Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36644
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#406 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 27, 2014 9:34 pm

Foxtrot, aviões comerciais não se contam em anos de fabricação para efeito de comparativos técnicos somente, mas, e principalmente, em ciclos de voo. E creio eu que sabes disso.
E no caso dos 767, pelos requisitos previstos, estas aeronaves terão, salvo engano, uma longa vida operacional em ciclos pela frente. Juntamente com o fato de que o número de ciclos para as mesma ser também devidamente baixo, exatamente pelos motivos expostos acima. E a FAB sabe bem disso.
O fato de ser ou não a IAI que irá fornecer tal modificação não significa que a proposta seja menos válida caso fosse a fabricante original. Até porque, ambas ofertaram aeronaves usadas para este certame, embora a Boeing também tenha oferecido aeronaves novas a partir do projeto do KC-46.
Enfim, vamos ter aeronaves praticamente novas, tanto do ponto de vista da idade cronológica, pois que obrigatoriamente tem de ter menos de 10 anos, e também por força dos requisitos, um baixo número de ciclos, a fim de se permitir seu uso no longuíssimo prazo, como prevê a FAB.
Não há e nem haverá nenhum problema em operar aeronaves usadas. Sejam elas Airbus ou Boeing. A questão aqui aqui a ser apontada é: vamos ter cacife financeiro para apoiar e manter três, ou mais, aeronaves do porte de um 767, quando sequer tínhamos para manter "simples" 707? :roll:

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#407 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 28, 2014 12:04 pm

A questão aqui aqui a ser apontada é: vamos ter cacife financeiro para apoiar e manter três, ou mais, aeronaves do porte de um 767, quando sequer tínhamos para manter "simples" 707?
Cada geração mais nova é mais barata de se manter. O 767 tem 2 turbinas ao invés das 4 do 707, e são mais atuais. Além disso a TAM, e diversas companhias aéreas estrangeiras operam essa aeronave no Brasil, o que já facilita manutenção e peças.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1902
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 794 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#408 Mensagem por arcanjo » Qua Mai 28, 2014 3:46 pm

da redação - 28/5/2014
FAB e o KC-X2

Nota de esclarecimento

Tecnologia & Defesa esclarece aos leitores:

Divulgamos nota sobre notícia referente ao Programa KC-X2, que versa sobre a seleção de uma nova aeronave de reabastecimento em voo e transporte de cargas, para a Força Aérea Brasileira. A notícia foi veiculada originalmente em mídia estrangeira, na internet. No início da tarde desta quarta feira, recebemos do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), a seguinte mensagem, aqui reproduzida:
Imagem
Imagem

Caro Editor da Revista Tecnologia & Defesa.

Em relação à matéria divulgada hoje neste veículo sobre o Projeto KC-X2, o Centro de Comunicação Social esclarece que as negociações contratuais ainda estão em andamento.

Atenciosamente,

_____________________________________________________
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Assessoria de Imprensa

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Presente na vida dos brasileiros



http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1728

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#409 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 28, 2014 5:32 pm

Coloquei essa dúvida em outro Fórum...

Eu estava lendo sobre Cingapura e o fato de que os A330 deles serão usados e fui dar uma pesquisada e vi que a Airbus não só oferece modelos novos do A330 convertidos para REVO como também usados.

Aí vem a pergunta... por que não solicitamos esse tipo de informação para a Airbus e colocamos Airbus e Boeing 'novos' para disputar essa concorrência contra 767 usados convertidos pela IAI (claramente mais baratos)?

Não seria mais vantajoso em termos de negociações colocar aeronaves 'usadas/convertidas' contra aeronaves 'usadas/convertidas'? (mesmo que a IAI no fim ainda assim fosse a vencedora).

Tem coisas que realmente eu não entendo.

Nada contra o vetor escolhido e sim a oportunidade de podermos negociar mais vantagens.

Enfim...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#410 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 28, 2014 6:33 pm

Rápida e interessante comparação entre o KC-135 e o KC-767.
Serve como base para vermos a evolução entre os nossos antigos KC-137 e os futuros KC-767 MMTT.

Imagem

Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#411 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 28, 2014 6:53 pm

O 767 é um modelo wide body, onde o charuto (corpo) da aeronave é bem mais largo que o do 707, que é um narrow body. Para passageiros, o primeiro representa dois corredores entre as poltronas, e três fileiras de poltronas. Outra vantagem é que a TAM opera rotas para os EUA nas principais cidades brasileiras, com essa aeronave.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#412 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 28, 2014 7:03 pm

Alcantara escreveu:Rápida e interessante comparação entre o KC-135 e o KC-767.
Serve como base para vermos a evolução entre os nossos antigos KC-137 e os futuros KC-767 MMTT.

