentiras.
---------------------------------------X--------------------------------------------Mas existem 04 protótipos dos F-3 voando, é isto que estou cobrando, pelo menos um protótipo de um SU-35-1, um avião novo, não uma versão de um já operacional, as distâncias são grande aí.
A FAB pode ter a disposição uns 02 F-3 para poder testar, já no caso dos SU-35-1. Rolling Eyes Já que nos folheto tudo é muito bom, que tal deixar o pessoal que vai voar experimentar bastante. Twisted Evil Twisted Evil
Prick, hoje, agora, existe F-3 operacional? NÃO! Assim como não há um Su-35-1, ponto. Qual foia data prevista, veja bem, prevista para a finalçisação do F-3? Até lá, também está previsto a entrada em serviço do SU-35-1. Agora, vamos acreditar me promessas seletivamente ou vamos todos agir imparcialmente?
Quantas vezes contratos foram desfeitos e datas postergadas? Inúmeras, inúmeras vezes. O próprio FX, onde os fabricantes se engalfinham durante décadas, e não mais que de repente o governo brasileiro diz que acabou tudo. Não me peçam para pesquisar o óbvio, que datas previstas são apenas isso, previsões, não são certezas. Mas se vamos acreditar em alguma, acreditemos em todas.
Lembrem-se que o Chávez tá lá com seus Su-30MKII novos todos em dia, entregues. Muita gente boa aqui, desdenhou, falou muita coisa
O programa Rafale mesmo está atrasado, o primeiro protótipo vôo se não me engano em 1986. É muito tempo para se aprontar um avião, ou são os atrasos normais decorrentes de problemas pertinentes e mesmo alheios aos problemas.
E Prick, não fale em folhetos não que falta o DAMOCLES para justificar certas fotos de um caça carregando LGBs. Fora as chapas de currasqueira.
Carlos
Os Russos têm uma escolha em mãos, ou encomendam o PAK-FA/T50 ou encomendam o SU-35, não existe dinheiro para os dois, eu diria que o primeiro é que leva o contrato... Eu não acredito que a actual versão do SU-27, o SU-35-1, que está a ser proposta para exportação vá ser adquirida pela Russia, a não ser que existam imprevistos e que o desenvolvimento do PAK-FA se atrase MUITO (ou que entrem em guerra com a NATO ou com a China). Na realidade e independentemente do que alguém pense sobre o assunto, creio que não existe até agora um unico comentário de qualquer elemento do Governo ou da Força Aérea Russa a dizerem que iam adquirir o SU-35, o mesmo já não se pode dizer do PAK-FA.
Existia de facto alguma discussão no ano passado, a certos niveis na Russia sobre se não valeria a pena atirar com a data de entrada ao serviço do novo caça de 5ª Geração lá para "um dia destes" e nesse cenário a encomenda do SU-35-1 teria toda a lógica, mas o contrato Indiano acabou com essa possibilidade. A partir do exacto momento em que os Indianos disseram "tomem lá dez biliões de dólares para desenvolver o PAK-FA" as hipóteses da ultima variante do Flanker ser encomendado pelos Russos desvaneceram-se. Para confirmar as minhas palavras, os primeiros oito aviões do segundo "Batch" de SU-27SM foram entregues à cerca de um mês atrás.
Até à entrada em serviço do caça de quinta geração vamos ver mais contratos de 24 unidades de "Flankers" que já se encontram ao serviço serem actualizados para o padrão "SM".
Posso até estar enganado (mas não me parece)
Abraços
Olá Sintra,
desta vez me parece que não, quem disse isso foi o CEO da empresa, então... E você diz que o acha até certo ponto "confiável".
Não duvido que suas hipóteses aconteçam, porém costumo pensar assim: os russos tiveram grandes problemas com o SU-35 (antigo) que não vendeu e um dos motivos foi o fato da Rússia não o ter comprado, assim não consigo imaginar que os russos cometam o mesmo erro. Isso é partir do princípio que são burros, e isso eles estão longe de ser. Podem ser péssimo pra negócios, mas não têm o hábito (historicamente) de cometer o mesmo erro.
