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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 12:15 pm
por orestespf
Sávio Ricardo escreveu:Valew Bender Véio...

Abraçosss 8-]
Estava passando em branco, amigo Sávio, queira me desculpar... Bem, meus parabéns e cumprimentos formais pela enorme conquista!!!

[009] [009] [009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 12:33 pm
por Carlos Mathias
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Idêntico ao meu... :cry:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 12:37 pm
por Hader
orestespf escreveu:
Hader escreveu:Imagino que muita gente aqui não tenha se dado conta de uma coisa que está ocorrendo atualmente no Pentágono: existe uma diretiva expressa e muito vigorosa no sentido e eliminar a dependência do aparato militar americano em relação ao petróleo. Isto não é assunto secundário no DoS e muito menos no DoD. Esta proposta americana pode ter um alcance muito maior do que o imaginado a primeira vista. O futuro dos biocombustíveis passa pelas pesquisas patrocinadas pelo Pentágono...

[]'s
Exato, Hader, por isso usei o "ainda" várias vezes. O "ainda" diz respeito a falta de compreensão (de minha parte) sobre o alcance real e pragmático destes investimentos e pesquisas. Que será vital no futuro, não tenho dúvida, só não compreendi ainda qual poderia ser o verdadeiro papel do Brasil, caso houvesse/haja algum acordo de cooperação.

Explico, não consigo imaginar a compra dos caças atuais com motores "verdes" no momento, mas naturalmente consigo vislumbrar a troca dos motores lá adiante. Dúvida: cerca de 30-40% do custo de um caça vem dos motores, então não ficaria barato tal troca, sem falar do enorme gasto que teríamos em P&D. Assim sendo, tem-se que levar em conta o quão estratégico é este assunto para o Brasil (para os EUA já está claro pra mim).

Se já temos Green Hornet voando, então a questão do desenvolvimento já está adiantado, então volta-se ao ponto do papel do Brasil nesta cooperação. A verdade é que não podemos ficar introduzindo novas variáveis a cada instante, assim este processo de seleção do FX-2 nunca vai terminar. Veja bem, se já temos motores "verdes" em testes, então a FAB e o governo já sabiam de tal coisa, pergunto: que papo é este de considerar este assunto logo agora como sendo um parâmetro de "peso"? Se isto é estratégico, então deveria ter sido tratado lá trás e não agora, pois assunto estratégico exige planejamento e não improvisos.

Da mesma forma que TdT parecia impossível, mas que o governo bateu o pé até conseguir o mínimo admissível, acontece com esta questão do motores "verdes"; poderia ter sido tratado como "algo que não se abre mão". Ah, mas aí só os EUA possuem tal coisa, a concorrência não seria a mesma, diriam... Tá, então pergunto: este assunto é ou não estratégico para o país? E por que só agora surge este assunto e se dá importância?

Quem não sabe o que quer, fica sem levar nada!

Este assunto de motores "verdes" é, de fato, muito estratégico, assim vejo o assunto, porém tem que ser completamente desvinculado do FX-2. A FAB carece de meios de combate pra ontem. Se tiver que escolher o SH, que seja pelos méritos atuais do caça e não para algo que se promete lá para adiante. Estes assuntos não podem contaminar um ao outro, tem por obrigação ser tratado como dois objetos distintos. Tentar associar as duas coisas chega ao grau de burrice, pois está na cara que introdução de novas variáveis só servem para deixar a equação com maior grau de dificuldade para ser resolvida. Neste caso, opto pela máxima do Chacrinha: "Não vim para explicar, vim para confundir". Deixando claro que um indivíduo confuso, por definição, tende a se maravilhar em relação às coisas que não compreende; é o delírio da mente humana diante de sua própria limitação.

Em suma, se há abertura de diálogos e negociações, que se faça o quanto antes, mas separando o joio do trigo, ou seja, de acordo com a máxima de futebolística: "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".


