Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Barao Vermelho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3961 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Out 13, 2008 2:35 pm

Caros amigos, defendo tambem a aquisiçao das lanchas CB90, tanto para a MB quanto para os FN e Exercito, ta na hora te termos equipamentos de excelente qualidade, e uniformes nas forças.




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P44
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3962 Mensagem por P44 » Ter Out 14, 2008 10:02 am

New Defense Secretariat Will Centralize Helicopter Purchases for the Armed Forces


(Source: Brazilian Ministry of Defence; issued Oct. 9, 2008)


(Issued in Portuguese; unofficial translation by defense-aerospace.com)



BRASILIA --- The Ministry of Defence will create a new secretariat for the acquisition of certain materiél and equipment intended for the Navy, Army and Air Force, and including the new helicopters to be produced by Helibras. The announcement was made by the Minister of Defence, Nelson Joabim, during a visit to the headquarters of the army air corps (Aviação do Exército) in Taubaté (Sao Paolo state)last Wednesday [Oct. 8—Ed.]

“We are heading for the creation of a secretariat for the acquisition of defence equipment so we are not pulverized,” the minister said. “We will benefit from a scale effect and a major organization which will define the armed forces’ procurement strategies.”

Another administrative change already explained by the minister to the armed forces commanders is the restructuring of their annual budgets. The goal is to separate maintenance activities intended to sustain their organizations from actions intended to improve their equipment, the latter being undertaken as individual programs.

With this separation, Defence will be able to prioritize programs and provide the funding needed for their implementation. These changes will be tested in 2009, with the goal of introducing them with the 2010 budget process.

Regarding the EC-725 transport helicopters, the successor of the Super Cougar, the minister explained that they will be included in the umbrella MoU that will be signed in December by Brazilian President Luiz Inácio Lula da Silva and French President Nicolas Sarkozy, and which will also cover the conventional and nuclear-powered submarines.

“The relative contracts will be signed immediately afterwards. This will be done through the individual armed service, but with a common feature: the centralization of acquisition through the Ministry of Defence,” Jobim said.

A purchase of at least 50 helicopters is planned; this number is considered the minimum quantity for production investment in Brazil to be viable.

-ends-




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PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3963 Mensagem por PRick » Qui Out 16, 2008 11:19 pm

irlan escreveu:estranho, eu tinha lido em algum lugar que o governo tinha feito um negócio para a compra de 12 mil mi-35, tinham mencionado preço total e tudo.....era tudo especulação?
A única transação de helos já definida são as dos EC-725, o resto, dizem estar fechada a compra dos Mi-35 e tem o ofereciemento dos EUA de BH´s, no entanto, nada foi anunciado oficialmente.

[ ]´s




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Thor
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3964 Mensagem por Thor » Qui Out 16, 2008 11:24 pm

cicloneprojekt escreveu:
irlan escreveu:estranho, eu tinha lido em algum lugar que o governo tinha feito um negócio para a compra de 12 mil mi-35, tinham mencionado preço total e tudo.....era tudo especulação?
Esse aí é o negócio mais nebuloso da FAB em muitos anos. Não se sabe mais o status desse programa, nem se será levado a cabo ainda. Algumas fontes da imprensa especializada dão conta de que o negócio está fechado precisando apenas de canetada. Mas não se houve falar nada em termos oficiais.
Pelo menos já tem pessoal fazendo a preparação, estudos, etc..., com local em Porto Velho, viagens a Israel, Rússia, etc...
Pacote já está programado com cursos na Rússia, etc... Por que não anunciado ainda?? Sabe-se lá, talvez porque o pacote final logístico e integração da Elbit, além dos brinquedos que vão levar, ainda não estão 100% fechados.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3965 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 16, 2008 11:35 pm

Thor escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Esse aí é o negócio mais nebuloso da FAB em muitos anos. Não se sabe mais o status desse programa, nem se será levado a cabo ainda. Algumas fontes da imprensa especializada dão conta de que o negócio está fechado precisando apenas de canetada. Mas não se houve falar nada em termos oficiais.
Pelo menos já tem pessoal fazendo a preparação, estudos, etc..., com local em Porto Velho, viagens a Israel, Rússia, etc...
Pacote já está programado com cursos na Rússia, etc... Por que não anunciado ainda?? Sabe-se lá, talvez porque o pacote final logístico e integração da Elbit, além dos brinquedos que vão levar, ainda não estão 100% fechados.
Tomara que seja isto então. Já está me dando urticária a falta de comentários oficiais.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3966 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sex Out 17, 2008 8:28 am

Engraçado qd começou essa licitação, diziam que ela seria resolvida em questão de semanas e que não se arrastaria como o a novela mexicana FX2 a missão......agora meses depois todas as revistas especializadas dão conta de sua finalização pelo MI-35(li na última FA) porém nada oficial.....pq a demora??? medo de admitir que compraram material russo (além dos iglas) ?? :twisted: :twisted:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3967 Mensagem por Oziris » Sex Out 17, 2008 8:45 am

O que eu soube, que eles querem o MI-35, mais com mísseis israelenses.
Poque eu não sei.
[]'s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3968 Mensagem por Alcantara » Sex Out 17, 2008 9:08 am

Oziris escreveu:O que eu soube, que eles querem o MI-35, mais com mísseis israelenses.
Poque eu não sei.

