Bolívia ameaça cortar gás do Brasil e reacende tensão!

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#406 Mensagem por Brigadeiro » Sex Mai 18, 2007 6:32 pm

Confesso a minha ignorância... :oops: :oops: Nunca li Maquiavel, mas já li Sun Tzu. Sobre as notícias, infelizmente eu não leio os fatos direto da fonte e a única maneira de me manter "por dentro" é lendo (ou assistindo) o noticiário (manipulado ou não)... Ou então, leio do DB...
Só que da segunda fonte é muito mais complicado de se entender... Uns falam que a venda das refinarias por US$ 112mi foi um negoção, outros a maior burrice jamais feita por um brasileiro... Agora vem o Paraguai cantando de galo...
Afinal de contas, o que realmente está acontecendo? Foi um bom negócio ou não? A idéia da Brasken em investir na Bolívia é algo que presta ou mais uma estupidez?

Por favor, ajudem esse pobre ignorante a saber das coisas... Como faço parte da classe média que lê jornais, talvez seja por isso que eu tenha minha cabeça muito confusa e não consigo entender o óbvio, já que tenho que "dar ouvidos" aos editoriais maquiados de notícia... :oops:

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
PRick

#407 Mensagem por PRick » Sex Mai 18, 2007 6:39 pm

morcego escreveu:Senhores, me perdoem, mas ESTIVE lendo os post´s dos colegas, tentando ver uam VITÓRIA e uma grande jogada estratégica ONDE EXISTE UMA LASTIMAVEL PERDA PARA A NAÇÃO.

Antes de mais nada, quero salientar qeu DE 0.3% EM 0.3% nos estaremos indo parar é muito bem.

mas tomemos o caso como o ÓBVIO que foi amplamente divulgado.

A PETROBRAS ESTAVA JOGANDO DURO DESTA VEZ, pq sabe que será pressionada por orgãos públicos e acionistas.

LULA intefiriu no caso, É PÚBLICO que a contragosto ele fez isso, QUALQUER UM COM UM POUQUINHO de amigos em brasilia sabe que ele já esta no ponto de quebrar uma mesa toda vez que escuta o nome MORALES, pq? PQ MORALES sabe que lula não pode fazer nada além de aceitar ficar com o gás boliviano.

o fato CONTINUA perdoamos a divida de 500 MI da bolivia conosco, compramos, contruimos, operamos e REPRESENTAMOS (REPRESENTAVAMOS) com a PETROBRAS 15% do PIB da BOLIVIA.

e agora? entregamos para que a PDVSA possa chafurdar na lama.

CLARO, MORALES não tem como vender pra mais ninguém. toda via, PERDEMOS MUITO MAIS QUE DINHEIRO (SIM PERDEMOS), PERDEMOS MUITO MAIS QUE NEGOCIOS (SIM PERDEMOS) E TB PERDEMOS MUITO MAIS QUE INFLUÊNCIA (SIM tb PERDEMOS), ainda mais que tudo isso o que fazemos é nos distanciar cada vez mais das nossas posições, perdemos cada vez mais nossos PEÕES, PERDEMOS DINHEIRO, NEGOCIOS, INFLUÊNCIA mas principalmente PERDEMOS O RESPEITO..

MAS TUDO BEM, o grande irmão lula não será acusado de golpista um dia, quando morales cair, e garantimos o fornecimento de GÁS.

pena que agora o PARAGUAI é que vem pra cima de nós, QUAL SERÁ O PRÓXIMO 0,3% QUE VAMOS PERDER?

Vc está fazendo a leitura de nossos jornais, para eles nós perdemos, mesmo pq fazem da política externa um jogo de futebol, do tipo vencemos ou perdemos.

Como vc anda vendo a realidade por eles, gostaria de saber qual foi a matemática que perdemos recursos?

Ao contrário do que vc acha, perderíamos influência se tivéssemos seguido a linha de nossa imprensa reacionária. Portanto, minha análise aqui é oposta a sua neste ponto.

Novamente, nossa imprensa é que não tem respeito, nem pelo País, Governo, Nação, etc.. Ganhamos respeito pq tivemos atitudes diferentes ao outros países imperialistas. Principalmente, no exterior, afinal trata-se de política externa.

