FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: FAB NEWS

#3946 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 05, 2014 10:34 pm

Se Israel embargar o Brasil, com relação ao fornecimento de suporte técnicos dos equipamentos de origem israelense utilizados pela FAB, a industria de defesa do país, que é um dos grandes fornecedores da área justamento por vender tecnologias que alguns países impõe restrições, perderá muito de sua credibilidade no mercado mundial. Eles não são bobos de fazer isso.




.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#3947 Mensagem por talharim » Qua Ago 13, 2014 7:40 am

GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 13/2014 - UASG 120195
Nº Processo: 67110005317201399 . Objeto: Alienação da aeronave
VU-55, FAB 6100,
conforme Edital de licitação e anexos. Total de
Itens Licitados: 00001. Edital: 13/08/2014 de 08h00 às 12h00 e de
13h às 16h00. Endereço: Rua Alfredo Rocha, 495 - Galeão - Ilha do
Governador RIO DE JANEIRO - RJ. Entrega das Propostas:
16/09/2014 às 10h00
MARCELO ESTEVAM BARBOSA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 12/08/2014) 120195-00001-2014NE800508




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: FAB NEWS

#3948 Mensagem por wagnerm25 » Qua Ago 13, 2014 2:02 pm

Cross escreveu:
Hermes escreveu:Alguém ainda tem dúvidas que anões X diplomatas não interfere nos negócios com Jacó?
Se Israel for esperto, vai fechar a torneira e deixar a FAB sem suprimentos, mas Israel não é esperto, é governado por patetas. Se bem que depois que o Erdogan assumiu o posto de reencarnação do Hitler, Israel cessou todos os compromissos de partilha de tecnologia com a Turquia, de acordo com o que me disseram.
Não querendo reforçar estereótipos, mas desde quando Judeu joga dinheiro pela janela?




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3949 Mensagem por Alcantara » Sex Ago 15, 2014 11:11 am

Já se encontra em Israel o primeiro Boing 767-300ER a ser convertido para MMTT!

TLV Tel Aviv [Ben Gurion], Israel 8-August-2014
Israel Aerospace Industries (IAI) Boeing 767-328(ER/MMTT) Siegi
4X-AGM A Boeing 767-300 (ex N764NA) which is being converted into a refuling aircraft by I.A.I for the Brazilian air force. (more of 4X-AGM) ID: 1319133 / 1515 views
:arrow: http://www.planepictures.net/netshow.php?id=1319133


Aqui, algumas informações sobre essa aeronave em específico (por exemplo, motores 2 x GE CF6-80C2B6F, etc)
:arrow: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27135.htm

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/4/2/4/2390424.jpg http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/1/4/5/2433541.jpg


E aqui o rastreio do úlimo voo, até Tel Aviv!
:arrow: http://pt.flightaware.com/live/flight/N764NA




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3950 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 1:25 pm

Só uma questão. O primeiro voo desta aeronave consta como sendo de Abril de 1993! O edital da FAB não previa que a aeronve oferecida tivesse menos de 10 anos de uso? Porque então aceitaram uma com 21 anos de fabricação? :shock:

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3951 Mensagem por Alcantara » Sex Ago 15, 2014 3:03 pm

FCarvalho escreveu:Só uma questão. O primeiro voo desta aeronave consta como sendo de Abril de 1993! O edital da FAB não previa que a aeronve oferecida tivesse menos de 10 anos de uso? Porque então aceitaram uma com 21 anos de fabricação? :shock:

abs
Mas tem a questão do USO, FCarvalho... quão usada é essa aeronave em específico, hummm?
Outra coisa. Quem garante que não tem um erro no texto? Quem garante que a intenção inicial era 10 anos e/ou 5 mil ciclo? Tem isso também. Lembrar que os KC-137 da FAB, apesar da idade, eram super novos em termos de "ciclos". :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3952 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 4:32 pm

Olá Alcantara.

Até onde me lembro do que foi explicitado pela FAB, as aeronaves deveriam ter até 10 anos de fabricação e no máximo 5 mil ciclos. Ou seja, ambas as coisas, uma não excluindo a outra.
Eu não sei quantos ciclos tem este avião, mas se levarmos em conta que é um dos modelos de Wide-body mais utilizados no mundo - e já tendo três donos - é realmente estranho que uma aeronave tão antiga - do ponto de vista da aviação comercial - possa ter sido escolhida tendo em vista os critérios estabelecidos.
Agora, claro concordo consigo que possa haver erros no site que gerou a notícia.
Vamos ver o que a FAB irá dizer oficialmente sobre o assunto quando, e se, questionada.

ps: notar uma coisa interessante. A versão escolhida da aeroanve possui os mesmos motores GE designados para as versões KC do 767 para as forças aéreas da Itália, Japão e Colombia. Coincidências? :roll:

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: FAB NEWS

#3953 Mensagem por cassiosemasas » Sex Ago 15, 2014 4:40 pm

Aviões movimentam os céus da Capital durante treinamento da FAB

fonte: http://www.campograndenews.com.br/cidad ... nto-da-fab

Imagem
Três tipos de aeronaves são usadas nos treinamentos (Foto: Marcos Ermínio)

Os céus de Campo Grande estão mais movimentados desde a última segunda-feira (11) e devem permanecer assim até o próximo dia 26 de agosto. O motivo é o Transportex, um evento que reúne mais de 600 militares na Base Aérea de Campo Grande e é onde os especialistas aprimoram ainda mais suas técnicas de voos.

