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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 6:01 pm
por orestespf
Túlio escreveu:Que tale... 8-]
Mas não é?!? Aí comemoro os 43 um dia depois do oficial (04)! 8-] 8-] 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 6:01 pm
por ninjanki
Divino Alves escreveu:
Justin Case escreveu: Divino,

Após o 7 de setembro, a Comissão de Seleção solicitou, para todos os concorrentes, esclarecimentos adicionais (não houve negociação).
No nível estratégico, pelo que foi publicado, todos as empresas e governos tiveram acesso ao MD e a outros elementos-chave do Governo Federal.
Nessas ocasiões, devem ter confirmado compromissos assumidos, apresentado novas condições de contorno e reforçado as principais vantagens de cada solução.
Abraço,

Justin
Justin,
O NJ negociou apenas com os franceses após o BAFO 2. E confessou isso no seu pronunciamento no Congresso.
Se não é favorecimento, não sei como chamar isso.
E o pernoite no Chateau Dassault? Como explicar?
http://thepassiranews.blogspot.com/2009 ... jobim.html
Divino,

Pode até ser favorecimento, mas o contexto é outro. Aqui, há uma parceria estratégica com a França sendo estabelecida, e condições de ToT diferentes, e quiça, mais interessantes no longo prazo para o Brasil. Se você quer um pacote A de produto e serviços, e ele está caro, não vai sentar com o fornecedor para melhorar o preço? Lembre-se que isso não é uma licitação. Quanto aos outros concorrentes, a Boeing e a SAAB também tentaram melhorar suas chances trabalhando em seus pontos fracos, mesmo depois da BAFO. Ou você se esqueceu da história da multa de 5% proposta pela BOEING em caso de descumprimento de ToT, ou da SAAB publicando em jornal que tem autorização de todos os parceiros de projeto, incluindo estrangeiros, para ToTs. No caso dos franceses, o problema era preço. A diferença é que o governo foi atrás dos franceses, mas isso se explica porque o produto que o GF quer é o Rafale(oque guia o governo na preferência é a parceria estratégica e a orientação da END, que prioriza ToT e objetivos futuros de projeto em detrimento de outras vantagens, como preço).
O Saito disse com todas as letras: O relatório original não foi alterado. O parecer do alto comando, que é a opinião da FAB(o relatório da COPAC não é opinião, é dado.), mudou ou foi alterado para incluir a alteração no preço do Rafale. Para bom entendedor, isso quer dizer que o parecer original da FAB reclamava que o Rafale era caro demais, ou que o acordado em 7 de Setembro não havia sido cumprido na BAFO, e com a nova negociação, o parecer mudou.(se não tivesse mudado, não precisavam reescreve-lo) Mais que isso, ao dizer que o relatório novo não beneficia o Rafale, e completar dizendo que, para a FAB, qualquer um dos 3 atende os requisitos, assumiu a posição de neutralidade esperada da FAB. Cabe à FAB dizer se os aviões e as propostas atendem suas necessidades operacionais e se são pagáveis. Se todos o são, não cabe à FAB impor uma preferência. A única obrigação da FAB era garantir que, qualquer que fosse o escolhido, todos atendessem à suas necessidades. Fez essa escolha, até a contra gosto de partes do governo, quando excluiram os russos da Short-list...

Allan

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 6:04 pm
por Túlio
orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Que tale... 8-]
Mas não é?!? Aí comemoro os 43 um dia depois do oficial (04)! 8-] 8-] 8-]

Falei nada, tri? Deixa rolar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 7:02 pm
por orestespf
Túlio escreveu:
Falei nada, tri? Deixa rolar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Tá bão!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 10:16 pm
por Ilya Ehrenburg
Carlos Mathias escreveu:Ícone da beleza azul, estilo Gripen.

Imagem

:roll: :lol:
[003] [003]

Eu adoro este fórum!

:D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Abr 17, 2010 11:37 pm
por Zepa
Bender escreveu:Eu vou falar umas coisas aqui desse vídeo,se quiserem depois podem atirar as pedras,tem uns angulos do SU que me fazem lembrar o avião que talvez seja o que mais me marcou na minha infância,e que me deixava assombrado quando via imagens,ná época não eram tão fartas como hoje,que era o Concorde,sim eu sei que era asa em Delta e tudo mais,mas é um lance do afunilamento da frente e com aquela ligeira inclinação curva para baixo,como uma Naja,no Concorde era mais pronunciada e em angulo mais reto,é de uma agressividade tremenda.

