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Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Dom Fev 14, 2010 4:12 am
por Bolovo
Pablo Maica escreveu:
Enlil escreveu: É verdade, mas sem dúvida esse episódio é muito lembrado no ocidente por tratar-se uma aeronave de um aliado ocidental. Por outro lado o Airbus A300B2 da Iranair (IR655) abatido pelo USS Vincennes e q causou a morte de 290 pessoas muito pouca gente "lembra" :roll:: http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655

Verdade Enlil, um desastre das mesma proporções e nos mesmos moldes! E mesmo assim com uma cara de pau gigantesca o propaganda em cima do KAL continua. É o velho dois pesos e duas medidadas!!


Um abraço e t+ :D
A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Dom Fev 14, 2010 12:17 pm
por WalterGaudério
Bolovo escreveu: A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.
Mas era de noite Bolovo, e uma RC 135U de fato, havia estado na borda externa do espaço aéreo soviético momentos antes.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Dom Fev 14, 2010 5:38 pm
por Enlil
WalterGaudério escreveu:
Enlil escreveu: É verdade, mas sem dúvida esse episódio é muito lembrado no ocidente por tratar-se uma aeronave de um aliado ocidental. Por outro lado o Airbus A300B2 da Iranair (IR655) abatido pelo USS Vincennes e q causou a morte de 290 pessoas muito pouca gente "lembra" :roll:: http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655
O Vincennes estava equipado com a primeira versão do AEGIS que confundiu o Iran Air com o perfil de uma aeronave de ataque Mirage F-EQ Iraquiano. Tudo isso no contexto da guerra dos petroleiros e do pós ataque a fragata Stark.
Sim, eu sei, só comentei pelo fato dessa tragédia não ser quase "lembrada" no Ocidente.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Dom Fev 14, 2010 5:48 pm
por Enlil
WalterGaudério escreveu:
Bolovo escreveu: A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.
Mas era de noite Bolovo, e uma RC 135U de fato, havia estado na borda externa do espaço aéreo soviético momentos antes.
Era uma região de extrema sensibilidade na defesa área soviética (e ainda é da Rússia) por ser uma área de contato direto entre URSS/Ocidente na fronteira do país com um breve espaço aéreo internacional, nas imediações da Coréia do Sul e Japão, dois países bases para as operações aéreas de inteligência da USAF.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Seg Fev 15, 2010 11:47 am
por papagaio
Quem quiser se aprofundar sobre este incidente, recomendo o artigo:
Terror sobre Kamchatka - O Drama do Vôo KAL 007, Revista Força Aérea Número 15 (1996).
O artigo é muito detalhado, mas basicamente houve um erro por parte do navegador do Boeing (inseriu waypoints errados no sistema de navegação, que por azar, levavam a uma área mais interna, fora da rota, dentro do território soviético e perto de uma área secreta de testes da Força Aérea Russa), além de realmente ter voado algumas horas antes um C-135 da USAF que monitorava os testes de lançamentos de mísseis balísticos soviéticos. Soma-se ainda uma noite escura e um piloto de caça com excessivo desejo de cumprir a missão.
Misture todos os ingredientes para uma receita perfeita de uma tragédia.
Abraços,

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Seg Fev 15, 2010 1:05 pm
por WalterGaudério
papagaio escreveu:Quem quiser se aprofundar sobre este incidente, recomendo o artigo:
Terror sobre Kamchatka - O Drama do Vôo KAL 007, Revista Força Aérea Número 15 (1996).
O artigo é muito detalhado
, mas basicamente houve um erro por parte do navegador do Boeing (inseriu waypoints errados no sistema de navegação, que por azar, levavam a uma área mais interna, fora da rota, dentro do território soviético e perto de uma área secreta de testes da Força Aérea Russa), além de realmente ter voado algumas horas antes um C-135 da USAF que monitorava os testes de lançamentos de mísseis balísticos soviéticos. Soma-se ainda uma noite escura e um piloto de caça com excessivo desejo de cumprir a missão.
Misture todos os ingredientes para uma receita perfeita de uma tragédia.
Abraços,
De fato, este é o artigo em português mais detalhado que eu já vi acerca do tema. E tb recomendo.