Aguardemos... Até porque a não existência de grana hoje não significa que não existirá daqui a 10 anos, prazo previsto pra o PAK-FA (sendo otimista). O mesmo se aplica ao Brasil.
Abraços,
Orestes
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orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.orestespf escreveu:Túlio escreveu:Eu tenho uma dúvida:
Suponhamos que nosso saldo comercial com um País 'x' seja avassaladoramente a nosso favor e que o País em questão pressione para que parte desse saldo, após devidamente convertido em moeda forte (dólar ou euro), venha para o Brasil em forma de produtos, como CAÇAS, por exemplo...
Isso é ilegal, imoral ou engorda?
Ou seria A SAÍDA?
2015!!!! O Japa sabe esperar o tempo certo!!!
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
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Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
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Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Eu me lembro que a algum tempo atrás você mencionou que o Saito só admitiria algo que esteja 'operacional'... e o su-35-1 só voa em 2008 e só entra em serviço na próxima década. Isso não é 'operacional'...
Além disso me lembro de você ter mencionado que o Su-35-1 estava voando desde o ano passado pelo que foi confidenciado por um amigo seu Russo e agora estamos falando 'desse ano'.
Desculpe, mas já não estou entendendo mais nada.
Veja bem, não estou questionando fontes nem nada, más é de se estranhar muito que isso não apareça em lugar algum (como por exemplo na Jane's, no Defence Weekly, ou mesmo no Fórum da Keypublishing que tem muito russo).
Por favor não quero ofender, só entender!
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CB_Lima
Salve, amigo Lima!
Não mistures as coisas, não existe contradição alguma. O SU-35-1 foi voando para a Mark 2007, ou você acha que foi de outra forma e lá os russos o montaram para exposição pública? Seria uma grande ingenuidade imaginar o contrário, visto que a fábrica fica muito distante. Se não fosse o caso, que apresentasse maquetes ou algo semelhante.
Porém, deixo claro que o avião está longe de estar operacional, sequer entrou em testes, mas me refiro a testes como um caça (avião de combate), já que como avião em si o mesmo não apresenta "novidades", visto que o mesmo é baseado na família SU-27.
O que voará agora no primeiro trimestre deste ano (o pior cenário seria sinaliza até meados de 2008) é o SU-35-1 em testes como vetor de combate, e já analisando a integração de armamentos. São coisas distintas, o mesmo que ocorre com o F-35 americano, na verdade, algo comum e fácil de compreender.
E por fim, o Saito realmente disse em vetor efetivamente operacional, isto continua valendo até onde eu sei. Mas no que diz respeito ao SU-35-1, não é surpresa pra ninguém que 2015 é tempo suficiente para este caça estar plenamente operacional. O que não é verdade para o Rafale, por exemplo, visto que o mesmo voou desde 1986 e 22 anos depois temos isso que está aí. Acredita quem quer, eu não.
Mas que fique bem claro uma coisa, na minha opinião teremos Rafale pra FAB como o nosso FX-2, não pelo vetor em si, mas... Não consigo imaginar outra escolha, porém evitarei detalhar isso aqui abertamente.
Deixo claro também que nunca afirmei que o SU-35-1 é melhor do que o Rafale e nem que o Rafale é um caça sem futuro, mas que o Flanker é o meu preferido tecnicamente, mas para o Brasil eu defenderia, sem medo de errar, o Typhoon como o caça que mais respeito imporia.
Em suma, três situações existem e eu as separo muito bem:
- caça preferido individualmente;
- caça indicado "tecnicamente/politicamente" pra FAB;
- caça a ser efetivamente comprado para a FAB.
Lido muito bem com as três situações, analisando cada caso isoladamente. Assim, solicito que os amigos não confundam as coisas quando falo especificamente de um dos temas.
Abraços,
Orestes
2X!
Naquela MP, voce adivinhou a pedra que eu tinha na minha mão, mas errou a mão que bateu,hehe...
abs!