O Brasil deu perdão às dívidas de vários países, não só para a Bolívia, na verdade, o Brasil defendia tal atitude dos outros países, assim tinha que dar o exemplo. Vc acha isto ruim, mas é sua opinião, nada mais. :wink:

Quanto ao Paraguai, a história é diferente, parece que o Governo Brasileiro está propondo comprar a parte de Itaipu do Paraguai. Não misture os canais como nossos beócios midiáticos. :lol:

[ ]´s

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#408 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Mai 18, 2007 9:40 pm

PRick escreveu:Quanto ao Paraguai, a história é diferente, parece que o Governo Brasileiro está propondo comprar a parte de Itaipu do Paraguai. Não misture os canais como nossos beócios midiáticos. :lol:

[ ]´s

Muito boa analise.

O texto acima em negrito , então, é de uma profundidade assais interessante.

Na diplomacia as vezes temos que aparentemente perder para ganhar e é isto que está acontecendo. Nosso "bípede alado, mamífero voador noturno, da ordem dos Quirópteros" :lol: :lol: :lol: :lol: está p... da vida com o perdão da divida da Bolívia e com o Presidente, e assim não faz uma analise abrangente da situação. Perde-se aqui e ganha-se ali TODAVIA, (junto por favor) com o Paraguai o perdão da divida, se não me engano, foi em 19xx com Getulio e mesmo assim foi uma divida da guerra do Paraguai que vinha rolando desde 1870.

Fui :wink:

PRick

#409 Mensagem por PRick » Sex Mai 18, 2007 10:55 pm

Brigadeiro escreveu:Confesso a minha ignorância... :oops: :oops: Nunca li Maquiavel, mas já li Sun Tzu. Sobre as notícias, infelizmente eu não leio os fatos direto da fonte e a única maneira de me manter "por dentro" é lendo (ou assistindo) o noticiário (manipulado ou não)... Ou então, leio do DB...
Só que da segunda fonte é muito mais complicado de se entender... Uns falam que a venda das refinarias por US$ 112mi foi um negoção, outros a maior burrice jamais feita por um brasileiro... Agora vem o Paraguai cantando de galo...
Afinal de contas, o que realmente está acontecendo? Foi um bom negócio ou não? A idéia da Brasken em investir na Bolívia é algo que presta ou mais uma estupidez?

Por favor, ajudem esse pobre ignorante a saber das coisas... Como faço parte da classe média que lê jornais, talvez seja por isso que eu tenha minha cabeça muito confusa e não consigo entender o óbvio, já que tenho que "dar ouvidos" aos editoriais maquiados de notícia... :oops:

Até mais!

Thiago,

Não existe aqui caminho fácil, faz um tempo que relatei uma experiência feita como aluno de história, juntamos um grupo e passamos a comprar,diariamente, uma série de jornais, e comparávamos as notícias. Mesmo as mais corriqueiras apresentavam diferenças grandes, até mesmo nos fatos narrados! Hoje em dia com muito menos imprensa, e mais mídia eletrônica, a internet é uma ótima opção.

Creio que a pior prática, é achar que todas as notícias divulgadas são verdadeiras da maneira que foram divulgadas, saber a linha política na mídia também é aconselhável. Além disso, durante anos de prática, aprendi a separar os fatos, das opiniões e das especulações. Outra boa coisa, é checar na internet os dados apresentados, diretamente das fontes alegadas, não foram poucas vezes que percebi manipulação clara deles.

Das notícias que sairam sobre o que ocorre na Bolivia, dá para perceber uma clara intenção política nelas. Em relações entre Estados, Governos, não podemos aplicar lógicas de mercado, muito menos algo como ganhou ou perdeu, mesmo pq este tipo de julgamento só pode ser feito no longo prazo.

O que temos de fato é que o Governo fez um escolha, buscando um menor atrito, para ganhar no longo prazo, sabendo que é forte nossa dependência do gás boliviano. Não foi ingênuo ou enganado, pelo contrário optou pela prudência, evitando ser usado como bode expiatório dos problemas internos da Bolívia. Mas mesmo assim não perdemos recursos.

O Paraguai não veio agora, mas está buscando renegociar a dívida de Itaipu, como nós também, já que os juros estão baixando muito, dentro e fora do País. O galho é que ficamos dependentes do Paraguai pq optamos por isto no passado, como no caso da Bolívia. Na época, podería ser a opção mais acertada, mas ninguém sabe ao certo o futuro. :wink:

Pelo que li estamos querendo comprar a parte do Paraguai de Itaipu, pode ser uma solução para o problema. Por sinal, a notícia sobre o Paraguai e Itaipu já foi postada aqui no tópico.

É preciso tb correr atrás, é muito cômodo comprar na banca de jornais um único jornal, e ficar lendo ele somente por anos. A diversidade de fontes sempre é algo salutar.

