NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#406 Mensagem por Plinio Jr » Dom Out 21, 2007 11:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é. A França quis bancar sozinha esse projeto e pode babar. A excelência do avião em si não tem convencido compradores até o momento.

É o que eu falo, por muito menos tem-se um caça pesado que faz quase tudo igual ou melhor, como o SU-30MKII/III.

A Venezuela que já usava Mirage, foi de SU, o Perú idem, Brasil com chances.
Quer dizer, mesmo que não emplaque aqui, não será um direção tão natural assim para quem já operava Mirage.

O Rafale não participou de nenhuma licitação na Venezuela, o Chavez nomeou a Rússia como unico fornecedor de equipamento deles e o Peru, ainda não comprou nada...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#407 Mensagem por Plinio Jr » Dom Out 21, 2007 11:25 pm

orestespf escreveu:
O SU-35BM, PAK-FA e F-35 ainda não estão disponíveis pra venda, não faz sentido falar em fracasso comercial pra estes vetores, podemos especular e imaginar isso, mas só depois de disponíveis ao mercado é que poderemos dizer algo de concreto.

O PAK-FA ainda não, o Su-35 JÁ fracassou na primeira versão e tem tudo para ocorrer o mesmo na BM, pois até o presente momento, nenhum operador estrangeiro e muito menos no seu país de origem, comercialmente se falando, a linha Su-35 é um grande fiasco comercial em relação ao Rafale, que ao menos, tem como operador, seu país de origem :wink: .

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#408 Mensagem por orestespf » Dom Out 21, 2007 11:34 pm

Operador escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:Além do mais, onde está escrito que a rússia não vai comprar o SU-35BM? Ou seja, onde está escrito que o SU-35BM está a venda para o mundo menos para a Rússia?

Mestre Orestes,

Se me permite, farei algumas observações:

A Rússia pode até vir a comprar o Su-35BM, mas não pretende fazê-lo e não está envolvida no programa.

O Su-35BM já está disponível para vendas e está sendo oferecido a meio mundo, inclusive à Venezuela e ao Brasil.

O Su-35BM pode até se tornar um sucesso comercial, mas o Rafale também pode. O que vale para um deve valer para o outro, que só entrou em serviço em 2002.

Grande abraço!

Olá Projeto,

dê uma olha no meu outro post acima.

Abs,

Orestes

Os bons preços oferecidos eram para encobrir a ausência de transferência de tecnologia.

Xeno ou Chu?

Você acredita realmente nisso ou no que lhe disseram?

Sds,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#409 Mensagem por orestespf » Dom Out 21, 2007 11:48 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
O SU-35BM, PAK-FA e F-35 ainda não estão disponíveis pra venda, não faz sentido falar em fracasso comercial pra estes vetores, podemos especular e imaginar isso, mas só depois de disponíveis ao mercado é que poderemos dizer algo de concreto.

O PAK-FA ainda não, o Su-35 JÁ fracassou na primeira versão e tem tudo para ocorrer o mesmo na BM, pois até o presente momento, nenhum operador estrangeiro e muito menos no seu país de origem, comercialmente se falando, a linha Su-35 é um grande fiasco comercial em relação ao Rafale, que ao menos, tem como operador, seu país de origem :wink: .

Olá nobre Plínio,

acho que não é bem assim. Falar do SU-35 (o antigo) eu respeito, um fracasso comercial (não me importo com isso, já falei em outro post/tópico), mas falar algo sobre o que vai acontecer é pura especulação, não procede.

Como medir o SU-35BM nos baseando no SU-35 (original)? E como dizer que a Rússia não vai comprá-lo? Não recebemos nenhuma informação oficial nestas terras do ocidente!

Se for para nos basearmos em informações vindas do leste-europeu, tenho várias. E??? Seria, ao meu ver, igualmente especulativas, não procedentes (mesmo com fontes em cirílico. rsrsrs).

A linha comercial SU-35 não é um grande fiasco comercial, pois não existe uma linha SU-35 o que existe é uma família derivada do Flanker (SU-xx), sendo o SU-35 ou SU-35BM uma desta variantes.

O mesmo acontece com o F-16 e seus vários "block's". Idem para o Rafale e suas versões "F-x". Ou seja, o SU-35BM é uma das suas variantes, um derivado da família Flanker. O que está em jogo é o sucesso (ou não) comercial da família.

