CONCENTREM-SE NOS EQUIPAMENTOS DE MÉDIA ALTITUDE
Acho que fui bastante claro e é uma boa dica. Aconselho a todos darem uma olhada no depoimento do Amorim na CREDN ontem.
Abraços
Pepê
knigh7 escreveu:Ô Pepê,
Eu procurei algo sobre artilharia antiaérea de média altura que o Amorim tenha dito ontem na Comissão e não achei nada.
Já que vc tá aí no MD, vc não pode colocar a transcrição do que ele disse nesse sentido, ou pelo menos indicar onde ela está?
Vou passar uma informação de cocheira. O RFI da antiaérea NÃO SERÁ REALIZADO EM TOTUM. Depende de grana da Copa e o que está garantido é o míssil de média altitude, a modernização dos canhões existentes e o SABER, além do que já temos.
Quanto ao ministro, em primeiro lugar, destacou a questão orçamentária. Em segundo, revelou que o PEAD nunca foi escrito. Falou, basicamente, que vai procurar a consolidação de programas de maneira a viabilizar os requerimentos. Pouca gente sabe, mas as três forças armadas mantêm mais de 1.000 programas de reequipamento e modernização, muitos deles paralelos. Vai haver uma reunião no início de dezembro para consolidar os projetos.
Abraços
Pepê
PRick escreveu:Pois é, parece claro que a prioridade é modernizar o que já existe. Os 40mm L70, os 35 mm e o FILAS, que vão ficar com as mesmas especificações dos canhões usados pelo Gepard, quer dizer capazes de usar a munição AHead e serem acoplados a sistemas modernos de direção e rastreio.
A outra prioridade será para um sistema do tipo TOR, descrito como de média altura.
O que será relegado para um segundo plano é exatamente o material da mesma faixa de uso dos Gepards, são os sistemas de curto alcance de tubo e manpads, para ser usado na linha de frente e com maior mobilidade. Quer dizer só serão adotados se existir uma proposta de baixo custo, alta comunabilidade e com garantias de manutenção e suporte. Vamos dizer assim, o EB vai aceitar até gambiarras para ter uma solução de muito baixo custo, porque se for o caso, não vai comprar nada para essa função.
O Gepard, pelo que sei, não está nos planos. Se vier, é porque está muito barato. Acredito na compra de mais Igla-S, na modernização dos equipamentos de tubo (centrais radares e de comunicação) e na compra de um sistema de média altitude. Outros programas ficam para depois. Quanto ao Gepard, é uma solução de merda!
Abraços
Pepê