[ ]´s

Kratos
Sênior
Sênior

#410 Mensagem por Kratos » Sex Mai 18, 2007 11:25 pm

Pra variar é tudo culpa imprensa, pqp....... vou me afogar na privada, é demais pra minha pessoa.

Luiz Bastos escreveu:
PRick escreveu:Quanto ao Paraguai, a história é diferente, parece que o Governo Brasileiro está propondo comprar a parte de Itaipu do Paraguai. Não misture os canais como nossos beócios midiáticos. :lol:

[ ]´s

Muito boa analise.

Na diplomacia as vezes temos que aparentemente perder para ganhar e é isto que está acontecendo. Nosso "bípede alado, mamífero voador noturno, da ordem dos Quirópteros" :lol: :lol: :lol: :lol: está p... da vida com o perdão da divida da Bolívia e com o Presidente, e assim não faz uma analise abrangente da situação. Perde-se aqui e ganha-se ali TODAVIA, (junto por favor) com o Paraguai o perdão da divida, se não me engano, foi em 19xx com Getulio e mesmo assim foi uma divida da guerra do Paraguai que vinha rolando desde 1870.

É mesmo? Ganhamos aonde então? Aonde? Aonde?

Eu não vejo, será que a mídia burguesa (reacionária, capitalista e inimiga do proletariado) me cega, ou sou simplesmente nacionalista (não entreguista) a ponto de achar que um país miserável como a Bolívia não o direito nem a moral pra levantar o dedo contra nós?

O Brasil tem que jogar duro é como todom mundo, não é só bater nos EUA e UE também não, é em todo mundo, Venezuela, Bolívia, Paraguai, todos sem exceção.

Ah mas o povo da Bolívia é pobrezinho.... e EU com isso? Ah mas nós massacramos os Paraguaios........ Israel não fica enchendo o saco da Alemanha por causa disso.

Como foi dito em outro tópico: "A farinha é pouca? Meu pirão primeiro."

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#411 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:19 am

delmar escreveu:Os nossos políticos, e nosso povo, são profundamente religiosos. A grande maioria seguidor de São Francisco de Assis. Não tem nada de Maquiavel ou Sun Tze. Os principios de vida, dos políticos e da maioria dos eleitores brasileiros são estes:
1. .. é dando que se recebe;
2.....é perdoando que se é perdoado.

Saudações

Putz! Chutou o pau da barraca de vez! :D :D

Aí é que está o detalhe: a adaptação dos textos de Maquiavel e Sun Tzu as obras católicas. Ou será o contrário??? rsrs

Sds,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#412 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:47 am

morcego escreveu:Senhores, me perdoem, mas ESTIVE lendo os post´s dos colegas, tentando ver uam VITÓRIA e uma grande jogada estratégica ONDE EXISTE UMA LASTIMAVEL PERDA PARA A NAÇÃO.

Antes de mais nada, quero salientar qeu DE 0.3% EM 0.3% nos estaremos indo parar é muito bem.

A PETROBRAS ESTAVA JOGANDO DURO DESTA VEZ, pq sabe que será pressionada por orgãos públicos e acionistas.

LULA intefiriu no caso, É PÚBLICO que a contragosto ele fez isso, QUALQUER UM COM UM POUQUINHO de amigos em brasilia sabe que ele já esta no ponto de quebrar uma mesa toda vez que escuta o nome MORALES, pq? PQ MORALES sabe que lula não pode fazer nada além de aceitar ficar com o gás boliviano.

o fato CONTINUA perdoamos a divida de 500 MI da bolivia conosco, compramos, contruimos, operamos e REPRESENTAMOS (REPRESENTAVAMOS) com a PETROBRAS 15% do PIB da BOLIVIA.

CLARO, MORALES não tem como vender pra mais ninguém. toda via, PERDEMOS MUITO MAIS QUE DINHEIRO (SIM PERDEMOS), PERDEMOS MUITO MAIS QUE NEGOCIOS (SIM PERDEMOS) E TB PERDEMOS MUITO MAIS QUE INFLUÊNCIA (SIM tb PERDEMOS), ainda mais que tudo isso o que fazemos é nos distanciar cada vez mais das nossas posições, perdemos cada vez mais nossos PEÕES, PERDEMOS DINHEIRO, NEGOCIOS, INFLUÊNCIA mas principalmente PERDEMOS O RESPEITO..

