EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4051 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 13, 2015 5:32 am

Um Guarani 8x8 deve supostamente ter tamanho semelhante ao SuperAV 8x8, no qual ele é baseado...

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4052 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:56 am

não sei se o desenho é meio esticado, mas nos videos o guarani parece ser mais curtinho, você sabe onde conseguir desenhos de esquematicas como esse do guarani?
Abraço




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4053 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 6:49 am

Ah agora entendi, to meio devagar a madrugada toda estudando para concurso do banco, ai fica minha pergunta agora, sera que só ampliariam o guarani? sera que é tão simples ou precisaria revisar projeto, ampliando o trilho de direção, eixos, potencia do motor etc "Sendo quase um projeto novo"




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4054 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 13, 2015 7:35 am

Ckrauslo escreveu:não sei se o desenho é meio esticado, mas nos videos o guarani parece ser mais curtinho, você sabe onde conseguir desenhos de esquematicas como esse do guarani?
Abraço
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/12/VBTP-6X6.jpg




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4055 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 7:37 am

Bolovo escreveu:
Ckrauslo escreveu:não sei se o desenho é meio esticado, mas nos videos o guarani parece ser mais curtinho, você sabe onde conseguir desenhos de esquematicas como esse do guarani?
Abraço
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/12/VBTP-6X6.jpg
É vai precisar de mais um espaço no trilho pro eixo de 2 rodas, mas fora isso eu especulo




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4056 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 9:25 am

Ckrauslo escreveu:Ah agora entendi, to meio devagar a madrugada toda estudando para concurso do banco, ai fica minha pergunta agora, sera que só ampliariam o guarani? sera que é tão simples ou precisaria revisar projeto, ampliando o trilho de direção, eixos, potencia do motor etc "Sendo quase um projeto novo"

Seria OPCIONAL, não OBRIGATÓRIO. Senão vejamos, na comparação com outros dois 8 x 8 bem conhecidos:

:arrow: STRYKER - O Guarani VBTP mede apenas 04 cm a menos em comprimento, ou seja, não seria, ao menos em tese, fundamental esticar o carro e seu "trilho" para botar mais um eixo. A rigor, não aumentaria tanto o peso, a ponto de necessitar de outro motor. Até pelo primeiro nome (Urutu III) dado, creio que é 6 x 6 simplesmente porque o EB estava acostumado a isso, jamais tendo operado um 8 x 8 moderno. Ademais, ao contrário do Stryker, o Guarani é Anfíbio.

:arrow: SUPERAV - Aí sim, precisaria espichar. Mas só vejo um VBTP Anf com a capacidade do Piranha IIIC se for para exportação - e num mercado saturadíssimo - pois os Piranhas do CFN estão novinhos e por aqui se usa as coisas até o osso, só Deus sabe quando irão trocar. Já o EB, com seu GC de 09 praças, está perfeitamente servido com o modelo atual, apesar de, se tivesse optado por fazê-lo com as mesmas dimensões mas com um eixo a mais, reduziria a pressão sobre o solo, tornando-o mais efetivo em determinados terrenos (mais difíceis para um 6 x 6).

:arrow: STRIKER e SUPERAV - o Guarani, mesmo que fosse esticado, continuaria a ser mais estreito que ambos e bem mais baixo que o Stryker, ou seja, conservaria vantagens em peso (que poderiam ser aproveitadas para reforçar a proteção), aerotransportabilidade e mobilidade. Aí entraria uma outra possibilidade:

Guarani VBR e VBCI 8 x 8

Quem já andou no Guarani conhece o excelente espaço interno e o conforto inerente a isso. É coisa de 1º mundo, acreditem. É só comparar, por exemplo, os assentos da tropa no nosso carro e nos outros citados (Stryker e Piranha), é uma baita diferença em conforto e segurança. Dá até para viajar nele e ir charlando com a tigrada (já que não tem janela), pois o ruído interno do motor (bem como a eficiência da suspensão) é semelhante ao de uma boa pick-up.

