EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: EE-T1 Osório

#406 Mensagem por Alitson » Ter Ago 18, 2009 3:25 pm

Moccelin escreveu:Os Tamoyos 1 e 2 eram sim evoluções diretas do Caxias (M-41C), mas o 3 já era um projeto independente, claro, aproveitava muitos conceitos, mas era independente.

Essa de "o canhão era importado, o motor era importado, o computador de tiro era importado", e falando de blindados qual não é??? Hoje em dia é muito difícil trabalhar só com peças fabricadas dentro do país, mesmo nos projetos do poderoso EUA.

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/CCTIIIRADIOGRAFIA.pdf

[]s :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Adelphi
Moderador
Moderador
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 1:21 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#407 Mensagem por Adelphi » Ter Ago 18, 2009 7:10 pm

Meus parabéns Bacchi! Sempre nos dando uma aula, o texto é muito esclarecedor.
abraços,




Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: EE-T1 Osório

#408 Mensagem por eligioep » Qua Ago 19, 2009 9:51 am

Parabéns, Bacchi. Excelente matéria.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36822
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: EE-T1 Osório

#409 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2009 12:16 pm

Como podemos perfeber foi uma questão, também, de mentalidade da época o fracasso dos projetos de Tamoyo/Osório. Caso tivessemos tido a visão necessária de futuro (EB/GOVERNO FEDERAL), ambos os modelos, quem sabe, até poderiam ter evoluído aos nossos dias.

Como comentei anteriormente, vejo o Tamoyo, ainda hoje como uma exelente opção para uma nova arma blda do CFN, vistas as suas características e as possibilidades técnico/industriais que lhe são particulares e mais vantajosas que uma versão II do Osório, bem mais complexo de se reaver. Mas isso é só exercício de imaginação.

Quem sabe a partir do apredizado com os erros cometidos, EB e MD possam reativar nossa cav com blidados nacionais no futuro, agora sem os fetichismos, achismos e proselitismos da época...

abraços




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#410 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Set 19, 2009 9:46 am

Prezados colisteiros (com o perdão do Sr. Túlio) eu estou anexando uma (e a mais grotesca) das inúmeras “estórias” que apareceram na internet sobre o Osório.

Até esta, a pior que eu encontrei foi de Paulo Mendonça, no sitio português Áreamilitar. Achei a mesma tão absurda que enviei ao sitio meus comentários. Não me responderam.

Este material que estou anexando encontrei no sítio http://pt.shvoong.com/law-and-politics/ ... -da-engesa, indicado por um conhecido.

Eu sinceramente não sei se ele foi escrito em função do que o autor acha que é verdade, ou é pura gozação.

O texto tem coisas tão grotescas e absurdas, que sinceramente eu acredito mais na hipótese de gozação. A reunião dirigida pela CIA, os erros sobre o que era a ENGESA, os 7 Northrop F5 oferecidos (e dados) etc etc etc tudo isto cheira a brincadeira.

Bacchi

Em todo caso para vocês apreciarem, aí vai o texto (por favor, se alguém conhecer o autor, peço informar):

O fim da Engesa

Autor : Luís Henrique Tamura

Na década de 80, a Arábia Saudita anunciou o interesse em reforçar seu exército com a compra de uma quantidade significativa de tanques de guerra. Gerou uma expectativa em diversos países do mundo inteiro, entre eles estava uma empresa brasileira que havia iniciado sua ingressão neste mercado, a Engesa - Engenheiros Especializados S/A - até pouco tempo fabricante de veículos especiais em fibra de vidro, para o segmento de fora de estrada, estabelecida na cidade de São José dos Campos em São Paulo. A Engesa resolveu entrar no setor de armamentos pesados com a fabricação de tanques de guerra como o Osório, Urutu, entre outros. Destacou-se no mercado por apresentar equipamentos mais leves, mais ágeis, mais rápidos, mais eficientes e mais capacitados. Diante das expectativas geradas no mercado, os sauditas para não declinarem para uma compra expressando favorecimento, resolveram estabelecer uma prova em seu território, onde os tanques de guerra dos principais países interessados na venda de seus produtos, competissem entre si. Os tanques da Engesa competiram com os M-1 Abrams, AMX 40 e Challenger. Tanques de guerra da França, EUA, Inglaterra, União Soviética entre outros, estavam muito interessados nesta negociação, mas foram vencidos pelo Osório da Engesa que venceu em sua categoria, assim como o Urutu, entre outros.
A Arábia Saudita anunciou a compra imediata de nada menos que 500 unidades. A comemoração na fábrica da Engesa foi geral. Imediatamente a empresa solicitou a compra de material para fabricação, enquanto os seus representantes foram até a Arábia Saudita para finalizar a negociação. Acordo firmado, negócio fechado, retornaram ao brasil. Enquanto isso, um dirigente de alta patente da CIA norte-americana conversava com homens do governo dos EUA. Os EUA temiam negociar a venda de equipamentos com alta tecnologia com os árabes, interpretando que era um país que estava ao seu lado como parceiro, mas que poderia passar para o outro de um momento para o outro (no final das contas quem deixou de ser parceiro foi o Iraque). O dirigente falou: "vocês não precisam ter medo de vender nossos caças F-5 para os árabes.", "como não? Podem passar a ser nossos inimigos da noite para o dia!" responderam os homens do governo americano. No que o dirigente respondeu: "podemos vender, ninguém está falando em ensinar a pilotar.". Representantes do governo dos EUA foram à Arábia Saudita e conversaram com o Xeique árabe: "Vocês querem comprar nossos caças?", "Claro, são os melhores do mundo, melhores do que os Mirrage, melhores do que os Mig soviéticos", respondeu o xeique, no que ouviu dos representantes do governo norte-americano: "Mas para comprar nossos caças, vocês precisam comprar nossos tanques de guerra.". "Seus tanques???? Mas eles foram os piores nos testes!!". "Sim, mas para comprar nossos caças, precisam comprar nossos tanques.". A Arábia Saudita então, de um momento para o outro, cancelou a compra dos tanques da Engesa, no que tomaram de surpresa toda a diretoria da empresa brasileira. Tentaram reclamar, negociar, mas nada poderia ser feito, a compra fora cancelada, sem respeitar nenhum papel, nenhuma assinatura. Conduziram a fábrica da Engesa com todos os materiais adquiridos para a fabricação dos tanques encomendados à ruína total. Faliram com a empresa. Por outro lado, a Arábia Saudita adquiriu 7 caças F-5 e logo no primeiro mês de compra, dois entraram em parafuso no ar, enquanto que outros dois se colidiram em pleno vôo. Outras aeronaves ficaram no solo até apodrecerem completamente, visto que não havia sido negociado o aprendizado dos pilotos árabes para os equipamentos.
A fábrica da Engesa faliu, mas seus tanques de guerra ainda resistem ao tempo vencendo barreiras, passando por escadarias como se estivessem em áreas de passeio.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#411 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 19, 2009 11:27 am