Imagem

Imagem
Só para deixar claro, esse é o KC-767 da USAF e não o que estamos comprando que são duas coisas totalmente distintas.

O "Nosso" 767 ficará entre o KC-135 e o KC-767 da USAF. Sem dúvida uma melhoria gigante, mas outra aeronave.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#413 Mensagem por Justin Case » Qua Mai 28, 2014 9:18 pm

Carlos Lima escreveu:Coloquei essa dúvida em outro Fórum...

Eu estava lendo sobre Cingapura e o fato de que os A330 deles serão usados e fui dar uma pesquisada e vi que a Airbus não só oferece modelos novos do A330 convertidos para REVO como também usados.

Aí vem a pergunta... por que não solicitamos esse tipo de informação para a Airbus e colocamos Airbus e Boeing 'novos' para disputar essa concorrência contra 767 usados convertidos pela IAI (claramente mais baratos)?

Não seria mais vantajoso em termos de negociações colocar aeronaves 'usadas/convertidas' contra aeronaves 'usadas/convertidas'? (mesmo que a IAI no fim ainda assim fosse a vencedora).

Tem coisas que realmente eu não entendo.

Nada contra o vetor escolhido e sim a oportunidade de podermos negociar mais vantagens.

Enfim...

[]s
CB_Lima
Lima, boa noite.

O processo tradicional não prevê uma emissão seletiva de RFP, pelo menos dentre as empresas que teriam capacidade de atender à necessidade e de ter aceitação do Governo. O passo seguinte é um short list para continuar apenas com as melhores ofertas oficiais.
Obs.: o processo do F-X, usando o RFI (sem compromisso) para estabelecer um short list foi, digamos, heterodoxo.
Como são as empresas que recebem os RFP, é possível que a Airbus tenha escolhido ofertar sua solução com equipamento novo. Certamente o resultado técnico seria muito melhor, e o retorno financeiro para a empresa também, se fosse escolhida essa oferta.
Mas, em termos de custo para a modificação de aeronaves antigas, uma empresa grande como a Airbus não tem condições de competir com as empresas mais enxutas que atuam prioritariamente nesses projetos de mudanças de configurações de aeronaves.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#414 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 28, 2014 9:26 pm

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu:Coloquei essa dúvida em outro Fórum...

Eu estava lendo sobre Cingapura e o fato de que os A330 deles serão usados e fui dar uma pesquisada e vi que a Airbus não só oferece modelos novos do A330 convertidos para REVO como também usados.

Aí vem a pergunta... por que não solicitamos esse tipo de informação para a Airbus e colocamos Airbus e Boeing 'novos' para disputar essa concorrência contra 767 usados convertidos pela IAI (claramente mais baratos)?

Não seria mais vantajoso em termos de negociações colocar aeronaves 'usadas/convertidas' contra aeronaves 'usadas/convertidas'? (mesmo que a IAI no fim ainda assim fosse a vencedora).

Tem coisas que realmente eu não entendo.

Nada contra o vetor escolhido e sim a oportunidade de podermos negociar mais vantagens.

Enfim...

[]s
CB_Lima
Lima, boa noite.

O processo tradicional não prevê uma emissão seletiva de RFP, pelo menos dentre as empresas que teriam capacidade de atender à necessidade e de ter aceitação do Governo. O passo seguinte é um short list para continuar apenas com as melhores ofertas oficiais.
Obs.: o processo do F-X, usando o RFI (sem compromisso) para estabelecer um short list foi, digamos, heterodoxo.
Como são as empresas que recebem os RFP, é possível que a Airbus tenha escolhido ofertar sua solução com equipamento novo. Certamente o resultado técnico seria muito melhor, e o retorno financeiro para a empresa também, se fosse escolhida essa oferta.
Mas, em termos de custo para a modificação de aeronaves antigas, uma empresa grande como a Airbus não tem condições de competir com as empresas mais enxutas que atuam prioritariamente nesses projetos de mudanças de configurações de aeronaves.
Abraço,

Justin
Valeu Justin [100]

Então em teoria a Airbus não teria como competir com a IAI seja oferecendo aeronaves novas ou usadas para modificar para REVO?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#415 Mensagem por Justin Case » Qua Mai 28, 2014 9:33 pm

Carlos Lima escreveu: Valeu Justin [100]

Então em teoria a Airbus não teria como competir com a IAI seja oferecendo aeronaves novas ou usadas para modificar para REVO?