MAS TUDO BEM, o grande irmão lula não será acusado de golpista um dia, quando morales cair, e garantimos o fornecimento de GÁS.

pena que agora o PARAGUAI é que vem pra cima de nós, QUAL SERÁ O PRÓXIMO 0,3% QUE VAMOS PERDER?

Olá Morcego,

vamos por partes...

de 0,3% em 0,3% é a mesma coisa que 100%!!! rsrsrs Sei que não quis dizer isto, mas disse. heehehe

A Petrobrás jogar duro faz parte da estratégia do governo. Ela precisava fazer o seu papel, mostrar algo para seus acionistas. Fez isto, mas seguindo a orientação do governo. Sempre terá como argumento o fato do governo ter muda as coisas... Até aí nada de mais. Resumindo, discurso para inglês ver.

Este caso da Petrobrás-Bolívia e governo é análogo ao processo do término do FX pelo atual governo. Este último "salvou" a FAB de uma enroscada quando cancelou o programa e "puxou pra si" o ônus da responsabilidade política ao cancelar o programa, usando como argumento o Fome Zero. Acreditou nesta história quem quis.

Não perdemos nada para a Bolívia, quem perdeu e muito foi o Morales com seu projeto estatizante. Vendemos o "hardware" (plagiando o Marino), mas não vendemos a gestão, nem a logística e nem a estratégia comercial. Ainda virão de joelhos aos nossos pés. Acredite. Não será da noite para o dia, mas acontecerá.

Se o Morales não "mostrar serviço" ao seu país, cairá e rápido. Não terá Lula para salvá-lo, como este fez com o Chávez. Este último não terá mais apoio do governo brasileiro, cairá de maduro também. No mínimo, serão dois líderes regionais isolados política e comercialmente. Resumindo, é a quebradeira generalizada que se aproxima para os dois país. Sinto pela população humilde. Existe possibilidade disso não ocorrer? Sim! Mas depende de uma mudança radical nas retóricas e ações destes dois governos vizinhos.

No final do seu post você fala em perder. Tudo bem, algo que delicado, o tal do "perder". Por outro lado, o mercado é bem claro, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Logo, o que conta não é o que se perde e o que se ganha, mas saber se "em média" você está ganhando. Resumindo, todos ganham e perdem, mas no final você estará ganhando se estiver perdendo menos.

No mercado financeiro, ninguém aposta "no hoje", mas "no amanhã". Minhas apostas são claras: Bolívia se deu mal. De lambuja, o Chávez também se deu mal. Quero ver se ele banca a Bolívia por muito tempo sem prejudicar a sua economia. Quero ver o mesmo acontecendo em relação a Argentina.

Este assunto nos remete mais uma vez ao tópico criado pelo Marino lá no "Navais": Estratégias. Estratégia pode ser de qualquer natureza, e no caso Petrobrás-Bolívia, o governo usou uma. Gostemos ou não, o governo fez suas apostas, mas os reflexos serão sentidos a médlo e longo prazo, como tudo o que é planejado previamente (ou seja, a tal "estratégia").

Gostaria mais uma vez de deixar claro que não sou defensor deste governo e nem estou fazendo apologias, também não estou dizendo que a estratégia adotada será vitoriosa. Apenas disse que me pareceu a melhor estratégia, tal a única.

Grande abraço,

Orestes

PS: sai dessa amigo mamífero de asas! rsrsrs

orestespf
Sênior
Sênior

#413 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:51 am

PRick escreveu:

Vc está fazendo a leitura de nossos jornais, para eles nós perdemos, mesmo pq fazem da política externa um jogo de futebol, do tipo vencemos ou perdemos.

Como vc anda vendo a realidade por eles, gostaria de saber qual foi a matemática que perdemos recursos?

Ao contrário do que vc acha, perderíamos influência se tivéssemos seguido a linha de nossa imprensa reacionária. Portanto, minha análise aqui é oposta a sua neste ponto.

Novamente, nossa imprensa é que não tem respeito, nem pelo País, Governo, Nação, etc.. Ganhamos respeito pq tivemos atitudes diferentes ao outros países imperialistas. Principalmente, no exterior, afinal trata-se de política externa.

O Brasil deu perdão às dívidas de vários países, não só para a Bolívia, na verdade, o Brasil defendia tal atitude dos outros países, assim tinha que dar o exemplo. Vc acha isto ruim, mas é sua opinião, nada mais. :wink:

Quanto ao Paraguai, a história é diferente, parece que o Governo Brasileiro está propondo comprar a parte de Itaipu do Paraguai. Não misture os canais como nossos beócios midiáticos. :lol:

[ ]´s

X1000

Abração,

Orestes

PS1: estou te devendo uma resposta neste tópico, mas estou de acordo com o que escreveu nele.