Imagem

Imagem

Comparem com esta foto do SU35 abaixo e digam se não tem alguma coisa em comum na beleza agressiva da frente:

Imagem


sds. 8-]

Também sou fã do Concorde. Sempre que podia ia no Galeão ver esta máquina.
Mas a Loura :shock: :shock: :shock: :shock: que delícia

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 12:27 am
por Divino Alves
Declaração conjunta das representações sindicais metalúrgicas do Brasil e da Suécia sobre a proposta de parceria ente ambos os países para o desenvolvimento, produção e comercialização compartilhada do avião supersônico Gripen
Reunidos no dia 05 de abril de 2010, na cidade de São Bernardo, Estado de São Paulo, Brasil, nós, dirigentes sindicais do ramo metalúrgico de ambos os países – aqui representados pelo presidente do IF Metall (sindicato metalúrgico da Suécia), Stefan Löfven; pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), Carlos Alberto Grana; e pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre – decidimos pela conveniência desta declaração conjunta a respeito da possível parceria entre Brasil e Suécia em torno da elaboração do projeto, desenvolvimento, fabricação e comercialização do avião supersônico Gripen.

Por meio do Programa F-X2, que é uma licitação internacional que tem como objetivo reequipar o Brasil com aviões supersônicos modernos, o país está prestes a decidir por qual dos projetos de aeronaves deverá optar com vistas a alcançar seus objetivos militares, geopolíticos, operacionais, econômicos e tecnológicos. A escolha é de competência do governo brasileiro, que, por sua vez, será seguramente assessorado por suas instituições ligadas à área da Defesa. Sendo este, porém, tema também relacionado à estratégia de desenvolvimento econômico e social de ambos os países, que pode ter acentuados efeitos sobre a estrutura produtiva, o emprego e as relações de trabalho, entendemos que nos cabe explicitar publicamente nossa posição sobre a questão em tela, de forma que nossa perspectiva seja também levada em conta neste momento da decisão.

O custo de aquisição e de manutenção das aeronaves deve ser levado em conta. A aeronave sueca é a mais competitiva nestes quesitos. Mas, para nós, do movimento sindical sueco e brasileiro, os pontos fortes da proposta de parceria apresentada pela Suécia ao Brasil são: a elaboração e desenvolvimento tecnológico conjunto do projeto; a parceria de longo prazo para a busca de novos mercados de exportação e; a participação de segmentos sociais importantes relacionados ao assunto, como é o caso das instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da aviação, de outras esferas de governo (governos estaduais e prefeituras), do parlamento, do empresariado, das universidades e dos sindicatos. O mérito da proposta da empresa sueca Saab sobressai ainda mais, quando esta é comparada com as “caixas pretas” que até o momento são os conteúdos dos demais projetos – o Rafale da empresa francesa Dassault e o F-18 Hornet da companhia americana Boeing - no que se refere aos itens mencionados.

Cabe realçar, ainda, que a Saab e o governo sueco se empenharam em envolver as organizações sindicais de ambos os países no diálogo sobre o projeto.
Consideramos que a proposta apresentada pela Suécia ao Brasil, e que nossas entidades puderam conhecer detalhadamente, não se resume a uma evasiva intenção de “transferência tecnológica”. Em primeiro lugar, a proposta assegura a efetiva transferência de segmentos da cadeia produtiva, resultando que o Brasil produza peças, subconjuntos e conjuntos que irão compor a aeronave. Ela também aponta para a oportunidade de desenvolvimento conjunto de uma nova geração de aeronaves, que envolverá, em uma primeira etapa, o treinamento de pilotos, técnicos e engenheiros brasileiros, por intermédio de intercâmbios com suas contrapartes na Suécia. Em seguida, o desenvolvimento compartilhado passará pela construção da aeronave com a participação, lado a lado, de trabalhadores suecos e brasileiros no processo produtivo (learning by doing) que ocorrerá na Suécia e no Brasil. Como resultado, caso o Brasil opte pelo acordo com a Suécia, o país será o sexto país do mundo a estar apto a produzir seu próprio avião supersônico.

