FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#3901 Mensagem por talharim » Sex Mai 09, 2014 7:40 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO

AVISO DE LICITAÇÃO
O Centro Logístico da Aeronáutica - CELOG, com sede na
Av. Olavo Fontoura nº 1.200 A, Santana - São Paulo, torna público a
intenção para realizar Licitação com a necessidade de verificação de
interessados no Mercado Nacional, de acordo com o disposto no
inciso XXI art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil
de 1988, no prazo de 10 dias úteis, cujo objeto será custeado com
recursos alocados no Orçamento Geral da União - OGU.
Objeto: Contratação do serviço para modernização na Aeronave
C-95A com instalação de toilette portátil (PN 110P1-9855-21-
20) e da divisória (PN 110P1-9863-19) conforme Boletim Técnico
BT AF 12-1159 C-95 174.
A Licitação visa atender necessidade do Comando da Aeronáutica.
Informações da Licitação acima poderão ser acessadas no
sítio www.celog.aer.mil.br.
Dados para comunicação: Avenida Olavo Fontoura 1200-A
Santana, São Paulo - SP - Brasil. CEP: 02012-021. Tel: (11) 2223-
9431. 1º Tenente Núbia.
Brig Ar RICARDO CESAR MANGRICH
Ordenador de Despesas

Um banheiro dentro de um bandeirante deve ser muiiiiiiiiiito apertado sera que o caboclo precisa cagar de pé ou abre uma janela e bota a bunda pra fora? E o tolete sera expelido para fora da aeronave ou sera armazenado em sacos plásticos de supermercado ? questões pertinentes que merecem uma resposta [036]




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: FAB NEWS

#3902 Mensagem por malmeida » Sex Mai 09, 2014 9:56 am

talharim escreveu:COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO

AVISO DE LICITAÇÃO
O Centro Logístico da Aeronáutica - CELOG, com sede na
Av. Olavo Fontoura nº 1.200 A, Santana - São Paulo, torna público a
intenção para realizar Licitação com a necessidade de verificação de
interessados no Mercado Nacional, de acordo com o disposto no
inciso XXI art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil
de 1988, no prazo de 10 dias úteis, cujo objeto será custeado com
recursos alocados no Orçamento Geral da União - OGU.
Objeto: Contratação do serviço para modernização na Aeronave
C-95A com instalação de toilette portátil (PN 110P1-9855-21-
20) e da divisória (PN 110P1-9863-19) conforme Boletim Técnico
BT AF 12-1159 C-95 174.
A Licitação visa atender necessidade do Comando da Aeronáutica.
Informações da Licitação acima poderão ser acessadas no
sítio http://www.celog.aer.mil.br.
Dados para comunicação: Avenida Olavo Fontoura 1200-A
Santana, São Paulo - SP - Brasil. CEP: 02012-021. Tel: (11) 2223-
9431. 1º Tenente Núbia.
Brig Ar RICARDO CESAR MANGRICH
Ordenador de Despesas

Um banheiro dentro de um bandeirante deve ser muiiiiiiiiiito apertado sera que o caboclo precisa cagar de pé ou abre uma janela e bota a bunda pra fora? E o tolete sera expelido para fora da aeronave ou sera armazenado em sacos plásticos de supermercado ? questões pertinentes que merecem uma resposta [036]
hehehe, questões pertinentes que não ficarão sem respostas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Conheço duas configurações no Bandeco.
Na primeira, o "banheiro" fica lá atrás, na sessão de cauda mesmo, após a porta traseira. A tampa fica sob um assento um pouco maior que as poltronas normais. Levanta-se aquele assento da poltrona e lá está, a privada. Tudo que rola lá pra dentro é acondicionado dentro de um contêiner químico úmido. A privacidade fica por conta de uma porta sanfonada ou uma cortina de lona.
No outro modelo, mais antigo, a privada ficava atrás do assento do 2P. Nos mesmos moldes do anterior, uma privada debaixo da poltrona, mas nesse, o contêiner é seco e a privacidade é bem precária e fica por conta de duas cortinas de lona. Uma fica atrás dos pilotos e outra protege os passageiros daquela cena linda.