Para um paralelo posso citar o Mirage 2000. Este vetor tem várias versões, todas fazem parte da mesma família (Mirage 2000). Analisando cada uma delas podemos afirmar qual vendeu mais, qual foi mais produzida. Este é o ponto. E nem estou entrando no mérito de saber o sucesso comercial ou não de cada versão.

Grande abraço,

Orestes

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#410 Mensagem por The Baaz » Seg Out 22, 2007 12:54 am

Mas Orestes, quando alguém fala que o Su-35 é baseado na plataforma já antiga do Su-27/30, etc os russos falam que é uma aeronava quase que inteiramente nova, mas quando alguém fala que ela é uma aeronave inteiramente nova, que não é operada por país nenhum nem pelo país de origem eles falam que é só uma variante mais moderna do Su-30.

Eles se decidirem se é uma variante ou um avião novo ajuda bastante :mrgreen:

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
orestespf
Sênior
Sênior

#411 Mensagem por orestespf » Seg Out 22, 2007 9:35 am

The Baaz escreveu:Mas Orestes, quando alguém fala que o Su-35 é baseado na plataforma já antiga do Su-27/30, etc os russos falam que é uma aeronava quase que inteiramente nova, mas quando alguém fala que ela é uma aeronave inteiramente nova, que não é operada por país nenhum nem pelo país de origem eles falam que é só uma variante mais moderna do Su-30.

Olá The Baaz,

o problema é que cada um aqui no DB diz o que pensa sobre este assunto, mas que nem sempre retrata a verdade. Acho que existem pessoas que defendem o SU-35 como uma evolução da plataforma SU-xx e outros que dizem ser um novo avião.

Dou apenas a minha opinião: o desenho e a estrutura básica do SU-35BM é a mesma da família Flanker. Assim ele aproveita a aerodinâmica, perfil de vôo, capacidade de carga, etc. Os russos entendem que este é um grande vetor e que por isso mesmo deve ser explorado a exaustão. Aliás é típico da cultura russa fazer isso, ou seja, aprimorar ao máximo um determinado produto. Ele não têm o hábito de desenvolver um novo produto de tempos em tempos, como os americanos. Estes últimos possuem um indústria bélica poderosa e que para sobreviver precisa criar algo totalmente novo de vez em quando, mas isto já é outro papo.

Porém, com o passar dos tempos, os russos desenvolveram novas tecnologias e que puderam ser integradas em seus vetores. Entre elas podemos citar "motores 3D", materiais compósitos aprimorados, novos radares, novas aviônicas, etc.

A idéia era usar tudo o que havia de novo nas mesmas plataformas existentes, essencialmente nos SU´s e Mig´s. Desta forma a estrutura da célula do SU-35BM passou a ser construída com um liga mais resistente e mais leve. O uso de novos materiais compósitos e cerâmicos não foram esquecidos e foram usados em quase todo o avião, com a intenção clara de deixá-lo mais leve, mas principalmente para diminuir o RCS.

Componentes eletrônicos e em particular, os de informática, ficaram muito baratos, acessíveis, com elevado poder de processamento, diminuíram de tamanho e ficaram mais confiáveis. Não teria motivos para esta parte ficar de fora, tudo está sendo integrado também ao SU-35BM, deixando o vetor mais moderno e eficiente.

Desta forma não é difícil perceber que o SU-35BM nada mais é do que uma evolução da família SU-xx. Por outro lado, a "modernização" deste vetor com o uso de vários materiais e equipamentos novos, muito diferente daqueles usados nos primeiros Flanker´s, torna este caça muito diferente dos SU-27 xxx (mesmo os mais modernos), ganhando inclusive uma nova denominação (35BM).

Este é o motivo para que alguns digam que se trata de um novo caça, da mesma forma que alguns dizem que o F-18E americano seja um caça totalmente "novo" quando comparado com o F-18A.