Abração, amigo Hader!
Ótimo post, como de costume, amigo Orestes! Vou colocar alguns pontos para discussão apenas, pegando um gancho no teu post. Deixo claro antes que não defendo a proposta americana, mas é importante compreender como as coisas funcionam...

- A base da escolha do Rafale é colocada ao público como sendo a parceria estratégica com os franceses. Well, que tal então oferecer uma possibilidade de parceria em um setor estratégico para o governo? Biocombustíveis é assunto definido como prioritário na agenda brasileira. Estabelecer um mercado global e mecanismos mercantis para os mesmos é buscado. O FX-2 pode não ter nada a ver diretamente com o causo, mas o pacote pode interessar... Assim como o Rafale não é a base de nossa parceria com os franceses, e sim o subnuc. Compreende a analogia?

- A estratégia americana é mostrar o quanto o Brasil pode perder deixando o Tio de lado. E é bastante fácil mostrar isso... Eles estão sendo até comedidos na estratégia, para não fazer a bobagem que os suecos fizeram.

- Políticos criam dificuldades para vender facilidades. Tem gente que diz que americano não é confiável, mas receberia um enorme impulso na carreira política se mudar de canoa...

Desculpe o texto algo hermético, mas vc sabe...

Abraço amigo velho!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 12:55 pm
por Carlos Mathias
Hmmmm...
Vamos desenvolver um "sistema de injeção eletrônica flex" pro 414, e só.
A tecnologia do motor mesmo, aquela que nos permitiria fazer a Tabajara 1, o motor à jato brasileiro, nem num sonho babado.
E eles não querem depender do petróleo mas vão depender do nosso álcool?
Petróleo para abastecer as FAs deles eles tem lá mesmo, pode faltar para o esbanjamento tradicional do americano, mas em caso de guerra, as FAs terão seu querosene. É que podendo gastar o dos outros e baratinho, sempre é melhor.

Etanol para caças? Eles podem fazer lá mesmo com milho, repolho, beterraba e o cacete à quatro; mais uma vez sem depender da gente prá porra nenhuma. Aliás, eles estão investindo pesado nas novas tecnologias de produção, que prometem elevar a produtividade lá nas alturas.

Que ninguém se iluda, eles não dependem de ninguém essencialmente. Podem querer manter o modo de vida tradicional de esbanjar energia, mas depender estrategicamente? NUNCA!

Eu não consigo ver os EUA fazendo uma corda de couro de capivara e depois se enforcado numa bananeira.
Mas vejo sim eles fazendo a corda e colocando no nosso pescoço, dizendo que é um "colar", com notas de dólar penduradas. Como?
Cria-se um "grande mercado" lá, mas com um back-up local (subsídios aos agricultores locais e etc, etc, etc), e com isso direcionaríamos nossa produção para o mercado americano.
Maravilha, vendemos cachaça prá Buana!!!!!

Quando algum problema vier, e vai vir, tome de sobretaxa sobre o nosso álcool e aí vamos ficar como o México, que quando as coisas vão bem, a cozinha de aluguel vai bem (no nosso caso, a horta de aluguel), mas quando vai mal, eles (EUA) fecham a cozinha e vão fazer sua comida na cozinha própria, com ingredientes nacionais e ainda faturar politicamente com o buy-american.

Enfim, a sereia canta o mesmo canto de sempre, muda um pouco a melodia, mas a letra é a mesma velha de sempre.

E tem mais, o Brasil afinal vai continuar mostrando o rego prá eles o tempo todo?
Coisa de bananeiro isso. :x

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:08 pm
por Sávio Ricardo
orestespf escreveu:Estava passando em branco, amigo Sávio, queira me desculpar... Bem, meus parabéns e cumprimentos formais pela enorme conquista!!!

[009] [009] [009]
Muito Obrigado Orestes

Muito obrigado a todos da Familia Defesa Brasil

Abraço a todos

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:11 pm
por Carlos Mathias
Ah, meus sinceros parabéns Sávio !!!!! :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:11 pm
por orestespf
Hader escreveu: Ótimo post, como de costume, amigo Orestes! Vou colocar alguns pontos para discussão apenas, pegando um gancho no teu post. Deixo claro antes que não defendo a proposta americana, mas é importante compreender como as coisas funcionam...