- Carlos Lima
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orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.orestespf escreveu:Túlio escreveu:Eu tenho uma dúvida:
Suponhamos que nosso saldo comercial com um País 'x' seja avassaladoramente a nosso favor e que o País em questão pressione para que parte desse saldo, após devidamente convertido em moeda forte (dólar ou euro), venha para o Brasil em forma de produtos, como CAÇAS, por exemplo...
Isso é ilegal, imoral ou engorda?
Ou seria A SAÍDA?
2015!!!! O Japa sabe esperar o tempo certo!!!
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
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Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
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Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Eu me lembro que a algum tempo atrás você mencionou que o Saito só admitiria algo que esteja 'operacional'... e o su-35-1 só voa em 2008 e só entra em serviço na próxima década. Isso não é 'operacional'...
Além disso me lembro de você ter mencionado que o Su-35-1 estava voando desde o ano passado pelo que foi confidenciado por um amigo seu Russo e agora estamos falando 'desse ano'.
Desculpe, mas já não estou entendendo mais nada.
Veja bem, não estou questionando fontes nem nada, más é de se estranhar muito que isso não apareça em lugar algum (como por exemplo na Jane's, no Defence Weekly, ou mesmo no Fórum da Keypublishing que tem muito russo).
Por favor não quero ofender, só entender!
[]s
CB_Lima
Salve, amigo Lima!
Não mistures as coisas, não existe contradição alguma. O SU-35-1 foi voando para a Mark 2007, ou você acha que foi de outra forma e lá os russos o montaram para exposição pública? Seria uma grande ingenuidade imaginar o contrário, visto que a fábrica fica muito distante. Se não fosse o caso, que apresentasse maquetes ou algo semelhante.
Porém, deixo claro que o avião está longe de estar operacional, sequer entrou em testes, mas me refiro a testes como um caça (avião de combate), já que como avião em si o mesmo não apresenta "novidades", visto que o mesmo é baseado na família SU-27.
O que voará agora no primeiro trimestre deste ano (o pior cenário seria sinaliza até meados de 2008) é o SU-35-1 em testes como vetor de combate, e já analisando a integração de armamentos. São coisas distintas, o mesmo que ocorre com o F-35 americano, na verdade, algo comum e fácil de compreender.
E por fim, o Saito realmente disse em vetor efetivamente operacional, isto continua valendo até onde eu sei. Mas no que diz respeito ao SU-35-1, não é surpresa pra ninguém que 2015 é tempo suficiente para este caça estar plenamente operacional. O que não é verdade para o Rafale, por exemplo, visto que o mesmo voou desde 1986 e 22 anos depois temos isso que está aí. Acredita quem quer, eu não.
Mas que fique bem claro uma coisa, na minha opinião teremos Rafale pra FAB como o nosso FX-2, não pelo vetor em si, mas... Não consigo imaginar outra escolha, porém evitarei detalhar isso aqui abertamente.
Deixo claro também que nunca afirmei que o SU-35-1 é melhor do que o Rafale e nem que o Rafale é um caça sem futuro, mas que o Flanker é o meu preferido tecnicamente, mas para o Brasil eu defenderia, sem medo de errar, o Typhoon como o caça que mais respeito imporia.
Em suma, três situações existem e eu as separo muito bem:
- caça preferido individualmente;
- caça indicado "tecnicamente/politicamente" pra FAB;
- caça a ser efetivamente comprado para a FAB.
Lido muito bem com as três situações, analisando cada caso isoladamente. Assim, solicito que os amigos não confundam as coisas quando falo especificamente de um dos temas.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Obrigado pelo seu post, mas gostaria de comentar alguns pontos:
O Su-35-1 foi realmente voando para a MAKS... A bordo de um AN-124!
E não com os seus próprios meios. Chegou lá foi montado e exposto!
Sendo assim é de se estranhar que ocorreu um 'primeiro vôo' real do SU-35-1 e não foi divulgado em lugar algum (já que os russos tem seguido a tendência de divulgar esse tipo de informação).