Aqui pouco se fala, mas a FAB afirma categoricamente que o F-5M é um caça totalmente novo, um outro avião. E ela não está errada ao afirmar isso. Porém o F-5M herda o mesmo perfil de vôo, capacidade de carga, etc. do F-5E. Mas o F-5M ganha novos eletrônicos, radar, etc. que permitem que o mesmo possa levar e usar novos armamentos, que não seria possível com o F-5E, ou seja, uma nova doutrina tem que ser criada para este vetor. Da mesma forma uma nova doutrina tem que ser criada para ser usada no SU-35BM, diferente da usada nos SU-27 xxx.

Bem, dei a minha opinião pessoal, nada baseada no que existe nas revistas, Internet ou em material divulgado pelo fabricante. Cada um que diga o que acha, o que pensa sobre este assunto.

Abraços,

Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#412 Mensagem por Luís Henrique » Seg Out 22, 2007 11:14 am

morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:O MAIS ENGRAÇADO É JOGAR TODAS AS DUVIDAS QUE PAIRAM SOBRE OS PROGRAMAS PAK E BM JUSTAMENTE EM AVIÕES QUE JÁ TEM SUAS METAS SENDO CUMPRIDAS E TUDO MAIS.

são os enigmas do NOVO-velho-SUPER-nem-tanto-AVIÃO.

Entendo seu ponto de vista, Morcego. Mas o que está em jogo é saber se um fracasso comercial pode ou não atrapalhar a vinda de um caça para o Brasil. Está em jogo também saber se um caça assim seria ou não maléfico, trazendo problemas futuros, caso seja escolhido.

Abs,

Orestes

OKAPA, e essas afirmações encaixam certinho para PAK e para BM, muito mas muito mais que para o rafale, este pelo menos já se sabe quem é o construtor da turbina.

Ledo engano, não faz sentido algum falar em sucesso ou fracasso comercial sobre o SU-35 BM e o PAK-FA, eles ainda não estão disponíveis pra venda. rsrs

Quanto ao Rafale, faz todo o sentido, inclusive com a gente vendo aqui a luta que a França está tendo para emplacá-lo no mundo.

Se você estiver falando do SU-35 (o antigo), aí tudo bem, um grande fracasso comercial. Mas este eu não considero mais, já não está disponível pra venda, então não faz sentido analisá-lo.

Abraços,

Orestes

ah sim um produto que esta para venda ao mundo menos para o proprio pais que o fabrica é sum sucesso já o rafale que ta ai com problemas de vendas ao mercado externo por conta de seu preço é fracasso, o F-35 tb, tem encomendas firmes de 8 paises e tera outros TB É FRACASSO.

agora, os UNICOS EXEMPLARES RUSSOS (que no final viram DEMONSTRADORES DE TÉCNOLOGIA, VIDE BERKUT) que não tem sequer UM ESQUADRÃO EM SUA PROPRIA PATRIA MÃE, É O SUCESSO DO FUTURO.

OKAPA.

Ainda não acertou o tom, Morcego. hehehe

O Rafale é um exemplo concreto de fracasso comercial, gostemos ou não. O caça já está voando e só a França, isto é, o país fabricante o comprou.

Além do mais, onde está escrito que a rússia não vai comprar o SU-35BM? Ou seja, onde está escrito que o SU-35BM está a venda para o mundo menos para a Rússia?

Não estou pedindo fontes, pelo contrário, estou lhe dizendo que o que escreveu é achismo (nada de mais). Talvez esteja sendo influenciado pelo fracasso comercial do SU-35 (o antigo), mas não se trata do mesmo.

Volto no ponto central: até que ponto um fracasso comercial pode atrapalhar a escolha de um caça pelo Brasil? Sacou?

Abraços,

Orestes

POIS É

o F-35 já tem encomendas certas de 8 paises, FORA O QUE PODE VIR DEPOIS. não da pra colocar no mesmo balde;

o Rafale TEM SUA ENCOMENDA DE MAIS DE 200 PARA A FORÇA AÉREA FRANCESA E MAIS 52 PARA A MARINHA FRANCESA.

falamos de um avião com disponibilidade de mais de 80% e que tem pontos em desfavor, sendo que o principal deles ninguém aqui ESTA INTERESSADO EM DISCUTIR PARACE QUE É O preço.

AGORA, assim como para mim é maravilhoso transformar o novo-velho-super-avião-de-ontém-mas-agora-novo; é ainda mais maravilhoso como atribuem facilmente os pontos negativos de uma compra de SU-35BMZEJDOIJDA justamente para outro avião.