- A base da escolha do Rafale é colocada ao público como sendo a parceria estratégica com os franceses. Well, que tal então oferecer uma possibilidade de parceria em um setor estratégico para o governo? Biocombustíveis é assunto definido como prioritário na agenda brasileira. Estabelecer um mercado global e mecanismos mercantis para os mesmos é buscado. O FX-2 pode não ter nada a ver diretamente com o causo, mas o pacote pode interessar... Assim como o Rafale não é a base de nossa parceria com os franceses, e sim o subnuc. Compreende a analogia?

- A estratégia americana é mostrar o quanto o Brasil pode perder deixando o Tio de lado. E é bastante fácil mostrar isso... Eles estão sendo até comedidos na estratégia, para não fazer a bobagem que os suecos fizeram.

- Políticos criam dificuldades para vender facilidades. Tem gente que diz que americano não é confiável, mas receberia um enorme impulso na carreira política se mudar de canoa...

Desculpe o texto algo hermético, mas vc sabe...

Abraço amigo velho!
Penso a mesmíssima coisa, amigo Hader. Não devemos ficar presos a ideologias vis e ousar ignorar os americanos, seria uma estupidez sem tamanho (a recíproca é igualmente verdadeira). Sempre vi o Brasil como um "espelho" dos EUA, deveriam seguir (os dois) um caminho paralelo, mas sem concorrência. Não podemos ignorar nenhum tipo de oferta, seja de que tipo e ordem for, devemos aceitar de pronto. A questão dos biocombustíveis não interessa somente ao Brasil e EUA, interessa ao mundo, então que se junte a experiência/competência com a capacidade de elevados investimentos; ambos ganharão!

A questão dos caças é igualmente importante, mas deve-se olhar outros critérios. Por exemplo, adoro a parte eletrônica embarcada nos F-18 SH, inclusive os motores; porém odeio a plataforma do caça, em minha modesta opinião, extremamente limitada e ultrapassada; diria até que o SH é um erro de projeto. Este caça cumpre com maestria a função de ataque, mas deixa a desejar quando o assunto é combate ar-ar, superioridade aérea. É muito adequado, diria perfeito, para as necessidades da USNavy, mas temos que lembrar que superioridade aérea ainda é realizada pela USAF e seus F-15 (nunca pelos F-18, a menos que não seja possível, por qual motivo for, o emprego dos F-15). Por outro lado, este caça (F-18) tem a grande virtude de estar pronto, ser um vetor maduro e apto ao pronto combate; talvez isto seja o bastante para o cenário sul-americano...

O que me agrada no Rafale é o fato dele estar entre um caça maduro (com pouco ou nenhuma capacidade de crescimento) e um caça em desenvolvimento (enorme tempo e custo para "maturá-lo). Se erro, então não tem problema, pois tal opinião não passa de um achismo de um entusiasta; quem não pode errar são aqueles que possuem o conhecimento necessário para julgar. Que estes façam a melhor escolha!


Abração, grande amigo!!!


PS: adorei o hermetismo! :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:24 pm
por Sávio Ricardo
Carlos Mathias escreveu:Ah, meus sinceros parabéns Sávio !!!!! :D
Agradeço Carlos Mathias...

Abraço, grande amigo flankonfico

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:25 pm
por Carlos Mathias
:wink: :)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:38 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Valew Bender Véio...

Abraçosss 8-]
Estava passando em branco, amigo Sávio, queira me desculpar... Bem, meus parabéns e cumprimentos formais pela enorme conquista!!!

[009] [009] [009]
Sávio, vou pegar carona aqui no post do Mestre Orestes :)

[009] [009] [009] [100] Parabéns cara!!!!

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:43 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
Hader escreveu: Ótimo post, como de costume, amigo Orestes! Vou colocar alguns pontos para discussão apenas, pegando um gancho no teu post. Deixo claro antes que não defendo a proposta americana, mas é importante compreender como as coisas funcionam...

