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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 1:12 pm
por ELSONDUARTE
Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos
Tecnologia
Escrito por Defesa Brasil
Qua, 21 de Abril de 2010 13:37
São necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014.


Imagem

(Agência Senado) - O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.

Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.

Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.

O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.

Fonte: Agência Senado

PERGUNTA:
NÓS NÃO VAMOS RECEBER A TECNOLOGIA PARA PRODUZIR O MOTOR M-88 ???
Imagem

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 1:30 pm
por wagnerm25
ELSONDUARTE escreveu:Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos
Tecnologia
Escrito por Defesa Brasil
Qua, 21 de Abril de 2010 13:37
São necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014.


Imagem

(Agência Senado) - O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.

Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.

Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.

O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.

Fonte: Agência Senado

PERGUNTA:
NÓS NÃO VAMOS RECEBER A TECNOLOGIA PARA PRODUZIR O MOTOR M-88 ???
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Sério, 117 milhões é uma pechincha diante da importância de se ter um equipamento desse tipo made in brazil. Será que é tão difícil assim alguém financiar esse negócio? Fora o governo, será que ninguém da iniciativa privada se interessa?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 1:36 pm
por Wardog
HP mto modesto...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 1:36 pm
por Wardog
Gripen é notícia, de novo

Eddy de la Motte, Diretor do Gripen para a Índia, confirmou que pilotos indianos testaram o Gripen NG Demo com radar AESA há duas semanas. Os pilotos fizeram cerca de 10 voos na aeronave, em Linkoping.

Enquanto isso, a SELEX Galileo informou que o radar AESA Raven ES-05 vai bem e obrigado, com a performance planejada sendo atingida. Os modos ar-ar e ar-solo do radar foram integrados com sucesso no Gripen Demo e o radar produziu imagens SAR de alta resolução em longo alcance. A SELEX Galileo vai fornecer o radar Raven ES-05 e o IRST SKYWARD-G para o Gripen NG.

A-Darter no GripenEnquanto isso, na África do Sul, a Denel Dynamics informou que completou uma série de testes de solo do míssil A-Darter no Gripen. Esse míssil está sendo projetado em conjunto com o Brasil.

A África do Sul está integrando o A-Darter aos seus Gripen e o Brasil fará o mesmo com os F-5M e mais tarde, na aeronave que vencer o F-X2.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 2:26 pm
por Túlio
CREDO, que forçada! Pouco tempo atrás estavam procurando quem fizesse a antena e a integrasse, agora o radar já está aí, funcionando que é uma beleza! Se eu fosse o Obama entregava o desenvolvimento do F-35 aos Suecos e Italianos, finalmente desencalhava e ficava dentro dos custos originais. Aliás, a Airbus podia fazer o mesmo com o A400 e os Russos com o PAK-FA, que sairia mais rápido, melhor e mais barato. Bobear e mais stealth também...

Depois dessa acho que vou voltar a acreditar em Papai Noel e coelhinho da páscoa... :roll: :roll: :roll: :roll:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 2:28 pm
por Sávio Ricardo
wagnerm25 escreveu:Sério, 117 milhões é uma pechincha diante da importância de se ter um equipamento desse tipo made in brazil. Será que é tão difícil assim alguém financiar esse negócio? Fora o governo, será que ninguém da iniciativa privada se interessa?
Se me pai tivesse me pagado a mesada mês passado eu até financiaria isso ai, mas to quebrado... :twisted: :twisted: :twisted:

Brincadeira...nunca recebi mesada na minha vida, se eu num trabalho de pequeno tava fud... rs...

Agora, oque o amigo wagner disse é a mais pura verdade, o retorno é garantido e em proporções n vezes maiores.

Abs

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 2:42 pm
por Loki
Acho que a maior parcela do financiamento foi da vale e da petrobrás, ambas para o desenvolvimento das estacionárias. Por isso que essa quantia oriunda do governo, ligeiramente ridícula (3 contos), deu pra fazer o protótipo, o restante foi do apoio de empresas privadas ou quase privadas. :mrgreen:

Vou procurar mais informações e posto.

O que acho nesta etapa o mais prioritário é um lab para homologação aeronáutica.

abraço

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 2:53 pm
por Loki
achei informações da Vale.