Huahuahuahuauhahuahuahuahuahuauhahuahuahua!!!

CARACA!!! Nunca lí um texto tão absurdo na minha vida!!!

É um erro atrás do outro, tipo, primeiro tem que a Engesa tinha acabado de entrar no mercado de armamento, sendo que já era exportadora a um bom tempo, depois fala que os produtos dela eram "mais leves, mais ágeis, mais rápidos, mais eficientes e mais capacitados", ok, com os três primeiros até que dá pra concordar, mas mais capacitados foi o fim! Depois sugeriu que o "Urutu, entre outros" também participaram da concorrência, que não tem nada a ver.

E aí começa a melhor parte! A Arábia Saudita naquela época á era um dos aliados mais aliados dos EUA, junto com Israel era um dos poucos países que operam certos sistemas norte-americanos com pouquíssimas (se não nenhuma) restrição e ainda por cima em quantidades razoavelmente altas, e isso desde o início da década de 90, F-5 então eles devem operar desde quando? Uma pesquisa rápida responde, desde 1972! Maomenos quando a Engesa começou a crescer... E na época da concorrência dos MBTs eles já operavam F-15!

Aí vem a BESTEIRA FINAL, que foi dizer que os Abrams foram os piores nos testes! Pô, TODOS os artigos falando sobre o Osório são bem claros quanto a isso... O Osório junto com o Abrams foram o Shor List daquela concorrência, o Osório venceu tecnicamente, mas o Abrams levou politicamente... E claro, isso foi o fim da Engesa sim, mas não porque comprou os equipamentos pro contrato Saudita, mas sim porque gastou rios de dinheiro num proeto até então com UM possível comprador externo, e um equipamento que não era prioridade para o EB (Alguma coisa era prioridade pro EB naquela época???). Apostaram tudo num único contrato mas se esqueceram que no mercado militar nem sempre vale o desempenho técnico, vale também o político, e nisso os Americanos, na época, e com quem tinha MUITO DINHEIRO, eram invencíveis! E claro, ainda tiveram o incrível azar de apresentar o projeto ao mundo bem no fim da guerra fria, e aí descambou geral!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#412 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 19, 2009 6:18 pm

Nossa, quanta teoria da conspiração existe quanto a derrota do Osório por aí...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: EE-T1 Osório

#413 Mensagem por Bourne » Sáb Set 19, 2009 7:01 pm

O autor é um que vê conspirações em todos os cantos. É só dar uma googada na internet com o nome "Luís Henrique Tamura" que acharás textos muito doidos dele.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60841
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#414 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 7:12 pm

Eu, em primeiro lugar, ainda não sei o que é 'colisteiro' nem seu significado prático, mas já devo certamente ter sido chamado de kôzaz piores em meus 46 anos... 8-]

Em segundo lugar, essa charla do Tamoyo nunca me deixa esquecer um post (um só? VÁRIOS!) do GUERRA onde ele diz que 'é só aparecer o $$$ que aparece empresa e projeto, a Bernardini era uma fábrica de COFRES, POWS!!!