Outro fato é que ao mesmo tempo em que você diz que o Su-35-1 não apresenta 'novidades' em relação ao "SU-27" existe todo esse papo de RAM, radares poderosos, etc (a lista é enorme) o que levaria a crer que é uma aeronave 'nova' (na verdade os russos vem dizendo isso desde o finado "SU-35 - Canard").
Honestamente por uma questão de conceito, o fato de estarem tentando fazer uma aeronave monoplace (SU-35-1) fazer o trabalho semelhante ao de uma aeronave biplace (Su-30) que já é mais sofisticada do que o SU-27 original, já representa no meu entender uma diferença considerável.
Quanto ao Saito, realmente até '2015' o Su-35-1 tem mais do que obrigação de estar operacional mesmo até porque o PAK-FA passaria na frente dele!
Não concordo sobre o seu comentário sobre o Rafale em relação ao ano de 2015, mas acho que esse assunto já deu o que tinha que dar e não adianta mesmo colocar aqui matérias e matérias sobre o assunto... sendo assim acho que o melhor é esperar e ver pois jé existe especulação de sobre por aí
Quanto ao resto do seu post eu entendo perfeitamente os 3 conceitos que você estabeleceu assim como entendo que você acha que 'vai dar Rafale'.
Em todo caso acho que o problema é que estava muito focado nas aparente inconsistências quando li os últimos posts. Deixa quieto.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Sintra escreveu:Carlos Mathias escreveu:Então você esta assumindo que o que você escreve não vale nada e sendo assim não pode ser contra-argumentado? É isso?
Se for, não tem porque escrever em um fórum de debates oras!
Abraços!
Prefiro uma resposta como a do Prick, menos no sentido de atacar o forista e mais no sentido de debate.
Porque? Porque nosso amigo Orestes já falou que a Rússia vai comprar os Su-35-1, já se falou que há sim protótipos deste avião voando. Mas não tem fotos. É, assim como ninguém sabia daquele tal submarino de propulsão mista. Ora, se escondem um enorme submarino, mais fácil é esconder um caça. De todo modo, o que me incomoda é a seletividadecom que certas informações são tratadas aqui, ao gosto das vontades.
Mas tudo bem, todas as projeções do Rafale são verdadeiras e todas as projeções dos Su-35-1 são mentiras.
---------------------------------------X--------------------------------------------Mas existem 04 protótipos dos F-3 voando, é isto que estou cobrando, pelo menos um protótipo de um SU-35-1, um avião novo, não uma versão de um já operacional, as distâncias são grande aí.
A FAB pode ter a disposição uns 02 F-3 para poder testar, já no caso dos SU-35-1. Rolling Eyes Já que nos folheto tudo é muito bom, que tal deixar o pessoal que vai voar experimentar bastante. Twisted Evil Twisted Evil
Prick, hoje, agora, existe F-3 operacional? NÃO! Assim como não há um Su-35-1, ponto. Qual foia data prevista, veja bem, prevista para a finalçisação do F-3? Até lá, também está previsto a entrada em serviço do SU-35-1. Agora, vamos acreditar me promessas seletivamente ou vamos todos agir imparcialmente?
Quantas vezes contratos foram desfeitos e datas postergadas? Inúmeras, inúmeras vezes. O próprio FX, onde os fabricantes se engalfinham durante décadas, e não mais que de repente o governo brasileiro diz que acabou tudo. Não me peçam para pesquisar o óbvio, que datas previstas são apenas isso, previsões, não são certezas. Mas se vamos acreditar em alguma, acreditemos em todas.
Lembrem-se que o Chávez tá lá com seus Su-30MKII novos todos em dia, entregues. Muita gente boa aqui, desdenhou, falou muita coisa
O programa Rafale mesmo está atrasado, o primeiro protótipo vôo se não me engano em 1986. É muito tempo para se aprontar um avião, ou são os atrasos normais decorrentes de problemas pertinentes e mesmo alheios aos problemas.
