The Baaz escreveu:Mas Orestes, quando alguém fala que o Su-35 é baseado na plataforma já antiga do Su-27/30, etc os russos falam que é uma aeronava quase que inteiramente nova, mas quando alguém fala que ela é uma aeronave inteiramente nova, que não é operada por país nenhum nem pelo país de origem eles falam que é só uma variante mais moderna do Su-30.
Eles se decidirem se é uma variante ou um avião novo ajuda bastante

Olá The Baaz,
o problema é que cada um aqui no DB diz o que pensa sobre este assunto, mas que nem sempre retrata a verdade. Acho que existem pessoas que defendem o SU-35 como uma evolução da plataforma SU-xx e outros que dizem ser um novo avião.
Dou apenas a minha opinião: o desenho e a estrutura básica do SU-35BM é a mesma da família Flanker. Assim ele aproveita a aerodinâmica, perfil de vôo, capacidade de carga, etc. Os russos entendem que este é um grande vetor e que por isso mesmo deve ser explorado a exaustão. Aliás é típico da cultura russa fazer isso, ou seja, aprimorar ao máximo um determinado produto. Ele não têm o hábito de desenvolver um novo produto de tempos em tempos, como os americanos. Estes últimos possuem um indústria bélica poderosa e que para sobreviver precisa criar algo totalmente novo de vez em quando, mas isto já é outro papo.
Porém, com o passar dos tempos, os russos desenvolveram novas tecnologias e que puderam ser integradas em seus vetores. Entre elas podemos citar "motores 3D", materiais compósitos aprimorados, novos radares, novas aviônicas, etc.
A idéia era usar tudo o que havia de novo nas mesmas plataformas existentes, essencialmente nos SU´s e Mig´s. Desta forma a estrutura da célula do SU-35BM passou a ser construída com um liga mais resistente e mais leve. O uso de novos materiais compósitos e cerâmicos não foram esquecidos e foram usados em quase todo o avião, com a intenção clara de deixá-lo mais leve, mas principalmente para diminuir o RCS.
Componentes eletrônicos e em particular, os de informática, ficaram muito baratos, acessíveis, com elevado poder de processamento, diminuíram de tamanho e ficaram mais confiáveis. Não teria motivos para esta parte ficar de fora, tudo está sendo integrado também ao SU-35BM, deixando o vetor mais moderno e eficiente.
Desta forma não é difícil perceber que o SU-35BM nada mais é do que uma evolução da família SU-xx. Por outro lado, a "modernização" deste vetor com o uso de vários materiais e equipamentos novos, muito diferente daqueles usados nos primeiros Flanker´s, torna este caça muito diferente dos SU-27 xxx (mesmo os mais modernos), ganhando inclusive uma nova denominação (35BM).
Este é o motivo para que alguns digam que se trata de um novo caça, da mesma forma que alguns dizem que o F-18E americano seja um caça totalmente "novo" quando comparado com o F-18A.
Aqui pouco se fala, mas a FAB afirma categoricamente que o F-5M é um caça totalmente novo, um outro avião. E ela não está errada ao afirmar isso. Porém o F-5M herda o mesmo perfil de vôo, capacidade de carga, etc. do F-5E. Mas o F-5M ganha novos eletrônicos, radar, etc. que permitem que o mesmo possa levar e usar novos armamentos, que não seria possível com o F-5E, ou seja, uma nova doutrina tem que ser criada para este vetor. Da mesma forma uma nova doutrina tem que ser criada para ser usada no SU-35BM, diferente da usada nos SU-27 xxx.
Bem, dei a minha opinião pessoal, nada baseada no que existe nas revistas, Internet ou em material divulgado pelo fabricante. Cada um que diga o que acha, o que pensa sobre este assunto.
Abraços,
Orestes