MAlmeida




MAlmeida
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Re: FAB NEWS

#3903 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 09, 2014 6:30 pm

osolamaalua escreveu:Vao cobrir a lacuna deixada pela saida dos Learjet e Hs125. Tem muita otoridade para atender rs...
Olha, o GTE atualmente tem quase vinte aeronaves, considerando-se o VC-1 e os Embraer VC-2 e VC-99A/B/C.

Se considerarmos ainda os helos e as aeronaves do ETA-6 e do 1o/2o GT, que também vivem de quebrar o galho do GTE, é o Grupo de Aviação mais bem aquinhoado, e equipado, em termos de missão que a FAB possui.

Para não falar da aquisição quase que certa - e do meu ponto de vista pessoal, normal e lógica - dos Phenom 100/300 que tanto se comenta a boca pequena por aí, e dos próprios Legaçy 450/500.

Mas tudo isso não estaria sendo pensado por agora. A não sei que o rei tenha parido um filho(s) e não deseje comprometer suas fidalguias com os mimos palacianos dos presentes que virão da burguesia as avessas do Brasil...

abs.




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Re: FAB NEWS

#3904 Mensagem por Skyway » Sex Mai 09, 2014 6:35 pm

Isso sem contar alguns outros esquadrões que também fazem o serviço de transporte de autoridades quando necessário.




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Re: FAB NEWS

#3905 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 09, 2014 6:54 pm

Na prática todos os ETA's e os esquadrões de transporte (helos e aviões) da FAB realizam missões para o GTE. Avião e helo na FAB para missão executiva é coisa que nunca faltou.

O problema, como sempre, é que o rei está ficando cada vez mais louco, e a realeza brasileira junto com ele.

Aí meus caros amigos, não tem frota de táxi aéreo e nem de jatinho oficial no Brasil que dê jeito. :|

Aliás, no meu entender, o GTE carece de uma reestruturação para atender de modo mais próprio as necessidades de estrelismo das autoridades brasileira. Uma frota melhor equilibrada entre jatos e helos seria algo necessário, tendo em vista que apenas a presidência da república utiliza os helos do GTE. Por mim, por mais que os nossos políticos não valham o que o gato enterra, a missão e a instituição que representam sempre vem na frente. Neste sentido, penso que ao menos para os presidentes do três poderem deveria haver disponibilidade mais adequada de meios para os seus deslocamentos, quando e onde necessário, no caso dos helos em curtas e médias distâncias ao redor de Brasília. Para as longas distâncias, aeronaves como os Legacy 450 e/ou 500 já estariam de bom tamanho.

Até mesmo o MD e o MRE deveriam dispor, penso, dispor de meios próprios para seus deslocamentos aéros, tendo em vista as necessidades de suas respectivas pastas.

Ou então, uma outra opção, seria remodelar totalmente a organização dos 7 ETA's ao longo do país. de forma que possam dispor de um misto de helos e aviões de pequeno e médio porte, para a realização das missões que não só lhe são cabíveis, como e também, complementar as do GTE, dentro do país e, e se possível e conveniente for, ao longo da AS, junto a nossos vizinhos fronteiriços.

Duvido que uma proposta dessas não passaria fácil, fácil pelo congresso, já que isso iria diretamente facilitar a vida, dos nossos queridos congressistas e da alta burrocracia estatal do Brasil.

Quem sabe um dia a gente chega lá. :wink:

abs




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Re: FAB NEWS

#3906 Mensagem por osolamaalua » Sex Mai 09, 2014 9:01 pm

Deve haver no futuro reposicionamento de aeronaves para os ETA.