E Prick, não fale em folhetos não que falta o DAMOCLES para justificar certas fotos de um caça carregando LGBs. Fora as chapas de currasqueira.
Carlos
Os Russos têm uma escolha em mãos, ou encomendam o PAK-FA/T50 ou encomendam o SU-35, não existe dinheiro para os dois, eu diria que o primeiro é que leva o contrato... Eu não acredito que a actual versão do SU-27, o SU-35-1, que está a ser proposta para exportação vá ser adquirida pela Russia, a não ser que existam imprevistos e que o desenvolvimento do PAK-FA se atrase MUITO (ou que entrem em guerra com a NATO ou com a China). Na realidade e independentemente do que alguém pense sobre o assunto, creio que não existe até agora um unico comentário de qualquer elemento do Governo ou da Força Aérea Russa a dizerem que iam adquirir o SU-35, o mesmo já não se pode dizer do PAK-FA.
Existia de facto alguma discussão no ano passado, a certos niveis na Russia sobre se não valeria a pena atirar com a data de entrada ao serviço do novo caça de 5ª Geração lá para "um dia destes" e nesse cenário a encomenda do SU-35-1 teria toda a lógica, mas o contrato Indiano acabou com essa possibilidade. A partir do exacto momento em que os Indianos disseram "tomem lá dez biliões de dólares para desenvolver o PAK-FA" as hipóteses da ultima variante do Flanker ser encomendado pelos Russos desvaneceram-se. Para confirmar as minhas palavras, os primeiros oito aviões do segundo "Batch" de SU-27SM foram entregues à cerca de um mês atrás.
Até à entrada em serviço do caça de quinta geração vamos ver mais contratos de 24 unidades de "Flankers" que já se encontram ao serviço serem actualizados para o padrão "SM".
Posso até estar enganado (mas não me parece)
Abraços
É exatamente o que eu penso.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Benke escreveu:Túlio
Mesmo com financiamento externo (coisa que o Gov não gosta), o pagto de juros e amortização precisa de lastro, que se dá através de um empenho (carta de crédito). Empenho só com dinheiro garantido. SE o PAC defesa depende da sobra que a cpmf proporciona, já que o resto já está "empenhado", o corte é inevitavel.
Aí é que está: para quê servem então as tales de reservas internacionais e saldos na balança comercial? Só pra dizer que se tem, mas não para mexer? Palavra, não entendo MESMO...
Plinio Jr escreveu:Cupincha....qualquer desculpa orçamentária seria o suficiente para afetar todos os investimentos governamentais deste país, incluindo as nossas FA´s....
É como digo: CHEGA, 2010!!!
Pena que virá, mais do que certo, OUTRO governicho de josta!!!
Mestre Bat escreveu:A montanha vai parir um RATO
Bobear e nem isso...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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orestespf escreveu:Sintra escreveu:Carlos Mathias escreveu:Então você esta assumindo que o que você escreve não vale nada e sendo assim não pode ser contra-argumentado? É isso?
Se for, não tem porque escrever em um fórum de debates oras!
Abraços!
Prefiro uma resposta como a do Prick, menos no sentido de atacar o forista e mais no sentido de debate.
Porque? Porque nosso amigo Orestes já falou que a Rússia vai comprar os Su-35-1, já se falou que há sim protótipos deste avião voando. Mas não tem fotos. É, assim como ninguém sabia daquele tal submarino de propulsão mista. Ora, se escondem um enorme submarino, mais fácil é esconder um caça. De todo modo, o que me incomoda é a seletividadecom que certas informações são tratadas aqui, ao gosto das vontades.
Mas tudo bem, todas as projeções do Rafale são verdadeiras e todas as projeções dos Su-35-1 são mentiras.
---------------------------------------X--------------------------------------------Mas existem 04 protótipos dos F-3 voando, é isto que estou cobrando, pelo menos um protótipo de um SU-35-1, um avião novo, não uma versão de um já operacional, as distâncias são grande aí.