Igualmente importante, para que este desenvolvimento conjunto aconteça na prática, é o compromisso do apoio por parte do governo e do setor não-governamental sueco para a constituição no Brasil de novos clusters de produção de equipamentos de defesa, bem como de novos parques tecnológicos centrados na temática da defesa, articulados à expansão daqueles atualmente já existentes. Por fim, verificamos que o desenvolvimento tecnológico conjunto é assegurado na própria forma como está programado o processo de fabricação: a aeronave Gripen somente poderá ser completada nas linhas de montagens da Suécia e do Brasil com a incorporação de determinadas partes e componentes produzidos exclusivamente no país parceiro.

2
Destacamos também que a tecnologia adquirida pela engenharia brasileira na área militar deverá se transbordar para a área da aviação civil. A nosso ver, este é um item que pode ser aprofundado nas negociações desenvolvidas entre Brasil e Suécia.

Este cenário de parceria no que tange à elaboração, produção e comercialização de produto de alto valor agregado, como é o caso de aeronaves supersônicas, garante perspectivas otimistas no curto, médio e longo prazo, em termos da geração de empregos e qualificação profissional. No Brasil, estima-se que poderão ser criados imediatamente cerca de 6.000 postos de trabalhos na cadeia produtora e 22.000, na área de tecnologia. Na Suécia, a geração de empregos deverá ocorrer, sobretudo, no médio e no longo prazo.

Tão importante quanto o surgimento de novos postos de trabalho será a qualidade destes empregos, já que este setor exige escolarização, capacitação e treinamento profissional. A formação profissional requisitada para atender o projeto abrange pelo menos três áreas de engenharia: produção, produto e aviônica (radares, telemetria, sistemas GPS e outros). Certamente, no caso brasileiro, haverá a necessidade da participação das universidades e das escolas técnicas, para que esta demanda de pessoal seja satisfatoriamente atendida.

Acrescente-se ainda que a escolha do projeto sueco abre a possibilidade de potencialização da parceria entre os países em outras áreas estratégicas, como o desenvolvimento de novas fontes de energia sustentável.

Queremos registrar que, paralelamente as negociações em nível dos Estados Nacionais quanto à escolha do avião supersônico sueco pelo Brasil, nós, as entidades sindicais dos dois países, cobraremos das empresas envolvidas com o projeto Gripen a negociação em torno de um acordo marco global (International Framework Agreement) nas relações de trabalho, seja no âmbito das empresas signatárias (filiais e subsidiárias) seja no que se refere à cadeia fornecedora dessas empresas, tanto na Suécia quanto no Brasil. Este acordo poderá servir de nova referência mundial no que diz respeito ao compromisso com a implementação da Agenda do Trabalho Decente conforme as normas propugnadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) – normas estas que se alicerçam em três pilares: igualdade, liberdade e segurança no trabalho.

Ressalve-se, por fim, que entendemos que a parceria proposta entre Suécia e Brasil para o desenvolvimento, fabricação e comercialização de aviões de caça supersônicos não é fator de acirramento da corrida armamentista. A questão da produção de armamentos militares deve ser encarada realisticamente a partir dos interesses de ambos os Estados Nacionais em face da suas respectivas estratégias geopolíticas de defesa e proteção. Neste sentido, a proposta de parceria uma vez mais se fortalece na medida em que os dois países se caracterizam pelo não alinhamento e pelas boas relações diplomáticas com o resto do mundo.

Este documento conta com o apoio do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ex-presidente da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT
Carlos Alberto Grana

IF Metall
Stefav Löfven

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Sérgio Nobre

Prefeito de São Bernardo
Luiz Marinho

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 12:32 am
por Divino Alves
Grana quer audiência sobre caças com Jobim

Por: Deise Cavignato (deise@abcdmaior.com.br)


Para Grana, projeto sueco é o que mais beneficiará o País. Foto: Andris Bovo


Sindicalista quer apresentar ao ministro da Defesa as vantagens das aeronaves suecas

A escolha do modelo sueco Gripen pelo governo federal para a renovação da frota de caças supersônicos terá impacto tecnológico maior para o País do que o dos concorrentes, de acordo com o presidente da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Carlos Alberto Grana. Para o sindicalista, o projeto do Gripen, caça da Saab, é mais completo do que a proposta oferecida por norte-americanos e franceses.