- A base da escolha do Rafale é colocada ao público como sendo a parceria estratégica com os franceses. Well, que tal então oferecer uma possibilidade de parceria em um setor estratégico para o governo? Biocombustíveis é assunto definido como prioritário na agenda brasileira. Estabelecer um mercado global e mecanismos mercantis para os mesmos é buscado. O FX-2 pode não ter nada a ver diretamente com o causo, mas o pacote pode interessar... Assim como o Rafale não é a base de nossa parceria com os franceses, e sim o subnuc. Compreende a analogia?

- A estratégia americana é mostrar o quanto o Brasil pode perder deixando o Tio de lado. E é bastante fácil mostrar isso... Eles estão sendo até comedidos na estratégia, para não fazer a bobagem que os suecos fizeram.

- Políticos criam dificuldades para vender facilidades. Tem gente que diz que americano não é confiável, mas receberia um enorme impulso na carreira política se mudar de canoa...

Desculpe o texto algo hermético, mas vc sabe...

Abraço amigo velho!
Penso a mesmíssima coisa, amigo Hader. Não devemos ficar presos a ideologias vis e ousar ignorar os americanos, seria uma estupidez sem tamanho (a recíproca é igualmente verdadeira). Sempre vi o Brasil como um "espelho" dos EUA, deveriam seguir (os dois) um caminho paralelo, mas sem concorrência. Não podemos ignorar nenhum tipo de oferta, seja de que tipo e ordem for, devemos aceitar de pronto. A questão dos biocombustíveis não interessa somente ao Brasil e EUA, interessa ao mundo, então que se junte a experiência/competência com a capacidade de elevados investimentos; ambos ganharão!

A questão dos caças é igualmente importante, mas deve-se olhar outros critérios. Por exemplo, adoro a parte eletrônica embarcada nos F-18 SH, inclusive os motores; porém odeio a plataforma do caça, em minha modesta opinião, extremamente limitada e ultrapassada; diria até que o SH é um erro de projeto. Este caça cumpre com maestria a função de ataque, mas deixa a desejar quando o assunto é combate ar-ar, superioridade aérea. É muito adequado, diria perfeito, para as necessidades da USNavy, mas temos que lembrar que superioridade aérea ainda é realizada pela USAF e seus F-15 (nunca pelos F-18, a menos que não seja possível, por qual motivo for, o emprego dos F-15). Por outro lado, este caça (F-18) tem a grande virtude de estar pronto, ser um vetor maduro e apto ao pronto combate; talvez isto seja o bastante para o cenário sul-americano...

O que me agrada no Rafale é o fato dele estar entre um caça maduro (com pouco ou nenhuma capacidade de crescimento) e um caça em desenvolvimento (enorme tempo e custo para "maturá-lo). Se erro, então não tem problema, pois tal opinião não passa de um achismo de um entusiasta; quem não pode errar são aqueles que possuem o conhecimento necessário para julgar. Que estes façam a melhor escolha!

Abração, grande amigo!!!

PS: adorei o hermetismo! :wink:
... Olá

Como dizem aqui: "Food for thought... !"

Quem sabe a FAB/CTA não virá para os franceses e fala, tá vendo... nós fazemos isso também... quem sabe um Green Rafale :) !

Enfim, parabéns pelos posts Srs e sim o pentágono está realmente com a tal diretriz inclusive já tendo voado no ano passado um B-52 com base em combustível sintético...

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:43 pm
por PRick
Carlos Mathias escreveu:Hmmmm...
Vamos desenvolver um "sistema de injeção eletrônica flex" pro 414, e só.
A tecnologia do motor mesmo, aquela que nos permitiria fazer a Tabajara 1, o motor à jato brasileiro, nem num sonho babado.
E eles não querem depender do petróleo mas vão depender do nosso álcool?
Petróleo para abastecer as FAs deles eles tem lá mesmo, pode faltar para o esbanjamento tradicional do americano, mas em caso de guerra, as FAs terão seu querosene. É que podendo gastar o dos outros e baratinho, sempre é melhor.