A FAB pode ter a disposição uns 02 F-3 para poder testar, já no caso dos SU-35-1. Rolling Eyes Já que nos folheto tudo é muito bom, que tal deixar o pessoal que vai voar experimentar bastante. Twisted Evil Twisted Evil
Prick, hoje, agora, existe F-3 operacional? NÃO! Assim como não há um Su-35-1, ponto. Qual foia data prevista, veja bem, prevista para a finalçisação do F-3? Até lá, também está previsto a entrada em serviço do SU-35-1. Agora, vamos acreditar me promessas seletivamente ou vamos todos agir imparcialmente?
Quantas vezes contratos foram desfeitos e datas postergadas? Inúmeras, inúmeras vezes. O próprio FX, onde os fabricantes se engalfinham durante décadas, e não mais que de repente o governo brasileiro diz que acabou tudo. Não me peçam para pesquisar o óbvio, que datas previstas são apenas isso, previsões, não são certezas. Mas se vamos acreditar em alguma, acreditemos em todas.
Lembrem-se que o Chávez tá lá com seus Su-30MKII novos todos em dia, entregues. Muita gente boa aqui, desdenhou, falou muita coisa
O programa Rafale mesmo está atrasado, o primeiro protótipo vôo se não me engano em 1986. É muito tempo para se aprontar um avião, ou são os atrasos normais decorrentes de problemas pertinentes e mesmo alheios aos problemas.
E Prick, não fale em folhetos não que falta o DAMOCLES para justificar certas fotos de um caça carregando LGBs. Fora as chapas de currasqueira.
Carlos
Os Russos têm uma escolha em mãos, ou encomendam o PAK-FA/T50 ou encomendam o SU-35, não existe dinheiro para os dois, eu diria que o primeiro é que leva o contrato... Eu não acredito que a actual versão do SU-27, o SU-35-1, que está a ser proposta para exportação vá ser adquirida pela Russia, a não ser que existam imprevistos e que o desenvolvimento do PAK-FA se atrase MUITO (ou que entrem em guerra com a NATO ou com a China). Na realidade e independentemente do que alguém pense sobre o assunto, creio que não existe até agora um unico comentário de qualquer elemento do Governo ou da Força Aérea Russa a dizerem que iam adquirir o SU-35, o mesmo já não se pode dizer do PAK-FA.
Existia de facto alguma discussão no ano passado, a certos niveis na Russia sobre se não valeria a pena atirar com a data de entrada ao serviço do novo caça de 5ª Geração lá para "um dia destes" e nesse cenário a encomenda do SU-35-1 teria toda a lógica, mas o contrato Indiano acabou com essa possibilidade. A partir do exacto momento em que os Indianos disseram "tomem lá dez biliões de dólares para desenvolver o PAK-FA" as hipóteses da ultima variante do Flanker ser encomendado pelos Russos desvaneceram-se. Para confirmar as minhas palavras, os primeiros oito aviões do segundo "Batch" de SU-27SM foram entregues à cerca de um mês atrás.
Até à entrada em serviço do caça de quinta geração vamos ver mais contratos de 24 unidades de "Flankers" que já se encontram ao serviço serem actualizados para o padrão "SM".
Posso até estar enganado (mas não me parece)
Abraços
Olá Sintra,
desta vez me parece que não, quem disse isso foi o CEO da empresa, então... E você diz que o acha até certo ponto "confiável".
Não duvido que suas hipóteses aconteçam, porém costumo pensar assim: os russos tiveram grandes problemas com o SU-35 (antigo) que não vendeu e um dos motivos foi o fato da Rússia não o ter comprado, assim não consigo imaginar que os russos cometam o mesmo erro. Isso é partir do princípio que são burros, e isso eles estão longe de ser. Podem ser péssimo pra negócios, mas não têm o hábito (historicamente) de cometer o mesmo erro.
Aguardemos... Até porque a não existência de grana hoje não significa que não existirá daqui a 10 anos, prazo previsto pra o PAK-FA (sendo otimista). O mesmo se aplica ao Brasil.