[]s
CB_Lima
LIma,

Nova, sim. Mas acho que não iria colocar na sua linha três aeronaves usadas para modificar. Creio que o retorno não compensaria.
Abraço,

Justin.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#416 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 28, 2014 9:55 pm

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu: Valeu Justin [100]

Então em teoria a Airbus não teria como competir com a IAI seja oferecendo aeronaves novas ou usadas para modificar para REVO?

[]s
CB_Lima
LIma,

Nova, sim. Mas acho que não iria colocar na sua linha três aeronaves usadas para modificar. Creio que o retorno não compensaria.
Abraço,

Justin.
Pelo que eu entendi é o que está acontecendo em Cingapura. Além disso é bom lembrar que o trabalho não está sendo feito na "Airbus" e sim em uma filial assim como o trabalho do nosso 767 será feito na TAP.

Sendo assim, será que tal trabalho não poderia ser feito na TAM? (que se eu não me engano faz a manutenção do A330).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#417 Mensagem por Justin Case » Qua Mai 28, 2014 9:58 pm

Carlos Lima escreveu:
Justin Case escreveu: LIma,

Nova, sim. Mas acho que não iria colocar na sua linha três aeronaves usadas para modificar. Creio que o retorno não compensaria.
Abraço,

Justin.
Pelo que eu entendi é o que está acontecendo em Cingapura. Além disso é bom lembrar que o trabalho não está sendo feito na "Airbus" e sim em uma filial assim como o trabalho do nosso 767 será feito na TAP.

Sendo assim, será que tal trabalho não poderia ser feito na TAM? (que se eu não me engano faz a manutenção do A330).

[]s
CB_Lima
Ai, sim.
Concordo. Seria uma solução viável.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#418 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 29, 2014 3:50 am

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu: Pelo que eu entendi é o que está acontecendo em Cingapura. Além disso é bom lembrar que o trabalho não está sendo feito na "Airbus" e sim em uma filial assim como o trabalho do nosso 767 será feito na TAP.

Sendo assim, será que tal trabalho não poderia ser feito na TAM? (que se eu não me engano faz a manutenção do A330).

[]s
CB_Lima
Ai, sim.
Concordo. Seria uma solução viável.
Abraço,

Justin
Sim... o meu ponto era exatamente esse... a mesma 'solução' da IAI só que pela Airbus (na TAM, por exemplo).

Acho engraçado que por tudo que já li não exploramos essa alternativa nem como forma de barganhar com a IAI.

Oportunidade perdida. :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#419 Mensagem por sapao » Qui Mai 29, 2014 6:39 pm

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu:Coloquei essa dúvida em outro Fórum...

Eu estava lendo sobre Cingapura e o fato de que os A330 deles serão usados e fui dar uma pesquisada e vi que a Airbus não só oferece modelos novos do A330 convertidos para REVO como também usados.

Aí vem a pergunta... por que não solicitamos esse tipo de informação para a Airbus e colocamos Airbus e Boeing 'novos' para disputar essa concorrência contra 767 usados convertidos pela IAI (claramente mais baratos)?

Não seria mais vantajoso em termos de negociações colocar aeronaves 'usadas/convertidas' contra aeronaves 'usadas/convertidas'? (mesmo que a IAI no fim ainda assim fosse a vencedora).

Tem coisas que realmente eu não entendo.

Nada contra o vetor escolhido e sim a oportunidade de podermos negociar mais vantagens.

Enfim...

[]s
CB_Lima
Resumindo: a FAB emitiu a procura e as empresas ofereceram as propostas que melhor lhes cabia, o porque da EADS não oferecer uma aeronave usada e sim uma nova é uma escolha que tem responsabilidade na empresa e não na FAB; até porque o pedido explicitava "aeronaves novas ou usadas...".

entendido?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#420 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 29, 2014 7:00 pm

sapao escreveu:
Justin Case escreveu:
Resumindo: a FAB emitiu a procura e as empresas ofereceram as propostas que melhor lhes cabia, o porque da EADS não oferecer uma aeronave usada e sim uma nova é uma escolha que tem responsabilidade na empresa e não na FAB; até porque o pedido explicitava "aeronaves novas ou usadas...".

entendido?
Então saquei, coube a EADS submeter a proposta e eles escolheram uma aeronave nova (assim como a Boeing) para disputar com uma usada (IAI).

Deram mole... ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder