Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#406 Mensagem por Wolfgang » Seg Jun 08, 2009 11:27 am

Não parece que tenha sido avariado por centenas de bolas de gelo...




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#407 Mensagem por Bourne » Seg Jun 08, 2009 11:48 am

Acho que teve muito mais a ver com problemas nos sensores/computadores/software de voo do que com a tempestade ou coisa parecida. O resto foi consequência.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#408 Mensagem por Skyway » Seg Jun 08, 2009 11:51 am

Eu já agora vejo uma perda de controle relativa a tempestade+falha de sensores, resultando na falha estrutral grave pelas forças G's.

Mas penso tambem que existe as possibilidades de as panes reportadas podem ter sido durante a queda, já que 4 minutos é o tempo de queda da altitude que ele estava.




AD ASTRA PER ASPERA
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#409 Mensagem por Enlil » Seg Jun 08, 2009 12:07 pm

Por acaso o pedaço sendo recolhido era a deriva vertical ou um profundor?...




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#410 Mensagem por Skyway » Seg Jun 08, 2009 12:09 pm

Deriva vertical, só ela recebe a Logo da Air France.




AD ASTRA PER ASPERA
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#411 Mensagem por Enlil » Seg Jun 08, 2009 12:26 pm

Skyway escreveu:Deriva vertical, só ela recebe a Logo da Air France.
Foi o q pensei. Obrigado, [ ].




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#412 Mensagem por ninjanki » Seg Jun 08, 2009 12:34 pm

Pelo que ví, o leme neste caso está inteiro. Comparei com fotos dos lemes destruidos de Airbus em outros modelos em acidentes anteriores, e não parece ser o caso. Claro, estou imaginando que não foi o profundor inteiro que se separou do avião para causar o acidente, mas sim que essa parte foi separada do avião durante o acidente...

Allan




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#413 Mensagem por DELTA22 » Seg Jun 08, 2009 12:43 pm

Bourne escreveu:Acho que teve muito mais a ver com problemas nos sensores/computadores/software de voo do que com a tempestade ou coisa parecida. O resto foi consequência.
Eu levantei essa hipótese lá atrás, destacando que essas avarias tinham como fonte principal as questões climáticas. Obviamente o caso dos sensores nunca me ocorreu que poderia ser, não sei se ocorreu mesmo isso. Talvez nem seja só por isso... Enfim, vou esperar pra ver!

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1978
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#414 Mensagem por gusmano » Seg Jun 08, 2009 2:03 pm

Pois é..o leme tá ali..

[]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#415 Mensagem por soultrain » Seg Jun 08, 2009 3:02 pm

Sindicato da Air France pede aos pilotos para não pilotarem Airbus A330 e A340
Um sindicato da Air France pediu aos pilotos que se recusem a pilotar os Airbus A330 e A340 até que a companhia substitua os sensores de velocidade. Estes aparelhos podem ter estado na origem do acidente do A330 que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris no passado dia 1 de Janeiro.
Ana Luísa Marques
anamarques@negocios.pt

Um sindicato da Air France pediu aos pilotos que se recusem a pilotar os Airbus A330 e A340 até que a companhia substitua os sensores de velocidade. Estes aparelhos podem ter estado na origem do acidente do A330 que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris no passado dia 1 de Janeiro.

O sindicato Alter, que representa 12% dos pilotos da companhia francesa, quer que a Air France substitua, pelo menos, dois dos três sensores de velocidade de cada avião, disse o porta-voz do sindicato, François Hamant.

"Tomamos esta decisão após a leitura das mensagens técnicas" enviadas automaticamente pelo Air France A330 que, há uma semana, desapareceu dos radares com 228 passageiros a bordo.

"A Air France comunicou aos pilotos que vai acelerar o programa de substituição destes aparelhos. Não sou um perito mas isto faz-nos recear que o assunto é muito sério", disse François Hamant, citado pela Bloomberg.

Alguns dados confusos dos sensores de velocidade podem ter desencadeado uma série de situações que acabaram por culminar na queda do avião da Air France que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, disse o responsável pela investigação ao acidente.

A companhia tem vindo a substituir estes sensores, produzidos pela Thales, desde finais de 2007. Primeiro no A320 e, desde Maio, no A330 e no A340.

Os pilotos da Air France são representados por seis sindicatos. O maior, o SNPL-ALPA, que representa 50% dos pilotos, ainda não realizou nenhuma recomendação.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#416 Mensagem por Brasileiro » Seg Jun 08, 2009 3:39 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Brasileiro escreveu:Só uma curiosidade minha...

Em que parte de um avião como esse Airbus fica localizada a Caixa-preta?



abraços]

Em 2003, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam ser compostas de no mínimo 2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”, um grupo deveria ficar próximo ao cockpit e o outro o mais longe possível.
Em 2008, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam utilizar sistemas rígidos de gravação (tipo cartão de memória), no lugar das fitas magnéticas e ampliou o número de informações mínimas que deveriam ser gravadas nos equipamentos.
De não me engano, o modelo A300-200 conta com três pares redundantes de caixas-preta. Um próximo ao cockpit, um na altura das asas e outro no fim da aeronave, considerada a região mais resistentes a acidentes.
Quanto a busca do equipamento submerso, após contato com a água ele inicia emissão acústica automática na freqüência 37,5 KHz, cujo alcance é cerca de 4.267 metros.
Acredito que apesar de difícil, não é tão improvável a localização de um par, ainda mais com a presença de navios e um submarino equipados com sistemas adequados.

Abs

José Carneiro
Muitíssimo obrigado amigo,

Mas será que a esta altura estariam ainda tais equipamentos emitindo sinais sonoros, uma semana após o acidente?
Se sim, realmente não seria tão improvável a localização da mesma, já que aeronaves P-3, Atlantique e Fragatas peritas em busca de submarinos atravéz do som estão varrendo a área.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#417 Mensagem por Brasileiro » Seg Jun 08, 2009 3:46 pm

Acabei de conseguir o dado.

O sinal acústico emitido pela caixa-preta (Underwater Locator Beacon, ULB) é enviado por cerca de 30 dias. Mas já houve casos em que o sinal foi detectado com o dobro do tempo.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#418 Mensagem por Skyway » Seg Jun 08, 2009 3:59 pm

Brasileiro escreveu:
JOSE CARNEIRO escreveu:
Em 2003, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam ser compostas de no mínimo 2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”, um grupo deveria ficar próximo ao cockpit e o outro o mais longe possível.
Em 2008, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam utilizar sistemas rígidos de gravação (tipo cartão de memória), no lugar das fitas magnéticas e ampliou o número de informações mínimas que deveriam ser gravadas nos equipamentos.
De não me engano, o modelo A300-200 conta com três pares redundantes de caixas-preta. Um próximo ao cockpit, um na altura das asas e outro no fim da aeronave, considerada a região mais resistentes a acidentes.
Quanto a busca do equipamento submerso, após contato com a água ele inicia emissão acústica automática na freqüência 37,5 KHz, cujo alcance é cerca de 4.267 metros.
Acredito que apesar de difícil, não é tão improvável a localização de um par, ainda mais com a presença de navios e um submarino equipados com sistemas adequados.

Abs

José Carneiro
Muitíssimo obrigado amigo,

Mas será que a esta altura estariam ainda tais equipamentos emitindo sinais sonoros, uma semana após o acidente?
Se sim, realmente não seria tão improvável a localização da mesma, já que aeronaves P-3, Atlantique e Fragatas peritas em busca de submarinos atravéz do som estão varrendo a área.


abraços]
Pelo que eu soube, o P-3 já foi embora.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1978
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#419 Mensagem por gusmano » Seg Jun 08, 2009 5:26 pm

Creio que este sinal só será detectado pelo submarino ou pelos meios navais presentes na area. Porém, a prioridade no momento é outra. Acho que só quando o sub frances chegar é que vão começar a procurar pela caixa preta.

[]´s




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#420 Mensagem por Slip Junior » Seg Jun 08, 2009 7:50 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:Em 2003, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam ser compostas de no mínimo 2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”, um grupo deveria ficar próximo ao cockpit e o outro o mais longe possível.
Me desculpa, mas você poderia dizer de onde tirou? Até onde eu saiba, o máximo que a FAA exige em aviões são 2 gravadores.
JOSE CARNEIRO escreveu:De não me engano, o modelo A300-200 conta com três pares redundantes de caixas-preta. Um próximo ao cockpit, um na altura das asas e outro no fim da aeronave, considerada a região mais resistentes a acidentes.
Não posso afirmar com certeza mas tenho uma enorme desconfiança de que essa informação está bastante errada.
Brasileiro escreveu:O sinal acústico emitido pela caixa-preta (Underwater Locator Beacon, ULB) é enviado por cerca de 30 dias. Mas já houve casos em que o sinal foi detectado com o dobro do tempo.
30 dias é o mínimo estipulado pela AC 21-10A. Além disso, a mesma fala que o ULB tem que operar em profundidades de até 20.000 pés (+6.000 metros).

Abraços




Responder