ORAS, VAMOS LA MEU POVO, eu cantei a bola que isso ia ocorrer, QUANDO VOSMEÇÊ CARO ORESTES apontava a proposta de fornecimento de F-16 americano, já nessa época EU CANTAVA A BOLA do que seria feito.

Eu gostaria mesmo de esperar acontecer, mas acho desnecessário, eu cantei a bola de que aquele PAPINHO DE: AHHHHH NÃO F-16 NÃO, OLHA, SE FOSSE O RAFALE, OU AINDA O GRIPEN, NÃO ESTOU FALANDO POR CAUSA DO SU-35

JÁ JÁ TEREMOS O INVERSO: AHHHH NÃO POWW SE ERA PRA FAZER ISSO PQ NÃO FOMOS ATÉ DE F-16.

é sempre assim, RUSSO BONZINHO CLARABELA CLARABELA ME DA UM POUQUINHO DE MEL, TRISTE DE QUEM TENTAR PASSAR NA FRENTE DA TROPA DE ELITE.

TA CERTO O AVIÃO VOA SÓ NA FRANÇA e é um fracasso comercial, JÁ O SU-35BMNOPQRSTUVXZ não voa nem no seu pais, MAS NÃO É UM FRACASSO.

E PQ?

PQ TEM A POSSIBILIDADE DE POR EXEMPLO O BRASIL SER SEU PRIMEIRO CLIENTE EXTERNO OU VENEZUELA, ENTÃO PRONTO ORESTES, O RAFALE TB, PODE GANHAR NO MARROCOS, OU NA LIBIA, OU NO BRASIL e ai deixara de ser o fracasso segundo sua linha de argumentação.

tudo bem podemos seguir essa linha, mas se seguirmos ela então saiba que enquanto o RAFALE TEM UM FRACASSO COMERCIAL SU-35 OU O BM tem um fracasso de projeto.

PELO MENOS POR HORA, assim como é o fracasso do rafale.

não se pode comparar de forma alguma o F-35 (que já é um sucesso comercial, antes mesmo de ter seu primeiro esquadrão) com PAK e neo-old´s-SU´S.

vcs querem colocar o sucesso comercial do SU-30 e apresentar quando se diz que o SU-35 é fracasso, e querem dizer que o SU É NOVO, QUANDO SE DIZ QUE O SU-30 esta no fim da linha evolutiva.

VCS são espertos, mas é como vc falou, no mundo dos negócio, todo mundo da NÓ EM PINGO DE ÁGUA.

Morcego, se na sua opinião o fracasso do antigo Su-35 esta totalmente relacionado com o Novo Su-35-1, conhecido tb como Su-35BM, então, pela lógica, podemos concluir que o sucesso da família Flanker, passando desde o Su-27 até o Su-30 tb esta relacionado com o novo Su-35-1...

Sendo assim, vendeu muito. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#413 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:02 pm

PRick escreveu:Acho que vocês não estão entendendo, quanto pior o Rafale for, se não houver mais encomendas, se o Minístério da Defesa da França encomendar menos, melhor será para nós, mas a Dassault ficará disposta a fazer qualquer negócio, os Russos estão mais dispostos a fazer concessões porque precisam mais, se a Dassault ficar na mesmo posição melhor para nós! Portanto, minha torcida é contra a venda de mais Rafales até que façamos a escolha do nosso caça! :twisted: :twisted:

Porque a Dassault pode prometer e entregar porque o avião é dela, e o material nele é francês!

[ ]´s

Pois é, vc pegou no ponot, e eu já cantei essa bola aqui, O MOULIN ROUGE NA FAB foi pesado, e causou muito boa impressão.

eu acho curioso que na época do F-X 1 os franceses ofereceram o MIRRAGE, e justamente o que a russofilia dizia?

"""" O QUE?????? MIRRAGE???? AHHHH NÃO MIRRAGE NÃO, SE FOSSE RAFALE TUDO BEM ATÉ EU QUERIA """ E OS BLEM BLEM BLEM de sempre.

AGORA que a francesada ta contornando o jogo direitinho, COMEÇOU A TROPA DE ELITE NOVAMENTE, já já teremos o povo invertendo e dizendo: AHH NÃO SOU MAIS O MIRRAGE,

eu me divirto muito.

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#414 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 22, 2007 1:06 pm

morcego escreveu:
PRick escreveu:Acho que vocês não estão entendendo, quanto pior o Rafale for, se não houver mais encomendas, se o Minístério da Defesa da França encomendar menos, melhor será para nós, mas a Dassault ficará disposta a fazer qualquer negócio, os Russos estão mais dispostos a fazer concessões porque precisam mais, se a Dassault ficar na mesmo posição melhor para nós! Portanto, minha torcida é contra a venda de mais Rafales até que façamos a escolha do nosso caça! :twisted: :twisted:

Porque a Dassault pode prometer e entregar porque o avião é dela, e o material nele é francês!

[ ]´s

Pois é, vc pegou no ponot, e eu já cantei essa bola aqui, O MOULIN ROUGE NA FAB foi pesado, e causou muito boa impressão.

eu acho curioso que na época do F-X 1 os franceses ofereceram o MIRRAGE, e justamente o que a russofilia dizia?

"""" O QUE?????? MIRRAGE???? AHHHH NÃO MIRRAGE NÃO, SE FOSSE RAFALE TUDO BEM ATÉ EU QUERIA """ E OS BLEM BLEM BLEM de sempre.

AGORA que a francesada ta contornando o jogo direitinho, COMEÇOU A TROPA DE ELITE NOVAMENTE, já já teremos o povo invertendo e dizendo: AHH NÃO SOU MAIS O MIRRAGE,

eu me divirto muito.

O pior de tudo que é verdade....

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#415 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:06 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:

MUITO BOM ZERO-DOIS, MUITO BOM, AGORA QUANTOS TEMPO O SR QUER PRA ALMOÇAR?

hehaeah.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#416 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:07 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:

Olá nobre Plínio,

acho que não é bem assim. Falar do SU-35 (o antigo) eu respeito, um fracasso comercial (não me importo com isso, já falei em outro post/tópico), mas falar algo sobre o que vai acontecer é pura especulação, não procede.

Como medir o SU-35BM nos baseando no SU-35 (original)? E como dizer que a Rússia não vai comprá-lo? Não recebemos nenhuma informação oficial nestas terras do ocidente!

Se for para nos basearmos em informações vindas do leste-europeu, tenho várias. E??? Seria, ao meu ver, igualmente especulativas, não procedentes (mesmo com fontes em cirílico. rsrsrs).

A linha comercial SU-35 não é um grande fiasco comercial, pois não existe uma linha SU-35 o que existe é uma família derivada do Flanker (SU-xx), sendo o SU-35 ou SU-35BM uma desta variantes.

O mesmo acontece com o F-16 e seus vários "block's". Idem para o Rafale e suas versões "F-x". Ou seja, o SU-35BM é uma das suas variantes, um derivado da família Flanker. O que está em jogo é o sucesso (ou não) comercial da família.

Para um paralelo posso citar o Mirage 2000. Este vetor tem várias versões, todas fazem parte da mesma família (Mirage 2000). Analisando cada uma delas podemos afirmar qual vendeu mais, qual foi mais produzida. Este é o ponto. E nem estou entrando no mérito de saber o sucesso comercial ou não de cada versão.

Grande abraço,

Orestes

Se vc não se importa com o rafale do SU-35 pq se importa com o fracasso do RAFALE (alias, é fracasso?) pelo menos este EXISTE heaheah.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#417 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:10 pm

The Baaz escreveu:Mas Orestes, quando alguém fala que o Su-35 é baseado na plataforma já antiga do Su-27/30, etc os russos falam que é uma aeronava quase que inteiramente nova, mas quando alguém fala que ela é uma aeronave inteiramente nova, que não é operada por país nenhum nem pelo país de origem eles falam que é só uma variante mais moderna do Su-30.

É O QUE EU FALO, é o novo-velho-moderno-avião.

a mutação existente serve para contra-argumentar, toda via, a propria russia tem o TAL projeto PAK-FA.

logo, qualquer observador e analista pode entender com isso que familia SU´S esta em fim de linha evolutiva.

tanto por isso, EU MESMO SOU DEFENSOR de uma JOINT VENTURE Brasil-Russia-Iindia para a produção e encomenda destes aviões.

seria um SUCESSO COMERCIAL com ações negociadas na bolsa e dando até LUCRO se marcar bobeira.

mas

para isso.

TERIAMOS QUE SER OS DONOS DO PROJETO TB, ou seja, TRANSFERÊNCIA TOTAL DA TÉCNOLOGIA.

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#418 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 22, 2007 1:11 pm

orestespf escreveu:
Olá nobre Plínio,

Grande abraço,

Orestes

Afirmar que o Su-35BM é um fracasso é algo semelhante em fazer a comparação que o Rafale é um fracasso, este ultimo é um vetor que está pronto e disponibilizado desde 2001/2002, ou seja, recentemente...

Injustiça eu vejo para ambas as partes, mas o Rafale já tem a vantagem de ter um usuário, seu país de origem, a FA russa em momento algum manisfestou interesse em adquirir o BM, de momento, andam as modernizações dos Su-27SM, que é um vetor bem inferior a ambos...

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#419 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:11 pm

Luís Henrique escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:O MAIS ENGRAÇADO É JOGAR TODAS AS DUVIDAS QUE PAIRAM SOBRE OS PROGRAMAS PAK E BM JUSTAMENTE EM AVIÕES QUE JÁ TEM SUAS METAS SENDO CUMPRIDAS E TUDO MAIS.

são os enigmas do NOVO-velho-SUPER-nem-tanto-AVIÃO.

Entendo seu ponto de vista, Morcego. Mas o que está em jogo é saber se um fracasso comercial pode ou não atrapalhar a vinda de um caça para o Brasil. Está em jogo também saber se um caça assim seria ou não maléfico, trazendo problemas futuros, caso seja escolhido.

Abs,

Orestes

OKAPA, e essas afirmações encaixam certinho para PAK e para BM, muito mas muito mais que para o rafale, este pelo menos já se sabe quem é o construtor da turbina.

Ledo engano, não faz sentido algum falar em sucesso ou fracasso comercial sobre o SU-35 BM e o PAK-FA, eles ainda não estão disponíveis pra venda. rsrs

Quanto ao Rafale, faz todo o sentido, inclusive com a gente vendo aqui a luta que a França está tendo para emplacá-lo no mundo.

Se você estiver falando do SU-35 (o antigo), aí tudo bem, um grande fracasso comercial. Mas este eu não considero mais, já não está disponível pra venda, então não faz sentido analisá-lo.

Abraços,

Orestes

ah sim um produto que esta para venda ao mundo menos para o proprio pais que o fabrica é sum sucesso já o rafale que ta ai com problemas de vendas ao mercado externo por conta de seu preço é fracasso, o F-35 tb, tem encomendas firmes de 8 paises e tera outros TB É FRACASSO.

agora, os UNICOS EXEMPLARES RUSSOS (que no final viram DEMONSTRADORES DE TÉCNOLOGIA, VIDE BERKUT) que não tem sequer UM ESQUADRÃO EM SUA PROPRIA PATRIA MÃE, É O SUCESSO DO FUTURO.

OKAPA.

Ainda não acertou o tom, Morcego. hehehe

O Rafale é um exemplo concreto de fracasso comercial, gostemos ou não. O caça já está voando e só a França, isto é, o país fabricante o comprou.

Além do mais, onde está escrito que a rússia não vai comprar o SU-35BM? Ou seja, onde está escrito que o SU-35BM está a venda para o mundo menos para a Rússia?

Não estou pedindo fontes, pelo contrário, estou lhe dizendo que o que escreveu é achismo (nada de mais). Talvez esteja sendo influenciado pelo fracasso comercial do SU-35 (o antigo), mas não se trata do mesmo.

Volto no ponto central: até que ponto um fracasso comercial pode atrapalhar a escolha de um caça pelo Brasil? Sacou?

Abraços,

Orestes

POIS É

o F-35 já tem encomendas certas de 8 paises, FORA O QUE PODE VIR DEPOIS. não da pra colocar no mesmo balde;

o Rafale TEM SUA ENCOMENDA DE MAIS DE 200 PARA A FORÇA AÉREA FRANCESA E MAIS 52 PARA A MARINHA FRANCESA.

falamos de um avião com disponibilidade de mais de 80% e que tem pontos em desfavor, sendo que o principal deles ninguém aqui ESTA INTERESSADO EM DISCUTIR PARACE QUE É O preço.