ABCD MAIOR – Quais os benefícios da escolha dos caças suecos Gripen NG para São Bernardo e Região?

Carlos Alberto Grana – São inúmeros. Não construiríamos só o lote de 36 caças. Poderíamos criar a plataforma Brasil-Suécia para exportar essas aeronaves para o mercado mundial, o que elevará o investimento produtivo no Brasil. Serão mais de 6 mil postos de trabalho diretos e 22 mil indiretos criados no País. Além disso, o Brasil será o sétimo produtor mundial de aeronaves supersônicas.

ABCD MAIOR – E se o governo federal optasse, por exemplo, pelos caças franceses?

Grana – Trata-se de um avião pronto, 100% produzido e desenvolvido na França. O Brasil será um mero importador. Não conhecemos os benefícios oferecidos e se produziríamos ou não no Brasil.

ABCD MAIOR – Por que só o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi conhecer a Saab?

Grana – Questionamos a atitude do Ministério da Defesa, que só foi visitar in loco o projeto francês. Até onde conhecemos, a aeronáutica tem escolha preferencial pelas aeronaves suecas, mas não nos cabe a decisão. Estamos contribuindo para o debate e mostrando para a nação brasileira todas as vantagens. Por enquanto, queremos uma audiência com o ministro da Defesa (Nelson Jobim).

ABCD MAIOR – O documento que mostra o apoio dos metalúrgicos ao caça sueco já foi enviado ao governo federal?

Grana – Já foi enviado ao presidente Lula, ao ministro Jobim e à ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Esperamos que antes do governo federal anunciar a escolha, leve em consideração as vantagens da proposta sueca. O movimento sindical se sente no direito de colocar o seu ponto de vista.

ABCD MAIOR – Há quanto tempo há o intercâmbio entre os metalúrgicos do ABCD e os da Suécia?

Grana – A nossa relação é do inicio da década de 1980. Começou a partir da instalação de algumas empresas aqui, como a Scania. Trocamos informações e temos projetos de colaboração mútua para o movimento sindical. A vantagem que eles têm é que garantem o direito do sindicato participar do conselho de administração das empresas e das decisões estratégicas das fábricas. Nós estamos neste caminho.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 12:35 am
por Divino Alves
09/04/2010 - ENTREVISTA
Marinho critica parcialidade de Jobim
Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)


Marinho entre na briga pelos novos caças da FAB.

Prefeito de S. Bernardo diz que ministro foi voar no caça Rafale e nem sequer conheceu o Gripen

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), entrou no debate que até agora era reservado ao alto escalão dos responsáveis pela Segurança Nacional: o da escolha dos novos caças supersônicos que vão reequipar a FAB (Força Aérea Brasileira). Marinho estranha a atenção demasiada que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, estaria dando para o avião francês, o Rafale, em detrimento da proposta da Sueca, com o caça Gripen NG, e da aeronave americana, o F-18 Super Hornet.

O prefeito de São Bernardo defende o caça sueco Gripen e assume que está de olho nos investimentos que a produção do avião pode trazer para a cidade e a Região. No debate, estão em jogo, além dos investimentos e da geração de empregos, o favorecimento à implantação do tão sonhado Polo Tecnológico da Região.

ABCD MAIOR- O senhor já falou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua preferência e dos estudos a favor do caça sueco?

LUIZ MARINHO - Não tive a oportunidade, ainda, de falar com o presidente sobre visita à Suécia e da minha opinião a respeito. Estive com Lula na atividade do Sindicato dos Metalúrgicos (25/03), mas não deu para apresentar a minha visão sobre isso. Imagino que ele tenha acompanhado pela imprensa, mas não falamos sobre isso. Estou pleiteando na presidência uma agenda com Lula. Mas o que estamos expressando é dentro de um processo de avaliação e não é somente pelo que pude ver lá, mas em especial, pelo que nós sabemos é que, pelo relatório da FAB (Força Aérea Brasileira), na classificação técnica, preço, e transferência de tecnologia, o Gripen é o vencedor.

ABCD MAIOR- O senhor não falou com o Lula, mas tem falado com outros membros do governo federal?

MARINHO - Não tenho conversado com eles sobre isso e também não sei a opinião dos ministros e da Dilma Rousseff. O que eu sei é a opinião do ministro Jobim (ministro da Defesa, Nelson Jobim) e o que sai na imprensa. Escutei hoje (pela imprensa) que o Jobim declarou que a FAB vai fazer um novo relatório. Achei muito estranho, pois o caça sueco é o que tem a preferência da FAB e, pelo que escutei, neste novo estudo a preferência seria mudada para o caça francês. Isso é muito estranho.

ABCD MAIOR- E qual o real motivo para o senhor e o movimento sindical apoiarem o caça Gripen?

MARINHO - O ministro Jobim não deixa claro para mim e para o movimento sindical se o caça Rafale (da empresa francesa, Dassault) tem o melhor pacote tecnológico. Tenho que concordar com a tese de que a compra de 36 aeronaves envolve, em especial, o pacote tecnológico e relação de Estado. E pensando nisso não tenho como avaliar e comprar a proposta do Rafale e dos outros concorrentes, porque não tenho acesso às informações. Mas o que me faz sustentar a opinião favorável ao Gripen é pelo que ele oferece. Tem de ter transparência neste debate. O ministro diz que tem 100% de transferência tecnológica do Rafale. Eu tenho de acreditar, piamente, na palavra dele, pois como já disse, não tenho acesso aos dados. Eu também não sei qual empresa brasileira que já está envolvida no desenvolvimento do Rafale. A princípio, nenhuma. Querem vender para o Brasil o produto pronto com a promessa de envolver as empresas brasileiras no processo. Diferente do Gripen, pois não tem promessa, é fato. O Gripen, efetivamente, tem empresas brasileiras participando da fase de desenvolvimento da nova versão do caça. A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) é a principal delas e o Grupo Inbrafiltro. Essa é uma das diferenças. No caça sueco tem indústrias brasileiras participando do processo de desenvolvimento. Portanto, essa é a garantia de transferência de tecnologia.

ABCD MAIOR- Então quando o senhor se reunir com o presidente Lula, a sua defesa a favor da escolha do Gripen terá este argumento?

MARINHO - Será de forma transparente como sempre fiz, mas para mim este é o ponto de interrogação que deve estar colocado. Eu não entro nem no mérito do preço dos caças. Não estou nem discutindo preço e sim se o pacto tecnológico interessa ou não. No que eu pude avaliar e conhecer o Gripen, a empresa sueca tem o pacto tecnológico e a garantia efetiva da tecnologia na medida em que os engenheiros brasileiros estão participando do desenvolvimento. Seria um projeto partilhado entre Suécia e Brasil, onde o nosso país seria responsável em desenvolver uma quantidade do produto.

ABCD MAIOR - A família real da Suécia, quando veio ao Brasil, apresentou essas propostas ao governo?

MARINHO - Eu creio que essas diferenças foram apresentadas ao governo. Tanto o governo sueco como a FAB disseram que tudo isso foi proposto. E eu parto do princípio da boa fé e acredito que sim. Escutei hoje também o ministro falando (pela imprensa) que o outro caça (o Gripen) tem de ter a aprovação do governo americano porque tem uma peça que é fabricada por eles. De novo acreditando na boa fé das empresas é que a Saab (empresa sueca responsável pela fabricação do Gripen) garante que no processo entregue ao governo brasileiro, a FAB tem autorização do Congresso Nacional dos Estados Unidos para transferência da tecnologia do Gripen. De acordo com algumas informações, o Rafale também tem algumas peças americanas e também precisa dessa aprovação, mas eu não sei se tem.

ABCD MAIOR- Na sua avaliação, por qual motivo o senhor, prefeito de São Bernardo, foi envolvido na discussão da escolha dos 36 caças para o Brasil?

