Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Abr 20, 2010 2:55 pm
Não gostei muito do jeito que o Divino colocou sua contestação ao Pepê, achei que se tornou pessoal.
De qualquer forma, acho que as duas versões convergem mais doque divergem. Por um lado, duvido, e muito, que a COPAC teria o culhão de soltar uma short-list à revelia do comando da aeronáutica. Acho mesmo que a decisão de tirar os russos da parada veio do comando da aeronáutica, e que o Jobim teve de engulir. Suponho ainda que tenha sido o acordo: O comando tira os parceiros que não lhe interessam, seja pelo avião(Eurofighter e F-16, muito longe doque precisamos), seja por ideologia(desconfio que a Aeronáutica não queria ter NADA russo), e por outro lado, se submete às pressões e desejos do GF na tomada de decisão final(assim como engoliram os AH-2, para ver se perdem a ojeriza aos russos...). Não faria sentido o GF ir à Russia, negociar, gerar a provável parceria para o PAK-FA, até com a menção do projeto de caça de 5a. geração na END, e depois sacar os russos fora da short-list, um mês antes do presidente russo aportar aqui para assinar os tratados base para ToTs futuras.
O "pogrom" que o Pepê mencionou, na COPAC, é sinal que o comando da aeronáutica não queria vozes dissidentes e a favor dos russos dentro da comissão. Depois do mesmo, é claro que os engenheiros restantes na COPAC seriam resistentes à qualquer produto russo, e até a idéia de terem rejeitado o SU-35bm com argumentos esdrúxulos faz sentido. Mas se tiver que debitar a saida do SU-35 do FX-2 da conta de alguém diria que foi o EMAER.
Allan
De qualquer forma, acho que as duas versões convergem mais doque divergem. Por um lado, duvido, e muito, que a COPAC teria o culhão de soltar uma short-list à revelia do comando da aeronáutica. Acho mesmo que a decisão de tirar os russos da parada veio do comando da aeronáutica, e que o Jobim teve de engulir. Suponho ainda que tenha sido o acordo: O comando tira os parceiros que não lhe interessam, seja pelo avião(Eurofighter e F-16, muito longe doque precisamos), seja por ideologia(desconfio que a Aeronáutica não queria ter NADA russo), e por outro lado, se submete às pressões e desejos do GF na tomada de decisão final(assim como engoliram os AH-2, para ver se perdem a ojeriza aos russos...). Não faria sentido o GF ir à Russia, negociar, gerar a provável parceria para o PAK-FA, até com a menção do projeto de caça de 5a. geração na END, e depois sacar os russos fora da short-list, um mês antes do presidente russo aportar aqui para assinar os tratados base para ToTs futuras.
O "pogrom" que o Pepê mencionou, na COPAC, é sinal que o comando da aeronáutica não queria vozes dissidentes e a favor dos russos dentro da comissão. Depois do mesmo, é claro que os engenheiros restantes na COPAC seriam resistentes à qualquer produto russo, e até a idéia de terem rejeitado o SU-35bm com argumentos esdrúxulos faz sentido. Mas se tiver que debitar a saida do SU-35 do FX-2 da conta de alguém diria que foi o EMAER.
Allan