PS2: adorei a forma prolixa no final deste post! rsrs

orestespf
Sênior
Sênior

#414 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:59 am

Kratos escreveu:Pra variar é tudo culpa imprensa, pqp....... vou me afogar na privada, é demais pra minha pessoa.

Luiz Bastos escreveu:

[ ]´s

Muito boa analise.

É mesmo? Ganhamos aonde então? Aonde? Aonde?

Eu não vejo, será que a mídia burguesa (reacionária, capitalista e inimiga do proletariado) me cega, ou sou simplesmente nacionalista (não entreguista) a ponto de achar que um país miserável como a Bolívia não o direito nem a moral pra levantar o dedo contra nós?

O Brasil tem que jogar duro é como todom mundo, não é só bater nos EUA e UE também não, é em todo mundo, Venezuela, Bolívia, Paraguai, todos sem exceção.

Ah mas o povo da Bolívia é pobrezinho.... e EU com isso? Ah mas nós massacramos os Paraguaios........ Israel não fica enchendo o saco da Alemanha por causa disso.

Como foi dito em outro tópico: "A farinha é pouca? Meu pirão primeiro."

Olá Kratos,

a culpa não é da imprensa, é dos ignorantes que a lêem, ouvem e vêem. A imprensa faz o seu jogo pessoal, cada um é que deveria ter o discernimento das coisas. Se não tem, a culpa é do indíviduo. Lamentável isso, mas é a verdade. Não dá pra ser completo em tudo... rs

Quanto a célebre frase "A farinha é pouca, meu pirão primeiro", me faz lembra de Exu pobre ou pé rapado. Aqui em casa uso o nome de tais praticantes de "rabo de encruza". Seria o amigo um deles?? rsrs

Respeitosamente,

Orestes

PS: caro Kratos, seus posts são legais, mas se me permitir gostaria de sugerir algo: abandone as ideologias, pois inteligência você tem, mas esta última fica cega diante da primeira.

PRick

#415 Mensagem por PRick » Sáb Mai 19, 2007 2:02 am

Luiz Bastos escreveu:

[ ]´s

Muito boa analise.

Sem meu post deu a entender o atual governo perdo-ou a dívida do Paraguai, isto não existiu! Pelo que me lembro, os beneficiados na AL, foram a Bolívia e o Haiti, além destes, têm vários países africanos na lista. O que vem se discutindo com o Paraguai é a dívida de Itaipu, e o preço da energia comprada do mesmo. Vc está certo quanto a dívida da Guerra do Paraguai. Foi perdoada faz tempo.

Este tipo problema me lembra a dívida da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, a França queria por que queria o pagamento total dela, algom inviável, chegou a ocupar parte da Alemanha, o resultado, foi uma crise gerada no País vizinho que culminou com o Nazismo. Depois foi a França pagou caro o preço de ser ocupada pela Alemanha.

Agir de forma vingativa em política externa parece ser uma maneira de criar e cultivar inimigos. Não leva a nada, apenas o acúmulo de ódios.

[ ]´s

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#416 Mensagem por Luiz Bastos » Sáb Mai 19, 2007 10:12 am

Querido amigo Kratos.

Ia responder seu post, mas os amigos o fizeram antes de mim, não deixando nada a mais para eu comentar.

O nível da discussão está excelente. Para bens a todos.

Um grande abraço Fui :wink:

orestespf
Sênior
Sênior

#417 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 10:50 am

PRick escreveu:
Luiz Bastos escreveu:

[ ]´s

Muito boa analise.

Sem meu post deu a entender o atual governo perdo-ou a dívida do Paraguai, isto não existiu! Pelo que me lembro, os beneficiados na AL, foram a Bolívia e o Haiti, além destes, têm vários países africanos na lista. O que vem se discutindo com o Paraguai é a dívida de Itaipu, e o preço da energia comprada do mesmo. Vc está certo quanto a dívida da Guerra do Paraguai. Foi perdoada faz tempo.

Este tipo problema me lembra a dívida da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, a França queria por que queria o pagamento total dela, algom inviável, chegou a ocupar parte da Alemanha, o resultado, foi uma crise gerada no País vizinho que culminou com o Nazismo. Depois foi a França pagou caro o preço de ser ocupada pela Alemanha.

Agir de forma vingativa em política externa parece ser uma maneira de criar e cultivar inimigos. Não leva a nada, apenas o acúmulo de ódios.