Abraços,
Orestes
Perdão Orestes
Mas quando é que o Mikhail Pogosyan disse que a Força Aérea Russa ia adquirir o SU-35-1?
Ouvi ele dizer duas coisas, que, em principio,esta seria a ultima versão do Flanker e que existia muita procura EXTERNA.
Vi alguns artigos (da flight global) a dizerem que se esperava encomendas da respectiva Força Aérea, mas não me lembro, nem do Mikhail Pogosyan, nem de oficiais Russos dizerem que o iam adquirir.
Aliás, até pode acontecer que o adquiram, mas não existe nenhuma encomenda até agora...
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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cb_lima escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:Entenda-se F-3+ num primeiro momento . Mas cabem interpretações outras.orestespf escreveu:Túlio escreveu:Eu tenho uma dúvida:
Suponhamos que nosso saldo comercial com um País 'x' seja avassaladoramente a nosso favor e que o País em questão pressione para que parte desse saldo, após devidamente convertido em moeda forte (dólar ou euro), venha para o Brasil em forma de produtos, como CAÇAS, por exemplo...
Isso é ilegal, imoral ou engorda?
Ou seria A SAÍDA?
2015!!!! O Japa sabe esperar o tempo certo!!!
Não, meu tio! Estava me referindo a algo mais ao leste!
Algo que voará neste ano, que estará totalmente operacional no próximo, que será comprado pelo país fabricante e que será exportado a partir de 2012 ou 13.
Forte abraço,
Orestes
Não sei se captei vossa mensagem, Professor, mas se for o quê penso, a exportação está prevista para 2010.
[ ]s
Não será exportado antes de 2012-13, tempo para a pátria mãe comprar os seus, diferentemente do que aconteceu com seu irmão anterior que nada vendeu. Fonte: engenheiro-chefe do programa.
Hummm, informação nova, Professor, porque até onde eu sabia, a exportação já estaria liberada em 2010 (palavras do general director Mikhail Pogosyan).
[ ]s
Não, Immortal, em 2010 começará a ser produzido em série, mas para "consumo próprio".
Sds,
Orestes
E para a FAB tem problema receber as aeronaves em 2012 - 2013???
Não existe problema algum, Luís. Mas se o comandante Saito entende que o prazo até 2015 é "razoável", então pode estar querendo algo "melhor". Se for o caso, parece-me que ele não está preocupado com urgência, mas com o equipamento que a FAB realmente deseja.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Eu me lembro que a algum tempo atrás você mencionou que o Saito só admitiria algo que esteja 'operacional'... e o su-35-1 só voa em 2008 e só entra em serviço na próxima década. Isso não é 'operacional'...
Além disso me lembro de você ter mencionado que o Su-35-1 estava voando desde o ano passado pelo que foi confidenciado por um amigo seu Russo e agora estamos falando 'desse ano'.
Desculpe, mas já não estou entendendo mais nada.
Veja bem, não estou questionando fontes nem nada, más é de se estranhar muito que isso não apareça em lugar algum (como por exemplo na Jane's, no Defence Weekly, ou mesmo no Fórum da Keypublishing que tem muito russo).
Por favor não quero ofender, só entender!
[]s
CB_Lima
Salve, amigo Lima!
Não mistures as coisas, não existe contradição alguma. O SU-35-1 foi voando para a Mark 2007, ou você acha que foi de outra forma e lá os russos o montaram para exposição pública? Seria uma grande ingenuidade imaginar o contrário, visto que a fábrica fica muito distante. Se não fosse o caso, que apresentasse maquetes ou algo semelhante.
Porém, deixo claro que o avião está longe de estar operacional, sequer entrou em testes, mas me refiro a testes como um caça (avião de combate), já que como avião em si o mesmo não apresenta "novidades", visto que o mesmo é baseado na família SU-27.