Tem muitos detalhes acerca do tema. Como um temporal com ventos fortíssimos que havia atingido a região e derrubado um sítio de radar por completo. Havia tb a pressão do próprio Alto-Comando Soviético(STAVKA) de que erros como o ocorrido em 1978 com um avião coreano que tb invadira o espaço aéreo soviético seriam cobrados desta vez com a cabeça de alguns, as provocações naturais da guerra fria, com as constantes violações de espaço aéreo por parte dos RC 135V/U rivet joint...

Enfim, os passageiros e tripulante do KAL 007 eram as pessoas erradas, no momento errado, na hora errada.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Seg Fev 15, 2010 7:48 pm
por FOXTROT
Pelo que sei desse incidente com o SU-15 e o KAL 007, o alto comando Soviético andava muito desapontado com seu sistema de defesa aérea, haja vista, que haviam ocorrido algumas falhas em interceptar intrusos antes deste fatídico acidente.

Se eu sou o piloto do SU-15, diante do "lembrete" de que cabeças rolariam, caso esse avião escapasse também, pode ter certeza que faria todo o possível para abatê-lo, como o piloto Soviético fez.

Como foi dito antes, muitos eram os indícios de que se tratava de um avião espião, portanto, a sorte do avião Sul coreano foi selada no momento que foram introduzidos os dados no sistema da aeronave erroneamente.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Qui Fev 18, 2010 3:19 pm
por Hermes
Tanto o caso do KAL como o da Iran Air mereciam um tópico à parte, onde poderiam ser relatados outros casos de interceptação de aviões civis por caças, derrubadas "acidentais" e outras interceptações, como o caso do Mirage que interceptou o avião do embaixador de Cuba no Brasil ou do vulcan pelo F-5.

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Ter Mar 09, 2010 8:29 pm
por Enlil
Mikoyan-Gurevich MiG-21UM (Bulgaria-AF, Graaf Ignatievo_Bulgaria, April-1991)

http://img6.imageshack.us/img6/8733/91323874.jpg

* Christian Boisselon

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Seg Mar 22, 2010 9:09 pm
por henriquejr

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Qui Mar 25, 2010 6:26 am
por Enlil
Pois é, essa história, e "fotos" (?), há muito tempo circulam na internet; no entanto, até hoje não se sabe se realmente aconteceu...

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Dom Mar 28, 2010 7:28 pm
por Enlil
Lockheed F-104G Starfighter (Federal Republic of Germany-AF, Erding_Germany, 1983)

http://img210.imageshack.us/img210/8645/42537079.jpg

2037 (cn 683-2044)

* Steve Flint

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Qui Abr 08, 2010 11:59 pm
por Enlil
Dassault Mirage IVP (France-AF, Mont-de-Marsan_France, June 22, 2005)

http://img706.imageshack.us/img706/492/dassaultmirageivpfrance.jpg

62 / CI (cn 62) The very last Mirage IV production seen here during one of its last flights before retirement. Taken during the special ceremony dedicated to its definitive withdrawal.

* T.Laurent

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Sex Abr 09, 2010 8:46 am
por soultrain
Imagem

2036 (cn 683-2043) Assigned to JaboG (Fighter Bomber Wing) 34. Photographed during its deployment to Beja Portugal where GAF combat units were on regular training at that time

Re: Aeronaves da Guerra Fria

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:28 pm
por Enlil
Vertol H-21C Shawnee (Germany Federal Republic Army, Detmold_Germany, September 4, 1971)

http://img31.imageshack.us/img31/332/95411892.jpg

8307 (cn WG7) This heli of the German Army (Heer) in Niedermendig took part in a flying display on the occasion of an open-day of the British Army Air Corps. The H-21 (nickname "Flying Banana") was the predecessor of the CH-53G as a heavy transport helicopter in the German Army.

* Günter Grondstein