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Re: FAB NEWS

#3907 Mensagem por talharim » Ter Mai 13, 2014 7:38 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
AVISO
CONVITE No- 2/CABE/2014
O Ordenador de Despesas da Comissão Aeronáutica Brasileira
na Europa com fundamento no parágrafo 7º, art. 22, da Lei no-
8.666/93 e no Termo Circunstanciado da Comissão Permanente de
Licitação, resolve não ADJUDICAR o Convite no- 02/CABE/2014
referente a aquisição de 10 (dez) aeronaves (Planadores) de instrução
para a Academia da Força Aérea, incluindo treinamento de pilotos,
treinamento de técnicos para: montagem dos planadores, inspeção
programada e manutenção da aeronave,
conforme Especificação Técnica
No- 001/ 26AEPA- 1/ 2013.
Londres, 12 de maio de 2014
Cel Av JOSÉ MADUREIRA JUNIOR
Ordenador de Despesas da CABE




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Re: FAB NEWS

#3908 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 13, 2014 12:20 pm

osolamaalua escreveu:Deve haver no futuro reposicionamento de aeronaves para os ETA.
Que tipo de aeronaves? Novas ou usadas? Em que quantidades?

abs.




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Re: FAB NEWS

#3909 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 13, 2014 1:27 pm

12 de maio de 2014
Lei do abate faz dez anos ainda sem derrubar aviões

Aeronáutica diz que só precisou dar tiros de aviso; tráfico adota outras formas de transporte

Evandro Éboli

ClippingNEWS-PAA Lei do Tiro de Destruição, conhecida como a Lei do Abate, completa dez anos de vigência em julho. Criada em 1998, foi regulamentada em 2004. Mas, até agora, nenhuma aeronave foi abatida por suspeita de estar a serviço do narcotráfico nas fronteiras do Brasil.

Segundo o Comando da Aeronáutica, não foi necessário ainda qualquer disparo para derrubar um avião. Mas já foram disparados vários tiros de aviso, que são rajadas ao lado e à frente da aeronave interceptada para alertá-la de que, se não atender às ordens, pode sofrer o “tiro de detenção”, como é chamado o tiro de abate. Por questão de segurança, a Aeronáutica não informa quantos disparos de aviso já foram feitos até agora.

Entre 2006 a 2013, foram realizadas 120 missões de perseguição aérea na fronteira – de 15 a 20 por ano. São operações conjuntas da FAB com Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Receita Federal e outros órgãos federais. A ação visa não só apreensão de drogas como de contrabando. Foram 500 horas de voo de aeronaves de alarme aéreo antecipado E-99 – com radares na parte superior -, e cerca de mil horas de voo de aviões Tucanos interceptadores. Os dados são do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra).

“Os resultados são bastante expressivos, sendo apreendidos principalmente equipamentos eletrônicos, na casa dos milhões de reais, e várias toneladas de drogas”, afirmou o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, comandante do Comdabra, em nota ao GLOBO.

O primeiro tiro de aviso foi dado somente cinco anos depois da regulamentação da lei. Em junho de 2009, um Super-Tucano A-29, utilizado nesse tipo de missão, abordou uma aeronave procedente da Bolívia com 170 quilos de pasta básica de cocaína. Depois de 40 minutos de contato e determinação para que o avião pousasse, o piloto do Tucano avisou que daria tiros de aviso.

O piloto boliviano gritou no rádio: “Pelo amor de Deus, não vá me matar”. Foram disparados tiros ao lado do avião boliviano, que acabou pousando em Cacoal, Rondônia. O piloto e o copiloto fugiram, mas foram presos dias depois.

Uso de rios amazônicos
O jornalista Marcelo Rech, com especialização em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contrainsurgência, diz que o fato de o Brasil estar cercado pelos três principais produtores de drogas do mundo (Colômbia, Bolívia e Peru) torna a adoção da Lei do Abate uma obrigação.

- A possibilidade de ser abatido legalmente inibe as operações, embora os narcotraficantes disponham de um serviço de inteligência espetacular e consigam introduzir muita droga no país via aérea. Mas a Lei do Tiro de Destruição é essencial como dissuasão. Desde que foi implementada no Brasil, a lei provocou uma mudança cultural nos narcotraficantes, que tiveram que migrar para outras opções como o transporte de drogas pelos rios amazônicos, também difíceis de serem vigiados – disse Rech.