O que voará agora no primeiro trimestre deste ano (o pior cenário seria sinaliza até meados de 2008) é o SU-35-1 em testes como vetor de combate, e já analisando a integração de armamentos. São coisas distintas, o mesmo que ocorre com o F-35 americano, na verdade, algo comum e fácil de compreender.
E por fim, o Saito realmente disse em vetor efetivamente operacional, isto continua valendo até onde eu sei. Mas no que diz respeito ao SU-35-1, não é surpresa pra ninguém que 2015 é tempo suficiente para este caça estar plenamente operacional. O que não é verdade para o Rafale, por exemplo, visto que o mesmo voou desde 1986 e 22 anos depois temos isso que está aí. Acredita quem quer, eu não.
Mas que fique bem claro uma coisa, na minha opinião teremos Rafale pra FAB como o nosso FX-2, não pelo vetor em si, mas... Não consigo imaginar outra escolha, porém evitarei detalhar isso aqui abertamente.
Deixo claro também que nunca afirmei que o SU-35-1 é melhor do que o Rafale e nem que o Rafale é um caça sem futuro, mas que o Flanker é o meu preferido tecnicamente, mas para o Brasil eu defenderia, sem medo de errar, o Typhoon como o caça que mais respeito imporia.
Em suma, três situações existem e eu as separo muito bem:
- caça preferido individualmente;
- caça indicado "tecnicamente/politicamente" pra FAB;
- caça a ser efetivamente comprado para a FAB.
Lido muito bem com as três situações, analisando cada caso isoladamente. Assim, solicito que os amigos não confundam as coisas quando falo especificamente de um dos temas.
Abraços,
Orestes
Olá Orestes,
Obrigado pelo seu post, mas gostaria de comentar alguns pontos:
O Su-35-1 foi realmente voando para a MAKS... A bordo de um AN-124!
E não com os seus próprios meios. Chegou lá foi montado e exposto!
Sendo assim é de se estranhar que ocorreu um 'primeiro vôo' real do SU-35-1 e não foi divulgado em lugar algum (já que os russos tem seguido a tendência de divulgar esse tipo de informação).
Outro fato é que ao mesmo tempo em que você diz que o Su-35-1 não apresenta 'novidades' em relação ao "SU-27" existe todo esse papo de RAM, radares poderosos, etc (a lista é enorme) o que levaria a crer que é uma aeronave 'nova' (na verdade os russos vem dizendo isso desde o finado "SU-35 - Canard").
Honestamente por uma questão de conceito, o fato de estarem tentando fazer uma aeronave monoplace (SU-35-1) fazer o trabalho semelhante ao de uma aeronave biplace (Su-30) que já é mais sofisticada do que o SU-27 original, já representa no meu entender uma diferença considerável.
Quanto ao Saito, realmente até '2015' o Su-35-1 tem mais do que obrigação de estar operacional mesmo até porque o PAK-FA passaria na frente dele!
Não concordo sobre o seu comentário sobre o Rafale em relação ao ano de 2015, mas acho que esse assunto já deu o que tinha que dar e não adianta mesmo colocar aqui matérias e matérias sobre o assunto... sendo assim acho que o melhor é esperar e ver pois jé existe especulação de sobre por aí
Quanto ao resto do seu post eu entendo perfeitamente os 3 conceitos que você estabeleceu assim como entendo que você acha que 'vai dar Rafale'.
Em todo caso acho que o problema é que estava muito focado nas aparente inconsistências quando li os últimos posts. Deixa quieto.
[]s
CB_Lima
Veja Lima:
O Su-35-1 foi realmente voando para a MAKS... A bordo de um AN-124!
Vou fazer igual menino, parei de brincar! Continue com sua alienação, não estou aqui para brincar de molecagem! Repito, não falei em vôo operacional, mas em vôo de translado. Se quer continuar acreditando em conversa fiada, tudo bem, mas não comigo. E vou além, sei o que falo sobre o SU-35-1, alguns daqui me conhecem e sabem o que fiz em relação a este projeto, mas não posso falar abertamente no fórum.
Abraços "emputecidos",
Orestes