AGORA, assim como para mim é maravilhoso transformar o novo-velho-super-avião-de-ontém-mas-agora-novo; é ainda mais maravilhoso como atribuem facilmente os pontos negativos de uma compra de SU-35BMZEJDOIJDA justamente para outro avião.

ORAS, VAMOS LA MEU POVO, eu cantei a bola que isso ia ocorrer, QUANDO VOSMEÇÊ CARO ORESTES apontava a proposta de fornecimento de F-16 americano, já nessa época EU CANTAVA A BOLA do que seria feito.

Eu gostaria mesmo de esperar acontecer, mas acho desnecessário, eu cantei a bola de que aquele PAPINHO DE: AHHHHH NÃO F-16 NÃO, OLHA, SE FOSSE O RAFALE, OU AINDA O GRIPEN, NÃO ESTOU FALANDO POR CAUSA DO SU-35

JÁ JÁ TEREMOS O INVERSO: AHHHH NÃO POWW SE ERA PRA FAZER ISSO PQ NÃO FOMOS ATÉ DE F-16.

é sempre assim, RUSSO BONZINHO CLARABELA CLARABELA ME DA UM POUQUINHO DE MEL, TRISTE DE QUEM TENTAR PASSAR NA FRENTE DA TROPA DE ELITE.

TA CERTO O AVIÃO VOA SÓ NA FRANÇA e é um fracasso comercial, JÁ O SU-35BMNOPQRSTUVXZ não voa nem no seu pais, MAS NÃO É UM FRACASSO.

E PQ?

PQ TEM A POSSIBILIDADE DE POR EXEMPLO O BRASIL SER SEU PRIMEIRO CLIENTE EXTERNO OU VENEZUELA, ENTÃO PRONTO ORESTES, O RAFALE TB, PODE GANHAR NO MARROCOS, OU NA LIBIA, OU NO BRASIL e ai deixara de ser o fracasso segundo sua linha de argumentação.

tudo bem podemos seguir essa linha, mas se seguirmos ela então saiba que enquanto o RAFALE TEM UM FRACASSO COMERCIAL SU-35 OU O BM tem um fracasso de projeto.

PELO MENOS POR HORA, assim como é o fracasso do rafale.

não se pode comparar de forma alguma o F-35 (que já é um sucesso comercial, antes mesmo de ter seu primeiro esquadrão) com PAK e neo-old´s-SU´S.

vcs querem colocar o sucesso comercial do SU-30 e apresentar quando se diz que o SU-35 é fracasso, e querem dizer que o SU É NOVO, QUANDO SE DIZ QUE O SU-30 esta no fim da linha evolutiva.

VCS são espertos, mas é como vc falou, no mundo dos negócio, todo mundo da NÓ EM PINGO DE ÁGUA.

Morcego, se na sua opinião o fracasso do antigo Su-35 esta totalmente relacionado com o Novo Su-35-1, conhecido tb como Su-35BM, então, pela lógica, podemos concluir que o sucesso da família Flanker, passando desde o Su-27 até o Su-30 tb esta relacionado com o novo Su-35-1...

Sendo assim, vendeu muito. :wink:

Sendo assim, esta no fim do ciclo de vida, PEGUEMOS o PAK-FA ou então, esqueçam a guerra fria.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#420 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:13 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Olá nobre Plínio,

Grande abraço,

Orestes

Afirmar que o Su-35BM é um fracasso é algo semelhante em fazer a comparação que o Rafale é um fracasso, este ultimo é um vetor que está pronto e disponibilizado desde 2001/2002, ou seja, recentemente...

Injustiça eu vejo para ambas as partes, mas o Rafale já tem a vantagem de ter um usuário, seu país de origem, a FA russa em momento algum manisfestou interesse em adquirir o BM, de momento, andam as modernizações dos Su-27SM, que é um vetor bem inferior a ambos...

a SIM, vale salientar que:

EU NUNCA CHAMEI estes projetos de FRACASSO, quem deu start no processo de FRACASSADOS, não fui eu, estou apenas USANDO A MESMA LÓGICA FRACASSADA DE ATRIBUIR FRACASSOS AOS OUTROS.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Responder