Marinha de Portugal
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Como eu sempre acreditei, elas acabarão por vir para a nossa Marinha, embora com possível atraso relativamete ao inicialmente pensado, que seria nos inícios do Verão de 2006.
Se entretanto leram o discurso do novo CEMA (que está na página da Marinha) que ontem tomou posse, de concreto ele referiu a modernização da Armada, referindo-se explicitamente apenas aos 2 submarinos e aos NPO's.
Nada disse sobre as OHP nem sobre o NavPol.
Ou foi lapso, ou está a ser demasiadamete prudente, querendo marcar distâncias relativamente ao duro discurso de despedida de Vidal de Abreu.
Se entretanto leram o discurso do novo CEMA (que está na página da Marinha) que ontem tomou posse, de concreto ele referiu a modernização da Armada, referindo-se explicitamente apenas aos 2 submarinos e aos NPO's.
Nada disse sobre as OHP nem sobre o NavPol.
Ou foi lapso, ou está a ser demasiadamete prudente, querendo marcar distâncias relativamente ao duro discurso de despedida de Vidal de Abreu.

- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Raúl:
No tópico "Lusíada" está lá o que eu vi na TVI.
Mas deu mais coisas noutros canais?
O que eu vi foram 2 VdG, um pequeno patrulha e o Bérrio ao lado de uma das fragatas, e um submarino, para além de um Linx que pairava junto do sub.
Ao nível da FAP apenas mostraram um heli AluetteIII a resgatar cidadãos que estavam suportamente sequestrados e que foram libertos por um grupo de Rangeres do Exército, e falou para as câmaras um oficial do "Fuzos" a explicar parte do exercício.
No tópico "Lusíada" está lá o que eu vi na TVI.
Mas deu mais coisas noutros canais?
O que eu vi foram 2 VdG, um pequeno patrulha e o Bérrio ao lado de uma das fragatas, e um submarino, para além de um Linx que pairava junto do sub.
Ao nível da FAP apenas mostraram um heli AluetteIII a resgatar cidadãos que estavam suportamente sequestrados e que foram libertos por um grupo de Rangeres do Exército, e falou para as câmaras um oficial do "Fuzos" a explicar parte do exercício.

- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
A DESPEDIDA
Assim ficará a Armada apenas com o NRP Barracuda, o último dos 4 Daphné adquiridos nos anos 60, até 2010/2012, altura em que se espera que seja substituído pelos 2 U-209PN alemães.
Esperemos que se concretize a sua planeada preservação por parte da Armada (o ideal) ou por parte de outra entidade pública ou privada.
É uma parte da história da Marinha portuguesa do século XX que se vai, tal como as corvetas das classes JC e BdA e das fragatas da classe Cmd. João Belo.
E o pior:
Vai, sem que para já nada os substitua.
4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”
2005-12-05
No próximo dia 7 de Dezembro o submarino “Delfim” irá efectuar a sua última imersão, após ter estado ao serviço da Marinha durante 37 anos.
O Delfim, um dos submarinos da classe Albacora, foi lançado pela primeira vez à água a 23 de Setembro de 1968, em Nantes, e entrou ao serviço da Armada Portuguesa a 1 de Outubro 1969 sob o comando do então Capitão Tenente Costa Monteiro.
Durante a sua longa actividade operacional navegou 44 307 horas, das quais 30 743 em imersão, tanto nos mares do Atlântico, como no Mediterrâneo, participando em vários exercícios Nacionais e NATO.
Este submarino navegou no Mediterrâneo e Oceano Atlântico tendo realizado operações típicas da Guerra Fria até 1989, passando a realizar depois desta data acções de vigilância, de recolha de informações estratégicas para o Estado Português, missões de suporte e infiltrações de Forças Especiais, de operações de apoio avançado à Força Naval, assim como participou no treino das Fragatas da luta anti-submarina e dos aviões de patrulha marítima.
A participação destes meios nas missões de treino no Reino Unido garantiram a possibilidade dos navios de superfície da Armada integrarem, de forma gratuita, o treino FOST (Flag Office Sea Training) em Plymouth – UK.
É de realçar ainda, a muito elogiada participação deste submarino da Marinha Portuguesa no embargo à ex-Jugoslávia em 1993, na participação da contenção da Força Naval opositora durante esse conflito.
Vai assim, o Delfim fazer a sua última imersão, a 7 de Dezembro de 2005, despedindo-se da vida activa da forma mais digna possível, que é realizar uma última patrulha.
Assim ficará a Armada apenas com o NRP Barracuda, o último dos 4 Daphné adquiridos nos anos 60, até 2010/2012, altura em que se espera que seja substituído pelos 2 U-209PN alemães.
Esperemos que se concretize a sua planeada preservação por parte da Armada (o ideal) ou por parte de outra entidade pública ou privada.
É uma parte da história da Marinha portuguesa do século XX que se vai, tal como as corvetas das classes JC e BdA e das fragatas da classe Cmd. João Belo.
E o pior:
Vai, sem que para já nada os substitua.

- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2915 vezes
- Agradeceram: 2585 vezes
- Nautilus
- Intermediário
- Contato:
Esperemos que se concretize a sua planeada preservação por parte da Armada
Rui o grande DELFIM vai ser perservado e aberto ao publico em Viana do Castelo aonde ira ficar ate ao fim dos seus dias, quanto a Barracuda possivelmente ira ser entregue a autarquia de Cascais para o mesmo fim.
Honra lhes seja prestada
ET PLURIBUS UNUN
Cumprimentos
Nautilus
Cumprimentos
Nautilus
- P44
- Sênior
Nautilus escreveu:Esperemos que se concretize a sua planeada preservação por parte da Armada
Rui o grande DELFIM vai ser perservado e aberto ao publico em Viana do Castelo aonde ira ficar ate ao fim dos seus dias, quanto a Barracuda possivelmente ira ser entregue a autarquia de Cascais para o mesmo fim.
Honra lhes seja prestada
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Amigo Nautilus
Obrigado pelas Boas Noticias

ps- Já agora, não sei se sabem, no passado sábado, na rvista "Grande Reportagem", que vem com o DN, saiu uma foto-reportagem do BARRACUDA

*Turn on the news and eat their lies*
- P44
- Sênior
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
ó amigos do califado de alem mar, alguem poderia me falar o valor dos Navios patrulha novos que estao a fabricar?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

- P44
- Sênior
alfsapt escreveu:Einsamkeit escreveu:ó amigos do califado de alem mar, alguem poderia me falar o valor dos Navios patrulha novos que estao a fabricar?
...quem o Califa?
Adivinha.....
![[022]](./images/smilies/022.gif)
Grande Raul !!!!!

Quando puderes posta so fotitas, amigo!!!!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Viram ontem a reportagem , no Telejornal??????
*Turn on the news and eat their lies*