Torres perfurantes do casco como a CT-CV 105 e alguma com Can 30 caberiam tranquilamente no espaço já existente no chassis original que, como dito acima (e exemplificado com o Stryker), ao menos em tese não precisa esticar nada para poder botar mais um eixo, agora fundamental para suportar o aumento de peso. Claro, seria brabo manter a capacidade anfíbia (o que tem seu lado positivo: reduziria peso e complexidade ao retirar os impulsores aquáticos e sistemas correlatos) mas, com o rebaixamento do habitáculo para instalar as ditas torres, ganharia em estabilidade e pouparia mais peso, o que, para a VBR, compensaria perfeitamente o da torre; na VBCI, permitiria com maior folga - novamente em tese - a implementação de uma característica sine qua non para ser considerado uma verdadeira VBCI: a capacidade de sobreviver a um impacto de sua própria arma*.

Claro, o aumento de peso implicaria necessariamente em um novo conjunto propulsor/transmissão, mas mesmo isso não acarretaria grandes problemas em logística/manutenção, a linha Iveco Cursor tem vários modelos (o do SuperAV 8 x 8, por exemplo, é um 13 6L de 500 hp - podendo chegar a 560 - enquanto o do Guarani 6 x 6 é um 9 6L de 383 hp), todos de 6 cil. em linha e 4 válvulas p/ cil. As duas rodas extras absorveriam o aumento de peso do carro.

* - O advento de VBCIs com peça 30 x 173 mm esculhambou a norma STANAG 4569, a qual só vai até o nível V que, no quesito Proteção Contra Munição Cinética, exige a capacidade de resistir a um disparo de 25 mm APDS-T (M791) voando a 1258 m/s, a uma distância mínima de 500 m. Como é mandatório que uma VBCI seja capaz de resistir a um disparo APDS-T de sua própria arma, os fabricantes se viram como podem. Por exemplo, a NEXTER integrou em sua VBCI 8 x 8 de quase 30 tons uma modesta peça 25 x 137; já a joint-venture Alemã entre a KMW e a Rheinmetall insistiu no 30 x 173 para seu Puma IFV (sobre lagartas) e passou direto das 40 tons.

Um suposto Guarani 8 x 8 VBCI mantendo seu comprimento e largura e reduzindo a altura - sempre em tese - pouparia peso suficiente para poder ficar ali pelas 30 tons ou menos (com add-ons na blindagem, claro) e resistir a um disparo de sua própria peça 30 mm.


ANEXO

COMPARAÇÃO DIMENSIONAL ENTRE O URUTU 6 X 6, GUARANI 6 X 6 E STRYKER 8 X 8

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4057 Mensagem por Lucas Lasota » Sex Mar 13, 2015 10:28 am

Belo post, Túlio! Muito obrigado.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4058 Mensagem por BrasilPotência » Sex Mar 13, 2015 3:18 pm

Só falta encomendarmos mais... :roll:




Brava Gente, Brasileira!!!
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4059 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 3:47 pm

Túlio escreveu: * - O advento de VBCIs com peça 30 x 173 mm esculhambou a norma STANAG 4569, a qual só vai até o nível V que, no quesito Proteção Contra Munição Cinética, exige a capacidade de resistir a um disparo de 25 mm APDS-T (M791) voando a 1258 m/s, a uma distância mínima de 500 m. Como é mandatório que uma VBCI seja capaz de resistir a um disparo APDS-T de sua própria arma, os fabricantes se viram como podem. Por exemplo, a NEXTER integrou em sua VBCI 8 x 8 de quase 30 tons uma modesta peça 25 x 137; já a joint-venture Alemã entre a KMW e a Rheinmetall insistiu no 30 x 173 para seu Puma IFV (sobre lagartas) e passou direto das 40 tons.