Início » Sala de Imprensa » Agncia Vale


ITA vai transformar turbina desenvolvida com a Vale em flex

Brasil Econômico
Julio Ottoboni - 3/11

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), situado em São José dos Campos (SP), receberá na segunda quinzena de novembro a doação do primeiro protótipo da turbina para geração de energia limpa desenvolvido em parceria com a Vale Soluções em Energia (VSE). O equipamento é movido a gás e os estudos continuarão nos laboratórios do órgão militar para torná-lo flex, com operação também a etanol.
Essa turbina poderá ser a primeira patente da VSE. Os novos projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde está sediada a empresa, empolgaram a direção da Vale. Isso ]á é representado em números. Os R$ 220 milhões iniciais de investimentos previstos para quatro anos de atividades foram praticamente duplicados. Agora, a direção da Vale refez os cálculos do montante destinado aos programas, que atingirá a casa dos RS 420 mUliões até 2012.
"No que diz respeito ao projeto de turbinas, ainda é muito prematuro dar detalhes, uma vez que o projeto está em fase de desenvolvimento no Centro de Tecnologia da VSE, em São José dos Campos", disse o dire-tor-presidente da empresa, James Pessoa. A VSE atua em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e sistemas integrados, no desenvolvimento de gaseificadores, turbinas a gás e a vapor e motores de combustão interna. "Nossa expectativa é ter os primeiros resultados dos testes que temos feito nos próximos dois anos."
A Vaie Soluções em Energia foi criada em dezembro de 2007, numa associação entre a Vale, que detém 52% do controle acionário, o Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-
nômico e Social (BNDES), com outros 45%, e a Sygma Tecnologia, atualmente com 3% do capital. Desde a assinatura do contrato de parceria entre Vale, BNDES, ITA e a Universidade de São Paulo (USP), foram apilca-
Nossa expectativa é ter os prinieircxs resultados cios testes que temos feito nos |:)ró-xiinos dois anos
James Pessoa,
presidente da VSE
dos US$ 130 milhões na estruturação da empresa.
Referâncla mundial
A expectativa da direção da Vale é ambiciosa, como disse o diretor geral da unidade, Hugo José Teixeira Moura. O objetivo é transformar esse centro na maior referência mundial de ge -ração de energia limpa.
"Cerca de 5% de toda a energia gerada no País é consumida pela Vale", ressaltou Moura em sua palestra na Sociedade Brasi-leha para o Progresso da Ciência (SBPC). Essa voracidade por energia elétrica tende a crescer proporcionalmente à expansão dos negócios. Para se ter um parâmetro de consumo, esse percentual é dez vezes maiorque a estimativa do Ministério de Minas e Energia para esta edição do horário de verão, que prevê a redução no consumo na ordem de 0,5%, o que representa cerca de 450 gigawatt/hora.
A possibilidade de novas fontes de captação de energia é fundamental para o crescimento da companhia. "Primeiro, vamos desenvolver produtos e sistemas para atender à demanda da própria Vale. E depois de quem necessitar", afirmou o diretor. ¦
Novo motor a etanol está em fase adiantada de desenvolvimento
A VSE ocupa 100 mil metros quadrados na área do Parque Tecnológico de São José dos Campos e abrigará cerca de 500 cientistas na próxima década. Seus projetos são voltados para o desenvolvimento de atividades em gaseificação de carvão térmico e de biomassa, além do uso de etanol. Dentro das previsões, ainda se encontram pesquisas para produção de turbinas a gás e motores pesados multicombustíveis. Sempre focadas na geração de energia de fontes não poluentes e por
meio de sistemas sustentáveis. O protótipo da turbina flexível, denominada tecnicamente de turbogerador multicombustfvel, destina-se à geração de energia para pequenos povoados e locais distantes das linhas de transmissão. Pelo fato de utilizar gás, biogás ou etanol como combustível será amplamente usado em território nacional. Os esforços concentrados desde 2007 na criação e aperfeiçoamento desta turbina levaram os cientistas a testar o Protótipo-1, capaz de gerar