MARINHO - Eu não sei. De fato a Saab me procurou há um bom tempo e discutimos superficialmente o assunto até que decidi aceitar o convite para visitar a empresa. Na viagem, pude compreender as dificuldades da Saab. Há um sentimento que não está tendo o tratamento igual. O que disseram é que o ministro Jobim foi cinco vezes à França para tratar da negociação e não foi nenhuma vez para a Suécia. O Jobim foi voar no Rafale e não foi sequer conhecer o Gripen. Então me parece que aí tem falta de transparência por parte de quem está conduzindo este processo.

ABCD MAIOR- Mas o investimento em São Bernardo também não foi importante para o senhor entrar nesta discussão?

MARINHO - Ao ser procurado pela Saab, perguntei qual a contrapartida que a cidade tem para eu adentrar neste debate. Por que eu iria trabalhar a favor de um modelo se a rigor eu não sou autoridade para discutir o assunto? Não estou no governo, pois estou como prefeito de uma cidade que tem opinião relacionada a isso e acha que deve ter transparência neste debate. Quero saber se este produto de fato está adequado para as necessidades do país e, acima de tudo, estou sim motivado pelo investimento na cidade. Não vou negar. O meu interesse é nacional e local. Jogo franco e aberto. Transparência total. Tem um bom tempo que falei com autoridades da FAB que me garantiram que o Gripen é o melhor projeto tecnológico. Do ponto de vista custo/benefício, e não somente pela compra, mas também na questão manutenção. Foi isso que me fez entrar de cabeça neste debate. O que me motiva localmente está ancorado a um conjunto de informações da qualidade do produto sob análise da FAB. Se fosse prejudicial ao País, não defenderia. Se fosse o Rafale oferecido para mim nesta situação, não teria entrado neste debate.

ABCD MAIOR- O senhor levou este debate e do montante que será investido na Região para discutir no Consórcio Intermunicipal, entre os sete prefeitos e no Polo tecnológico?

MARINHO - Não cheguei a debater isso com os prefeitos e no Polo. Eu partilhei como informação com os prefeitos, mas é uma decisão da cidade e minha como prefeito de São Bernardo.

ABCD MAIOR- O documento elaborado pelo movimento sindical que deve ser entregue ao Lula poderá interferir na escolha dos caças?

MARINHO - O movimento sindical poderia até pedir audiência com Jobim, com o presidente Lula e com a FAB para expressar a opinião, junto com a indústria. Poderia incluir a Fiesp e outras entidades. Eles enxergam no Gripen, efetivamente, a oportunidade de desenvolvimento de um produto feito no Brasil e vai beneficiar diversas cidades do País.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 12:44 am
por Vinicius Pimenta
É algo que eu comentava. A demora no processo e, na minha opinião, a falta de regras mais bem definidas abrem espaço pra isso aí.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 12:58 am
por pafuncio
Bender escreveu: PS: Alexandre?Se tai? Vem dar sua opinião sobre a napinha da moça! :D

Ops, chamaram-me ???

É, Homem de Lata, narigudinha, mas belíssima. :wink: Falando sério, impressionante a beleza da moça ...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 1:19 am
por Bourne
Vinicius Pimenta escreveu:É algo que eu comentava. A demora no processo e, na minha opinião, a falta de regras mais bem definidas abrem espaço pra isso aí.
Isso vai longe. Até a CUT está defendendo o dela como outros. O problema é que a CUT é um dos sustentáculos do PT. Então ninguém assina nada até o próximo governo e, provavelmente, não faz sentido anunciar nada e causar mau estares em um momento tão próximo as eleições. Ano passado quem sabe sairia, mas esse não creio.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 3:13 am
por thiagokrioca
Fala galera! primeira mensagem minha aqui no DB! sempre acompanho as noticias do site mas nunca tive tempo de entrar aqui no forum pra ver como é, e até onde pude perceber deu para ver que o pessoal aqui já bem envolvido com o Fx-2 da FAB, mas também né com 2604 paginas já virou novela mexicana! :lol: :lol: :lol: .......

Fico feliz em parcipar do grupo! e quem sabe poder aprender e colaborar um pouco com meus palpites nos assuntos! rs...

Um grande abraço a todos!

OBS: e que venham os RAFALES F3!! [018]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 3:22 am
por Enlil
Seja bem-vindo thiagokrioca [009] :!:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Abr 18, 2010 3:23 am
por prp
Bien Venido