[ ]´s

Olá PRinck,

post muito bom! Esta última frase, que eu negritei, diz tudo. Essencialmente foi isto que o governo fez (e está fazendo) nas negociações com a Bolívia. Isto tem nome: sensatez!

Grande abraço,

Orestes

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#418 Mensagem por Marino » Sáb Mai 19, 2007 11:28 am

A submissão de Evo Morales

O Brasil é acusado de ser o Gigante Imperialista, mas é da Venezuela que a Bolívia está se tornando colônia. Há método nesse processo de satelitização da Bolívia pelo coronel Hugo Chávez. Além disso, complementam-se as vontades e ambições: as do presidente da Venezuela, de tornar-se o líder da região, transformando os vizinhos em filiais - para não dizer vassalos - de seu regime bolivariano, agora dito “socialismo do século 21”; e as do presidente da Bolívia, que tenta copiar os métodos de seu mestre para se manter e permanecer no poder por prazo indefinido.

A ascendência de Hugo Chávez sobre Evo Morales é impressionante. Foi ele o principal financiador da campanha eleitoral de seu colega. É do governo venezuelano, pilotado por venezuelanos, o helicóptero que Evo utiliza. Caracas paga os salários de médicos e professores cubanos que trabalham na Bolívia e bolsas para 5 mil bolivianos estudarem na Venezuela. É venezuelano o dinheiro - US$ 30 milhões - que Morales distribui às prefeituras. E foi Chávez quem custeou a rede de rádios comunitárias e de televisão que transmitem a propaganda bolivariana.

Na semana passada, com a consumação da desapropriação das refinarias da Petrobrás em Cochabamba e Santa Cruz, foi afastado o último obstáculo ao projeto da dupla Chávez-Morales. O Brasil seria, por razões históricas, geográficas e econômicas, o parceiro natural da Bolívia. Mas não há afinidade política entre os presidentes Morales e Lula - embora este último insista em dar ao ex-líder cocalero um inexplicável tratamento preferencial.

Sabe-se, há mais de ano, que o programa de governo de Evo Morales é o programa do coronel Chávez. O Decreto Supremo que nacionalizou os hidrocarbonetos foi escrito por técnicos emprestados pelo presidente da Venezuela. E, de lá para cá, o governo venezuelano nunca deixou de assessorar o governo boliviano, inclusive na edição do decreto que praticamente seqüestrou o fluxo de caixa das refinarias e levou à sua definitiva desapropriação.

A Bolívia não poderia tocar os negócios do petróleo e do gás com seus próprios recursos - que são ínfimos. Poderia contar com substanciais investimentos da Petrobrás, mas preferiu afastá-la para abrir caminho para a Venezuela. Antes mesmo da desapropriação se sabia que a Yacimientos Petroliferos Fiscales de Bolivia (YPFB) receberia apoio técnico e financeiro da venezuelana PDVSA. E, nem bem secou a tinta do distrato com a Petrobrás, a YPFB foi autorizada a fechar parceria com a PDVSA para a exploração de campos de petróleo e gás - atividade em que a autonomia da Petrobrás havia sido reduzida, a ponto de a estatal brasileira ter-se transformado em mera prestadora de serviços. Essa parceria deve ser inaugurada com a exploração do Campo de Madidi, situado no mesmo parque nacional onde a Petrobrás e a Total tinham uma concessão, que não pôde ser explorada por falta de licenciamento ambiental.

O governo boliviano espera receber de seu sócio, nos próximos meses, cerca de US$ 3 bilhões em investimentos. Com isso, espera encontrar e produzir, a partir de 2009, o gás necessário para cumprir o contrato de suprimento de 27 milhões de metros cúbicos de gás por dia, assinado com a Argentina. Com a produção atual, a Bolívia tem gás apenas para atender aos compromissos com o Brasil. Dada a pouca confiabilidade dessa fonte, faz bem a Petrobrás em redobrar esforços para acelerar a produção de gás na plataforma continental e construir plantas de conversão de gás liquefeito, que pode ser regularmente fornecido por outros países.

Mas o governo Lula parece não aprender com as duras lições que a dupla Morales e Chávez tem dado ao Brasil. Anuncia-se, agora, que a venda de aviões militares Supertucano para a Bolívia depende de financiamento do BNDES. Esse negócio certamente será bom para a Embraer. Mas a venda de armas é, antes de mais nada, um ato político - e é assim que essa transação precisa ser vista pelo governo brasileiro. Não há por que o Brasil vender armas a um país que a qualquer momento pode criar um incidente fronteiriço, com a expulsão dos fazendeiros brasileiros. E que assinou com a Venezuela um tratado militar que prevê a instalação de bases e o envio de soldados venezuelanos à Bolívia, em caso de conflito interno.