Por fim, sobre a 'interessante' possibilidade de se ter HOJE carros de trinta e poucas toneladas como MBTs eu só posso dizer que espero sinceramente que um dia se robusteça as pontes e viadutos e ferrovias do Brasil. Pensando bem, pode ser uma interessante 'estratégia defensiva', se os nossos carros não passam na ponte sem cair junto com ela no rio, os do inimigo também não vão passar... :roll:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#415 Mensagem por Paisano » Sáb Set 19, 2009 7:17 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Prezados colisteiros (com o perdão do Sr. Túlio) eu estou anexando uma (e a mais grotesca) das inúmeras “estórias” que apareceram na internet sobre o Osório.

Até esta, a pior que eu encontrei foi de Paulo Mendonça, no sitio português Áreamilitar. Achei a mesma tão absurda que enviei ao sitio meus comentários. Não me responderam.
Prezado Senhor Bacchi,

Um dos responsáveis pelo site "Área Militar" é o usuário PT:

memberlist.php?mode=viewprofile&u=94

Tenho certeza de que ele, pelo que eu o conheço, terá o maior prazer em responder a uma MP do senhor.

Um abraço.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#416 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2009 4:50 am

Interessante a comparação...

http://farm4.static.flickr.com/3533/3775853121_824bd01010_b.jpg




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#417 Mensagem por Moccelin » Dom Set 20, 2009 9:16 am

Só um pequeno comentário sobre as fotos... Realmente o Osório é uma cópia melhorada do M1A1! Tipo, a capacidade hunter killer apareceu antes no Osório 120mm e depois foi "copiada" no M1A2 (e não é teoria da conspiração). Hoje é impossível um projeto moderno de blindado sem isso (até de blindados sobre rodas, a torre CT-CV que teoricamente equipará o Uruveco 105mm tem essa capacidade).

A grande carta na manga do Osório naquela disputa era, juntamente com isso, o fato de que TUDO de eletrônico nele era o estado da arte, tudo mesmo, e o peso reduzido dele o tornou imbatível nas provas de agilidade no deserto.

Todos concordam que realmente existiu a "conspiração" para o Abrams levar, mas não foi nada de CIA não, foi um simples jogo comercial e de NECESSIDADE dos sauditas! A guerra estava à vista, e junto com os novos Abrams os EUA ofereciam o apoio da SUA cavalaria (no caso "Armor")... O Brasil nem nos seus sonhos mais megalomaníacos teria condições de prestar apoio aos sauditas! Aí 3 anos depois a guerra fria oficialmente acabou, a nossa política não fez o que se esperaria numa hora dessas (encomendar, mesmo que fosse a conta-gotas), e a Engesa, sem clientes e com as dívidas advindas do projeto, faliu!

Traduzindo tudo, não tem o que reclamar, a Engesa foi mais uma empresa que sofreu horrores com o fim da Guerra Fria e o desmantelamento de boa parte da indústria de defesa MUNDIAL, o único detalhe é que as empresas dos países maiores receberam apoio dos seus respectivos governos, a nossa não, e o resultado todo mundo conhece.

P.S.: Guerra, você costuma falar da questão de que com o dinheiro a indústria de defesa floresce, e cita a Bernardini que fabricava cofres e depois começou a modernizar blindados, chegando a fabrica-los e tal... Isso, se formos olhar a história de n indústrias da área, é normal, empresas que mechiam com A, aí viam que poderiam utilizar o seu know-how e trabalhar no mercado de defesa e migram... Temos N exemplos disso, são empresas automotivas que trabalham em projeto de blindados (GMC, Cadillac, Ford, Porsche, por exemplo), fábricas de máquinas de costura que viram grandes fabricantes de armamento (esqueci quais agora, mas tem mais de um exemplo), e por aí vai. Atualmente o que vemos é o contrário, é a união de inúmeras indústrias de defesa em grandes conglomerados. Mas ainda existe espaço pra fábriqueta de fundo de quintal apresentar um produto tecnologicamente avançadíssimo para a área de defesa.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: EE-T1 Osório

#418 Mensagem por Matheus » Dom Set 20, 2009 10:09 am

Túlio escreveu:Eu, em primeiro lugar, ainda não sei o que é 'colisteiro' nem seu significado prático, mas já devo certamente ter sido chamado de kôzaz piores em meus 46 anos... 8-]
acho que este termo advem dos antigos fóruns onde as mensagens eram recebidas em listas de emails, como o antigo fórum do sistemasdearmas que não sei se existe ainda. Lembro que foi o primeiro fórum que participei sobre o assunto lá pelos idos de 2000/2001. O moderador era o G-LOC que anda por aqui e tinha(não sei se existe ainda o sistemadearmas) uma página sobre equipamentos muito boa.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#419 Mensagem por Bolovo » Sex Out 02, 2009 9:06 pm

EE-T1 ‘Osório’ - primeira parte
A história do primeiro MBT brasileiro

http://www.forte.jor.br/?p=5235




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: EE-T1 Osório

#420 Mensagem por Enlil » Sáb Out 03, 2009 7:21 pm

Muito interessante o tópico. Parabéns, Bacchi. Excelente matéria. [ ], até mais...




Responder