Um adendo: com o advento da munição MECAR M928 APFSDS-T em 30 x 173, sei lá eu quantas toneladas a mais uma VBCI vai precisar para encarar o tranco. Abaixo, exemplo da nova munição:

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4060 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 4:38 pm

Vlw tulio




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4061 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 13, 2015 6:06 pm

Bem, dado que se trata de uma unidade mecanizada, creio que a equipe de Snipers devam ser equipadas invariavelmente com isto:

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O fuzil, obviamente. :lol:

abs.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4062 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 6:14 pm

FCarvalho escreveu:Bem, dado que se trata de uma unidade mecanizada, creio que a equipe de Snipers devam ser equipadas invariavelmente com isto:

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O fuzil, obviamente. :lol:

abs.

PUTZ, pra atirar NO QUÊ??? :shock: :shock: :shock: :shock:




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4063 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 13, 2015 6:29 pm

Túlio escreveu:PUTZ, pra atirar NO QUÊ??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Não se preocupe Túlio, a gente sempre encontra alguma coisa.



Ademais, a sul-africana Vecktor tem outros modelitos que penso os Snipers da equipe proposta por ti iriam também gostar. Tem para todos os gostos.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/f6/ce/e9/f6cee969d3b244d781f1eddc17cb9aee.jpg


Aliás, penso sobre este quesito específico Túlio, que estamos perdendo um tempão querendo reinventar a roda quando temos no mercado ofertas para dar e vender, e produzir sob licença, se for o caso.

Mas, enfim, gastar o erário público comprando "fuzil de assassino" não é coisa politicamente correta não é mesmo? :|

abs.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4064 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 6:38 pm

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:PUTZ, pra atirar NO QUÊ??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Não se preocupe Túlio, a gente sempre encontra alguma coisa.



Ademais, a sul-africana Vecktor tem outros modelitos que penso os Snipers da equipe proposta por ti iriam também gostar. Tem para todos os gostos.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/f6/ce/e9/f6cee969d3b244d781f1eddc17cb9aee.jpg


Aliás, penso sobre este quesito específico Túlio, que estamos perdendo um tempão querendo reinventar a roda quando temos no mercado ofertas para dar e vender, e produzir sob licença, se for o caso.

Mas, enfim, gastar o erário público comprando "fuzil de assassino" não é coisa politicamente correta não é mesmo? :|

abs.

Pra que ir tão longe comprar Fz de matar dinossauro e ainda pagando um horror de impostos de importação? No Mercosul, sem taxas, temos o Uruguay fazendo essa belezinha aqui (.50), o Peregrino FS-50:


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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4065 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 13, 2015 7:12 pm

Concordo em partes meu caro amigo, pois no meu entender, quanto maior a diversidade, de modelos e ofertantes, no caso deste tipo de fuzil, melhor. Como bem dissestes, na equipe devem dispor-se de todos os modelos possíveis do 7,62 ao .50. Eu apenas acresci um pouquinho a lista de calibres ao incorporar o 20mm. :mrgreen:

Aliás, existe também versões em 14,5mm deste fuzil, dentre outras como mostrado na imagem acima. Ficaríamos com uma equipe bem sortida em termos de recursos.

Bem, vamos esperar para ver se a Imbel, e o EB primeiro, conseguem pensar em outras coisas que não o mínimo básico necessário primeiro par poder inclusive importar o modelo uruguaio, que até por ser algo que nos sairia relativamente mais barato do que outros modelos importados, deveria ser o nosso fuzil anti-material padrão. Daí para aperfeiçoamentos e melhorias, e outras versões, seira um passo.

Não sei se é o caso, mas acho que mesmo versões DMR poderiam completar a linha de recursos desta equipe, já que a multiplicidade de alvos e necessidades nos TO's atuais anda a crescer muito mais rápido do que os fabricantes de armas conseguem conceber novos modelos e aptidões aos seus produtos.

abs.




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