Estão na Capital 450 militares de esquadrões da FAB (Força Aérea Brasileira) de todo o país que se juntaram com os 150 integrantes da Base Aérea e do Exército. Durante todo o dia e até à noite, eles decolam e pousam em 17 aeronaves de cinco tipos diferentes.

Tenente Saldanha é um dos pilotos que participa do treinamento e conta que a cada dois anos os militares se reúnem para aprimorar as técnicas entre elas voos mais baixos, lançamento de cargas e paraquedistas e análise de áreas hostis.

“Campo Grande foi escolhida esse ano por ficar no centro do país e por apresentar condições climáticas favoráveis aos treinamentos”, diz Saldanha.

Imagem
Cargas são jogadas do ar para o solo
simulando situação real (Foto: Marcos Ermínio)


Imagem
Aeronaves estarão na Capital
até o próximo dia 26 de agosto (Foto: Marcelo Calazans)


Durante o treinamento, os militares lançam cargas durante voos rasantes, em uma situação real, a técnica pode ser usada para enviar mantimentos a pessoas em situações de risco ou lançamento de homens para o solo.

Ainda conforme os militares, foi montado na Capital um cenário de combate e até radares e sistemas de lançamentos de mísseis portáteis são usados nas simulações. São usadas as aeronaves Hércules, Amazonas e Bandeirantes.

O evento segue até o próximo dia 26 de agosto e as aeronaves usadas nas missões estarão expostas durante os Portões Abertos da Base Aérea, que acontecem no dia 23 e 24 de agosto em Campo Grande. Para participar, o visitante pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que dará direito a um cupom para concorrer a um voo panorâmico.

Imagem
Evento segue até o próximo dia 26 de agosto em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)




...
Avatar do usuário
Jaguar01
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Out 05, 2011 4:31 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: FAB NEWS

#3954 Mensagem por Jaguar01 » Sex Ago 15, 2014 4:45 pm

N764NA nº27135 Boeing 767-328(ER) . Aqui diz 1993. Primeiro voo 28. Apr 1993.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3955 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 4:53 pm

Cassio, meu caro colega dbista. Tu devias parar de colocar estas coisas aí na sua assinatura, antes que mates alguém aqui do coração. :wink:
Plano de saúde hoje em dia está muito caro de manter...

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3956 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 4:57 pm

Imagem
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4 ... ment-42080

Imagem da aeronave em Israel. Uma pena que o flying boom não será mantido. O futuro poderá dizer se este sistema acabará por se tornar necessário à FAB, nestes tempos de operações tão conjutas quanto internacionais.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 12 vezes

Re: FAB NEWS

#3957 Mensagem por malmeida » Sex Ago 15, 2014 5:22 pm

FCarvalho escreveu:Imagem
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4 ... ment-42080
Imagem da aeronave em Israel. Uma pena que o flying boom não será mantido. O futuro poderá dizer se este sistema acabará por se tornar necessário à FAB, nestes tempos de operações tão conjutas quanto internacionais.
abs
KCT, como assim? Esse 767 não foi sempre de operadores civis, como é que esse boom foi parar aí? Pô dona FAB, mantém isso aí!
Se for o caso, de tempos em tempos, vai dar até pra brincar com o Chile e Venezuela...

MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3958 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 5:27 pm

O flying boom não faz parte dos requisitos originais da FAB para o KC-X2. :?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3959 Mensagem por Alcantara » Sex Ago 15, 2014 5:33 pm

FCarvalho escreveu:Imagem
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4 ... ment-42080

Imagem da aeronave em Israel. Uma pena que o flying boom não será mantido. O futuro poderá dizer se este sistema acabará por se tornar necessário à FAB, nestes tempos de operações tão conjutas quanto internacionais.

abs
Se era da North American Airlines, como assim tinha Flying Boom? Impossible! Era um avião civil!! :lol:
Não vejo nenhum impecilho a existencia da lança no MMTT da FAB. Pelo contrário. Poderá ser usada em exercícios com outras forças aéreas (tipo Cruzex, etc) ou em uma eventual operação do tipo "coalizão".

O fato da FAB não utilizar (ainda) o sistema "Boom and Receptacle" não invalida o uso da lança, já que a mesma pode ser adaptada para o sistema "Probe and Drogue".


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: FAB NEWS

#3960 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 15, 2014 5:55 pm

O problema Alcantara é que a FAB não quer este sistema. Ao menos esta é a informação oficial.

Ele obviamente deve ter sido colocado na aeronave pela IAI para efeito de testes e homologação dos sistemas que devem ser embarcados na mesma, já que este avião se encontra há alguns meses de possa da empresa.

Mas... pode ser que a FAB tenha visto os seus desenhos... :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder