jp escreveu:Ouvidere Ahab* nobilis, navigatore meum: Prudens futuri temporis exitum caliginosa nocte premit Deus (e de poucos). Asinus lyra cantum audit, non inteligit.
Tranqüilza-te, os fatos não poderão ser contestados.
Abçs.
(*) Ahab: O indômito e tenaz personagem de Herman Melville, capitão do Pequod.
Quando faço uma lista mental do que li desde a infância até hoje,Moby Dicky está sempre no topo da lista,é o livro mais marcante da minha vida,já o li dezenas de vezes,e vira e mexe leio novamente,tenho tanto o filme em preto e branco,de espetacular carga dramática e emocional e psicológica, em que Gregory Peck faz brilhantemente o papél de Ahab,inclusive se tornou a minha referência mental quando leio o livro novamente,quanto a versão ultima em que ele faz o papél do pastor Waplle,que é a da foto abaixo,livro e filmes imperdíveis,desculpem o off,não dava para deixar passar,culpa mais uma vez do
jp
"O tema central de Moby Dick é o conflito entre o capitão Ahab, capitão do ballenero Pequod, e a grande baleia branca que arrancou sua perna direita à altura do joelho. Ahab, ávido de vingança, cegado por seu desejo de vingança, lança-se com toda sua tripulação a uma desesperada busca de seu inimigo. A obra ultrapassa em muito a aventura e converte-se em uma alegoria sobre o mau incompreensível representado pela baleia, um monstro das profundezas, que ataca e destrói o que se põe em seu caminho, e também pelo capitão Ahab, que representa a maldade absurda e obstinada, que sustenta uma vingança pessoal e arrasta à morte inútil a muitos inocentes. A profundidade psicológica, que foi mais evidente nesta obra, começou a emergir em Mardi (1849) e em A jaqueta branca (1850). "
Abraços jp! O provocador de mentes e memórias