[]'s

Porque, na minha opinião, não se deve confiar no fluxo de abastecimento de armas de um pais que também fornece armas para os nossos potenciais oponentes. :roll:
E, de mais a mais, a nossa parceria com os israelenses tem rendido ótimos frutos, acho muito natural essa preferência. :wink:


Abraços!!! :|




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3969 Mensagem por Oziris » Sex Out 17, 2008 9:23 am

Pode ser. [003]

[]'s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3970 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 17, 2008 10:15 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:Engraçado qd começou essa licitação, diziam que ela seria resolvida em questão de semanas e que não se arrastaria como o a novela mexicana FX2 a missão......agora meses depois todas as revistas especializadas dão conta de sua finalização pelo MI-35(li na última FA) porém nada oficial.....pq a demora??? medo de admitir que compraram material russo (além dos iglas) ?? :twisted: :twisted:
Muito provavelmente é porcausda da explicação dada pelo Thor, de que está se discutindo a integração de aviônica não-russa no equipamento. Isso leva a uma demora mesmo, mais do que haveria se naturalmente nós encomendássemos um Mi-35 padrão apcote fechado de fábrica.

O que aparentemente teremos é um Mi-35BR




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3971 Mensagem por knigh7 » Ter Out 21, 2008 9:48 am

VALOR ECONÔMICO


Helibras inicia seleção de fornecedores

Marli Olmos
de São Paulo e Marselha

Enquanto se discutem os efeitos da crise, silenciosamente a gigante aeroespacial européia EADS (European Aeronautics Defense and Space) deu início ao processo de classificação de fornecedores do Super Cougar, o helicóptero que será produzido no Brasil, a partir de um pedido de 51 unidades que o governo brasileiro deverá referendar até dezembro. Em processo de expansão da capacidade na fábrica instalada em Marselha, na França, única do mundo que produz o mesmo modelo, a Eurocopter, divisão de helicópteros da EADS, acompanha a estratégia do grupo europeu de diversificar as bases de produção, investindo mais nos mercado emergentes.

O processo de qualificação de fornecedores brasileiros começou com um encontro com fabricantes de componentes. A partir daí, a matriz da empresa, na França, enviou formulários. As empresas que se consideram em condições de fornecer peças para o novo helicóptero já começaram a enviar os formulários preenchidos . Os fornecedores em potencial são praticamente os mesmos que abastecem a Embraer. Por isso, grande parte tem fábricas na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, onde está instalada a fabricante de aviões brasileira.

A crise não mudou os planos do grupo EADS de expandir a produção de helicópteros no Brasil. A indústria que disputa os céus não pode parar nas crises. A chegada de um helicóptero ao mercado leva anos. E a produção de um, em média, 18 meses. A entrega da primeira unidade da encomenda do governo brasileiro deverá ocorre somente daqui a dois anos. Para que todas as aeronaves a serem encomendadas pelo governo estejam prontas serão necessários sete anos.

O Brasil é um dos países que integra a estratégia da EADS de expandir as operações fora da Europa. Hoje, além das unidades européias na França, Alemanha e França, o grupo produz helicópteros nos Estados Unidos, Austrália e China, além do Brasil.

Na sede da Eurocopter, localizada em Marignane, distrito de Marselha, no sul da França, a fábrica chegou ao limite da capacidade. A construção de novo hangar permitirá acomodar em breve o aumento no ritmo de produção.

Nos quatro últimos anos, o faturamento mundial da Eurocopter, que lidera o mercado, praticamente dobrou, para 4,17 bilhões de euros. Em sete anos, as entregas duplicaram para 488 unidades e os planos da companhia são dobrar mais uma vez o volume até 2020. Daí o interesse por expandir a atividade em novos pólos.

Essa indústria se expande para acompanhar uma demanda de mercado que dá mostras que ainda tem muito a crescer, segundo os executivos do setor. Além da demanda para o uso militar, o diretor geral da EADS no Brasil, Eduardo Marson Ferreira, aponta o crescimento populacional nas metrópoles, o que leva à intensificação do uso do helicópteros nos grandes centros urbanos.