Etanol para caças? Eles podem fazer lá mesmo com milho, repolho, beterraba e o cacete à quatro; mais uma vez sem depender da gente prá porra nenhuma. Aliás, eles estão investindo pesado nas novas tecnologias de produção, que prometem elevar a produtividade lá nas alturas.

Que ninguém se iluda, eles não dependem de ninguém essencialmente. Podem querer manter o modo de vida tradicional de esbanjar energia, mas depender estrategicamente? NUNCA!

Eu não consigo ver os EUA fazendo uma corda de couro de capivara e depois se enforcado numa bananeira.
Mas vejo sim eles fazendo a corda e colocando no nosso pescoço, dizendo que é um "colar", com notas de dólar penduradas. Como?
Cria-se um "grande mercado" lá, mas com um back-up local (subsídios aos agricultores locais e etc, etc, etc), e com isso direcionaríamos nossa produção para o mercado americano.
Maravilha, vendemos cachaça prá Buana!!!!!

Quando algum problema vier, e vai vir, tome de sobretaxa sobre o nosso álcool e aí vamos ficar como o México, que quando as coisas vão bem, a cozinha de aluguel vai bem (no nosso caso, a horta de aluguel), mas quando vai mal, eles (EUA) fecham a cozinha e vão fazer sua comida na cozinha própria, com ingredientes nacionais e ainda faturar politicamente com o buy-american.

Enfim, a sereia canta o mesmo canto de sempre, muda um pouco a melodia, mas a letra é a mesma velha de sempre.

E tem mais, o Brasil afinal vai continuar mostrando o rego prá eles o tempo todo?
Coisa de bananeiro isso. :x

Exatamente CN! Isso é só mais uma propaganda, um tentativa desesperada de mudar um quadro já decidido, que por sinal apenas compravam que as práticas não mudaram, continuam iguais, mas estão querendo enganar alguns incautos.

A política dos EUA seguem seus interesses, e SEUS INTERESSES SÂO CONTRÁRIOS AOS NOSSOS, a eles interessa não ter concorrentes no mundo, dado o seu tipo de imperialismo, para nós interessa nos tornamos um concorrente global. Estou terminando de ler o livro(finalmente) Adam Smith em Pequim, e na parte final o autor analisa o imperialismo yankee, ele é do tipo escorpião, não existe como negociar com ele, por sinal, cunha uma frase lapidar, "... porque potências em declínio, em vez de se ajustarem e se acomodarem, tentam cimentar a hegemonia que se esvai, transformado-a em dominação exploradora".

A lei aprovada pelo Estado do Arizona, transformando imigração em crime, dá o tom, na medida que, a crise continuar a se aprofundar nos EUA, devemos esperar mais desse tipo de legislação restitritiva, como a história demonstra, preferem perder os dedos a entregar os aneís, como ocorreu com o Império Britânico.

Vou repetir, reparem bem aos estados do norte do México, logo isso irá ser reproduzir dentro dos EUA.

A China já é, nosso maior parceiro comercial, em breve, a Índia será o segundo, esse é o novo caminho.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 1:45 pm
por Sávio Ricardo
cb_lima escreveu:Sávio, vou pegar carona aqui no post do Mestre Orestes :)

[009] [009] [009] [100] Parabéns cara!!!!

[]s
CB_Lima
Vlw Lima...

Obrigado pelas palavras

Abraço

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 2:21 pm
por DELTA22
Mesmo odiando o F-18 com todas as forças, uma coisa eu nunca fiz... subestimar o "Tio"...
Sou burro, maluco não!! :? 8-]

Em tempo: Acho que o F-X2 está prestes a receber a "extrema unção"... :(

[]'s a todos.

====XxX====

PS.: Congratz Sávio! [100]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 24, 2010 2:45 pm
por Sávio Ricardo
Thanks Delta

Abraço