Re: MMRCA - FX Indiano
Enviado: Seg Ago 09, 2010 8:33 am
Prick,PRick escreveu:Santiago escreveu: A ver...a diferença é +/- essa, considerando cargas externas de 1t para ambos:
Rafale com comb. interno + 1t externo
24,5t - 9,5t = 15t (apenas com combustível interno)
15t + 1t = 16t ou 16.000kg ou 35.242lb
T/Wpc = 34.000 / 35.242 = 0,96
T/Wsem pc = 22.500 / 35.242 = 0,64
SH
14,8 (vazio) + 6,8t (comb interno) = 21,6t
21,6t + 1t = 22,6t ou 22.600kg ou 47.577lb
T/Wpc = 44.000 / 47.577 = 0,92
T/Wsem pc = 30.000 / 47.577 = 0,63
Os números ainda são melhores, vamos considerar o peso vazio do Rafale em 10 toneladas, a capacidade interna de combustível é de 4,5 toneladas, com mais uma tonelada, chegamos a 15,5 toneladas ou 34.171 libras. Então seriam 34.000/34.171= 0,99.
Agora temos que acrescentar um outro número muito importante, relação da carga alar ao peso da aeronave, quer dizer, o Rafale pesa em ordem de combate 15,5 toneladas, e tem carga alar de 45,70m².
Já o SH pesa na ordem mínima de combate 22,6 toneladas e tem carga alar 46,45 m².
Então somem esses dados para termos uma idéia da capacidade de sustentação do caça, e imaginem que essas relações são muito importantes na medida que ganhamos altitude. O F-18E foi baseado num caça bombadeiro médio, otimizado para combate ar-solo em baixas e médias altitudes, de uso terrestre. Se tentou fazer um caça naval multifuncional a partir disso.
Dá para imaginar a diferença de desempenho para atuar, onde os caças foram todos testados, na Caxemira? Coloquem aí algo ao redor 10.000 metros ou mais.
[]´s
Não faça mágica. O Rafale não precisa.
Segundo a Dassault: http://www.dassault-aviation.com/en/def ... s.html?L=1
Weight:
Empty………………………………… ....10-ton class (aqui falta precisão. Isso pode ser de 10,001t a 10,999t)
Max……………………………………… 24,500 kg (54,000 lb) DADO
Fuel (internal)……………………………. 4,700 kg (10,300 lb)
Fuel (external)…………………………… 7,500 kg (16,500 lb)
Max external capability…………………. 9,500 kg (20,950 lb) DADO
Subtraindo-se a capacidade externa máxima do peso máximo:
24,5t - 9,5t = 15t (Peso de decolagem sem cargas externas)
[]s