Em grandes cidades, pesa o aspecto da segurança, que eleva a demanda do transporte de determinados valores por via aérea. Além disso, crescem as missões de resgate, incluindo aí a intervenção de helicópteros da polícia em casos de pessoas com problemas de saúde no meio do caótico trânsito como o de São Paulo.

Nas três últimas décadas, a frota de helicópteros no Brasil passou de 350 para 856 unidades. Dessas, 420 estão na cidade de São Paulo que, ao lado de Nova York e Tóquio, conta com o maior número de helicópteros do planeta.

O grupo EADS espera que o contrato de venda do Super Cougar seja fechado até o início de novembro. A encomenda deverá totalizar 51 helicópteros, um numero que permite dividir o lote em três partes iguais, para poder atender Exército, Marinha e Aeronáutica sem fazer diferenças.

Mas fora do uso militar, a direção da EADS começa a vislumbrar uma nova oportunidade de negócios. Existe a expectativa de que a Petrobras possa se interessar pelo mesmo modelo e sugerir o seu uso às empresas que operam os helicópteros que atendem as suas bases.

O grupo EADS se entusiasmou com os campos petrolíferos anunciados nas costas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ferreira, o diretor geral da EADS no Brasil, lembra que as distâncias entre esses campos chegam a 300 quilômetros, em média. Esse mercado, chamado pela indústria de "off-shore", requer helicópteros de grande capacidade e sistemas de controle eletrônico sofisticados.

O Super Cougar foi lançado na Europa há um ano. O primeiro, que pertence ao Exército da França, atua hoje no Afeganistão. O modelo brasileiro será produzido na Helibras, uma empresa instalada em Itajubá (MG). Embora não comente o assunto, o grupo EADS está prestes a comprar as ações que o grupo de investimentos Bueninvest tem na Helibras. Isso elevará sua participação na empresa dos atuais 45% para 70%. O governo mineiro tem 25%. A mudança na participação acionária ocorre no momento em que o novo projeto industrial demanda mais recursos. Estima-se um investimento em torno de 350 milhões de euros no projeto do novo helicóptero.

A EADS decidiu dar ao helicóptero brasileiro a denominação de de EC 725 BR, embora o mercado tenha se habituado a chamá-lo de Super Cougar, o mesmo apelido que leva na Europa. Com capacidade para 22 passageiros, o Super Cougar custa em torno de US$ 25 milhões a US$ 30 milhões, dez vezes mais que o pequeno Colibri, produzido no Brasil há 30 anos.

Pode parecer um atraso o Brasil só receber um grande novo projeto do setor três décadas depois da primeira investida. Mas a direção da empresa lembra que faltava uma base de fornecimento como a que existe hoje. Ferreira diz que a idéia é já nacionalizar motor e instrumentos. O governo brasileiro exigiu que o nível de nacionalização chegue a pelo menos 50% em cerca de seis anos. "Estamos indo além do que é um projeto industrial aeronáutico", diz Ferreira. Já é certo que as turbinas serão fornecidas pela Turbomeca, empresa que também atende a Eurocopter na Europa. Esse fornecedor deverá instalar uma unidade industrial em Xerém, no Rio de Janeiro.







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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3972 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 24, 2008 10:40 am

Colibri produzido no Brasil é Phoda eim... Impressionante a imprensa não especializada. Tu fica aí imaginando as barbaridades que são escritas pela imprensa à respito de medicina... :shock: :shock: :? :? :? :evil: :evil:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3973 Mensagem por irlan » Sáb Out 25, 2008 8:29 pm

estava dando uma olhada no site da helibrás, e no catálogo uma coisa me chamou a atenção, o tiger estava entre os helicopteros da lista que a empresa "produz", essa parceria com a eurocopter é só para o super cougar ou para outros do inventário também? alguém poderia me explicar?, grato.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3974 Mensagem por Mapinguari » Sáb Out 25, 2008 11:35 pm

irlan escreveu:estava dando uma olhada no site da helibrás, e no catálogo uma coisa me chamou a atenção, o tiger estava entre os helicopteros da lista que a empresa "produz", essa parceria com a eurocopter é só para o super cougar ou para outros do inventário também? alguém poderia me explicar?, grato.
Por hora, somente o EC725 será produzido no Brasil, além dos que ela já monta (EC135, Esquilo/Fennec, Pantera). Mas o Tiger era um modelo que estava concorrendo na seleção da FAB para um helicóptero de ataque. Não levou, mas se ganhasse, provavelmente teria sua manutenção feita pela Helibrás.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3975 Mensagem por FABIO » Qua Out 29, 2008 6:57 pm

PESSOAL ONDE ESTÃO OS HELICÓPTEROS DE ATAQUE MI-35 QUE A FAB IA COMPRAR,
NADA, SO ENGANAÇÃO. :evil:




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