1 megawatt de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 6 mil habitantes. Além de parceiro no projeto, o ITA foi escolhido para ficar com o equipamento de testes por ser um dos pioneiros na pesquisa e construção de turbinas para uso energético e aeronáutico. A intenção da VSE é obter por meio das parcerias com universidades e centros de pesquisas a validação deste projeto e alcançar a certificação do produto, o que lhe daria condições de colocá-lo em produção industrial e comercializá-lo mundialmente. Entre os programas na pauta da VSE estão três projetos principais, todos eles com seus cronogramas em estágios adiantados. O primeiro deles é a turbina flex para produção energética a partir de gás natural, biogás ou etanol. O segundo é um novo motor a etanol, que tem como objetivo obter a eficiência dos motores movidos a diesel. O terceiro é um sistema limpo, com alto grau de eficiência, para transformar carvão mineral em gás.
RECURSOS
CONSUMO
R$ 420 mi 5%
é o total de investimentos previstos até 2012 para os projetos da Vale Soluções em Energia (VSE)
é guanto representa o consumo da Vale considerando toda energia produzida no Brasil
ESTRUTURA
foi o valor aplicado até agora para estruturar a VSE, uma sociedade da Vale com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Sygma Tecnologia
PESSOAL
US$ 130 mi 500
é o número de cientistas
gue devem integrar
a VSE na próxima década
Mineradora entrou no projeto há três anos A primeira empresa a participar da iniciativa de desenvolvimento dc turbinas com o instituto foi a Petrobras
Turbinas com tecnologia 100% nacional foram criadas para pesquisa por professores do iTA
As primeiras turbinas com tecnologia 100% nacional nasceram num dos principais centros de excelência do Brasil, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no início desta década. Num primeiro momento o instituto contemplou dois projetos de turbinas, um movido a gás e outro a querosene. Ambos foram criados com finalidades voltadas à pesquisa por professores da entidade que é ligada ao Comando da Aeronáutica.
A primeira empresa a participar deste processo com investimentos para aprimorar os estudos foi a Petrobras. Entre os anos de 2003 a 2005, uma equipe formada por professores, estudantes e engenheiros do ITA concentrou esforços na preparação de uma turbina movida a gás. Por questões de política interna da estatal houve a suspensão dos financiamentos aos estudos, a paralisação.
Sem verbas que mantivesse a equipe, já totalmente integrada ao desenvolvimento de turbinas, os coordenadores do projeto se esforçaram para encontrar uma nova companhia interessada em bancar os custos. No final de 2005, por meio da empresa Sygma, começaram
os primeiros comatos com a direção da Vale. Na seqüência foi criada pelos membros do grupo a empresa Polaris Engenharia, que ficaria em uma das incubadoras tecnológicas de São José dos Campos (SP). O projeto com a Vale foi firmado em 2006 e a parceria Sygma & Polaris ficou responsável pelo desenvolvimento dos estudos técnicos e pesquisas da turbina, supervisionado pelo ITA. Os esforços agora se concentravam nas turbinas estacionárias TVRD-1000, estacionaria e movida a gás natural, e no modelo aeronáutico, a TR3500. Com os estudos, a concepção tecnológica evoluiu e surgiram projetos diferentes dos desenvolvidos para a Petrobras.
O modelo denominado TR 3.500, de aplicação aeronáutica, estudada em conjunto com as demais parceiras, é algo que o
BrasU ainda não possui em escala industrial. Trata-se de um equipamento pequeno, com 1,30 metro de comprimento por 54 centímetros de diâmetro. Seu combustível, querosene aeronáutico, capacita um avião de 1,2 tonelada a atingir a velocidade máxima de 900 quilômetros por hora, tendo um alcance de mil quilômetros. Em 2007 foram testadas as tiu-binas estacionárias a gás e também com propulsâo a gasolina.
O modelo aeronáutico, que utiliza querosene, foi testado. Todos obtiveram sucesso. Diante deste fato, a Vale se sentiu motivada a investir em uma nova empresa, a Vale Soluções em Energia (VSE) e consolidar a parceria com o ITA, evoluindo para o modelo comercial a gás e Já com a marca da Vale, a TVSE 1000, a turbina que será doada ao ITA. ¦ J.O.