Fonte: Estado de São Paulo

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#419 Mensagem por Marino » Sáb Mai 19, 2007 11:29 am

Novo problema - ainda do Estadão:

Bolívia ameaça não vender gás à TermoCuiabá

Faltam garantias de fornecimento dos 2,2 milhões de metros cúbicos diários previstos em contrato

Tânia Monteiro

A ausência de garantia da Bolívia quanto ao fornecimento do volume de gás necessário para a TermoCuiabá operar em capacidade máxima abriu uma nova “peleja” bilateral. O governo brasileiro ameaça desautorizar a usina térmica a pagar o preço redefinido em fevereiro passado - de R$ 4,20 por milhão de BTUs -, caso a administração de Evo Morales não se comprometa, por escrito, a manter um suprimento de 2,2 milhões de metros cúbicos diários. Trata-se do volume previsto no contrato da usina com seus fornecedores privados - hoje submetidos às deliberações da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

A situação torna-se crítica à medida que avança o período de seca no Centro-Oeste brasileiro. Nessa época, a TermoCuiabá funciona em plena carga e necessita dos 2,2 milhões de metros cúbicos para gerar cerca de 480 megawatts (MW) médios. A usina responde por 70% da demanda de energia elétrica de Cuiabá (MT).

“Concordamos em aumentar o preço do gás, desde que fosse mantido o fornecimento do volume previsto no contrato. Agora, a Bolívia nos diz que está com dificuldades para garantir essas remessas”, afirmou uma fonte próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Insistimos que a Bolívia tem de garantir os 2,2 milhões de metros cúbicos diários para que possa mos pagar os US$ 4,20. Se não há como garantir o volume, não há como garantir o preço.”

O novo imbróglio com a Bolívia vem a se somar à expropriação do fluxo de caixa das duas refinarias de petróleo da Petrobrás no país, determinada no dia 6 pelo presidente boliviano, Evo Morales. Essa iniciativa levou a Petrobrás a optar pela sua retirada completa desse setor, com a venda das unidades por US$ 112 milhões para a YPFB, em duas parcelas. A nova peleja confronta-se também com o acordo fechado em fevereiro passado, durante a visita de Evo ao presidente Lula.

Na ocasião, a delegação boliviana obteve o aval do governo brasileiro para a elevação do preço do gás fornecido à TermoCuiabá, de US$ 1,19 para US$ 4,20 por milhão de BTU (unidade térmica britânica usada para medir o volume de gás). Evo Morales conseguiu extrair também do governo Lula um reajuste disfarçado para o volume de 26 milhões de metros cúbicos ao dia que a Bolívia envia à Petrobrás, no Brasil.

O acordo previu que o gás metano continuaria com o preço anteriormente fixado - de US$ 4,20 por milhão de BTU. Mas os gases e líquidos com maior valor calorífico, que também escoam pelo Gasoduto Brasil-Bolívia, seguiriam a cotação internacional. Nas contas do governo boliviano, esse cálculo significará o pagamento adicional de US$ 100 milhões pela Petrobrás à Bolívia neste ano.

PRick

#420 Mensagem por PRick » Sáb Mai 19, 2007 12:33 pm

Marino escreveu:Novo problema - ainda do Estadão:

Bolívia ameaça não vender gás à TermoCuiabá

Faltam garantias de fornecimento dos 2,2 milhões de metros cúbicos diários previstos em contrato

Tânia Monteiro

A ausência de garantia da Bolívia quanto ao fornecimento do volume de gás necessário para a TermoCuiabá operar em capacidade máxima abriu uma nova “peleja” bilateral. O governo brasileiro ameaça desautorizar a usina térmica a pagar o preço redefinido em fevereiro passado - de R$ 4,20 por milhão de BTUs -, caso a administração de Evo Morales não se comprometa, por escrito, a manter um suprimento de 2,2 milhões de metros cúbicos diários. Trata-se do volume previsto no contrato da usina com seus fornecedores privados - hoje submetidos às deliberações da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

A situação torna-se crítica à medida que avança o período de seca no Centro-Oeste brasileiro. Nessa época, a TermoCuiabá funciona em plena carga e necessita dos 2,2 milhões de metros cúbicos para gerar cerca de 480 megawatts (MW) médios. A usina responde por 70% da demanda de energia elétrica de Cuiabá (MT).