Para o jornalista, há algo ainda mal resolvido na lei: a falta de amparo legal para os pilotos derrubarem uma aeronave.

- Tornou-se comum narcotraficantes usarem menores, mulheres e até famílias para transportar drogas. Pelo rádio, informam quem está no avião, e os pilotos brasileiros sabem que derrubá-lo traria um impacto negativo para o país – disse Rech.

FONTE: O Globo

http://www.aereo.jor.br/2014/05/12/lei- ... ar-avioes/




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Re: FAB NEWS

#3910 Mensagem por osolamaalua » Ter Mai 13, 2014 10:06 pm

Existiu a um tempo atras intençao dos ETA receberem os C99 para transporte administrativo. Entao teremos em alguma hora jatos Embraer na funçao VIP.




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Re: FAB NEWS

#3911 Mensagem por talharim » Qua Mai 14, 2014 7:31 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE
DE LICITAÇÃO Nº 19/2013 - UASG 120071
Nº Processo: 67106002119201332 . Objeto: Prestação de serviços de de
capacitação profissional e operacional para 10 (dez) pilotos na aeronave
Boeing 767-300S, visando atender às necessidades do 2º/2º GT.
Total
de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Inciso II da Lei
nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Art. 25º, Inciso II da Lei nº 8.666
de 21/06/1993. Declaração de Inexigibilidade em 13/05/2014. RICARDO
CESAR MANGRICH. Ordenador de Despesas. Ratificação em
13/05/2014. FRANCISCO LUIZ GUERRA FIGUEIRA. Gestor de Licitações.
Valor Global: R$ 2.399.829,85. CNPJ CONTRATADA :
00.074.635/0001-33 ABSA AEROLINHAS BRASILEIRAS S.A..
(SIDEC - 13/05/2014) 120071-00001-2014NE000010




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Re: FAB NEWS

#3912 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 14, 2014 2:01 pm

Pelo visto o KC-X continua progredindo.

Alguém sabe algo sobre a primeira aeronave que será modernizada?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: FAB NEWS

#3913 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 14, 2014 7:00 pm

osolamaalua escreveu:Existiu a um tempo atras intençao dos ETA receberem os C99 para transporte administrativo. Entao teremos em alguma hora jatos Embraer na funçao VIP.
Por mim nos ETA's jatos da Embraer só se fossem os Phenom 100/300 que já estava mais do que de bom tamanho. Afinal, estes esquadrões tem antes de tudo que atender as demandas administrativas da FAB e também do EB, MB, MD e demais ministérios, quando solicitados. E isso já é uma tarefa por si só gigantesca para a atual estrutura destes esquadrões.

Por isso que digo que uma reestruturação dos mesmos com helos e aviões leves já seriam mais do que bem vinda para dar-se conta do crescente trabalho ao qual eles estão expostos.

abs




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Re: FAB NEWS

#3914 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 14, 2014 7:17 pm

Carlos Lima escreveu:Pelo visto o KC-X continua progredindo.
Alguém sabe algo sobre a primeira aeronave que será modernizada?
[]s
CB_Lima
Este é o segundo contrato ou é ainda o primeiro que havia sido assinado anteriormente referente também ao treinamento das tripulações dos 767-3ER?

E aliás, o que seria um 767-300 "S"?

abs




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Re: FAB NEWS

#3915 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 14, 2014 9:55 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pelo visto o KC-X continua progredindo.
Alguém sabe algo sobre a primeira aeronave que será modernizada?
[]s
CB_Lima
Este é o segundo contrato ou é ainda o primeiro que havia sido assinado anteriormente referente também ao treinamento das tripulações dos 767-3ER?

E aliás, o que seria um 767-300 "S"?

abs
Acho que pode ter sido um 'copy and paste' errado, pois em inglês podemos escrever sobre a referência de pilotos sendo treinados para voar os Boeing 767-300's (aonde o 's' é uma referência à família dessas aeronaves).

Meu chute :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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