http://www.vale.com/saladeimprensa/pt/v ... 264&tipo=1

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 5:13 pm
por DELTA22
Apresentaram o F-18 movido a biocombustível...

Ops... esqueci... varanda... i'll be back. :mrgreen:

[]'s a todos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 6:37 pm
por orestespf
Túlio escreveu:CREDO, que forçada! Pouco tempo atrás estavam procurando quem fizesse a antena e a integrasse, agora o radar já está aí, funcionando que é uma beleza! Se eu fosse o Obama entregava o desenvolvimento do F-35 aos Suecos e Italianos, finalmente desencalhava e ficava dentro dos custos originais. Aliás, a Airbus podia fazer o mesmo com o A400 e os Russos com o PAK-FA, que sairia mais rápido, melhor e mais barato. Bobear e mais stealth também...

Depois dessa acho que vou voltar a acreditar em Papai Noel e coelhinho da páscoa... :roll: :roll: :roll: :roll:
E por que não comprar a própria Suécia? Todos sairiam ganhando, e teria gente podendo dizer que o Brasil pertence a dois continentes! :lol: :lol: :lol:

É cada uma que vejo... Tenho observado que o melhor é não virar notícia, pois o que vejo...


Só "carona", Pai Dinah!!! :wink:

Saravá!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 6:39 pm
por Túlio
Só para variar, leste as famosas entrelinhas, não, Cabôco véio?

SARAVÁ, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 6:46 pm
por orestespf
Túlio escreveu:Só para variar, leste as famosas entrelinhas, não, Cabôco véio?

SARAVÁ, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E vou perder o velho hábito??? :lol: :lol: :lol:

[009] [009] [009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 6:49 pm
por marcelo l.
http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_ed ... cia=324877

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A decisão de equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com caças de última geração, o Projeto FX, não é nova. A primeira tentativa de compra começou em 1996. Marcado por atrasos, cancelamentos e adiamentos, o programa foi retomado em 2008, desta vez com o nome de FX-2. E agora se encontra na fase final. A Dassault (França) disputa o contrato para fornecer 36 caças à FAB com o Rafale; a Boeing (EUA), com o caça F-18 Super Hornet; e a Saab (Suécia), com o Gripen NG. O preço do Rafale teria caído de US$ 8,2 bilhões para US$ 6,2 bilhões depois que o presidente Lula declarou a sua preferência pelos aviões franceses e pediu ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, que intercedesse junto ao fabricante. As propostas da Boeing e da Saab estariam avaliadas em US$ 5,7 bilhões e US$ 4,7 bilhões, respectivamente. Em meio às controvérsias sobre a melhor proposta, um grupo de empresários de São José dos Campos (SP), da cadeia aeronáutica, liderado pelo ex-ministro e fundador da Embraer, Ozires Silva, tenta convencer o governo a adotar um programa de desenvolvimento do caça brasileiro. No modelo proposto, a indústria aeronáutica nacional, ao invés de esperar a prometida transferência de tecnologia, seria contratada para desenvolver o avião junto com o fornecedor estrangeiro.

"No início dos anos de 1970, por ocasião do acordo Embraer-Aermacchi para construção do Xavante, pensou-se em criar a partir daquele aprendizado o programa AX, um jato de ataque, mas devido à falta de recursos o projeto não foi adiante. Ainda dá tempo", disse o especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), Expedito Bastos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 6:54 pm
por orestespf
marcelo l. escreveu:http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_ed ... cia=324877

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A decisão de equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com caças de última geração, o Projeto FX, não é nova. A primeira tentativa de compra começou em 1996. Marcado por atrasos, cancelamentos e adiamentos, o programa foi retomado em 2008, desta vez com o nome de FX-2. E agora se encontra na fase final. A Dassault (França) disputa o contrato para fornecer 36 caças à FAB com o Rafale; a Boeing (EUA), com o caça F-18 Super Hornet; e a Saab (Suécia), com o Gripen NG. O preço do Rafale teria caído de US$ 8,2 bilhões para US$ 6,2 bilhões depois que o presidente Lula declarou a sua preferência pelos aviões franceses e pediu ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, que intercedesse junto ao fabricante. As propostas da Boeing e da Saab estariam avaliadas em US$ 5,7 bilhões e US$ 4,7 bilhões, respectivamente. Em meio às controvérsias sobre a melhor proposta, um grupo de empresários de São José dos Campos (SP), da cadeia aeronáutica, liderado pelo ex-ministro e fundador da Embraer, Ozires Silva, tenta convencer o governo a adotar um programa de desenvolvimento do caça brasileiro. No modelo proposto, a indústria aeronáutica nacional, ao invés de esperar a prometida transferência de tecnologia, seria contratada para desenvolver o avião junto com o fornecedor estrangeiro.

"No início dos anos de 1970, por ocasião do acordo Embraer-Aermacchi para construção do Xavante, pensou-se em criar a partir daquele aprendizado o programa AX, um jato de ataque, mas devido à falta de recursos o projeto não foi adiante. Ainda dá tempo", disse o especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), Expedito Bastos.
Preciso conversar com o Expedito... O cara não tá bem não. :shock: :shock: :shock:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Abr 22, 2010 7:12 pm
por Túlio
JURO que pensei isso, Cabôco... 8-]