“Concordamos em aumentar o preço do gás, desde que fosse mantido o fornecimento do volume previsto no contrato. Agora, a Bolívia nos diz que está com dificuldades para garantir essas remessas”, afirmou uma fonte próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Insistimos que a Bolívia tem de garantir os 2,2 milhões de metros cúbicos diários para que possa mos pagar os US$ 4,20. Se não há como garantir o volume, não há como garantir o preço.”

O novo imbróglio com a Bolívia vem a se somar à expropriação do fluxo de caixa das duas refinarias de petróleo da Petrobrás no país, determinada no dia 6 pelo presidente boliviano, Evo Morales. Essa iniciativa levou a Petrobrás a optar pela sua retirada completa desse setor, com a venda das unidades por US$ 112 milhões para a YPFB, em duas parcelas. A nova peleja confronta-se também com o acordo fechado em fevereiro passado, durante a visita de Evo ao presidente Lula.

Na ocasião, a delegação boliviana obteve o aval do governo brasileiro para a elevação do preço do gás fornecido à TermoCuiabá, de US$ 1,19 para US$ 4,20 por milhão de BTU (unidade térmica britânica usada para medir o volume de gás). Evo Morales conseguiu extrair também do governo Lula um reajuste disfarçado para o volume de 26 milhões de metros cúbicos ao dia que a Bolívia envia à Petrobrás, no Brasil.

O acordo previu que o gás metano continuaria com o preço anteriormente fixado - de US$ 4,20 por milhão de BTU. Mas os gases e líquidos com maior valor calorífico, que também escoam pelo Gasoduto Brasil-Bolívia, seguiriam a cotação internacional. Nas contas do governo boliviano, esse cálculo significará o pagamento adicional de US$ 100 milhões pela Petrobrás à Bolívia neste ano.

Sempre o Estadão o Panfletão numero Um, os problemas são decorrentes de nossa dependência, e foi o Governo Tucano, apoiado pelo Estadão em Editorial Aberto, quem fez estes e outros contratos que nos tornaram dependes da Bolívia, agora, interessante que tais "notícias" só saem no Estadão, parece mesmo que são fofocas ou rumores na primeira parte.

Na segunda parte, usa a velha tática de requentar notícias velhas, não existiu nenhum aumento no preço do gás, mas sempre esteve na pauta o pagamento do petróleo e demais recursos associados a extração do gás boliviano, nosso querido panfleto omite este fato, para fazer apologias as suas conclusões.

Tb não fala que o adicional pago a maior, será lucrativo pq teremos direito a processar, vender o petróleo e demais insumos associados a extração do gás, ou seja, é um bom negócio. Não estamos pagando mais pelo gás, mais por um produto adicional. Veja que o capitalismo do ESTADÃO só vale para seus patrões, já que o Jornal prega coisas, compre e não pague nada pelo que está comprando. Querem que a Bolívia nos dê de presente o Petróleo associado a extração do gás.

Depois faz algo corriqueiro, MENTE, as Refinarias foram vendidas, mas ninguém avisou isto a jornalista, não axiste um antigo problema para ser somado ao pseudo novo problema. Duas mentiras juntas não fazem uma verdade, apenas comprovam o que o Estadão é LIXO IDEOLÓGICO travestido de imprensa. Como o um certo personagem mexicano falava, Gentalha! Gentalha! :lol: :lol:

Cumpre ainda observar que o preço pago pela Termoelétrica era muito abaixo do mercado, e que a Argentina paga acima de US$ 5,00 pelo mesmo metro cúbico de gás. E não estou vendo a Argentina reclamar, o preço do gás boliviano é baixo, mesmo neste caso.

Não só vendemos as Refinarias, como seremos pagos para operá-las e venderemos peças de reposição e demais insumos necessários ao funcionamento das duas. Comprovando aquilo que a Petrobrás dizia há mais de 06 meses, não nos interessa ficarmos proprietários das Usinas, sob o regime de prestadores de serviços. Mas nada impede ficarmos sob o mesmo regime, uma vez vendidas as Usinas. Ganhamos pelos 02 lados, já o Sr. Evo Morales, comprou as 02 Usinas, mas não tem como operá-las, ou seja, pagou e não levou. Depois tem gente achando que ele fez um bom negócio, fez populismo barato com os recursos do Estado Boliviano.

Porém, o galho continua, ficamos dependentes do País mais instável do mundo, e não podemos fazer muito no curto prazo. Graças aos políticos apoiados pelo Estadão.

[ ]´s

Responder